Termas Centro lançam novo blogue promocional já a pensar na reabertura

A rede Termas Centro desenvolveu uma nova plataforma de promoção das estâncias termais da região Centro do país. Trata-se de um blogue, acessível em www.termascentroblog.pt, que mostra as experiências que se podem usufruir nas estâncias termais e nos territórios onde estas estão inseridas.

O blogue Termas Centro, em conjugação com o site oficial da rede (em www.termascentro.pt), conta histórias sobre as Termas, demonstra os múltiplos benefícios das águas termais, através de estudos científicos, e descreve os muitos tratamentos disponíveis. Sugestões de passeios em família nas zonas envolventes ou as melhores receitas regionais para experimentar em casa são outros dos conteúdos que se podem encontrar na nova plataforma, que será atualizada com regularidade.

Este novo blogue foi pensado para mostrar a todos as muitas experiências de que podem usufruir numa deslocação às Termas, assim que for possível voltarem a desfrutar em pleno do bem-estar proporcionado pelas nossas estâncias”, explica Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro.

Há indicadores que nos fazem acreditar que, assim que for ultrapassada a fase mais crítica da atual pandemia, quem viaja vai ter uma preocupação mais acentuada em escolher destinos não massificados, que lhes ofereçam garantias de segurança, higiene e tranquilidade. As Termas Centro reúnem todas estas garantias. Há muito que os procedimentos de segurança estão implementados nas Termas e estas, além do mais, estão situadas em locais de grande beleza natural e tranquilidade”, sublinha o mesmo responsável.

As Termas são o destino ideal para o pós-covid-19, até por serem particularmente eficazes no reforço do sistema imunitário, como está comprovado, o que permite resistir melhor aos riscos que todos os anos surgem, especialmente no que respeita às vias respiratórias. O papel das Termas na prevenção da doença e na promoção da saúde é muito importante, além da vertente terapêutica”, diz ainda Adriano Barreto Ramos.

Por esta altura, as estâncias que integram o consórcio Termas Centro estão a preparar ativamente a reabertura da atividade termal, de forma a que esta aconteça com toda a segurança. A reabertura acontecerá em alinhamento com a Associação das Termas de Portugal, nomeadamente com a sua Comissão Técnico Científica, que está em contacto com as suas congéneres europeias, na definição de um conjunto de medidas a implementar para reforço da segurança de instalações e equipamentos.

Marriott International aposta na ajuda às comunidades

A Marriott International aposta na ajuda ás comunidades ao mesmo tempo que garante que “vamos viajar novamente”. O objetivo é assegurar aos hóspedes que a sua segurança é prioridade e agradecer a quem confia na Marriott e nos seus planos para futuras viagens.

Embora sejam tempos difíceis para todos, o grupo Marriott com mais de 7000 propriedades em 131 países e territórios, tem estado focado em apoiar as comunidades onde os seus associados vivem e trabalham.

A Marriott considera essencial ajudar e fortalecer os profissionais de saúde e prestadores de cuidados, que estão a trabalhar a primeira linha a combater o COVID-19, estabelecendo diferentes programas de ajuda. Com apoio dos parceiros American Express e JP Morgan Chase, comprometeu-se a oferecer estadias o valor de 10 milhões de dólares aos profissionais de saúde a lidar com o combate ao COVID-19 nos E.U.A,onde a empresa é sediada. A iniciativa Rooms for Responders providencia alojamento gratuito a estes profissionais de saúde em algumas das áreas mais impactadas pelo vírus naquele país.

Já através do Commuinity Caregiver Program, disponível nos EUA, Canadá, Caraíbas e América Latina, os hotéis do grupo oferecem tarifas com grandes descontos para estes profissionais que escolham alojar-se em unidades perto dos locais de trabalho nesta fase de combate ao vírus. Embora grade parte das unidades hoteleiras do grupo a nível mundial se encontre de portas fechadas, devido às restrições de viagens associadas à pandemia, a Marriott assegura que os associados
em diferentes pontos do globo encontrem formas de ajudar as comunidades ode se inserem.

