O Lost In apresentou recentemente a sua carta num evento em que os convidados embarcaram numa viagem gastronómica pelos clássicos da cozinha oriental fundidos com o melhor da tradição portuguesa, resultando numa gastronomia rica em sabores, especiarias e sensações, traduzindo-se numa espécie de uma nova epopeia de descobrimentos comandada pelo Chef Guilherme Cruz.
Localizado no coração do Príncipe Real, em Lisboa, o Lost In combina a tranquilidade de um oásis urbano com uma fusão gastronómica de sabores portugueses, mediterrânicos e orientais, celebrando as viagens portuguesas pelo mundo enquanto impulsionadoras da descoberta de técnicas, saberes e receitas que inspiram esta nova carta de inverno. Assinada pelo Chef Guilherme Cruz, a nova carta embarca numa viagem pela Ásia, mantendo as referências à culinária portuguesa, que aposta na simplicidade para destacar as combinações gastronómicas de sabores, frescura dos ingredientes, aroma das especiarias para criar uma experiência única que celebra a tradição e a inovação.
Para iniciar a refeição e transportar os sentidos até ao mar, nada melhor que experimentar o Ceviche de Corvina (14,50€), acompanhado por leite de tigre, batata-doce e coentros, ou o Pani Puri de Atum (9,5€), que se traduz num tártaro de atum com kimshi, gema BT e cebolinho. Destacam-se nas entradas os Croquete Surf&Turf (11€), uma combinação de quatro croquetes – dois de pernil fresco e fumado, cozido lentamente e aromatizado com citronela, gengibre, malagueta e soja; e dois de camarão e berbigão, feitos com um caldo de camarão ligeiramente picante, combinando o melhor da terra e do mar. Com um twist especial o Won Ton de Corvina e Camarão (10,5€) é também protagonista da nova carta, inspirado no tradicional Pho Vietnamita mas substituindo a utilização da carne por um caldo escuro de peixe, infundido com os sabores clássicos do Pho.
Entre os pratos principais, o Arroz de Borrego no Forno (26,5€) destaca-se como uma homenagem à tradição portuguesa, oferecendo um prato rico em sabores intensos e o reconfortante sabor do borrego cozinhado ao longo de nove horas, com uma inesperada inspiração asiática que se traduz num tempero com masala, utilização de iogurte e coentros. O Caril de Camarão (19€) é o bestseller do restaurante, tem evoluído ao longo do tempo e é um prato icónico e imperdível que reflete a história e a identidade do Lost In.
Ideal para aproveitar a vista panorâmica privilegiada do Lost In em diferentes momentos do dia, a nova carta apresenta também sugestões rápidas e leves para os dias mais acelerados, de que é exemplo, entre diversas opções de saladas, a Salada de Atum Tailandesa (13€) que inclui atum braseado, nuoc cham, tapioca, tomate cereja, papaia verde, amendoim e coentros, combinando a frescura dos ingredientes e os seus sabores vibrantes para transportar os sentidos até ao oriente. Destaca-se ainda a Sandwish Katsu de Pernil (11,5€) que inclui pão de brioche, panado de pernil, coleslaw, pickles e maionese de alho; ou mesmo o português Prego do Lombo (14,5€).
Para fechar a experiência gastronómica, nada melhor que o Parfait de Iogurte (7€), que se destaca pela calda de maracujá e manga com um toque picante da malagueta, ou o Mil-Folhas de Maçã (7€) combina a delicadeza das maçãs Fuji e Granny Smith com o suave creme de pasteleiro, refrescado pelo gelado de baunilha, numa sobremesa que alia a doçura e a frescura de forma sublime.
Garantindo criar os momentos mais divertidos, com os eventos exclusivos e os almoços e jantares de grupo mais animados, de novembro a março o Lost In é o local perfeito para juntar amigos, colegas e família com menus a partir de 35€ pax. – sem bebidas – 45€ pax. com um suplemento de bebidas.
Os novos cocktails do Lost In como o Indian Garden (10€), com vodka e sumo natural de maçã verde que combina o doce e o azedo, ou o Red Velvet (11€) com gin, morangos e peta zetas que remete à infância, são perfeitos para quem procura relaxar ao sabor das viagens que o menu garante. Durante a semana, das 16h às 18h, com exceção de feriados, o Lost In tem uma happy hour, com 50% de desconto nos cocktails (5€, 5,5€ e 6€), imperial (1,1€) e caneca (2,5€).
Com capacidade para 60 pessoas no terraço panorâmico – que permite aproveitar até mesmo os dias chuvosos com uma vista incrível sob a cidade das sete colinas – e outras 60 no jardim exterior, o Lost In abre portas de segunda a quarta, das 16h às 00h, e de quinta a domingo, das 12:30h às 00h. Agora com uma nova carta, o restaurante consolida-se como uma referência gastronómica na capital lisboeta, sendo o local onde o tempo desacelera e os sabores se intensificam. A localização distinta, com uma vista de cortar a respiração, aliada aos sabores e aromas criados pelo Chef, transformam cada visita numa celebração única à cidade e às suas tradições.
The Lodge Hotel torna-se Forte de Gaia – Autograph Collection, by Marriott International
O The Lodge Hotel, situado no coração de Vila Nova de Gaia, entre as emblemáticas caves de vinho do Porto e com vistas privilegiadas sobre o rio Douro e a cidade do Porto, anuncia a sua transição para Forte de Gaia – Autograph Collection, by Marriott International. Esta mudança consolida o seu posicionamento no segmento de luxo e integra-o num dos grupos hoteleiros mais prestigiados do mundo. A evolução estratégica garante aos seus hóspedes uma experiência ainda mais exclusiva e diferenciadora.
