• Edições publicadas
  • Receber Revista Dirhotel
  • MEDIA KIT
  • Contactos
  • Plataforma de Fornecedores
  • Shopping Cart Shopping Cart
    0Shopping Cart
Revista Dirhotel
  • Noticias
    • Hotelaria
    • Turismo
      • Aviação
      • Feiras e Eventos
      • Quem é Quem
    • Formação e Recrutamento
    • Estudos e Investigação
    • Emprego
    • Produtos e Serviços
      • Amenities
      • Decoração
      • Food & Beverage
      • Higiene e Limpeza
      • Tecnologia
  • Artigos Tecnicos
    • Marketing
    • Emprego
    • Fiscalidade
    • Higiene e Segurança
  • Produtos, Equipamentos e Serviços
  • Edições Publicadas
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Search
  • Menu Menu
Artigos Técnicos, Higiene e Segurança, Hotelaria

A Sustentabilidade nos Processos de Limpeza e Desinfeção no Setor Hoteleiro

Elsa Moreira – Application Specialist Christeyns

Quem não gosta de chegar ao quarto de hotel, respirar fundo, saltar para cima da cama de braços abertos e sentir um cheiro agradável e o conforto de uns lençóis macios?

No setor hoteleiro um dos assuntos mais desafiadores é, a higiene! A garantia de um ambiente limpo, fresco e acolhedor exige uma atenção  especializada para assegurar que cada quarto, cada espaço, cada hotel corresponda à expectativa de cada cliente. Daí a limpeza ser das tarefas mais desafiadoras e cada vez mais árdua, na hotelaria.

É importante realçar que a higiene na hotelaria não se restringe apenas aos quartos, casas de banho, espaços comuns, etc… Existem espaços que de forma indireta têm muito impacto na satisfação do cliente, tal como é a cozinha ou lavandaria interna do hotel, e que a limpeza nunca deve ser subestimada, devendo dar-se a mesma importância que aos outros espaços. No entanto, dentro de um espaço poderão existir  superfícies que devemos dar mais atenção que outras em relação à periodicidade de higienização. A segmentação do intervalo de tempo entre limpezas deverá ser feita tendo em atenção:

  • Tipo de sujidade – existem partículas, sujidade, que devemos ter mais atenção que outras. Por exemplo: as superfícies da casa de banho, que estão em contacto direto com o hóspede, devem ser higienizadas diariamente, podendo a falta da mesma causar problemas de saúde. Por outro lado, o teto da casa de banho, que apenas é tocado por vapor de água vindo dos banhos, poderá ser limpo mais espaçadamente.
  • Tipo de superfície – Existem superfícies lisas e rugosas. Estas últimas são mais “absorventes” à sujidade e deverão ser limpas com mais frequência, ou, com mais atenção. Uma superfície lisa é mais fácil de limpar, e requer menos tempo da parte do operador.
  • Vulnerabilidade da superfície à sujidade – a exposição da superfície à sujidade é, talvez, o fator determinante na frequência de higienização.
    Uma superfície que esteja plenamente exposta à sujidade (ex: pavimentos) deverá ser limpa mais frequentemente, que uma superfície tapada (ex: parede atrás de uma móvel).

Além disso, é importante, para cada uma das necessidades de higiene, escolher os produtos químicos mais adequados. A escolha de um produto incorreto pode originar:

  • Falta de higienização da superfície “limpa”, ou seja, a utilização de um produto incorreto pode não remover a sujidade que se pretende limpar;
  • Colocar o operador em risco de segurança;
  • Danificar permanentemente a superfície.

Nestes casos, sempre que existem questões ou dúvidas, as mesmas deverão ser esclarecidas com o fornecedor de produtos químicos, de modo a garantir o melhor resultado.

A escolha de produtos de higiene poderá ser sempre, uma opção mais sustentável e ecológica. E neste âmbito, a utilização de produtos de limpeza ecológicos tem vindo cada vez mais a demonstrar ser uma alternativa viável e eficiente. Produtos ecológicos significam produtos
igualmente eficazes, porém com um impacto ambiental reduzido, e por vezes, com menor risco de segurança para o operador.

Geralmente são produtos mais concentrados onde a relação entre produto químico e a quantidade de plástico é reduzida significativamente, o que permite utilizar a mesma quantidade de plástico para transportar mais produto, com menos água. Este facto faz, igualmente, com que seja possível poupar espaço no armazenamento, resolvendo o problema da limitação do espaço, sentido em muitas unidades hoteleiras.

Outro fator importante na escolha de produtos ecológicos é garantir que têm certificação. A certificação é sinónimo que o produto utilizado é de facto, um contributo para a sustentabilidade do ambiente. A certificação é feita por entidades independentes com critérios bastantes exigentes, que avaliam todo o ciclo de vida do produto, desde as matérias-primas, à gestão de resíduos, tipo de embalagem ao transporte dos produtos, entre outros.

A importância da limpeza e desinfeção das diferentes áreas do setor hoteleiro é de grande relevância.

31/10/2023/by Dirhotel
Share this entry
  • Facebook Facebook Share on Facebook
  • X-twitter X-twitter Share on X
  • Whatsapp Whatsapp Share on WhatsApp
  • Linkedin Linkedin Share on LinkedIn
https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2023/10/higiene.jpg 330 660 Dirhotel https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2020/01/dirhotel_red-news-1.png Dirhotel2023-10-31 13:29:092023-10-31 13:29:09A Sustentabilidade nos Processos de Limpeza e Desinfeção no Setor Hoteleiro

Últimas notícias

  • Nonius Mobile e CoolAutomation: A Nova Era do Controlo Inteligente do Quarto na Hotelaria
  • Lisbon Marriott Hotel “Transforma” Jardim Tropical em Refúgio Urbano de Verão
  • Costa Verde inaugura nova Loja Outlet em Vagos
  • KITRO acelera expansão com inteligência artificial contra o desperdício alimentar na hotelaria
  • SHIADU E GARANTIA MÚTUA – Hospitalidade com alma e visão de futuro
  • SHI Studio – A assinatura de Sheila Moura Azevedo no design de interiores contemporâneo
  • Ervideira acelera enquanto o setor abranda — inovação, prémios e crescimento acima do mercado
  • Soluções para marisco vivo, aquários e depuração de bivalves
  • Nonius TV+ agora certificada para o Samsung The Frame Hospitality Edition
  • Lisbon Marriott Hotel apresenta-se como o maior oásis urbano de Lisboa
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos

FORNECEDORES PARA A HOTELARIA

Produtos por Categoria
Lista de Produtos / Equipamentos e Serviços
Fornecedores
Participe

Propriedade

Link to: LFA – Lisbon Food Affair – 04 a 06 Fevereiro 2024 Link to: LFA – Lisbon Food Affair – 04 a 06 Fevereiro 2024 LFA – Lisbon Food Affair – 04 a 06 Fevereiro 2024 Link to: Apresentação do Plano de Transformação e Modernização da Rede de Escolas do Turismo de Portugal Link to: Apresentação do Plano de Transformação e Modernização da Rede de Escolas do Turismo de Portugal Apresentação do Plano de Transformação e Modernização da Rede de Escolas...
Scroll to top Scroll to top Scroll to top