Diversas propriedades doaram os produtos alimentares não utilizados das suas cozinhas a instituições de solidariedade, enquanto outros contribuíram com refeições cozinhadas e materiais de limpeza e desinfeção ás autoridades de saúde locais. Em sinal de solidariedade e no que vai tornando uma tendência global, vários hotéis da Marriott International iluminam as suas fachadas com símbolos e mensagem de amor e esperança.

No seu tratamento ao cliente, desde o início que a Marriott International vem flexibilizando as suas políticas de cancelamento. A última atualização a estas políticas faz com que em todas as reservas existentes para qualquer data futura o cliente tenha a oportunidade de gratuitamente alterar ou cancelar a reserva até 24h antes da chegada, desde que estas alterações sejam realizadas até 30 de junho.

Para os membros do programa de fidelização Marriott Bonvoy também há boas novidades. Os estatutos ganhos em 2019 serão prolongados até fevereiro de 2022, enquanto todos os pontos ganhos expirarão apenas a partir de fevereiro 2021, caso a conta esteja inativa há 24 meses. Por outro lado, a Marriott pede aos seus clientes que apoiem diversas associações ativas na resposta ao COVID-19, doando os seus pontos Marriott Bonvoy através da Marriott Bonvoy’s e Giving Plattform.

O ano de 2020 teve um arranque positivo para a Marriott International com um crescimento de 3,2% no RevPAR na Europa e de 3,5% nos EUA nos primeiros dois meses do ano. Naquela altura, a Asia-Pacifico registava já uma quebra de 24,7% no RevPAR. Na China os níveis médios da ocupação eram, a meados de março de 15% o que mostra o início de uma contida melhoria. Enquanto esta região começava a mostrar uma linha ascendente ao ível do negócio, todas as outras regiões mantinham-se numa linha descendente, com a Europa e os EUA a apresentar taxas de ocupação nos 25%.

Assim, a empresa previa um continuar da queda da performance . “Embora não consigamos prever quanto tempo esta crise vai durar, sabemos que passará. E quando passar a procura do alojamento vai recuperar e estamos confiantes que a nossa empresa possui a experiência e recursos necessários para enfrentar esta crise” – acrescenta Arne Sorenson, o Presidente e CEO da Marriott. Embora tenha surgido um número esmagador de cancelamentos para o 1º semeste, a Marriott avança que tal não se verificou aida para o 2º semestre e que muitos dos clientes, principalmente em grupos, estão a tentar reagendar as suas férias.

Ainda assim a companhia está a apostar em planos de mitigação dos impactos operacionais do COVI-19. Tem sido implementados planos de contingência de negócio que têm vindo a ser reajustados, para dar a melhor resposta possível à situação. Foram fechados estabelecimentos de F&B das propriedades, houve redução de staff e pisos ou hotéis inteiros a fechar portas temporariamente.

As renovações de hotéis e equipamentos franchisados agendadas para 2020 foram adiadas por um ano e foram suspensas as auditorias de padrão da marca.

A nível corporativo , os planos de contingência incluem cortes significativos em salários de trabalhadores senior executive, a requisição de licenças temporárias, a redução da carga horária e cancelamento de todas as viagens e gastos não essenciais, incluindo com as estratégias de marketing.

A Marriott International estima que estes cortes reduzam os custos em 140 milhões de dólares, um número que prevê que cresça ao passo que novas medidas vão sendo adoptadas.

Tourism Talks. O futuro da Meeting Industry em discussão

A Message in a Bottle, agência de comunicação especializada em Turismo e Lifestyle, irá organizar no próximo dia 1 de maio, às 15h00, a terceira edição das Tourism Talks, desta feita dedicada à Meeting Industry.