“A integração na Marriott International e na Autograph Collection é um passo natural na afirmação do Forte de Gaia como referência de luxo na região. Mantemos a nossa identidade singular, agora aliada às vantagens de uma marca global reconhecida pelos seus elevados padrões de qualidade e hospitalidade. Além disso, é um enorme orgulho sermos o primeiro hotel Autograph Collection na região do Porto e apenas o terceiro em Portugal, reforçando ainda mais a nossa exclusividade e ligação autêntica à tradição vinícola da região”, afirma André Borges, diretor do Forte de Gaia – Autograph Collection.
A Autograph Collection é uma prestigiada coleção global de hotéis independentes, dentro do portefólio da Marriott International. Caracteriza-se por reunir propriedades com um caráter distintivo, permitindo que cada hotel mantenha a sua individualidade, enquanto usufrui do alcance e reputação da marca Marriott. Ao contrário de outras marcas da cadeia, os hotéis Autograph Collection não seguem um modelo padronizado, mas sim uma filosofia baseada na autenticidade e na identidade própria de cada propriedade.
O Forte de Gaia – Autograph Collection passa a integrar este portefólio exclusivo como o terceiro hotel da coleção em Portugal, depois do The Ivens, em Lisboa, e do Domes Lake Algarve, em Vilamoura. Além disso, é o primeiro hotel Autograph Collection no Grande Porto e na região Norte do país, reforçando a singularidade e exclusividade da marca nesta localização privilegiada.
O novo nome, Forte de Gaia, presta homenagem às origens históricas da cidade e à tradição vinícola que define a região. Esta identidade reforça o conceito de autenticidade, solidez e legado, elementos que se refletem na experiência proporcionada aos hóspedes.
Com esta transição, o Forte de Gaia – Autograph Collection passa a oferecer aos seus hóspedes novas vantagens, incluindo o acesso ao programa de fidelização Marriott Bonvoy. Os clientes poderão acumular e resgatar pontos em estadias, bem como usufruir de benefícios exclusivos, como upgrades de quarto, early check-in e late check-out.
O design e a identidade do hotel continuam a refletir a assinatura da conceituada designer Nini Andrade Silva, inspirados na cultura e tradição vinícola da região. O projeto incorpora elementos que remetem para a produção de vinho, como tonéis, vinhas e tonalidades vínicas, criando um ambiente sofisticado e autêntico.
O hotel conta com 119 quartos e suites, incluindo duas Signature Suites, além de uma piscina exterior aquecida (de março a outubro), ginásio e serviço de spa no quarto. Dispõe também de parcerias exclusivas com caves de vinho do Porto. O Forte de Gaia – Autograph Collection disponibiliza seis salas de reuniões e eventos, com nomes inspirados em grandes colheitas de vinho, e equipadas com tecnologia de última geração para conferências, encontros corporativos e eventos exclusivos.
Quinta da Bordaleira: Vinhos que Elevam o Paladar
Fundada em 2017 pela Família Pellegrini, em vinha pré-existente de aproximadamente 25 anos, a Quinta da Bordaleira situa-se em Paranhos da Beira, Concelho de Seia, no sopé da Serra da Estrela. Atualmente com 4 hectares de vinha, a Quinta da Bordaleira destaca-se pela produção de vinhos Dão D.O.C. de autoria do enólogo António Narciso, utilizando as modernas técnicas de vinificação em harmonia com as práticas centenárias da viticultura da região.
A história deste projeto remonta a duas gerações, com os avós do fundador, que cultivavam uma profunda ligação à agricultura e uma paixão pela produção de vinhos. Hoje, este legado é honrado pela família através do manejo sustentável da vinha, com destaque para a ovelha Bordaleira e o seu relevante papel no controlo da vegetação e na adubação do solo.
Ao preservar o microbioma do solo, a Quinta da Bordaleira garante que os seus vinhos são uma expressão genuína do seu terroir. Cada garrafa reflete o caráter único do Dão, com vinhos complexos, elegantes e equilibrados.
A gama de vinhos da Quinta da Bordaleira é estruturada em três categorias: a linha Family Selection, de vinhos unoaked, frescos e vibrantes, seguida dos Reservas Branco e Tinto, de perfil gastronómico e em que a madeira integra-se harmoniosamente com os aromas autênticos da fruta, e, finalmente, as edições especiais de branco e tinto produzidas apenas nas melhores vindimas, a que denominam 1.993M, em homenagem às tradições e à beleza da Serra da Estrela, com o ponto mais alto de Portugal Continental a 1993 metros de altitude.
O Family Selection Branco é um lote cuidadosamente elaborado a partir das castas Encruzado e Malvasia Fina. É um vinho seco, fresco com sabores citrinos e com um toque floral. Notas minerais no nariz e na boca. Corpo elegante e boa acidez natural conferem-lhe um bom carácter gastronómico.
O Family Selection Rosé é um vinho cuidadosamente elaborado a partir da casta Touriga Nacional. Vibrante e harmonioso este Rosé destaca-se pelos aromas de frutas vermelhas frescas, notas florais e minerais.
