Abertas candidaturas ao Programa FIT 2.0

1,2 milhões de euros para apoiar a inovação no turismo

O Turismo de Portugal está a aceitar candidaturas ao Programa FIT – Fostering Innovation in Tourism 2.0, até 31 de agosto, destinado exclusivamente a programas de ideação, de aceleração e inovação aberta promovidos por incubadoras.

Trata-se da 5.ª edição de um programa direcionado para o desenvolvimento de uma rede de incubadoras de empresas especialmente focadas no desenvolvimento de ideias, soluções, produtos e modelos de negócio associados ao turismo, com capacidade de revitalizar e potenciar a inovação e o crescimento competitivo do setor. O objetivo do Programa FIT 2.0 é apoiar programas de ideação, de aceleração e inovação aberta que possam contribuir para a construção de empresas e destinos turísticos mais sustentáveis, mais responsáveis e ainda mais resilientes. E, nesse sentido, serão desenvolvidos em parceria entre as incubadoras nacionais, as empresas e a academia, com ênfase na retoma e na competitividade da atividade turística.

O programa FIT 2.0 integra dois regulamentos – Regulamento FIT 2021/2022 Programas de Ideação e Regulamento FIT 2021/2022 Programas de Aceleração e Inovação Aberta – que pretendem dar resposta aos seguintes desafios: gestão sustentável das empresas e dos destinos turísticos; enriquecimento e melhoria da experiência do turista; promoção da mobilidade inteligente e sustentável; gestão baseada em dados; otimização das operações de negócio das empresas.

Com uma dotação global de 950 mil euros, os programas de aceleração e inovação aberta permitem às startups selecionadas melhorar os seus modelos de negócio e identificar novos clientes e potenciais investidores. Já a rede de Escolas do Turismo de Portugal acolhe os programas de ideação, que visam a dinamização de novas ideias de negócio no turismo. A dotação global é de 250 mil euros.

O Programa FIT 2.0 é uma das medidas do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, criado para incentivar a retoma da atividade turística nacional, e está alinhado com os objetivos da Estratégia Turismo 2027, que visam posicionar Portugal como um hub internacional especializado em turismo e uma referência na produção de bens e serviços para a atividade turística à escala mundial.

O Turismo de Portugal irá ainda desenvolver, no contexto do Plano “Reativar o Turismo | Construir o Futuro”, um programa específico que pode dispor até 15% da dotação global de cada Regulamento, para promover e consolidar o rápido e estruturado acesso ao mercado de startups participantes nos programas FIT.

Nas quatro edições anteriores, o programa do Turismo de Portugal já apoiou 56 programas de ideação, aceleração e inovação aberta, com um incentivo global de 4 milhões de euros, envolvendo mais de mil participações de startups e projetos.

O apoio é destinado a incubadoras que assinaram ou venham a assinar o protocolo FIT com o Turismo de Portugal, até 31 de agosto, disponível em: http://business.turismodeportugal.pt/pt/Conhecer/Inovacao/programa-fit/Paginas/default.aspx