merytu chega ao mercado para revolucionar o setor do turismo

A merytu acaba de surgir no mercado nacional como um novo conceito que irá revolucionar a área dos recursos humanos no setor do turismo, especialmente focados na hotelaria e restauração. Posiciona-se como uma aplicação e plataforma digital de identificação de talento que une profissionais independentes e empresas nestas áreas, com a vantagem de oferecer uma interação transparente, rápida e segura para ambas as partes.

A solução destaca-se pela eliminação dos processos burocráticos tradicionalmente associados aos métodos de pesquisa de talento para o setor do turismo, proporcionando um acesso imediato aos profissionais, por parte das empresas, e às oportunidades de trabalho, por parte dos profissionais. Além de promover esta interação direta, a merytu realça o mérito profissional dos utilizadores da plataforma através de um sistema de avaliação mútua, isto é, tanto o desempenho dos profissionais, como o das empresas são avaliados.

Esta inovação tem sido evidenciada pelos profissionais já inscritos na plataforma pela liberdade de escolha e rapidez no acesso a oportunidades para aumentarem os seus rendimentos, compatíveis com as suas vidas.

A ligação entre empresas e profissionais acontece da seguinte forma: as empresas submetem os seus convites de compromissos profissionais, de acordo com as respetivas necessidades, indicando as funções e níveis de experiência pretendidos, datas, horários, duração dos serviços e ainda, outras competências necessárias para o desempenho das funções pretendidas. De forma automática, a merytu faz o match entre as empresas e os profissionais com o perfil desejado, disponíveis para aceitar os convites. Após a prestação do serviço, as empresas avaliam o desempenho do profissional de acordo com vários parâmetros definidos, garantindo desta forma a transparência e, em simultâneo, os profissionais avaliam as respetivas experiências nessas empresas. Esta avaliação permite aos profissionais evoluírem de acordo com o seu mérito, podendo aumentar o seu valor por hora e, por outro lado, permite às empresas encontrar profissionais com as qualificações que desejam, bem como diferenciarem-se em termos de Employer Branding, através da classificação que recebem.

A plataforma já está em funcionamento desde maio de 2021, tendo neste momento cerca de 1300 profissionais e 260 empresas a atuar no setor do turismo, maioritariamente hotelaria e restauração. É uma solução win-win, que responde às tendências do setor, através da qual os profissionais poderão encontrar oportunidades de trabalho flexíveis e construir as suas carreiras autonomamente, com possibilidades de evolução baseadas no desempenho. Para as empresas as mais valias também são notórias. Através da plataforma o processo de identificação de profissionais é contínuo – 24/7 – não havendo trabalho administrativo envolvido, nem dependência de intermediários. O acesso ao perfil dos profissionais é feito de forma imediata e em minutos é efetuada a correspondência entre profissional e empresa. A seleção é feita pelo nível de experiência pretendido, assim como pelo feedback de performance detalhado e, por essa razão, o match é, em regra, eficaz. Por sua vez, este método é também uma mais-valia para profissionais juniores, experientes ou até mesmo pessoas que desejem mudar radicalmente de área, ajudando-as a perceber o seu verdadeiro potencial, promovendo o seu desenvolvimento pessoal e profissional, adquirindo conhecimentos e competências técnicas on-the-job.

Esta solução simplifica pagamentos, seguros e qualquer burocracia legal e administrativa, visto que tudo está integrado e automatizado na aplicação. Os pagamentos são efetuados assim que os serviços terminam, estando ainda estes profissionais cobertos por um seguro de acidentes de trabalho.

João Silva Santos, COO & Partner da merytu, assume “Este projeto acredita nas pessoas e no seu verdadeiro potencial. A nossa forma de estar no mercado responde efetivamente aos atuais desafios do setor do turismo, pelo facto de ser verdadeiramente atrativo para os profissionais e empresas. A nossa proposta de valor baseia-se no equilíbrio e na cooperação e é totalmente ajustada às expetativas de ambas as partes. Por um lado, as empresas encontram na merytu uma solução ágil de reforçarem as suas equipas, com profissionais qualificados e motivados, à medida das suas necessidades. Por outro, os profissionais deste ramo conseguem finalmente encontrar a liberdade e flexibilidade de horários, que tanto necessitam para equilibrar a vida pessoal e profissional”.

