ADHP lança mais um curso online de direção hoteleira

Depois do êxito do primeiro Curso de Especialização em Direção Hoteleira (CEDH) que decorreu exclusivamente em ambiente online, a Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP) está já a preparar uma segunda edição. O próximo CEDH online irá decorrer entre os dias 27 de setembro e 12 de dezembro 2020. O curso conta, mais uma vez, com o apoio da HotelShop, que realizará um seminário de Gestão de Compras.

Os Cursos de Especialização em Direção Hoteleira envolvem 272 horas de formação, em módulos tão variados como Gestão Estratégica, Business Plan, Gestão de Recursos Humanos, Gestão Comercial, Tecnologias e Marketing na Hotelaria, Gestão de Operações Hoteleiras F&B, Gestão de Operações Hoteleiras FO, Gestão de Instalações e Equipamentos, Gestão Financeira, Legislação Hoteleira e Laboral, Revenue Management e Qualidade e Ambiente.

Os formandos que concluírem a formação com aproveitamento terão ao Certificado de Formação Profissional, de acordo com a legislação em vigor.

“A ADHP era frequentemente abordada por profissionais que procuravam uma qualificação superior ao nível de direção hoteleira e que por motivos geográficos ficavam mais limitados para frequentar os nossos cursos”, salienta Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da Associação de Directores de Hotéis de Portugal (ADHP). De acordo com o mesmo responsável, “a aposta nos cursos online foi um sucesso, permitindo democratizar o acesso aos mesmos e poupando tempo precioso”.

Escolas do Turismo de Portugal com certificação única no mundo

A Rede de Escolas do Turismo de Portugal recebeu a certificação TedQual da Organização Mundial de Turismo (OMT), a primeira que a organização atribui a nível mundial a uma rede de escolas com estas características.

Esta certificação é válida por dois anos e tem como principal objetivo, além de reconhecer a qualidade da formação proporcionada pelas Escolas do Turismo de Portugal, promover a melhoria contínua da formação e investigação em turismo, definindo um standard de critérios que garantem a qualidade dos projetos educativos das 12 Escolas que constituem a Rede Escolar do Turismo de Portugal.

Reconhecimento nacional e internacional, acesso a um conjunto significativo de estudos e informação especializada, integrar uma rede mundial de instituições de ensino e formação em turismo, acesso a projetos de formação, cooperação e desenvolvimento internacionalmente reconhecidos quer para alunos, quer para docentes e equipas diretivas, são algumas das múltiplas e variadas vantagens desta certificação.

O processo iniciou-se em setembro de 2019 com os necessários procedimentos de autoavaliação, sendo posteriormente avaliado pelos peritos da OMT através de auditorias presenciais que incidiram sobre três cursos lecionados em todas as escolas da rede – Gestão e Produção de Cozinha, Gestão de Restauração e Bebidas e Gestão Hoteleira de Alojamento.

A auditoria realizada pela OMT analisou com especial detalhe cinco áreas: a coerência do plano de estudos, as condições pedagógicas (incluindo metodologias e infraestruturas), a gestão da Rede e das Escolas que a compõem, o corpo docente e a adequabilidade do programa de estudos às necessidades e perspetivas futuras do sector.

Estão abertas, até ao dia 11 de setembro, as candidaturas em 2.ª fase (destinada a preencher vagas em aberto) para alguns dos cursos das Escolas do Turismo de Portugal.

Para o ano letivo de 2020/2021 o processo de recrutamento de alunos é feito exclusivamente online e gratuito para alunos nacionais e estrangeiros – https://escolas.turismodeportugal.pt/

Turismo de Lisboa abre concurso para atribuição de três quiosques na Doca da Marinha

A Associação Turismo de Lisboa abriu concurso para a exploração de três quiosques de restauração e bebidas na Doca da Marinha, junto à nova Praça da Estação Sul e Sueste / Terreiro do Paço.

Este concurso está integrado no projeto de reabilitação da frente ribeirinha central, desde o Terreiro do Paço à Doca da Marinha, naquela que é a maior operação de valorização do rio das últimas décadas. O projeto está a dotar a cidade de condições únicas para a atividade marítimo-turística, o transporte público fluvial entre as duas margens do rio e a criação de espaços de lazer e equipamentos.