Com o nome “Meeting Industry. Fim ou um novo começo?” esta conferência online irá contar com oradores como Diogo Assis, CEO da VOQIN’, Maria João Rocha de Matos, diretora geral da Lisboa Feiras Congressos e Eventos; João Paulo Oliveira, diretor geral da Leading; Jorge Vinha da Silva, CEO do Altice Arena; Miguel Pinto, Travel Executive Officer da LX Travel; Nuno Carvalho, diretor geral da Click and Play; Susana Martins, diretora de vendas e marketing do Corinthia Hotel Lisbon; sendo moderado por Ruben Obadia, fundador da Message in a Bottle.

A Tourism Talk será transmitida em direto no canal de Youtube da Message in a Bottle e o seu acesso é gratuito: https://www.youtube.com/channel/UClNMjypH26ls2vF6gSsFpOg?view_as=subscriber

“Mais uma vez a Message in a Bottle quer estar próximo do setor do Turismo partilhando conteúdos relevantes e discutindo assuntos que sabemos são de extrema importância”, destaca Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle. De acordo com o mesmo responsável, “a importância que a área dos congressos, eventos e incentivos tem para o destino Portugal justificava uma Tourism Talk, até porque a Meeting Industry está mergulhada num mundo de indefinições”.

 

Makro Portugal ajuda a distribuir mais de 11.600 refeições em apenas um mês

A makro Portugal, no âmbito da pandemia global que estamos a viver devido à evolução do Covid-19, tem vindo a apoiar diversas iniciativas de responsabilidade social que procuram marcar a diferença. Entre as iniciativas apoiadas pela grossista encontra-se o projeto “Alimentar a Saúde”, organizado pelo chef Rui Silvestre, em conjunto com os Chefs Noélia Jerónimo, Vasco Coelho Santos, Rodrigo Castelo, Marco Gomes e a Rede de Emergência Alimentar, que visa distribuir refeições aos mais carenciados a sul, norte e centro do país. Neste projeto a makro Portugal é, maioritariamente, responsável pelo fornecimento de bens alimentares necessários para a confeção das refeições pelos vários chefs, a nível nacional. Esta ação foi estruturada a partir dos Bancos Alimentares, e encontra-se assente em Instituições de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio. A Rede de Emergência Alimentar mobiliza um corpo de voluntários, devidamente protegidos, que em horário e local definidos, realizam o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos para os pontos de entrega ou até para casa dos mais frágeis, reduzindo o número de pessoas em circulação, mas garantindo o abastecimento. “Alimentar a Saúde” teve início a 21 de março e, em apenas um mês, já foram distribuídas mais de 11.600 refeiçõesà população mais necessitada, de que são exemplo famílias carenciadas, crianças institucionalizadas, lares e profissionais de saúde, entre outros. “Não é novidade que estamos todos a passar por uma situação altamente instável e imprevisível, algo sem precedentes. Neste sentido, cabe-nos prestar todo o apoio possível à sociedade portuguesa, com especial enfoque naqueles que mais precisam de ajuda. A participação da makro Portugal em iniciativas de responsabilidade social como esta, que marcam a diferença no quotidiano de famílias e profissionais, é também um dos nossos focos. É responsabilidade de todos fazermos mais e melhor. Desde sempre que nos envolvemos com a sociedade e nos encontramos ligados a projetos de cariz social. Neste contexto ainda mais sentido e diferença faz”, explica David Antunes, CEO da Makro Portugal. A makro Portugal apoia também o projeto “É Um Restaurante”, uma iniciativa da Associação Crescer que consiste em dar formação profissional e emprego a pessoas em situação de sem-abrigo, e que todos os dias distribui 200 refeições a pessoas nesta situação, em Lisboa. Outra iniciativa de responsabilidade social que a makro Portugal fez questão de se associar foi a comunidade “Ao seu Lado”, um projeto lançado a 26 de março com o objetivo de ajudar a promover pequenos e médios estabelecimentos alimentares que continuam ativamente a disponibilizar bens alimentares, através de entregas em casa ou de serviços de takeaway. Com mais de 700 estabelecimentos inscritos, a iniciativa “Ao seu Lado” tem como objetivo ajudar os comerciantes aderentes para que estes consigam reduzir os custos operacionais de aquisição de produtos, mas também ajudar as pessoas que utilizam a plataforma. “São milhares os estabelecimentos comerciais e restaurantes a precisar de apoio neste situação complexa que estamos todos a viver, nomeadamente em Portugal. Proativamente apoiamos esta iniciativa como uma solução para ir ao encontro das necessidades dos negócios próprios, tentando minimizar as consequências económicas para os pequenos e médios estabelecimentos alimentares”, explica David Antunes. Como forma de dinamizar a economia nacional, “Ao seu lado” pretende que as pessoas não deixem de recorrer aos restaurantes e ao comércio tradicional, para que estes consigam manter a sustentabilidade do seu negócio. Os estabelecimentos que prestem serviços de takeaway ou façam entregas ao domicílio poderão realizar a sua inscrição na comunidade de forma gratuita. Paralelamente, a empresa colabora ainda com a Refood, Banco Alimentar, Bombeiros, entre outras instituições de Norte a Sul do País.