O objetivo é que cada pessoa que entre na merytu tenha a flexibilidade e a autodeterminação de poder optar por desempenhar um trabalho que se adapte ao seu estilo de vida, escolhendo quando e onde quer trabalhar, permitindo assim um work-life balance saudável.

A merytu tem já uma forte presença nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, mas ambiciona crescer a curto prazo para outros pontos do país, nomeadamente Algarve e lha da Madeira. A expetativa é chegar até ao final do ano com mais de 2000 profissionais inscritos na plataforma, assim como contar com 300 empresas ativas, maioritariamente na área da restauração e hotelaria. Contudo, o objetivo passa também por expandir o negócio para outros setores.

BTL 2023 lança área LGBTI+

Portugal ocupa o ranking #2 no Gay Travel Index 2021 da Spartacus e #9 na ILGA Europe’s Rainbow Map 2022. Segundo a Organização Mundial do Turismo, o turismo LGBTI+ representa 10% do volume de turismo mundial e é responsável por 15% da facturação no sector.

O BTL LGBTI+ surge assim como uma nova aposta da BTL em 2023 com o objectivo de potenciar os negócios nesta área em crescimento.

Este novo espaço constitui uma oportunidade para os visitantes conhecerem a oferta turística LGBTI+ e para as empresas participantes posicionarem as suas propostas dirigidas a este segmento.

O BTL LGBTI+ será realizado em parceria com a Proudly Portugal e a Variações – Câmara de Comércio e Turismo LGBTI+ de Portugal, estando previstas diversas acções que visam dinamizar a concretização de negócios neste mercado.

A 33ª edição da BTL– Bolsa de Turismo de Lisboa irá decorrer de 1 a 5 de Março de 2023, na FIL – Parque das Nações.

Diana Michelli é a nova Diretora de Vendas & Marketing do Lisbon Marriott Hotel

Com uma sólida carreira profissional e mais de 12 anos de experiência em gestão hoteleira.

Diana Michelli, de nacionalidade belga, possui uma ampla visão do mercado hoteleiro.

Bacharelato em Gestão Hoteleira no Instituto Arthur Haulot, Bruxelas, Bélgica (2007-2009) e pós graduação em Social Media Marketing, iniciou a sua carreira como Cluster M & E Coordinator no Radisson Blu Resort St.Julian’s & SPA, Golden Sands, Melia (2010-2013).

Posteriormente, desempenhou funções como Cluster key Event Manager do Holiday Inn Central Cluster Hotels, London (2013-2016), Cluster Assistant Director of Sales no Holiday Inn Bloomsbury & Regent’s Park, London (2016-2018) e Diretora de Vendas & Marketing & UK South Junior Business Council Chair do London Marriott Hotel Regents Park (2018 até fevereiro 2022).

Siteminder: Vontade de viajar supera crescente inflação

Os desafios que enfrentamos na atualidade não afetam a vontade de viajar e viver novas experiências. Esta é uma das cinco tendências do turismo que identifica o Changing Traveller Report 2022 da SiteMinder, plataforma aberta líder mundial de comércio hoteleiro revelando que a vontade de viajar está mais forte do que o receio apresentado pelo aumento da inflação, e que a tendência de “bleisure” – que combina, na mesma viagem, negócios e lazer- não mostra quaisquer sinais de abrandamento.