Os interessados na exploração dos três quiosques podem enviar um e-mail a solicitar os documentos alusivos ao concurso para atl@visitlisboa.com, encontrando-se também disponíveis para consulta na sede da ATL (Rua do Arsenal, n.º 23, em Lisboa).

Os pedidos de esclarecimento de dúvidas na interpretação dos documentos do concurso devem ser apresentados até ao dia 25 de agosto, e as propostas apresentadas até 11 de setembro. Eventuais prorrogações dos referidos prazos serão publicitadas em https://www.visitlisboa.com.

FC Bayern Munique escolhe Cascade Wellness Resort para preparar os quartos-de-final com o FC Barcelona

Com dois campos e meio de futebol (medidas oficiais FIFA), ginásio e Spa exclusivos para os jogadores e técnicos, o FC Bayern Munique encontrou em Lagos o local ideal para realizar o seu estágio de cinco dias antes do próximo jogo frente ao FC Barcelona, que acontece hoje, 14 de agosto, no Estádio da Luz, em Lisboa. Com todas as facilidades necessárias dentro do Resort, a total privacidade dos jogadores foi um dos motivos pelo qual o clube alemão escolheu o Cascade, como refere Silvana Pombo, Diretora-Geral do Cascade Resort: “A tranquilidade, a capacidade de organização no contexto de futebol e respeito pela privacidade do cliente são fatores que pesaram na escolha pelo nosso Resort, e que tem sido a nossa imagem de marca”. Além disso, as medidas de proteção e segurança adotadas desde a reabertura do Resort, em junho, foram o pontapé de saída para a decisão do FC Bayern pelo Cascade Wellness Resort. “Neste contexto de pandemia, receber a confiança da Equipa do Bayern nos nossos serviços, vem consagrar um trabalho contínuo no segmento de futebol. Preparámo-nos para elevar a fasquia e foi com enorme orgulho que vimos o nosso trabalho reconhecido por uma das grandes equipas da Europa”, sublinha Silvana Pombo.

Vinhos do Alentejo lançam certificação inédita de produção sustentável

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) vai iniciar a atribuição de certificados de produção sustentável, um selo inédito no setor, que será atribuído aos produtores que cumpram com requisitos de gestão de solos, água e rega, diminuição de produção de resíduos ou monitorização da fertilização, entre muitos outros critérios.
 
Para além do benefício ambiental, a atribuição destes selos traz outras vantagens aos produtores que apostem numa viticultura mais sustentável. Em primeiro lugar, a CVRA estima que este selo aumente as vendas dos Vinhos do Alentejo na ordem dos 5 a 10%, questão relacionada com o facto de 85% dos portugueses revelar que a importância que as empresas atribuem às causas ambientais influencia a decisão de compra. Em segundo lugar, a implementação de planos de monitorização de água e luz permite uma redução de custos de cerca de 20% e de 30%, respetivamente.
 
Esta certificação surge no ano em que se assinala o 5º aniversário desde a criação do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA), pioneiro em Portugal e revolucionário do setor, que conta já com 422 membros associados, que representam mais de 40% da área de vinha do Alentejo.
 
“Produções vitivinícolas mais sustentáveis do ponto de vista ambiental, através da redução do uso de pesticidas, do gasto de água e eletricidade ou da proteção da biodiversidade são, sem dúvida, produções também elas mais viáveis economicamente, uma vez que tornam todo o processo, desde a uva até à garrafa mais eficaz e eficiente”, explica João Barroso, coordenador do PSVA.
 
O PSVA promove no campo, a boa gestão dos solos, a utilização de organismos auxiliares, a preservação dos ecossistemas, a conservação e restauro das linhas de água, ou recurso ao modo de produção integrada e modo de produção biológica. Na adega, a eficiência energética e o uso racional de água são prioritários, mas também o é a redução da produção de resíduos. A reciclagem e desmaterialização de processos, bem como o uso de produtos mais verdes, como o uso de rolhas, barricas e outros materiais de florestas certificadas, são, igualmente, incentivados.
 