Costa Verde apresenta Opera: Porcelana profissional para refeições com requinte

Desenhada pelo premiado atelier Studio Levien e desenvolvida pela Costa Verde, a linha Opera apresenta distintas formas que se coordenam entre si.

De um branco imaculado, esta porcelana conta com duas variantes – Boheme e Aria – e um criativo conjunto de soluções para servir e degustar. Deixe-se inspirar e surpreenda com empratamentos impressionantes!

Veja o catálogo completo da linha Opera, da Costa Verde, pensada para os mais elegantes espaços de restauração e hotelaria.

Conheça a Porcelanas Costa Verde

Turismo de Portugal reconhece estabelecimentos com selo “Clean & Safe”

Numa altura em que se prepara a retoma do setor, os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagem (empresas que possuem registo junto da Autoridade Turística Nacional) podem solicitar a declaração como Estabelecimento “Clean & Safe”. O Turismo de Portugal criou um selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino.

Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe” pode ser obtido online, a partir de dia 24 de abril, nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo) e estará sempre associado ao número de registo da entidade.

Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Com esta medida a Autoridade Turística Nacional pretende, não apenas transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, como promover Portugal como destino seguro do ponto de vista de cuidados com a propagação do Vírus, com uma atuação coordenada por parte de todas as empresas do setor e que se alargará brevemente a outras áreas de atividade conforme inúmeras manifestações de interesse.

Guias de Procedimentos para o alojamento e restauração durante a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde criou dois guias de operação para o sector do alojamento e restauração nomeadamente “Operational Considerations for Covid-19 management in the accomodaton sector” e “Covid-19 and food safety: gudance for food business”, que pretendem dar indicações sobre os procedimentos operacionais a ter em conta para o Covid-19 em conjunto com as atualizações que vão sendo indicadas no site da Organização Mundial de Saúde.

O guia indica os procedimentos que os hotéis e todas as unidades de alojamento devem fazer para proteger os seus funcionários e clientes, bem como a ação específica da direção.

No caso do guia para a restauração, este esclarece a falta de evidência da transmissão do vírus através da comida ou das respetivas embalagens, mas alerta para o facto do vírus se manter vivo nas superfícies onde caem as gotículas que o transportam e para a necessidade de observar as mais estritas normas de higiene como a lavagem frequente das mãos.

Os dois documentos, que a ADHP está atualmente a traduzir para incluir nos Manuais de Procedimentos da Hotelaria e Restauração, estão disponíveis nas versões originais aqui.