O relatório inquiriu mais de 8000 viajantes provenientes de 10 países diferentes, sendo este o maior relatório global de viajantes focado no alojamento. Daqui resulta a descoberta de 5 tendências chave de viagens, com o objetivo de informar e inspirar a indústria do turismo e do alojamento:

  1. Macrotendência de viajar: A vontade de viajar é mais forte que a inflação.
  2. A tendência da influência digital: Neste momento os viajantes são os consumidores mais fáceis de conquistar.
  3. A tendência de “bleisure”: Os viajantes trabalhadores querem o hotel do futuro, hoje.
  4. A tendência da confiança: Todos os pontos de contacto digitais importam para o viajante dos dias de hoje.
  5. A tendência de ligação humana: Mesmo com a tecnologia ao seu dispor os viajantes não estão disponíveis a perder o fator humano de uma viagem.

A maioria dos viajantes não esperam ser impedidos de viajar pela inflação, com mais de 60% dos inquiridos a planear viajar internacionalmente nos próximos 12 meses e 85% dos viajantes confortáveis com gastos adicionais em extras durante a sua estadia.

No “novo normal” de viajar, 80% dos viajantes dizem que é importante ter flexibilidade para modificar facilmente a sua viagem ou cancelar livremente a sua reserva. Aquando da reserva online de alojamento, um processo fácil e seguro de reserva e pagamento é a prioridade número 1 dos viajantes.

André Gois, Country Manager da SiteMinder em Portugal, disse, “O forte retorno das viagens internacionais trouxe um novo tipo de viajante a que os fornecedores de alojamento portugueses devem estar atentos, viajantes com expectativas mais altas em relação às suas experiências de viagem e que muito provavelmente também irão trabalhar durante a viagem Os viajantes  estão entusiasmados para explorar o mundo outra vez mas estão a fazê-lo de uma forma diferente do passado, sendo que o nosso último inquérito – o mais extensivo e global do seu tipo- salienta as suas ambições de reservar, viajar, trabalhar, conectar e experienciar o mundo com a maior flexibilidade e segurança possível.”

A pesquisa demonstra a necessidade da indústria hoteleira e turística conseguir equilibrar as várias necessidades dos hóspedes, incluindo a conexão entre negócios e lazer (“bleisure”), e as expectativas mistas à volta de experiências digitais e o benefício das relações humanas.

 

O relatório revela ainda que:

  • 36% dos viajantes a nível global planeiam trabalhar na sua próxima viagem (27% na Europa);
  • Para 60% daqueles que não irão trabalhar, as “pequenas coisas” (o cheiro do alojamento, a arte/decoração, a música do restaurante,etc.) impactam sempre ou quase sempre se os inquiridos consideram voltar àquela propriedade, sendo que este dado dispara para os 78% entre os viajantes-trabalhadores;
  • Mais de 70% de todos os viajantes visitaria a propriedade no metaverso antes do check-in, se isso fosse possível;
  • 87% apreciaria que o seu fornecedor de alojamento disponibilizasse informação sobre a cultura e história do local onde estão a ficar.

Nova coleção de roupa de cama La Redoute

A nova coleção-cápsula de roupa de cama La Redoute Interieurs conta com nove estampados diferentes, 100% algodão, que pode conjugar como quiser – dê asas à sua imaginação!

A chegada do Outono significa também dias mais curtos e temperaturas mais baixas: uma estação em que voltamos a fazer da nossa casa um local de refúgio e conforto quando a chuva cai lá fora. Nesta reentré, a La Redoute lança uma coleção-cápsula (com menos peças do que uma coleção tradicional), com nove conjuntos diferentes e coloridos – todos eles, 100% em algodão.

Mas para que não fique condicionado apenas a uma configuração, a marca convida-o a fazer o mix & match perfeito, onde tanto pode conjugar padrões diferentes, como conjugar estas novas opções com a seleção de lisos que a La Redoute já disponibiliza.

Esta coleção exclusiva conta com materiais naturais, que lhe conferem uma suavidade e longevidade extra. Das riscas aos padrões geométricos, passando pelos quadrados e indo até aos padrões florais, há opções para todos os gostos.

O objetivo desta coleção La Redoute Interieurs passa por alargar a possibilidade de personalização, mantendo uma oferta mais neutra e discreta dos seus lisos de cama, adicionando uma nova camada de cor, com tons outonais, aos seus clientes.