O Family Selection Tinto é um lote cuidadosamente elaborado a partir das castas Touriga Nacional, Alfrocheiro e Tinta Roriz. Rico e harmonioso é um vinho de terroir, com aromas frutados de fruta vermelha e alguma fruta madura e notas minerais. Taninos frescos em conjunto com estrutura ligeira, mas com frescura e boa acidez natural, que, em conjunto com as notas de campo, caracterizam o vinho da Região do Dão.
O Reserva Branco é elaborado com uvas da casta Encruzado, cuidadosamente selecionadas e vindimadas à mão a uma altitude média de 600 metros. Após fermentação controlada a frio em cubas de inox, parte do vinho estagiou por 6 meses em barricas de carvalho francês de 225 litros. Um vinho elegante, com aromas frutadas, alguns tostados e com volume em equilíbrio com boa acidez.
O Reserva Tinto, por sua vez, com aromas frutados, tostados e com taninos frescos, é elaborado a partir das uvas Touriga Nacional e Alfrocheiro, vindimadas à mão e após fermentação controlada a frio em cubas de inox, estagiou durante 12 meses em barricas de carvalho francês.
O 1.993M branco de edição especial é um vinho monovarietal produzido com uvas da casta Encruzado cuidadosamente selecionadas e vindimadas à mão. É um vinho seco, mineral, com sabores citrinos e tons de mel, envolvidos em aromas frutados e de tosta das barricas em que estagiou por três meses após completar a fermentação em inox e também em barrica.
Finalmente, a o 1.993M edição especial tinto é um vinho monovarietal produzido com uvas Touriga Nacional. O perfil apresenta notas de fruta vermelha e de mirtilo maduro, com taninos jovens e um palato fresco e mineral.
COMECA reforça aposta no futuro com rebranding e nova identidade corporativa
A COMECA, referência no fornecimento de soluções e equipamentos profissionais para o segmento b2b, no setor HORECA, dá um novo passo na sua trajetória de sucesso com um rebranding que reflete uma empresa mais moderna, dinâmica e alinhada com as exigências do mercado atual. A nova identidade visual e estratégica de negócio traduz o compromisso da empresa em continuar a inovar e a oferecer soluções de excelência, reforçando a sua posição como parceira de confiança para os profissionais da hotelaria, restauração e lavandaria profissional.
Com mais de 75 anos de experiência, a COMECA sempre se destacou pelo rigor, pela proximidade com os seus clientes e pela capacidade de evolução. O rebranding é mais do que uma mudança estética; é um reflexo da aposta contínua na inovação, na digitalização e no reforço para com produtos e serviços de topo, garantindo que os clientes e parceiros têm acesso às melhores soluções do mercado.
A nova identidade da COMECA já está visível no seu website renovado (www.comeca.pt), que apresenta uma experiência mais intuitiva e completa para os profissionais do setor. Além disso, reforça a presença digital da marca, tornando a comunicação mais acessível e eficaz.
Soluções completas para um setor cada vez mais exigente
A COMECA mantém o seu compromisso de disponibilizar equipamentos de alta performance, oferecendo soluções integradas que combinam tecnologia de ponta, eficiência energética e um serviço de excelência. Para além do fornecimento de equipamentos de marcas líderes, a empresa aposta fortemente em consultoria especializada, com suporte especializado ao instalador, garantindo que cada cliente encontra a solução ideal para o seu negócio.
“A nossa missão sempre foi proporcionar aos nossos clientes as melhores ferramentas para que possam crescer e diferenciar-se no mercado. Com esta nova fase, queremos reforçar ainda mais a nossa proximidade com os profissionais do setor, fornecendo não só os equipamentos, mas soluções completas que elevam o desempenho e a rentabilidade dos negócios HORECA.” – afirma Paulo Alves, Diretor Comercial COMECA.
Representação Exclusiva Electrolux Professional em Portugal
A Electrolux Professional não é apenas uma marca. É uma forma de ser. Para além da inovação e compromisso que imprime em cada proposta, a sua dedicação à sustentabilidade é um ingrediente essencial que premeia todos os aspetos do seu trabalho. A Electrolux Professional abraça práticas ecologicamente corretas, garantindo que os seus equipamentos não elevam a cozinha e lavandaria profissionais apenas com perícia técnica, mas também deixam uma pegada de carbono mínima. Esta marca líder global, referência em cozinhas e lavandarias profissionais, tem representação oficial e exclusiva COMECA em Portugal.
Foco na sustentabilidade e inovação
A COMECA acompanha as tendências globais do setor, colocando a sustentabilidade e a eficiência energética no centro das suas soluções. A empresa tem vindo a integrar equipamentos e serviços que permitem uma redução do consumo energético, menor desperdício de recursos e maior durabilidade dos produtos.
Além disso, a aposta na formação especializada de instaladores para distribuidores mantém-se como um pilar essencial da empresa, capacitando os seus instaladores para a otimização do conhecimento especializado, promovendo networking e as boas práticas no setor.
Uma nova imagem, o mesmo compromisso
Com este rebranding, a COMECA reforça a sua identidade como um parceiro sólido e inovador, preparado para responder aos desafios do presente e do futuro. A experiência de décadas alia-se agora a uma abordagem ainda mais ágil, digital e orientada para as necessidades do mercado, consolidando o estatuto da empresa como um nome incontornável no setor HORECA.