COVID 19 Accommodation sector

COVID 19 and Food Safety Guidance for Food Business interim guidance

Tourism Talks by MIB discute o futuro da distribuição turística

A Message in a Bottle, agência de comunicação especializada em Turismo e Lifestyle, irá organizar no próximo dia 24 de abril, às 15h00, a segunda edição das Tourism Talks, desta feita dedicada à distribuição turística.

Com o nome “Tourism Distribution: Healing Solutions”, esta conversa irá juntar um conjunto de empresários e personalidades do setor, como é o caso de Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo; Frédéric Frère, Ceo da TravelStore; Carlos Baptista, administrador da Bestravel; Francisco Teixeira, diretor geral da Melair; João Moita, diretor geral da CITUR; Markus Zahn, CEO da Olimar; sendo moderado por Ruben Obadia, fundador da Message in a Bottle.

A Tourism Talk será transmitida em direto no canal de Youtube da Message in a Bottle e o seu acesso é gratuito:

https://www.youtube.com/channel/UClNMjypH26ls2vF6gSsFpOg?view_as=subscriber

Um novo paradigma da alimentação

Artigo de Opinião
Por Madalena Rugeroni
Country Manager Too Good To Go Portugal

Hoje celebramos 50 anos do Dia da Terra. Em 1970 este dia foi celebrado pela primeira vez, com o propósito de criar uma consciência comum dos recursos naturais do planeta, da educação ambiental e da nossa participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

E hoje, mais do que nunca, neste tempo sem precedentes em que muito se fala sobre a “recuperação” do planeta, não podemos deixar que se caminhe para o paradoxo da sustentabilidade ambiental. Que este seja um tópico ofuscado por outras questões emergentes desta pandemia, igualmente importantes e urgentes, como a segurança e a saúde pública. Até porque existe uma correlação imediata e óbvia entre ambas as prioridades – um planeta saudável é também o reflexo de uma sociedade sã e segura – e essa foi uma das maiores aprendizagens da circunstância da nossa actual realidade.

E é sobre esse facto que a Too Good To Go se propõe a reflectir, nesta realidade que era aparentemente impossível, mas que provou já ter dado origem a alterações na sociedade e no planeta que só seriam previstas (em cenários muito optimistas) num período de tempo muito mais longo. A actual pandemia abalou o mundo e estamos a testemunhar mudanças sísmicas, e a indústria alimentar e a forma como nós, consumidores, vemos os alimentos, é uma das alterações mais marcantes. Apesar de sermos uma nação valente e apaixonada por comida, o respeito por essa mesma comida perdeu-se de forma generalizada, um pouco por todos os cantos do mundo, não sendo Portugal uma excepção. E isto deve-se, muito possivelmente, ao simples facto de termos vivido numa época, e principalmente numa fatia dos afortunados, em que a comida sempre esteve disponível.

Acostumamo-nos a prateleiras cheias e a ter acesso abundante a alimentos quando e onde quisermos. Somos os sortudos deste mundo civilizado, compradores de conveniência, sempre capazes de abastecer os nossos frigoríficos sem realmente pensar no que já temos em casa.

De certa forma, e para a grande generalidade dos consumidores o laço emocional à comida, que nos permite, a todos, reconhecer-lhe o seu valor individual e colectivo, perdeu-se. Não sabemos que recursos são necessários para produzir alimentos, de onde vêm ou quem na realidade os produziu para nosso proveito. Compramos abacates do México e mirtilos da Nova Zelândia e achamos necessário ter acesso a morangos a meio de Dezembro. Em suma, e em parte por causa da sua abundância, os alimentos tornam-se numa mercadoria à qual não lhe é dado o devido valor nem respeito. E vivemos agora num cenário em que muito provavelmente, o volume de desperdício de alimentos em casa poderá ter aumentado. Seja por falta de consciência, ou pura e simplesmente, por falta de conhecimento necessário, para se distinguir inclusive se um alimento está ou não, ainda próprio para consumo, ou até porque não sabemos como o aproveitar no seu todo.