“Ao longo dos últimos anos, tem-se verificado uma maior sensibilização e atuação por parte dos produtores alentejanos em relação à gestão de água, eficiência energética e à importância da conservação da biodiversidade, mas, com esta certificação, será possível dar o salto para uma produção ainda mais amiga do ambiente e que, sendo pioneira, destaca o espírito de inovação do Alentejo no mercado interno, mas, também, internacionalmente”, explica Francisco Mateus, presidente da direção da CVRA.
 
Recorde-se que, recentemente, o PSVA foi distinguido com o título de Embaixador Europeu de Inovação Rural pelo projeto LIAISON, uma Parceria Europeia de Inovação para a Produtividade Agrícola e Sustentabilidade lançada em 2012, pela Comissão Europeia, que promove os melhores projetos europeus ao nível da inovação na agricultura e silvicultura em áreas rurais.

“Turismo pós-covid” em debate na V Cimeira do Turismo Português

A edição deste ano da Cimeira do Turismo Português, iniciativa da CTP que assinala o Dia Mundial do Turismo, integra três web conferences e um evento transmitido em live stream a partir da Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa. O impacto da pandemia da Covid-19 e o futuro da atividade turística serão os temas em destaque na V Cimeira do Turismo Português – ‘Turismo pós-covid’, que irá reunir, como habitualmente, líderes e personalidades de várias áreas do turismo, economia e sociedade. 

O evento realiza-se a 28 de Setembro, um dia após o Dia Mundial do Turismo que se assinala este ano a um domingo, e contará com a presença de um conjunto restrito de convidados, num formato adaptado ao atual contexto de pandemia. A sessão de abertura terá início às 15h, com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa. Seguem-se dois debates e a sessão de encerramento, agendada para as 17h10, para a qual foi convidado o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Em antecipação, serão realizadas três web conferences nos dias 8, 15 e 22 de setembro que terão como ‘O mundo em tempos de pandemia’, ‘Brexit. A Europa em tempos de pandemia’ e ‘Transportes e Acessibilidades em tempos de pandemia’, respectivamente. O início será às 10h, com uma duração máxima de 30 minutos e contarão com um orador convidado e todas serão transmitidas online, em endereço a divulgar.

No dia 28 de Setembro, estará em análise o impacto da COVID-19 na economia e no turismo, com uma reflexão sobre a atualidade e sobre o futuro. Por forma a cumprir as regras da Direção-Geral da Saúde, a iniciativa não será aberta ao público em geral e será transmitida em live stream.

«O Dia Mundial do Turismo será assinalado este ano num contexto totalmente atípico e, mais do que nunca, é fundamental analisar não só a atualidade como o futuro da atividade turística em Portugal e no mundo. Temos pela frente um longo caminho a percorrer e acreditamos que esta Cimeira será um bom ponto de partida para debater o trabalho que todos temos de fazer» salienta Francisco Calheiros, presidente da CTP.

A Cimeira do Turismo Português é uma iniciativa realizada pela Confederação do Turismo de Portugal que tem reunido os mais importantes líderes e personalidades nacionais e internacionais, num debate sobre o Turismo. Toda a informação sobre esta edição em http://cimeiradoturismo.pt/

MSC Cruzeiros regressa ao Mediterrâneo

A MSC Cruzeiros anunciou que os seus navios MSC Grandiosa e o MSC Magnifica retomarão as operações no Mediterrâneo a partir dos dias 16 e 29 de Agosto de 2020, respectivamente, disponibilizando aos hóspedes uma experiência completa de férias de cruzeiro com a oportunidade de descobrir cinco destinos diferentes ao longo de um itinerário de 7 noites. Os dois navios serão os primeiros a terem implementados um novo e abrangente protocolo de higiene e segurança, que foi aprovado pelas autoridades nacionais relevantes dos países onde os navios vão realizar nos seus itinerários pelo Mediterrâneo Oriental e Ocidental, neste Verão.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da MSC Cruises comentou: “Durante a suspensão das nossas operações, focamo-nos em desenvolver um abrangente protocolo operacional baseado em medidas de saúde e segurança rigorosas, que existem há já muito tempo a bordo dos nossos navios. Trabalhámos em estreita colaboração com as autoridades de saúde nacionais relevantes da UE e outras autoridades dos países em que o MSC Grandiosa e o MSC Magnifica vão realizar escala ao longo dos seus itinerários pelo Mediterrâneo, de modo a desenvolver um vasto conjunto de procedimentos criados para proteger a saúde e a segurança de todos os passageiros a bordo dos nossos navios e em terra, para garantir que as comunidades locais se sintam confortáveis a receber os nossos hóspedes.”