Visite COMECA em www.comeca.pt ou siga nas redes sociais:
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Pipedrive apresenta CRM com agentes de inteligência artificial de última geração
A Pipedrive, o CRM de vendas fácil e eficaz para pequenas e médias empresas, anuncia uma nova ferramenta de inteligência artificial que inclui uma rede de agentes inteligentes, colegas de equipa digitais disponíveis 24 horas por dia, que simplificam todas as fases do processo de vendas, permitindo aos vendedores manter o controlo. Adaptados ao contexto de cada cliente, os agentes de áudio e texto ajudam as equipas de vendas a delegar tarefas de rotina, comunicar sem complicações e aceder a informações em tempo real para obter melhores resultados de vendas.
“Estamos num momento de viragem, a assistir a uma fase crucial da tecnologia, em que a inteligência artificial deixou de ser um conceito distante e tornou-se uma superpotência tangível e acessível, integrada nas ferramentas do quotidiano”, aponta o CEO da Pipedrive, Dominic Allon. “A nossa nova visão, centrada na experiência de inteligência artificial de agentes, marca uma nova era de inovação, oferecendo uma forma mais intuitiva e dinâmica de os profissionais se conectarem com a tecnologia. No futuro, os vendedores e os agentes de inteligência artificial trabalharão como co-pilotos, permitindo que as equipas se concentrem em construir relações, fechar negócios e alcançar os seus objetivos mais ambiciosos.”
O sistema de agentes da Pipedrive apresenta agentes gerais e especializados que fornecem inteligência em tempo real, aprendem com o feedback e tomam medidas conforme necessário, assegurando que os vendedores mantêm o controlo. Estes agentes tratam das tarefas através de comandos de voz ou escritos, com atuação 24 horas por dia, como verdadeiros especialistas em vendas, de forma a obter informações mais aprofundadas e uma colaboração perfeita.
“Na nossa perspetiva, expandimos os limites quando a inteligência artificial e a experiência humana se unem”, aponta Viktoria Ruubel, Diretora de Produtos da Pipedrive. “Imagine um CRM que poupa tempo aos vendedores, elimina atividades monótonas e reúne dados de todas as fases do processo de vendas. Alimentada por uma rede de agentes inteligentes de inteligência artificial, a nossa plataforma, além de apoiar a gestão de vendas, colabora ativamente com as equipas, automatizando tarefas, conectando informações e revelando oportunidades cruciais que, de outra forma, poderiam ser negligenciadas.”
A Pipedrive apresenta a sua experiência-piloto de agentes de inteligência artificial, concebida para melhorar a eficiência das vendas e a experiência do utilizador, ao mesmo tempo que se alinha com a visão contínua da empresa para otimizar os processos de vendas. O agente cria, de forma autónoma, conteúdos de e-mail personalizados para impulsionar o progresso de negócios, resume tópicos, explica por que razão é recomendada e ainda destaca os e-mails mais importantes, assegurando que os contactos e as oportunidades urgentes nunca passam despercebidos.
Em 2025, a Pipedrive planeia introduzir diversos recursos na sua experiência de agentes, com o objetivo de aprimorar as experiências dos clientes ao agilizar fluxos de trabalho, fornecer informações mais inteligentes e simplificar as tarefas diárias.
Esta experiência baseia-se no sucesso da Pipedrive AI, um conjunto abrangente de ferramentas de IA alimentadas pela OpenAI e por mecanismos de software exclusivos, bem como pela Pipedrive Pulse, uma solução de inteligência artificial projetada para agilizar a prospecção e priorizar os negócios mais promissores, atualmente disponível apenas em versão beta. Uma versão aprimorada do Pulse estará disponível para toda a base de clientes da Pipedrive na primavera de 2025, reforçando ainda mais as suas capacidades de apoio às equipas de vendas.
A Pipedrive tem o compromisso de criar e fornecer soluções baseadas em inteligência artificial de forma segura e responsável, considerando todos os padrões de privacidade e segurança relacionados com o setor. A Pipedrive não permite que terceiros utilizem dados de clientes para melhorar ou treinar modelos de inteligência artificial, nem utiliza dados de clientes para melhorar ou treinar modelos de inteligência artificial sem autorização.
Novotel Valencia Lavant abre as suas portas
Os Grupos Accor, Pictet e Hesperia World anunciam a abertura do Novotel Valencia Lavant, que teve lugar no passado dia 3 de fevereiro. Este novo estabelecimento é o primeiro da marca Novotel na capital do Turia, um destino que está a fazer uma forte recuperação e está pronto para receber os seus visitantes com um renovado entusiasmo, revelando a reconhecida hospitalidade valenciana.
Estrategicamente localizado entre o centro histórico e o Palácio de Congressos de Valência, no emblemático jardim do Turia, este novo estabelecimento Novotel redefine a hospitalidade de estilo urbano na região. Com 370 quartos distribuídos por um edifício de 11 andares e um espetacular rooftop em dois níveis, o Novotel Valencia Lavant é o novo destino de eleição para quem procura conforto, design e uma experiência inigualável na cidade. Este será também o primeiro hotel equipado com a nova cama Novotel, concebida para melhorar a qualidade do sono e elevar a estadia a uma experiência premium.