Mas porque o impossível aconteceu, e por conseguirmos reconhecer todas estas limitações, a nossa relação e respeito pela comida mudou. A partilha e a entreajuda crescem e dicas de como aproveitar os alimentos, de receitas ricas em nutrientes e munidas de uma criatividade de reaproveitamento inteligente e astuta – das mais complexas e elaboradas às mais simples e de fácil aplicação a qualquer lar, estão um pouco por todo lado. É agora crucial que nos lembremos que estas mudanças não podem ser apenas o reflexo de um condicionamento, mas sim uma aprendizagem que dele adveio, uma nova forma de estar, de comprar, de preservar, de cuidar, de trabalhar, de retribuir, de aprender – de nos alimentarmos e de respeitarmos a terra, e todos aqueles que a trabalham e todos os outros que dela dependem – todos nós.

Nas últimas semanas, e movidos por esta oportunidade de mudança e pelo aumento generalizado de solidariedade, nós na Too Good To Go, e na qualidade de empresa de impacto social e player de relevo no combate ao desperdício alimentar e redução de emissões de CO2 que dele advêm, participámos em discussões ao lado de ONGs e empresas que compõem a Green Recovery Alliance, uma aliança lançada no Parlamento Europeu com o apoio de 12 ministros do meio ambiente da UE, que assinaram um apelo por uma recuperação verde desta pandemia. Um projecto que visa apoiar planos de recuperação, que coloca a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade no centro da política económica europeia. Cabe-nos a todos nós percebermos o nosso impacto e trabalharmos na construção deste novo mundo.

Esta pandemia antecipa mudanças, que estavam inclusive em agenda, como a educação à distância, o trabalho remoto, a procura pela sustentabilidade, e a consciência individual e colectiva, de que todos temos de ser e agir com uma maior responsabilidade no impacto ambiental e social. É importante mantermos viva a memória de um tempo em que aprendemos a importância de conceitos e valores como
solidariedade e empatia, para com o próximo e para com o planeta e os seus recursos. Princípios básicos que nos podem levar a um novo e mais consciente modelo de consumo alimentar.

Makro Portugal oferece novos serviços a todos os seus clientes

A makro Portugal apresenta uma série de serviços e ofertas desenvolvidas para todos os seus clientes, mas com especial foco no setor Horeca, bem como nos negócios próprios. “A situação de instabilidade que vivemos hoje, devido à evolução da COVID-19 no nosso país causou uma série de alterações nas nossas vidas. Sabemos e sentimos as necessidades do setor HoReCa, bem como inúmeros negócios próprios a nível nacional, por isso, mais do que nunca, os nossos clientes podem contar connosco como parceiros. É nesse sentido que nos estamos a reinventar, com o objetivo de lhes dar o máximo apoio possível para a sustentabilidade dos seus negócios”, refere David Antunes, CEO da makro Portugal.

Neste contexto a empresa grossista implementou uma estratégia denominada WHOLESALE 360º, que se traduz no facto da insígnia estar agora a oferecer diversos serviços que se complementam e acabam por ter impacto em todas as dimensões profissionais dos negócios dos seus clientes. Esta estratégia alicerça-se em 6 pilares fundamentais:

PRODUTOS

A empresa reviu o seu sortido, oferecendo agora produtos ainda mais diferenciadores (alimentar e não alimentar). Foi inclusivamente reforçada a disponibilização de produtos que se destinam exclusivamente ao transporte por take-away, como casacos de mota, caixas térmicas de transporte, soluções de controle de atendimento, viseiras protetoras, entre outros.

CONSULTORIA

A makro Portugal promove, neste momento, o aconselhamento de clientes, compreendendo o seu negócio e oferecendo soluções personalizadas. Neste âmbito a empresa encontra-se a desenvolver uma linha de apoio ao Cliente HoReCa, a ser lançada na próxima semana, dia 20 de abril, e que terá o apoio de profissionais do sector. A linha de apoio Horeca Consulting214247979, está à disposição dos clientes profissionais das 10h às 18h. Com este suporte especializado, os clientes do setor poderão colocar todas as dúvidas que tenham sobre qualquer tema relacionado com o seu negócio.