Lisbon Marriott lança brunch musical que faz crescer água na boca

O restaurante CITRUS GRILL, do Lisbon Marriott Hotel acaba de lançar um novo conceito de brunch com música ao vivo – Bossa Nova – como nenhum outro em Lisboa.

De 22 de outubro a 18 de dezembro, aos fins-de-semana, das 12h às 15h30, poderá desfrutar de um brunch especial acompanhado ao som da Bossa Nova. O Duo é composto André Marques ao violão e a bonita voz de Daniela Mendes.

No reportório os clássicos: Águas de Março, Água de Beber, Corcovado, Pela Luz de Olhos Meu, Wave, (Tom Jobim); Garota de Ipanema (Tom Jobim e Vinícius de Moraes); Chega de Saudade, Samba de uma Nota Só (Tom Jobim e Newton Mendonça); O Barquinho (Ronaldo Bôscoli ); So Nice (Marcos Valle); Eu sei que te vou amar (Vinicius de Moraes); Rosa Morena (Dorival Caymmi); Menina do Rio (Caetano Veloso) e muito mais.

No novo formato, o Restaurante CITRUS Grill oferecerá diferentes experiências com várias estações dinâmicas em cada fim-de-semana, que podem variar entre: degustações de vinhos, cafés ou chás; estação de sumos naturais; estação de pratos frios e quentes; variedade de saladas, queijos e estação de sobremesas.

Tem a oportunidade de encontrar diversas opções com uma variedade de sabores e será recebido com um welcome drink que inclui mimosa, espumante ou vinho rosé.

No menu destacamos: gaspacho de morangos; salmão fumado com molhos e condimentos; salada de quinoa, abacate, queijo azul, tomate cherry e coentros; salada de arroz com frutos do mar (frios).

Ainda na parte de pratos quentes, poderá optar por creme de castanhas com tomilho; empadas de batata-doce, cogumelos e espinafres; pernil de porco fumado e assado com molho de cerveja; tranche de salmão com amêndoas e alcaparras; farfalle com molho de cogumelos e estação de omeletes.

Não deixe de saborear as nossas deliciosas sobremesas: brulé de abóbora; Muffins de mirtilo; chocolate quente e churros; cheesecake com doce de tomate; pannacotta vegan com frutos vermelhos; fonte de chocolate branco e negro; espetadas de frutas da época e Marshmallows (sobremesas).

Preço: 39€ p.p. (inclui águas; cafés; chás e sumos).

As crianças até aos 4 anos não pagam. E dos 5 até aos 10 anos, têm 50% de desconto.

Eurofred lança bomba de calor da Daitsu que dá água mais quente com menor consumo de energia

Eurofred, empresa que se tem afirmado como parceira para todos os profissionais que necessitam de uma solução integral para as suas necessidades de ar condicionado, Soluções Industriais, qualidade do ar interior e refrigeração, apresenta a bomba de calor ACS HT 10-100 da Daitsu. Incluída na gama aerotérmica da marca, é ideal para satisfazer o consumo de água quente doméstica elevada (AQS) com a maior eficiência e menor consumo.

A gama aerotérmica da Daitsu inclui uma grande variedade de produtos eficientes, ecológicos e versáteis preparados para cumprir com o novo Regulamento térmico de 2019, que permite atender às necessidades de aquecimento, arrefecimento e AQS de qualquer tipo de casa ou negócio, alcançando o melhor conforto ao longo do ano, reduzindo as emissões de CO2 e alcançando a máxima poupança na fatura da eletricidade.

HT 10-100: desempenho, eficiência e simplicidade

Concebida para produzir AQS até 90C°, a bomba de calor Daitsu HT 10-100 está disponível em seis modelos de diferentes capacidades de ar/água adequadas para uma produção entre 3.000 e 25.000 litros de água quente por dia, tornando-a ideal para satisfazer o elevado consumo de aplicações comerciais e industriais.