Localizado no renovado edifício do antigo Expo Hotel, este novo Novotel oferece uma vasta gama de serviços concebidos para o viajante moderno e para o público local. A nível gastronómico, destaca-se o restaurante Papúa Valencia, que oferece uma proposta culinária que funde sabores locais e internacionais num ambiente contemporâneo. Com uma seleção de pratos frescos e criativos, o restaurante é ideal para celebrar com amigos e familiares e desfrutar de noites temáticas e eventos especiais. O hotel também dispõe de um Snack Bar & Coffee Shop, onde os visitantes podem relaxar e saborear combinações únicas de café e deliciosas opções de aperitivos. A experiência no hotel Novotel é complementada pelo rooftop com piscina e bar, um espaço único com vistas panorâmicas de cortar a respiração, que se tornará um ponto de passagem obrigatório para afterworks e encontros com amigos, onde nunca faltarão cocktails e tapas. Por último, o hotel também oferece um delicioso buffet de pequeno-almoço, de acordo com o conceito «Your Time, Your Way», permitindo aos clientes personalizar a sua experiência matinal com opções saudáveis e produtos locais de qualidade para começar o dia com energia.
Merecem especial destaque o seu amplo espaço de coworking e as suas oito salas de reuniões, concebidas para se adaptarem a uma variedade de eventos, desde conferências a encontros mais privados. Equipados com tecnologia de ponta, estes espaços garantem que cada evento se realize com sucesso, com um serviço excecional e atenção aos detalhes. Estes espaços podem também ser o cenário de celebrações familiares, o que mostra a versatilidade do Novotel Valencia Lavant, tornando-o um destino ideal tanto para viagens de negócios e/ou com a família e amigos. O hotel também dispõe de um centro de fitness com uma sala de tratamentos e estacionamento privado para a conveniência dos clientes e visitantes.
O design do Novotel Valencia Lavant tem a assinatura do prestigiado estúdio Sundukovy Sisters, conhecido pela sua estética moderna e intemporal, e pelo seu trabalho em cidades como Paris, Liverpool e Amesterdão, sendo esta a sua primeira colaboração em Espanha. O seu trabalho no projeto confere ao hotel uma elegância distinta, fundindo a modernidade com elementos tradicionais da arquitetura valenciana. Além disso, a renovação arquitetónica e de interiores foi gerida por Mönica Fullana, respeitando todos os detalhes da filosofia «Your Time, Your Way» da Novotel, onde a experiência do cliente é a prioridade.
Além disso, o seu foco na sustentabilidade garante que todos os aspetos da renovação cumprem os elevados standards ambientais do Grupo Accor, comprometendo-se a reduzir a sua pegada ecológica e a promover o turismo responsável.
O hotel será explorado pela Hesperia World, gestora do Grupo Inversor Hesperia (GIHSA), que acrescenta assim o primeiro hotel Novotel à sua carteira multimarcas.
Consolidação e expansão da Accor na Península Ibérica
A abertura do Novotel Valencia Lavant eleva para 28 o número de hotéis do grupo no segmento midscale na Península Ibérica, 16 localizados em Espanha, 10 em Portugal e 2 em Andorra. A Accor continua a reforçar a sua presença no mercado da Península Ibérica com 128 hotéis abertos na região e mais 14 projetos em desenvolvimento, refletindo o seu compromisso com o crescimento e a excelência hoteleira.
Marc Serarols, SVP Operations Franchise Iberia, Mediterranean & North Africa afirmou: «A abertura do Novotel Valencia Lavant assinala um novo marco na expansão da marca em Espanha. Juntamente com a Pictet e a Hesperia World, estamos entusiasmados por iniciar esta nova fase em Valência, uma cidade vibrante, cosmopolita e em crescimento. Na Novotel, o nosso objetivo é oferecer a melhor qualidade de tempo e a melhor experiência aos nossos clientes, graças às nossas hospitaleiras equipas e a uma vasta gama de serviços, tanto de lazer e bem-estar físico, como de negócios.
Com a sua localização estratégica, serviços de elevada qualidade e um design que combina o melhor da modernidade com funcionalidade e elegância sem ostentação, o Novotel Valencia Lavant está preparado para oferecer estadias excecionais a quem procura conforto e bem-estar enquanto descobre tudo o que a cidade tem para oferecer.
O diretor geral de negócios da Hesperia World, Gonzalo Alcaraz, afima: «estamos particularmente entusiasmados com esta abertura, que é mais um passo na nossa estratégia de crescimento com projetos de gestão, e que representa a nossa entrada numa praça tão estratégica como Valência, de mãos dadas com dois parceiros de primeiro nível como a Accor e a Pictet. Além disso, estamos a fazê-lo com um hotel que estamos convencidos que se tornará uma referência, não só para todos os viajantes que visitam a capital do Turia, mas também para todos os valencianos e valencianas».
Turismo de Portugal lança certificação para promover o Turismo Acessível
O Turismo de Portugal anunciou ontem a criação de uma certificação, através da Norma Portuguesa ISO 21902:2022, para classificar a oferta turística em termos de acessibilidade, um passo pioneiro a nível internacional para consolidar o nosso país como um destino turístico inclusivo e acessível. A certificação é de adesão voluntária e é mais uma ferramenta para que os operadores turísticos se diferenciem positivamente no mercado.
Até à data, nenhum outro país estruturou uma certificação nacional de Turismo Acessível, através do cumprimento da Norma Internacional ISO 21902:2021, que abrange um vasto conjunto de requisitos e recomendações para garantir que os destinos, serviços e infraestruturas turísticas sejam acessíveis a todos.
A partir de agora, os agentes podem ter a certificação, emitida por organismos acreditados pelo IPAC – Instituto Português de Acreditação, mediante auditoria às condições de acessibilidade dos espaços candidatos.