Paralelemente, a empresa encontra-se a desenvolver também – Live Instagram no sentido de dar informação relevante sobre diversos temas importantes para os seus clientes: como lançar/comunicar take-away/delivery, como gerir/criar um website gratuitamente, como gerir a rentabilidade do menu, entre outros.

EQUIPAMENTO

Como sempre a makro possui uma oferta de equipamento profissional diversificado para otimizar o negócio dos clientes. Neste momento, toda a oferta foi revista de forma a ir ao encontro das reais necessidades dos seus clientes Horeca e/ou Negócios Próprios, no que diz respeito a soluções de take away incluindo soluções de transporte para entrega de alimentos, desde vestuário apropriado, caixas térmicas, viseiras de proteção, kit de senhas Sua Vez (dispensador, visor, rolos), entre outros.

SERVIÇOS

Neste âmbito a empresa pretende oferecer serviços que ajudam os clientes a atingir os seus objetivos, facilitando o seu dia a dia com soluções inovadoras. Neste contexto foi desenvolvida uma parceria com a Cooltra, uma das principais empresas em soluções de mobilidade em 2 rodas na Europa. Através desta, os clientes makro que se encontram a desenvolver o seu negócio em take-away podem recorrer a um aluguer de viatura mensal, rentabilizar recursos humanos contratados pelo restaurante para apoiar com a entrega de encomendas, garantir que o contacto com o cliente final é assegurado pela equipa do restaurante, e não por terceiros, com total autonomia e independência, entre outros.

Ainda neste âmbito, a makro realizou também uma parceria com a Edenred, juntando-se à Edenred – Ao seu lado, plataforma recentemente criada, que agrega os diversos estabelecimentos disponíveis para take-away, no sentido de apoiar os negócios do setor que se encontram em processo de transformação de take-away e delivery registados nessa plataforma.

Os clientes podem ainda contar com o serviço MakroGo e Serviço de Entregas/Delivery tendo por base o MShop, a loja online da empresa grossista.

FERRAMENTAS DIGITAIS

São inúmeras as ofertas de soluções digitais que contribuem para acrescentar valor ao negócio dos clientes, seja ao nível da visibilidade, como ao nível da rentabilidade. Além de já ter iniciado o suporte ao processo de digitalização dos seus clientes através da plataforma Dish, a grossista lançou recentemente o Takeaway & Delivery Online Powered by Makro, serviço totalmente gratuito que visa facilitar a adaptação de negócios que pretendam implementar o processo de entregas, permitindo que estes possam comunicar diretamente no seu site e que continuem a servir os seus clientes, de forma simples e rápida. Paralelamente desenvolveu ainda um novo catálogo em formato digital – Torne o seu negócio em take-away,  no sentido de ajudar os negócios HoReCa que se querem adaptar a Take-Away. Este guia tem diversas informações úteis que se traduzem em: como comunicar online, com soluções e dicas da equipa digital; como comunicar no local com o apoio de sinalética adequada; como adaptar o menu; medidas de higiene adequadas; informação sobre as soluções de descartáveis; soluções para o transporte de alimentos confecionados; e ainda resumo sobre várias medidas de apoio ao sector (financeiros, prorrogação de prazos, etc.).

MARKETPLACE

Os clientes makro podem adquirir num só local tudo o que necessitam para o seu negócio. A verdadeira inovação vai além da oferta de produtos, refletindo-se agora na panóplia de serviços que foram criados exclusivamente para apoiar os clientes que se encontram também eles a reinventar-se neste período. A empresa encontra-se a desenvolver outros canais e terá mais novidades em breve.

Por outro lado, estão ainda a ser realizadas parcerias com entidades como o Turismo de Portugal e a Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), com o objetivo de promover webinars e ações de apoio sobre temas relevantes para o setor.