Pierfrancesco Vago continuou: “Os novos procedimentos incluem testes universais à COVID-19 para todos os passageiros e tripulantes antes do embarque, visitas seguras em terra em todos os destinos apenas disponíveis com excursões da MSC Cruzeiros como nível de proteção adicional para os nossos passageiros, e a introdução de um Plano de Proteção COVID para maior descanso dos nossos clientes. Com todas estas medidas em vigor, queremos oferecer aos nossos hóspedes as férias mais seguras possível.”

O MSC Grandiosa, navio emblemático da companhia, oferecerá cruzeiros de 7 noites no Mediterrâneo Ocidental, realizando escala nos portos Italianos de Génova, Civitavecchia/Roma, Nápoles, Palermo e Valetta. O MSC Magnifica estará a navegar pelo Mediterrâneo Oriental, com partida dos portos Italianos de Trieste e Bari e fazendo escalas nos portos Gregos de Corfu, Katakolon e Piraeus.

Gianni Onorato, CEO da MSC Cruises afirmou: “Estamos muito satisfeitos por podermos começar a receber novamente hóspedes este Verão para uma experiência de férias de cruzeiro completa a bordo de dois dos nossos navios mais populares, incluindo o nosso navio emblemático MSC Grandiosa, e no Mediterrâneo, a região de onde são as verdadeiras raízes da nossa Companhia e onde há muito tempo somos líderes de mercado.”

O novo protocolo operacional da MSC Cruzeiros foi desenvolvido para proteger a saúde e segurança dos passageiros, tripulantes, bem como das comunidades locais que os navios da companhia vão visitar. Por esta razão, tem como objectivo atender e exceder as directrizes disponibilizadas pelos principais órgãos reguladores e órgãos técnicos internacionais, bem como pelos regulamentos estabelecidos pelos governos dos países onde os navios da MSC Cruzeiros operam. Adicionalmente, a RINA, a empresa independente de certificação marítima, confirmou que o protocolo vai de encontro às directrizes da Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), que incorpora padrões de saúde adicionais, incluindo as da Acção Conjunta Healthy Gateways da EU.A MSC Cruzeiros trabalhou para abranger todos os aspectos da viagem do passageiro, desde o momento da reserva até ao embarque, a vida a bordo e até o regresso a casa, preservando a particularidade da experiência do hóspede.

Para esta fase inicial de regresso às operações, os dois navios da MSC Cruzeiros a operar no Mediterrâneo durante este Verão irão inicialmente receber passageiros apenas residentes nos países Schengen[1]. Para além disso, os itinerários foram criados de acordo com a acessibilidade dos portos, reduzindo, onde possível, a necessidade de os passageiros usarem transportes públicos ou voos, tendo sido planeados em conjunto com as autoridades.

A MSC Cruzeiros anunciou hoje o cancelamento de todos os restantes cruzeiros no Mediterrâneo a partir de 16 de Agosto e até ao dia 31 de Outubro. Os hóspedes que residem nos países Schengen e sujeitos a quaisquer restrições impostas pelas autoridades Italianas, com reservas em qualquer itinerário da MSC Cruzeiros até 31 de Outubro, podem transferir sua reserva para o MSC Grandiosa ou MSC Magnifica, com oferta de três excursões gratuitas, dependendo da categoria da reserva; como alternativa, receberão um Crédito para um Futuro Cruzeiro (FCC), que podem usar em qualquer navio ou em qualquer itinerário da frota da MSC Cruzeiros até Dezembro de 2021. Para além disso, todos os outros passageiros que residem em países Schengen e sujeitos às restrições impostas pelas autoridades Italianas, caso já tenham um voucher FCC referente a cruzeiros cancelados anteriormente, podem também utilizar o mesmo num dos itinerários destes dois navios, aproveitando até três excursões em terra gratuitas.