O HT 10-100 utiliza o fluido frigorígeno 100% natural R-744 e tem uma lógica de funcionamento dedicada à otimização do COP, sendo uma solução ecológica e eficiente que minimiza o seu impacto na camada de ozono, reduz o consumo de recursos naturais e permite obter poupanças na fatura de até 70% no que diz respeito ás caldeiras convencionais.  Funções como descongelação inteligente ou recuperação de refrigeração também contribuem para alcançar esta poupança.

A bomba de calor ACS HT 10-100 da Daitsu oferece um baixo nível de ruído e apresenta ventiladores EC plugfan com pressão e velocidade variável disponíveis, ajudando a maximizar o conforto do utilizador.  Além disso, sendo uma unidade compacta e robusta, o Plug&Play, que conta com função Teste e controlo com o sistema de telemonitorização via Web (Ethernet) – com a possibilidade de ligação pelo protocolo Modbus RTU como padrão – é uma solução simples para instalar, manter e operar.

VTEX e Adyen unem-se para agilizar comércio unificado a grandes marcas e retalhistas

A VTEX, plataforma de comércio digital para grandes marcas e retalhistas, anunciou uma parceria com a Adyen, plataforma de tecnologia financeira eleita pelas empresas líderes, para acelerar o crescimento de grandes marcas e retalhistas com uma experiência de comércio unificada em todos os pontos de contacto.

Dada a iminente recessão nos Estados Unidos, os retalhistas devem procurar formas de melhorar a experiência do consumidor e preparar os negócios para o futuro. Através de uma única solução nativa e de fácil implementação, todos os comerciantes clientes da plataforma VTEX conseguem concretizar esses objetivos. A VTEX criou um destino Comércio Unificado – equipado com serviços anti-fraude e de aquisição – para permitir maior eficiência e performance melhorada em atividades online e offline. Através da integração com a oferta de tecnologia financeira da Adyen, os comerciantes vão ter uma vista 360º dos seus clientes, poderão personalizar o percurso do consumidor e permitir a colaboração entre equipas para assegurar um contacto consistente em todos os pontos de interação. Ter acesso a toda a informação num único lugar aumenta a inteligência do negócio, permitindo aos retalhistas tomar decisões informadas e ainda facilita a reconciliação. De acordo com o report da Forrester, a Adyen pode trazer um aumento de 1,52% na taxa de autorizações para os comerciantes, reduzindo em 27% o chargeback e, assim, gerando um ROI (retorno sobre o investimento) de 186% em 3 anos.

“Na VTEX, estamos comprometidos em permitir que as empresas reúnam todo o seu comércio na nossa plataforma completa”, afirma Santiado Naranjo, Chief Revenue Officer (CRO) da VTEX. “Através da parceria com a Adyen, estamos a criar um lugar all-in-one que permite aos vendedores encontrar os seus clientes em qualquer etapa do processo de compra, e desbloquear novas oportunidades de crescimento.”

Com a nova solução de comércio unificado da VTEX, os utilizadores vão experienciar:

  • Segurança de última geração: por ser uma plataforma única, com tecnologia de machine learning e com uma solução de antifraude embutida, a Adyen traz maiores taxas de autorização.
  • Redução de custos: ao eliminar terceiros do processo, com a criação de uma cadeia de valor única e com serviços de gateway, antifraude e aquisição incluídos com um só parceiro, bem como a jornada de prateleira infinita num mesmo conector.
  • Maior mobilidade na loja: os usuários ganham mobilidade e assim passam a ter uma experiência de compra mais fluida, com terminais de pagamento móvel e diminuição das filas na caixa.
  • Dados simplificados: os dados dos consumidores das lojas físicas e online são consolidados, gerando insights para tomadas de decisão, que resultam numa melhor experiência do cliente e uma alta capacidade de personalizar as ofertas.