Não se esquecendo dos consumidores finais que temporariamente podem agora deslocar-se também às lojas makro, a insígnia desenvolveu já parcerias com a Euroticket e Ticket Restaurante, com objetivo de aceitar estas formas de pagamento em todas as suas lojas de norte a sul do país.

Toda a estrutura dos espaços foi também revista no sentido de facilitar a circulação em loja dos clientes makro. Assim sendo foi criada uma entrada e caixa exclusiva para clientes profissionais das seguintes áreas de atividade: empresas do ramo da restauração, cantinas, mercearias e retalhistas do ramo alimentar, forças de segurança e serviços de emergência.

O foco da grossista encontra-se assim empenhada em desenvolver mecanismos 360º de apoio aos seus clientes, encontrando na makro todo o apoio que necessitam para fazer frente aos tempos instáveis que se vivem atualmente a nível mundial.

A empresa encontra-se ainda a desenvolver mais ações e parcerias, as quais serão oportunamente divulgadas, no sentido de apresentar a todos os seus clientes as melhores soluções e alternativas de apoio aos seus negócios.

Alentejo promove conferência online sobre mercados internacionais

A Agência de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA) vai promover uma conferência online subordinada ao tema “Turismo externo no Alentejo: situação presente e expectativas dos principais mercados emissores”. A iniciativa, que decorrerá no próximo dia 22 de abril, às 15h00, é aberta a todos os interessados e será transmitida em direto no canal de Youtube da ARPTA – Visit Alentejo – https://www.youtube.com/channel/UCj1gv7WDtWYBWKug5gwqSpw .

A conferência conta com as intervenções de Vítor Silva, presidente da ARPTA; Maria de Pereda, vice-presidente da New Link, de Espanha; Jayme Simões, presidente da Louis Karno & Company Communications, LLC, dos Estados Unidos da América; Ricardo Dinis, diretor regional da TAP, do Reino Unido e da Irlanda; Fábio Torres, co-fundador da AFT Comunicação, do Brasil; e João Castro, consultor de turismo, da Alemanha.

“O nosso objetivo é o de proporcionar a todos os empresários e trabalhadores do setor do Turismo no Alentejo o acesso a informação relevante sobre alguns dos principais mercados emissores de turistas para a nossa região”, salienta Vítor Silva, presidente da Agência de Promoção Turística do Alentejo, acrescentando que “houve a preocupação em ouvir especialistas em cada país que nos possam traçar um cenário realista e dar pistas de como poderemos atuar assim que a situação o permitir”.

InterContinental Lisbon reforça a ajuda à Refood

A unidade hoteleira é parceira do núcleo de São Sebastião da instituição há vários anos. Devido à pandemia e ao Estado de Emergência, a ajuda foi reforçada para conseguir chegar a mais famílias carenciadas.

Nos últimos anos, o InterContinental Lisbon tem realizado doações diárias de alimentos à associação de solidariedade social que ajuda muitas famílias carenciadas na zona de Lisboa.

Com as consequências do COVID-19, o hotel do grupo IHG está a aumentar as doações à Refood com os mais variados produtos: leite, iogurtes, ovos, manteiga, fiambre, queijo, fruta, legumes, vegetais, bolachas, cereais, entre outros. Estas entregas variam de acordo com as necessidades da instituição, que são sempre recebidas com um enorme impacto.

O InterContinental Lisbon está a doar o maior número de alimentos possível para que não falte nada à Refood e para que chegue a todas as pessoas que necessitam.

“Toda a equipa do InterContinental Lisbon está sempre pronta a colaborar. Um dos nossos objetivos é ajudar as pessoas que precisam de mais assistência durante este tempo de crise na nossa cidade. Reforçamos o nosso apoio à Refood, para que a instituição possa continuar a garantir o apoio à comunidade”, refere Maarten P. Drenth, Cluster General Manager do InterContinental Lisbon.