Para os passageiros não residentes no espaço Schengen, receberão automaticamente um Crédito para um Futuro Cruzeiro (FCC), onde terão a oportunidade de transferir o valor total pago pelo cruzeiro cancelado para um cruzeiro futuro à sua escolha – em qualquer navio, com qualquer itinerário – até ao final de 2021.

A MSC Cruzeiros anunciou também o cancelamento de todas as partidas dos cruzeiros nos EUA até 31 de Outubro em linha com o anúncio de que os membros do CLIA estenderão voluntariamente a suspensão das operações de cruzeiros até esta data. A CLIA afirmou que “esta acção pró-activa vem demonstrar ainda mais o compromisso da indústria de cruzeiros para com a saúde pública e a vontade de suspender voluntariamente as operações pelo interesse da saúde e segurança públicas, como sucedeu duas vezes anteriormente.” A MSC Cruzeiros só reiniciará as operações nos Estados Unidos quando for o momento certo, após a aprovação do CDC e de outras autoridades relevantes em toda a região no cumprimento dos seus requisitos e directrizes.

Por fim, a MSC Cruzeiros também cancelou os cruzeiros para o Oriente de 10 de Setembro a 26 de Outubro.

Além dos itinerários de Verão anunciados hoje, a MSC Cruzeiros está a monitorizar a evolução da pandemia, pelo que a introdução gradual de outros navios da companhia poderá ser possível durante o mesmo período de Verão.

O anúncio de hoje vem no seguimento da confirmação de todos os detalhes da programação da MSC Cruzeiros, com início no final de Outubro deste ano até Novembro de 2021, para as temporadas de Inverno 2020/2021 e Verão 2021. Os navios vão disponibilizar aos passageiros itinerários em todas as regiões onde tradicionalmente a MSC Cruzeiros navega nas Caraíbas, no Mediterrâneo, no Golfo, África do Sul, América do Sul e Ásia.

Em relação aos itinerários da MSC Cruzeiros para além da actual temporada de Verão, Gianni Onorato concluiu: “Vamos monitorizar de perto as actualizações e as novas directrizes a nível global, Europeu e nacional e rever e actualizar continuamente o nosso protocolo de saúde e segurança, não apenas para garantir que as suas medidas refletem a experiência médica e a tecnologia mais actualizadas à medida que se tornam disponíveis, mas que também reflete as diferentes fases da evolução e propagação do vírus à medida que as restrições sociais mudam ao longo do tempo. Para o efeito, com o tempo e de acordo com a evolução da situação de saúde em terra, esperamos poder abrandar algumas medidas, continuando a garantir que a saúde e a segurança de todos a bordo dos nossos navios continua a ser a nossa prioridade número um. Ao mesmo tempo, garantimos sempre que nossos hóspedes podem desfrutar e descontrair durante as férias a bordo de um dos navios da MSC Cruzeiros como sempre fizeram – incluindo agora neste Verão.”

Centro de Portugal, Porto e Norte e Castela e Leão reforçam cooperação transfronteiriça no Turismo

O Turismo Centro de Portugal e as entidades congéneres das regiões vizinhas de Castela e Leão e Porto e Norte acordaram hoje, numa reunião, uma série de iniciativas tendentes a fazer face à situação provocada pela atual pandemia.

As iniciativas passam pelo reforço da cooperação transfronteiriça em produtos turísticos comuns às regiões, nomeadamente através de uma estruturação, promoção e valorização turística conjunta. Entre os produtos turísticos conjuntos mais relevantes destacam-se o Enoturismo, Gastronomia e Vinhos, os Lugares Património Mundial da UNESCO, o Turismo Cultural e Religioso e as Rotas Napoleónicas.

Na reunião, foi dado um ênfase especial aos Caminhos de Santiago, uma vez que está em curso o processo de certificação dos itinerários. Foi enaltecido o facto de o Caminho Português ser o que mais tem crescido entre todos os Caminhos. Também as Rotas dos Vinhos, que juntam as três regiões, mereceram atenção redobrada.