De modo a apoiar os operadores turísticos na implementação das melhorias necessárias, as linhas de financiamento do Turismo de Portugal contemplam despesas relacionadas com acessibilidade, tornando esta certificação uma oportunidade estratégica para os agentes do setor.
Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, sublinha: “a acessibilidade é um pilar fundamental de um turismo de qualidade e sustentável. Com esta certificação, o Turismo de Portugal dá mais um passo para tornar Portugal um destino verdadeiramente inclusivo, assegurando que todos possam usufruir da nossa oferta turística com conforto e dignidade.”
O Turismo de Portugal vai continuar a promover e sensibilizar o setor para a importância da certificação, incentivando os agentes turísticos a adotarem práticas que garantam uma experiência acessível a todos os visitantes.
Alunos das escolas do Turismo de Portugal participam na 20ª edição do Concurso Interescolas
De 5 a 7 de fevereiro, 150 alunos das 12 escolas do Turismo de Portugal vão participar na 20ª edição do Concurso Interescolas daquela rede de ensino e competir em 13 especialidades. Este ano a competição tem lugar na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril.
Os alunos vão demonstrar as suas capacidades e conhecimentos em 13 especialidades distintas: Bar; Barista; Cozinheiro Aprendiz; Decathlon, prova prática de cozinha; Turismo; Alojamento Hoteleiro; Gestão Hoteleira; Pasteleiro Júnior; Taça Joaquim Janeiro, prova prática de serviço de restaurante que homenageia um grande profissional do serviço; Troféu Gilberto Mira – Futuro Escanção, prova que consiste na apresentação e serviço de vinho e que homenageia um reconhecido profissional do serviço; Empreendedorismo; Cozinheiro Vegetariano; Cozinheiro Bio.
Os vencedores de cada categoria vão representar Portugal em duas competições internacionais: os Encontros Europeus da AEHT (Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo), que se realizam no mês de novembro em Västeras, Suécia, e a Conferência Anual da EURHODIP (Associação Internacional para a Promoção da Formação em Hotelaria e Turismo), que terá lugar em Llandudno, País de Gales.
Com a edição deste concurso, que comemora duas décadas de dedicação à formação de profissionais para o setor, o Turismo de Portugal reafirma o seu compromisso com a formação de qualidade e a construção de um futuro inovador e inclusivo para a indústria turística nacional.
Cuca Roseta é a Embaixadora da área BTL CULTURAL
A BTL – Better Tourism Lisbon Travel Market, prepara-se para apresentar, na sua 35.ª edição, uma experiência cultural única na BTL Cultural, com o fado como grande protagonista. Este ano, a área contará com Cuca Roseta como embaixadora, uma das vozes mais reconhecidas e admiradas do fado contemporâneo.
No coração da BTL Cultural, será recriada a Casa de Fados da Cuca Roseta, um espaço envolvente onde os visitantes poderão assistir a performances musicais ao vivo e viver a verdadeira essência do fado, reconhecido como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Este será um palco privilegiado para celebrar a riqueza da música portuguesa e a sua capacidade de emocionar, promover e atrair quem nos visita.
Cuca Roseta, enquanto embaixadora, sublinhou que “é com enorme orgulho que sou embaixadora da BTL Cultural 2025, um espaço que celebra aquilo que Portugal tem de mais autêntico e único: a sua cultura. Recriar a minha Casa de Fados na BTL é mais do que trazer música; é trazer a alma do fado, um património que nos define e que toca quem nos visita. Espero que todos sintam a magia e a emoção deste legado que é tão nosso.”
A BTL Cultural tem-se destacado como um dos pilares do evento, promovendo a cultura enquanto produto turístico diferenciador e mostrando ao mundo que Portugal é mais do que um destino: é uma experiência a ser vivida intensamente. Dália Palma, Gestora Coordenadora da BTL, reforça a importância desta iniciativa: “A BTL Cultural é um reflexo do nosso compromisso em mostrar o que Portugal tem de melhor. Este ano, com a Cuca Roseta como embaixadora, elevamos a presença do fado no evento a um novo patamar, celebrando-o como um dos nossos maiores ativos culturais e turísticos. Queremos que todos os visitantes da BTL 2025 saiam inspirados e com um pouco mais de Portugal no coração.”
A BTL 2025 acontece em Lisboa, na FIL, de 12 a 16 de março, e promete ser um ponto de encontro para o setor turístico nacional e internacional. Visite a BTL Cultural e deixe-se envolver pela magia do fado e pela riqueza da nossa cultura.
DIG-IN, Lisbon Food Affair e AHRESP celebram a Restauração
A Restauração ganha, em fevereiro, um dia especial na Lisbon Food Affair (LFA). DIG-IN, (LFA) e Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) apresentam um dia exclusivamente dedicado à Restauração na LFA, a 10 de fevereiro. Esta iniciativa visa reconhecer e homenagear o papel essencial da Restauração na economia e cultura portuguesas, promovendo a colaboração e a inovação tecnológica nesta área.
“Esta iniciativa representa um marco estratégico na valorização do setor, consolidando a colaboração entre a DIG-IN, a AHRESP e a LFA para impulsionar a inovação, a sustentabilidade e o crescimento económico. Simboliza o compromisso conjunto em enfrentar os desafios do setor com soluções orientadas por dados e tecnologia. Um exemplo disso é o lançamento do DIG-IN BIZ, que tem vindo a transformar dados em resultados tangíveis, ajudando negócios a otimizar operações, tomar decisões informadas e explorar novas oportunidades de mercado.”, destaca Fabiana Lopes, Head of Business Development na DIG-IN.
