Chegadas internacionais devem aumentar 6% em relação a 2023, chegando a 84% de todos os check-ins no verão

Um novo relatório da SiteMinder, que se apresenta como a única plataforma de software que desbloqueia todo o potencial de receita dos hotéis, revela o crescimento das reservas de alojamento em Portugal com o início do verão. O relatório, Tendências de Reservas de Hotéis da SiteMinder – Edição Verão 2024, indica que as chegadas internacionais devem aumentar 6% em relação ao ano passado, chegando a 84% de todos os check-ins neste verão – a maior percentagem no Hemisfério Norte.

O relatório da SiteMinder estuda as reservas de hotéis feitas para estadias entre junho e agosto em 10 dos maiores mercados turísticos do Hemisfério Norte, incluindo Portugal, Áustria, Canadá, França, Alemanha, Itália, México, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos.

Dentro de Portugal, os dados mostram:

  • O país está no topo da lista em assegurar estadias mais longas. A duração média das estadias em Portugal deve aumentar para 3,28 noites, de 3,11 noites em 2023, ultrapassando a média de 3,16 noites esperada em Espanha.

  • A taxa diária média (ADR) aumentou quase 8%, de 243€ no verão passado para 262€ este ano.

  • Os viajantes reservaram as suas estadias com mais antecedência. O tempo médio de antecedência aumentou de 136 dias em 2023 para 139 dias este ano, apenas um dia a menos do que o tempo de antecedência registado em Espanha.

Edgar Foz, diretor nacional da SiteMinder em Portugal, afirma que os resultados apontam para mais um verão empolgante para os alojamentos portugueses.

“Após o verão recorde do país em 2023, os dados da SiteMinder indicam que a indústria hoteleira em Portugal está preparada para outra grande temporada, impulsionada pela forte procura entre os viajantes do Reino Unido, EUA, Alemanha e França, em particular. Os hóspedes estão a reservar estadias ainda mais longas, com maior antecedência.”

Foz acrescenta: “Os alojamentos mais bem posicionados para maximizar o dinamismo dessa temporada e criar uma experiência digital perfeita para os seus hóspedes são aqueles que colocam a tecnologia no centro de cada decisão e processo operacional, desde a apresentação da sua marca num mercado online cada vez mais concorrido, até à forma como os hospedes fazem o check-in à chegada.”

O relatório da SiteMinder “Tendências de Reservas de Hotéis da SiteMinder – Edição Verão 2024” baseia-se nos dados de reservas da plataforma da SiteMinder, que no ano passado processou mais de 120 milhões de reservas avaliadas em mais de 50 mil milhões de dólares em receitas para os seus hotéis. As conclusões completas podem ser consultadas abaixo.