“O comércio unificado já não é algo apenas agradável de ter, é uma necessidade”, segundo Roelant Prins, Chief Commercial Officer da Adyen. “Os negócios estão a precisar de inovar rapidamente para acompanharem as necessidades e expetativas do consumidor, que estão a mudar. Ao acrescentar pagamentos no ecossistema da VTEX através da Adyen, os retalhistas e empresas vão conseguir unir todos os canais numa plataforma, facilitando a gestão e medição”.

Comércio Unificado em ação

Retalhistas globais como a C&A, multinacional de retalho de vestuário, com sedes na Bélgica e Alemanha, e lojas de retalho em vários países europeus, para além do Brasil, China e México; e a Tok&Stok, uma retalhista de mobiliário e decoração, detida pelo American Carlyle Group, são pioneiras no uso desta integração. A nova oferta está disponível imediatamente em todos os 38 países em que a VTEX opera. Para conectar diferentes canais de vendas e processos de pagamento num único lugar, os comerciantes podem encontrar mais informação e contactar a VTEX em content.vtex.com/pt-adyen-partnership.

Gestão Estratégica de Compras é o tema da Convenção HotelShop

Vai decorrer a 30 de Novembro, em Lisboa, a 7ª edição da Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, aberta a todos os profissionais da hotelaria, com um vasto programa focalizado na otimização de compras e gestão de custos para a hotelaria, turismo e economia social.

Para esta edição do evento, que conta habitualmente com várias centenas de participantes, a central de compras convidou oradores com um background bastante diversificado.

A Convenção abre com três intervenções de reputados profissionais de hotelaria: Neale French e Marta Sotto-Mayor irão abordar a gestão de custos em F&B e engenharia de menus, respetivamente, e o Chef António Bóia, do restaurante JNcQUOI, irá focar-se na gestão de custos na cozinha.

Carlos Abade, do Turismo de Portugal, fará uma intervenção sobre as perspetivas turísticas para 2023 e, de seguida, o painel “Logística e custos de abastecimento” irá confrontar os CEOs da Makro, Sogenave e Parmalat/Lactalis, moderados por Paulo Amado, da Inter Magazine, com os graves problemas sentidos no abastecimento de matérias-primas e produtos.

No painel com Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o conhecido economista João César das Neves, será abordado o impacto da inflação sobre a estrutura social do nosso país e sobre as IPSS.

O Diretor de Marketing da Mercedes-Benz Portugal irá explicar as vantagens e custos de aquisição de veículos elétricos – uma escolha que teremos todos que ponderar nos próximos anos, mas sobre a qual falta informação.

O leque de intervenções completa-se com o político e comentador Luís Marques Mendes, sobre o tema “Perspetivas para o turismo e para o setor social”.

Na feira de fornecedores que irá decorrer em paralelo, e durante o almoço, os participantes poderão contactar com diversas ofertas de produtos e serviços, e participar em degustações, fast meetings e provas de bebidas.

O evento termina com a entrega dos Prémios HotelShop+SocialShop, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.

Mantendo uma tradição de 14 anos, será ainda sorteado o prémio de viagem Gergran/Delifrance, no valor de 1.000 Euros e diversas estadias em hotéis associados à HotelShop.

As inscrições, que são gratuitas para profissionais de hotelaria e IPSS, estão disponíveis através do site www.hotelshop.pt

Turismo do Centro aposta na criatividade e sustentabilidade para o Dia Mundial do Turismo

O Turismo Centro de Portugal (TCP) vai assinalar o Dia Mundial do Turismo, que se comemora a 27 de setembro, com uma série de iniciativas na região. O foco estará na criatividade, de braço dado com a sustentabilidade.

A Organização Mundial do Turismo escolheu “Repensar o Turismo” como tema deste ano do Dia Mundial do Turismo. Com este mote, pretende “colocar as pessoas e o planeta em primeiro lugar e reunir todos, desde governos e empresas até comunidades locais, em torno de uma visão partilhada para um setor mais sustentável, inclusivo e resiliente”.