“A restauração também é criar experiências, é hospitalidade, é cultura. Este setor tem demonstrado uma capacidade única de resiliência e reinvenção, e a AHRESP é sempre um parceiro ativo nesse processo”, avança Carlos Moura, presidente da Direção da AHRESP, acrescentando que a associação se junta ao dia que celebra a Restauração na LFA, “como forma de inspirar os empresários e afirmar o compromisso da AHRESP com a construção de um setor cada vez mais forte e atrativo. Esta é uma oportunidade de refletirmos sobre os desafios que enfrentamos, de explorarmos novas tendências e de reconhecermos o papel essencial que a Restauração desempenha na economia nacional e na vida das comunidades.”
Agenda do dia da Restauração na LFA
Entre os dias 10 e 12 de fevereiro, a Lisbon Food Affair, a maior feira em Portugal dedicada aos setores de Alimentação e Bebidas, Canal Horeca e Tecnologia Alimentar vai abrir portas, na FIL. O primeiro dia da LFA será marcado pela Restauração, que estará em destaque com uma programação especialmente preparada para a celebrar. Entre os vários eventos, os participantes poderão contar com Talks sobre temas relevantes, tais como apoios, regras, empregabilidade e dados relevantes para o setor. Poderão também contar com showcookings, formativos e informativos, promovidos pela AHRESP.
No stand da AHRESP existirá um espaço dedicado a ouvir profissionais e empresários da Restauração e as suas preocupações, com apoio da LFA e da DIG-IN, que estará também presente nesta ação.
A Talk AHRESP contará com uma apresentação de Ana Paula Barbosa, da Nielsen IQ, sobre os dados da segunda fase do Barómetro da Restauração e Similares, concretizado em parceria com a AHRESP; com Pedro Édris de Sousa, CEO da Zone Soft, que revelará os mais recentes dados sobre consumo; com Nuno Fernandes, CEO da Dig-In, que irá expor as novas tendências da restauração; com uma degustação, a cargo de Elisabete Ferreira, recentemente reconhecida como a melhor padeira do mundo pela União Internacional de Panificação e Pastelaria; entre outras figuras de destaque.
Já no stand da DIG-IN os visitantes poderão conhecer e explorar soluções tecnológicas inovadoras e participar em atividades interativas. Além disso, estarão sempre presentes consultores especializados, disponíveis para reunir e esclarecer todas as dúvidas sobre as melhores soluções DIG-IN BIZ para cada negócio.
O público é assim convidado a participar nestas iniciativas que inauguram o maior Hub do setor da restauração em Portugal, a Lisbon Food Affair.
No dia 20 de janeiro, a DIG-IN fez também o lançamento oficial do seu primeiro E-Book exclusivo, com apoio da LFA, sobre tendências e dados do setor da restauração para 2025, um guia obrigatório para quem quer garantir o crescimento do seu negócio.Atenção, foodies deste país: A DIG-IN acaba de lançar a segunda edição da DIG-IN Experience e, desta vez, os prémios são ainda mais saborosos. De 16 a 29 de setembro, todos os utilizadores que consumirem pelo menos uma Coca-Cola, num dos mais de 50 restaurantes parceiros da ação, vão receber um cashback de 5€ na app DIG-IN e podem de Coca-Cola até ao final do ano.
Costa Verde na feira Ambiente
A Costa Verde vai marcar mais uma vez presença na feira Ambiente, em Frankfurt, que se realiza entre os dias 7 e 11 de fevereiro.
Presença habitual desde o início da década de 90 neste certame, a Costa Verde centra esforços na apresentação das novas linhas Onda, Misty & Cloudy, Calm e nas novas peças da linha gastronómica Terra, desenhada por Pere Gifre.
Com um stand com 75m2 na habitual localização no Hall 12, a Costa Verde vai assim receber clientes das mais de 50 geografias em todo o mundo onde já distribui os seus produtos assim como todos os potenciais compradores internacionais e imprensa.
Resultado das iniciativas de sustentabilidade levadas a cabo todos os dias na Costa Verde, a empresa viu também estas reconhecidas ao ser escolhida uma vez mais para fazer parte do grupo de empresas que participam na iniciativa Ethical Style, um programa para expositores que oferecem produtos produzidos ecologicamente e socialmente responsáveis.
Entre 7 e 11 de fevereiro o destino será Frankfurt!
Mil Velas, Mil Emoções no Lisbon Marriott Hotel
No dia 14 de fevereiro prepare-se para desfrutar de um Dia dos Namorados simplesmente inesquecível no restaurante Citrus, do Lisbon Marriott Hotel. Num ambiente intimista de pura magia e sofisticação, à luz de mil velas cintilantes, cada momento será uma celebração única do romance e da paixão.
O Chef Dominic Smart preparou um menu exclusivo e cuidadosamente concebido para surpreender e encantar os paladares mais exigentes:
Para tornar a experiência ainda mais marcante, os casais serão surpreendidos com uma sobremesa especial, para ser partilhada a dois.
Deixe-se envolver pela magia de uma atuação ao vivo, que promete embalar cada instante com elegância e emoção. E como a cumplicidade merece ser celebrada com gestos únicos, todos os casais serão presenteados com ofertas exclusivas da marca premium O Boticário.