A reunião, que decorreu através de uma plataforma online, juntou responsáveis das áreas do turismo das regiões Centro de Portugal, Porto e Norte de Portugal e Castela e Leão, além das CCDR (Comissões de Coordenação e Desenvolvimento Regional) do Centro e do Norte, entre outras instituições.

A 31.ª Cimeira Ibérica, que vai realizar-se em outubro, na cidade da Guarda, foi outro tema relevante da conversa de hoje. Os participantes sublinharam a necessidade de se preparar uma agenda comum a nível do Turismo, enquanto elemento aglutinador em domínios como a mobilidade e acessibilidade, a digitalização, inovação e eficiência energética, a sustentabilidade e economia circular, a coesão territorial e competitividade e a formação e qualificação da oferta e ativos.

Fórmula 1 no Algarve é um prémio merecido e há muito desejado para a região

Com um impacto económico que poderá chegar aos 80 milhões de euros, o evento vem trazer um novo fôlego para o turismo no Algarve.

O Turismo do Algarve congratula-se com a confirmação oficial do Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, como um dos palcos escolhidos para integrar a organização do Campeonato Mundial de Fórmula 1. O Grande Prémio regressa a Portugal no fim de semana de 23 a 25 de outubro, após um hiato de 24 anos.

“Estamos claramente satisfeitos e orgulhosos com esta decisão. Para além da vontade de fazer regressar esta modalidade ao nosso país, trazer um evento internacional com esta dimensão para o Algarve era algo que era desejado há muito tempo. Este feito resultou de um trabalho de vários anos e de um esforço muito grande e concertado entre várias entidades, a começar pelo próprio Autódromo do Algarve, pela Câmara Municipal de Portimão e do Turismo do Algarve, envolvendo também a imprescindível colaboração da Secretaria de Estado do Turismo e Ministério da Economia, do Turismo de Portugal, e das Autoridades de Saúde Regional e Nacional”, explica João Fernandes. “Fruto desta colaboração conjunta, foi possível transformar uma crise numa oportunidade. Conseguimos demonstrar que este é um destino seguro, com um conjunto de infraestruturas de apoio de uma enorme qualidade e uma oferta turística diversificada que enriquece a estadia dos visitantes, e que é capaz de cumprir os elevados padrões exigidos para acolher aquela que é considerada a prova-rainha do desporto automóvel. Este é, sem dúvida, um sinal de confiança muito positivo que é dado à região”, acrescenta o presidente do Turismo do Algarve.

Para além da projeção da marca Algarve a nível mundial, este evento vem trazer um novo fôlego ao turismo da região. Só no que diz respeito a receitas diretas, provenientes da organização e dos espectadores da prova, prevê-se que este evento venha a representar para a região, um valor próximo dos 40 milhões de euros. Em termos indiretos, e tendo em conta o efeito multiplicador da receita gerada em torno da realização desta iniciativa, o impacto económico pode chegar aos 80 milhões de euros.

Neste contexto, o Turismo do Algarve está confiante que o Grande Prémio de Fórmula 1 irá ajudar a atenuar os efeitos que a pandemia teve neste setor e contribuir para que o último trimestre do ano registe resultados mais positivos. “Este evento pode representar uma semana de agosto em outubro para o turismo da região, o que irá permitir assegurar a sustentabilidade de muitas empresas na época baixa.”, avança João Fernandes. Para além da prova principal, está já também garantida uma prova do circuito mundial da FIA Fórmula 2, estando ainda a ser negociada a possibilidade de realização de outras provas agregadas.

Face à expectativa de um aumento significativo de visitantes que esta competição pode gerar, o Turismo do Algarve garante que o destino está preparado para acolher um maior número de pessoas em segurança, quer em termos de rede de cuidados de saúde, reforçada durante os primeiros tempos da pandemia, quer no que diz respeito à capacidade de dar uma resposta musculada, face a uma eventual ocorrência. No período em que a prova terá lugar, o esforço de reativação das rotas aéreas previamente existentes já permitirá garantir uma fácil acessibilidade à região.

Hotéis Vila Galé retomam experiências gastronómicas

Brunch, noites de Ópera e de Poesia, buffets dedicados aos sabores do mar ou aos pratos típicos do Alentejo, mas também cozido à portuguesa, cataplanas, cabrito assado no forno ou feijoada à brasileira. Estas são algumas das propostas gastronómicas que os hotéis Vila Galé acabam de retomar.