Partindo desta premissa, o Turismo Centro de Portugal vai mostrar nos próximos dias que a criatividade está intimamente ligada com a sustentabilidade dos territórios. Como refere Pedro Machado, presidente do TCP, “repensar o Turismo é pôr a criatividade ao serviço das populações. É fundamental que todos os agentes da atividade turística, em conjunto, assumam que o Turismo de nada serve se não contribuir para a melhoria da qualidade de vida das populações e tornem assim esta atividade ainda mais aliciante e geradora de desenvolvimento”.

As principais iniciativas a realizar nos próximos dias têm como alvo a promoção dos cinco destinos da região Centro de Portugal que integram a Rede das Cidades Criativas da UNESCO – uma rede exclusiva, que distingue as melhores práticas criativas e que reconhece a importância da criatividade para tornar as nossas vidas mais completas.

Assim, o TCP irá promover uma visita de jornalistas e bloggers às cinco Cidades Criativas do Centro de Portugal: Caldas da Rainha (Cidade Criativa do Artesanato e Artes Populares), Óbidos (Cidade Criativa da Literatura), Covilhã (Cidade Criativa do Design) e Idanha-a-Nova e Leiria (ambas Cidades Criativas da Música). A visita inclui a cidade de Aveiro, por ser a única cidade do Centro de Portugal finalista nas candidaturas a Capital Europeia da Cultura em 2027. São destinos que, cada um à sua maneira, apresentam argumentos que justificam visitas prolongadas, por roteiros criativos que convidam ao usufruto de experiências diversificadas e que não deixam ninguém indiferente.

Paralelamente, vai ser lançado, na semana em que se comemora o Dia Mundial do Turismo, o Guia “Cidades Criativas do Centro de Portugal”. Este guia, a ser distribuído por um jornal nacional, tem como eixo central a promoção dos cinco destinos criativos.

O Dia do Turismo irá também ser promovido, de várias formas, nas plataformas online do TCP, nomeadamente o seu site e as suas páginas nas redes sociais.

Outra iniciativa em curso, e que se insere no desafio de “repensar o Turismo”, é a co-criação do “Manifesto para o Turismo Sustentável do Centro de Portugal”. Prestes a ser apresentado, este manifesto assume-se como uma declaração formal que transmite as intenções, a visão e as ações que o TCP quer ver aplicadas no território. O manifesto resulta do Projeto do Centro Sustentável, que pretende afirmar o Centro de Portugal como um território sustentável, valorizando a sua autenticidade e a sua diversidade.

A segunda etapa do projeto está também já em curso. Trata-se da elaboração do Diagnóstico de Sustentabilidade, que dá voz aos que habitam e trabalham no Centro de Portugal. Este diagnóstico irá posteriormente dar origem ao Plano de Ação para a Sustentabilidade do Centro de Portugal 2030, uma terceira etapa mais estratégica e na qual já colaboram as Comunidades Intermunicipais e os Municípios da região.

Por fim, é de destacar que o TCP irá participar na VI Cimeira do Turismo Português, que se realiza no dia 27, em Lisboa. Organizado pela Confederação do Turismo de Portugal, a Cimeira do Turismo tem como tema “O Turismo e o Novo Mundo”. Neste encontro, as principais figuras do Estado português e um vasto conjunto de oradores nacionais e internacionais, privados e públicos, vão debater de que forma o Turismo se deve adaptar à nova realidade que hoje vivemos.

Fórum Segurança marca próxima semana

O Fórum Segurança volta ao Altice Forum Braga nos próximos dias 27, 28 e 29 de setembro. O evento assume-se como 100% experimentalista e oferecerá um conjunto de oportunidades únicas para o público. A entrada é gratuita. 

Organizado pela Sinalux, IBD e InvestBraga, o Fórum trará até ao pavilhão dezenas de expositores das mais diversas áreas ligadas à segurança, bem como especialistas de renome para debater temas como a cibersegurança, a segurança e saúde no trabalho e a segurança contra incêndios.