Mas as surpresas não terminam por aqui: durante a noite, haverá um sorteio de luxo, incluindo, jóias e relógios deslumbrantes (Dara Jewels, Eugénio Campos, Gant), acessórios elegantes (Charmers, Filipa’s Concept, Gustoko), perfumes exclusivos (Comporta Perfumes , O Boticário) e peças de design premium (SPAL).
O programa tem um valor de 52€ por pessoa , proporcionando uma noite de puro encanto e sofisticação.
Carta do Lost In é uma viagem da tradição portuguesa aos sabores da Ásia
O Lost In apresentou recentemente a sua carta num evento em que os convidados embarcaram numa viagem gastronómica pelos clássicos da cozinha oriental fundidos com o melhor da tradição portuguesa, resultando numa gastronomia rica em sabores, especiarias e sensações, traduzindo-se numa espécie de uma nova epopeia de descobrimentos comandada pelo Chef Guilherme Cruz.
Localizado no coração do Príncipe Real, em Lisboa, o Lost In combina a tranquilidade de um oásis urbano com uma fusão gastronómica de sabores portugueses, mediterrânicos e orientais, celebrando as viagens portuguesas pelo mundo enquanto impulsionadoras da descoberta de técnicas, saberes e receitas que inspiram esta nova carta de inverno. Assinada pelo Chef Guilherme Cruz, a nova carta embarca numa viagem pela Ásia, mantendo as referências à culinária portuguesa, que aposta na simplicidade para destacar as combinações gastronómicas de sabores, frescura dos ingredientes, aroma das especiarias para criar uma experiência única que celebra a tradição e a inovação.
Para iniciar a refeição e transportar os sentidos até ao mar, nada melhor que experimentar o Ceviche de Corvina (14,50€), acompanhado por leite de tigre, batata-doce e coentros, ou o Pani Puri de Atum (9,5€), que se traduz num tártaro de atum com kimshi, gema BT e cebolinho. Destacam-se nas entradas os Croquete Surf&Turf (11€), uma combinação de quatro croquetes – dois de pernil fresco e fumado, cozido lentamente e aromatizado com citronela, gengibre, malagueta e soja; e dois de camarão e berbigão, feitos com um caldo de camarão ligeiramente picante, combinando o melhor da terra e do mar. Com um twist especial o Won Ton de Corvina e Camarão (10,5€) é também protagonista da nova carta, inspirado no tradicional Pho Vietnamita mas substituindo a utilização da carne por um caldo escuro de peixe, infundido com os sabores clássicos do Pho.
Entre os pratos principais, o Arroz de Borrego no Forno (26,5€) destaca-se como uma homenagem à tradição portuguesa, oferecendo um prato rico em sabores intensos e o reconfortante sabor do borrego cozinhado ao longo de nove horas, com uma inesperada inspiração asiática que se traduz num tempero com masala, utilização de iogurte e coentros. O Caril de Camarão (19€) é o bestseller do restaurante, tem evoluído ao longo do tempo e é um prato icónico e imperdível que reflete a história e a identidade do Lost In.
Ideal para aproveitar a vista panorâmica privilegiada do Lost In em diferentes momentos do dia, a nova carta apresenta também sugestões rápidas e leves para os dias mais acelerados, de que é exemplo, entre diversas opções de saladas, a Salada de Atum Tailandesa (13€) que inclui atum braseado, nuoc cham, tapioca, tomate cereja, papaia verde, amendoim e coentros, combinando a frescura dos ingredientes e os seus sabores vibrantes para transportar os sentidos até ao oriente. Destaca-se ainda a Sandwish Katsu de Pernil (11,5€) que inclui pão de brioche, panado de pernil, coleslaw, pickles e maionese de alho; ou mesmo o português Prego do Lombo (14,5€).
Para fechar a experiência gastronómica, nada melhor que o Parfait de Iogurte (7€), que se destaca pela calda de maracujá e manga com um toque picante da malagueta, ou o Mil-Folhas de Maçã (7€) combina a delicadeza das maçãs Fuji e Granny Smith com o suave creme de pasteleiro, refrescado pelo gelado de baunilha, numa sobremesa que alia a doçura e a frescura de forma sublime.
Garantindo criar os momentos mais divertidos, com os eventos exclusivos e os almoços e jantares de grupo mais animados, de novembro a março o Lost In é o local perfeito para juntar amigos, colegas e família com menus a partir de 35€ pax. – sem bebidas – 45€ pax. com um suplemento de bebidas.
Os novos cocktails do Lost In como o Indian Garden (10€), com vodka e sumo natural de maçã verde que combina o doce e o azedo, ou o Red Velvet (11€) com gin, morangos e peta zetas que remete à infância, são perfeitos para quem procura relaxar ao sabor das viagens que o menu garante. Durante a semana, das 16h às 18h, com exceção de feriados, o Lost In tem uma happy hour, com 50% de desconto nos cocktails (5€, 5,5€ e 6€), imperial (1,1€) e caneca (2,5€).
Com capacidade para 60 pessoas no terraço panorâmico – que permite aproveitar até mesmo os dias chuvosos com uma vista incrível sob a cidade das sete colinas – e outras 60 no jardim exterior, o Lost In abre portas de segunda a quarta, das 16h às 00h, e de quinta a domingo, das 12:30h às 00h. Agora com uma nova carta, o restaurante consolida-se como uma referência gastronómica na capital lisboeta, sendo o local onde o tempo desacelera e os sabores se intensificam. A localização distinta, com uma vista de cortar a respiração, aliada aos sabores e aromas criados pelo Chef, transformam cada visita numa celebração única à cidade e às suas tradições.