O brunch está disponível nos hotéis Vila Galé Porto Ribeira (Porto), Vila Galé Coimbra, Vila Galé Sintra, Vila Galé Cascais, Vila Galé Ópera (Lisboa), Vila Galé Collection Palácio dos Arcos e ainda Vila Galé Atlântico (Praia da Galé, Algarve). Sempre aos domingos, a partir das 12h30, o preço por pessoa é de 19,50€.

A Norte, aos domingos ao almoço, o Vila Galé Collection Braga sugere o Menu Minhoto que inclui entrada, prato principal e sobremesa por 20€ por pessoa. Já no Vila Galé Porto a proposta recai no típico Cozido à Portuguesa – 13€ por pessoa (sem bebidas incluídas) e as crianças não pagam. E no Vila Galé Collection Douro é servido o Cabrito Assado no Forno em travessa de barro como manda a tradição, iguaria que também está disponível no Vila Galé Serra da Estrela (16€ por adulto).

Nos hotéis Vila Galé no Alentejo – Évora, Clube de Campo (Beja), Collection Alter Real e Collection Elvas – são os sabores locais do Buffet Regional que predominam nos almoços de domingo (16€ por adulto).

Feijoada de búzios, moqueca de polvo ou bacalhau com broa são algumas das delícias que se juntam à mesa também aos domingos ao almoço no Buffet do Mar dos hotéis Vila Galé Ericeira, Lagos, Náutico (Armação de Pera) e Ampalius, em Vilamoura (aqui aos sábados). O preço por pessoa é de 19€.

Continuando a Sul, os paladares algarvios são a estrela no almoço de Cataplana aos sábados no Vila Galé Collection Praia (Praia da Galé). Desde 16€ por pessoa há várias à escolha como cataplana de lulas com amêijoas e mexilhões, de tamboril e camarão, de porco com gambas e amêijoas ou de frango com amêijoas e camarão. O mesmo acontece no Vila Galé Albacora, em Tavira, mas aqui o rei é o atum, no Buffet Almadrava. Carpaccio de atum, caldeirada de atum e bife de atum são alguns dos pratos disponíveis e o preço por pessoa é de 16€. Já no Vila Galé Cerro Alagoa, os almoços de sábado têm sabor a Brasil, com a Feijoada à Brasileira (18€ por pessoa).

Passando às sugestões de jantar, para animar os serões de sexta-feira, o Vila Galé Ópera (Lisboa) tem a Noite de Ópera, que inclui espetáculo musical. E o Vila Galé Collection Palácio dos Arcos propõe a Noite de Poesia, com declamação de poemas.

Portugal Health Passport alargado a todos os turistas que visitem Portugal

O Portugal Health Passport foi renovado e está agora disponível para todos os que visitam Portugal. A plataforma, desenvolvida pelo Health Cluster Portugal, em estreita articulação com o Turismo de Portugal, reúne um vasto conjunto de serviços de saúde privados dirigidos a turistas.

Os turistas que planeiem vir a Portugal poderão solicitar o seu health passport através do site PortugalHealthPassport, o que lhes garante a possibilidade de realização do teste Covid19 e o acesso, a preços previamente fixados, a cuidados de saúde urgentes de elevada qualidade ou a check-ups de cinco tipologias diferentes, na rede de hospitais e clínicas da CUF, Hospital da Luz, HPA Saúde e Lusíadas.

Tratando-se de mais um importante instrumento para afirmar Portugal como destino turístico, a rede das Equipas de Turismo no exterior não deixará de o incluir nas ações e iniciativas que desenvolve nos principais mercados.

De acordo com o diretor executivo do Health Cluster Portugal, Joaquim Cunha, “a prática clínica em Portugal é já uma referência internacional entre pares.  Este é o momento para que esta perceção seja também transversal à população. A reposta que demos no pico da pandemia deu-nos destaque internacional, que garante segurança a quem nos visita ”.