A edição deste ano do Fórum Segurança contará também com uma área de demonstrações, onde será possível ver a condução segura de empilhador e a operacionalidade do sistema anticolisão homem-máquina, a utilização de plataformas elevatórias, bem como fazer rastreios de saúde, manutenção de meios de combate a incêndio e diversos simuladores, entre muitas outras experiências em que o protagonista será o próprio visitante.

Também no recinto do espaço de exposição, os visitantes poderão encontrar uma área dedicada ao conhecimento e aos livros da área da segurança e prevenção de incêndio, havendo espaço para sessões de autógrafos com os diversos autores das obras.

Sublinhe-se que o acesso ao evento é gratuito, carecendo, no entanto, de inscrição em www.forumseguranca.pt.

Turismo Centro de Portugal participa em duas feiras internacionais em Espanha

A Turismo Centro de Portugal vai participar este mês em duas feiras internacionais em Espanha. De 23 a 25 de setembro, estará presente na Naturcyl – Feira Internacional de Ecoturismo, seguindo-se a Termatalia – Feira Internacional de Turismo Termal, de Saúde e Bem-Estar, de 28 a 29 de setembro.

A Naturcyl decorre em Ruesga, Palência. Esta é a 5.ª edição da feira, que está a impor-se como um dos fóruns mais importantes para a promoção do ecoturismo. Ao mesmo tempo, constitui um ponto de encontro imprescindível para a troca de ideias e de oportunidades de negócio entre profissionais e amantes do ecoturismo e do meio rural.

A Turismo Centro de Portugal está representada na Naturcyl com um stand próprio de 9m2, em que irá divulgar e promover o seu vastíssimo Património Natural. De salientar que o território do Centro de Portugal engloba, entre muitos outros ativos turísticos ligados à natureza, os Geoparques Estrela e Naturtejo da UNESCO; os Parques Naturais do Tejo Internacional, da Serra da Estrela e do Douro Internacional; as reservas da Malcata e da Faia Brava e, ainda, duas Cartas Europeias de Turismo Sustentável: Montanhas Mágicas e Terras do Lince.

Com esta participação, a Centro de Portugal pretende também consolidar a identidade territorial das Terras do Lince enquanto destino de Turismo de Natureza. As Terras do Lince englobam os municípios de Almeida, Sabugal e Penamacor.

A grande variedade de atividades programadas para os três dias de feira atrai inúmeros visitantes. Entre conferências, oficinas, visitas guiadas, experiências de gastronomia ou cinema documental, o programa é muito vasto e completo.

“A Naturcyl tem uma importância estratégica cada vez mais relevante para a Turismo Centro de Portugal, uma vez que junta os principais agentes internacionais nas áreas do ecoturismo e do turismo da natureza, produtos em que a região Centro de Portugal se assume como um destino de referência. Acresce que a feira tem uma repercussão muito positiva nos meios de comunicação de Espanha, que é o principal mercado emissor de visitantes estrangeiros para o Centro de Portugal. Por tudo isto, a Turismo Centro de Portugal não poderia faltar”, considera Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

A Termatalia tem lugar em Ourense. Já na 20.ª edição, é a única feira especializada em termalismo a nível mundial, estabelecendo a ligação deste produto entre a Europa e a América Latina. A feira fomenta o intercâmbio de experiências, do ponto de vista empresarial, institucional e social, impulsionando o mercado estratégico do turismo termal entre os dois continentes.

A Turismo Centro de Portugal está representada na Termatalia com uma área de 12m2, destinada à valorização da água termal, um recurso endógeno relevante na região.

“A elevada qualidade e diversidade das estâncias termais do Centro de Portugal coloca o turismo de saúde e bem-estar como um produto estratégico para a região. Esta região é um destino de saúde e bem-estar único, equiparado ao que de melhor existe na Europa. Devido à proximidade com Espanha, o Centro de Portugal assume este mercado como preferencial”, explica Pedro Machado.

Durante os dois dias de Termatalia, decorrerão diversas ações de capacitação profissional dos setores de termalismo, turismo de saúde e wellness.