Já Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal, considera que “esta parceria reforça a existência de uma oferta turística que observa rigorosos protocolos de higiene e controlo sanitário “Clean & Safe” e que, complementarmente, apresenta uma oferta de serviços médicos e hospitalares de elevada qualidade, disponíveis de norte a sul do país, incluindo a ilha da Madeira, junto das unidades dos principais grupos hospitalares privados em Portugal. É neste contexto que conseguimos restabelecer a confiança dos turistas e impulsionar a tão necessária retoma do setor”.

O Turismo Médico em Portugal tem potencial para gerar um volume de negócios superior a 100 milhões de euros/ano, sendo a saúde um ativo emergente na estratégia Turismo 2027 e um polo de desenvolvimento do país.

Turismo de Portugal promove Autocaravanismo sustentável

A primeira Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) em território nacional, localizada em Ponte de Sor – Alentejo, foi hoje inaugurada pela Secretária de Estado do Turismo, marcando o arranque do Programa de Ação que visa a criação das condições e a promoção de um Autocaravanismo sustentável. Numa altura em que a procura por este tipo de turismo tem vindo a registar um aumento significativo, este Programa de Ação prevê, até ao final de 2021, a criação de uma rede nacional inteligente de áreas de serviço para autocaravanas – Life Campers -, com mais e melhor informação disponibilizada aos turistas e um reforço da fiscalização e sancionamento das práticas ilegais. O projeto está a ser iniciado no Alentejo e Ribatejo, em 27 municípios que apresentaram 41 candidaturas ao apoio financeiro no âmbito do Programa Valorizar, para criação ou requalificação de ASA nos respetivos territórios, de forma concertada com a ERT Alentejo que apresentou uma candidatura âncora para o desenvolvimento de ações de divulgação, sensibilização, animação, capacitação, gestão e coordenação da iniciativa na região. Estas 28 candidaturas iniciais representam um investimento global de 3 milhões de euros, e um apoio financeiro aprovado de 2 M€. O objetivo é o alargamento do projeto a todo o país, com a abertura de novas linhas de apoio do Programa Valorizar e em articulação com as várias Entidades Regionais de Turismo. Nestas áreas de serviço, em funcionamento permanente 24 horas por dia, os autocaravanistas encontram espaços destinados ao estacionamento e pernoite das autocaravanas, que asseguram o fornecimento de energia elétrica, bem como de abastecimento de água e despejo de resíduos sólidos. Além da cobertura de todo o território nacional, a gestão destes espaços será em rede, através da ligação a uma plataforma eletrónica comum que permite a sua georreferenciação, informação atualizada sobre os serviços disponíveis em cada ASA, monitorização da ocupação e reservas online. Em paralelo, estão previstas ações de sensibilização dirigidas aos autocaravanistas no sentido de divulgar as boas práticas da modalidade, e também, um reforço da fiscalização e do sancionamento de situações ilegais, tendo sido estabelecidos protocolos de colaboração com a GNR, PSP, Autoridade Marítima Nacional e ICNF (Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas). A campanha de sensibilização Life Campers apela à necessidade de respeito pelo território, o ambiente e as populações locais, à utilização de locais adequados para estacionamento e pernoita e à adoção de boas práticas nesta modalidade. Trata-se de uma campanha colaborativa, com conceito e imagem do Turismo de Portugal, para ser utilizada por todos os parceiros (empresas de aluguer de caravanas, ERT, ASA, etc.) através de diversos materiais informativos e promocionais. O Turismo de Portugal, em colaboração com a Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal e as Associações do setor, desenvolveu também um Guia de Boas Práticas de Sustentabilidade para o Autocaravanismo, e está a implementar boas práticas sanitárias para a prática desta modalidade, alinhadas com as orientações da DGS, com formação às empresas e colaboradores no âmbito da iniciativa Clean & Safe. O autocaravanismo é um segmento em franco crescimento, em Portugal e na Europa. Cerca de 80% dos autocaravanistas são estrangeiros – na sua maioria alemães, franceses e espanhóis -, reformados e apreciadores da cultura e gastronomia dos destinos que visitam, bem como do comércio local. Preferem viajar nas épocas média e baixa, contribuindo positivamente para o combate à sazonalidade, e têm maior apetência pelas localidades costeiras, nomeadamente, litoral alentejano e algarvio.