Marriott International divulga relatório de Sustentabilidade

A Marriott International divulgou o relatório Serve 360 de 2024, destacando os esforços globais em ESG e o progresso em direção às suas metas de sustentabilidade e impacto social de 2025. O relatório reflete dados do ano de 2023 e apresenta uma adenda “Destaques ao Redor do Mundo”, que mostra iniciativas ESG abrangendo cada uma das regiões da empresa – Ásia-Pacífico (excluindo China, Caribe e América Latina), Europa, Oriente Médio e África, Grande China, EUA e Canadá, além das tabelas de desempenho com informações e dados de suporte importantes.

Na ação climática, a empresa :

. Verificou suas metas de redução de emissões baseadas na ciência de curto e longo prazo com a iniciativa Science Based Targets (SBTi) em Abril de 2024

.Lançou o programa de Ação Climática(CAP) com metas de redução de carbono específicas para cada propriedade.

. Continuou a construir infraestruturas de carregamento de E.V. No final do ano 2023 , mais de 7.100 carregadores de E.V foram instalados em mais de 1.800 propriedades Marriott ao redor do mundo.

.Foram mais de 3,1 milhões de horas de trabalho voluntário em comunidades locais no mundo em 2023 .

. Respondeu aos devastadores incêndios florestais em Maui, Hawai, contribuindo com aproximadamente US$5,5 milhões por meio do Marriott Disaster Relief Fund, Take Care Relief Fund, doações de pontos Marriott Bonvoy e doações em dinheiro e em espécie de hotéis para apoiar os esforços de recuperação e fornecer itens essenciais para os associados afetados.

. Se comprometeu a contratar mais de 3.000 refugiados em todo o mundo até 2026.

. Formou mais de 1,2 milhão de associados em conscientização sobre  tráfico de pessoas desde 2016.

. Lançou uma iniciativa pioneira no setor em colaboração com a internet Watch Foundation e a Cisco para bloquear sites com material de abuso sexual infantil de redes de visitantes em quase 5.000 propriedades nos E.U.A e Canadá.

. Arrecadou quase US$ 970.000 em dinheiro e doações em espécie pelo Conselho Empresarial dos Emirados Árabes Unidos (EUA) da Marriott  por meio de eventos anuais de arrecadação de fundos para ciclismo, o Road to Awareness (R2A), para apoiar organizações  focadas na vitalidade das crianças.

. Libertou aproximadamente 110.000 tartarugas marinhas por meio de programas de conservação  em diversas propriedades no México, com o objetivo  de proteger as espécies e seus habitats.

. Parceria com Scholars of Sustenance por meio de 66 hotéis na Tailândia, Indonésia e Filipinas para resgatar mais de 81.000 Kg (178.000 libras) de alimentos excedentes, resultando em mais de 340.000 refeições doadas a comunidades carentes.

. Contratou mais de 1.200 estudantes com deficiência como associados de tempo integral em toda a região da Grande China.

. O gasto com ovos de galinhas criadas sem gaiolas aumentou para 56,13% e 47,18% nas propriedades dos EUA e Canadá.

LISBOA e CAIRO ligados por voo direto da EGYPTAIR

A ANA – Aeroportos de Portugal e a EGYPTAIR têm o prazer de anunciar o lançamento de voos diretos entre o Cairo e Lisboa, uma rota importante tanto para Portugal como para o Egipto, uma vez que proporciona uma ligação direta entre duas capitais históricas e cria uma porta de entrada para os viajantes explorarem as ricas paisagens culturais, históricas e económicas de ambos os países.

Desde 23 de julho, Dia Nacional do Egipto, a EGYPTAIR opera 2 voos semanais entre Lisboa e o Cairo.

Principais pormenores da nova rota:

  • Companhia aérea: EGYPTAIR
  • Rota: Aeroporto de Lisboa (LIS) para Aeroporto do Cairo (CAI)
  • Frequência: 2 voos semanais
  • Data de início: 23 de julho
  • Aeronave: Airbus A321neo
  • Duração do voo: Aproximadamente 5 horas e 20 minutos 

Francisco Pita, Diretor Comercial da ANA|VINCI Airports afirmou: “Estamos muito satisfeitos por receber de novo a EGYPTAIR no Aeroporto de Lisboa com a nova rota do Cairo. Esta ligação irá promover laços mais fortes entre as nossas cidades, encorajando tanto o turismo como as viagens de negócios. Estou particularmente grato às nossas equipas, uma vez que esta nova rota é o resultado do seu trabalho em conjunto com a companhia aérea e outros parceiros.”

Amr Adawy, VP comercial da EGYPTAIR afirmou que “a nova operação para Lisboa faz parte do plano de expansão adotado pela EGYPTAIR. A companhia aérea adicionou recentemente mais destinos à sua extensa rede, servindo mais de 70 destinos em todo o mundo, como Zurique e Praga na Europa, Fujairah no Médio Oriente e Abidjan, Djibouti e Mogadíscio em África, oferecendo várias ligações aos passageiros de Lisboa para explorar o mundo com a EGYPTAIR. Além disso, a companhia aérea chega a 67 destinos em todo o mundo com as suas companhias aéreas parceiras, oferecendo assim um total de mais de 130 destinos em todo o mundo aos seus passageiros, com o aeroporto do Cairo a servir de hub para África, Médio Oriente e Extremo Oriente. A EGYPTAIR oferece ainda aos seus clientes ligações perfeitas para os principais destinos turísticos e de lazer do Egipto, nomeadamente Luxor, Assuão, Sharm El-Sheikh e Hurghada, com uma série de frequências diárias para satisfazer as necessidades dos viajantes em lazer”.

Conectividade melhorada através da Star Alliance

O Aeroporto de Lisboa acolhe a TAP Air Portugal, um membro da Star Alliance, tal como a EGYPTAIR. Esta nova rota com a EGYPTAIR, também membro da Star Alliance, irá aumentar significativamente a conetividade com mercados para além de Lisboa e do Cairo. Os passageiros podem usufruir de transferências sem problemas e de uma extensa rede de destinos, tornando as viagens mais cómodas e eficientes.

Ofertas turísticas

Descubra o charme de Lisboa: com as suas ruas pitorescas, passeios históricos de elétrico e vistas deslumbrantes do antigo castelo, Lisboa é uma cidade que mistura sem esforço a tradição com a modernidade. Passeie pelos vibrantes bairros de Alfama e Bairro Alto, saboreie os deliciosos Pastéis de Nata e mergulhe na atmosfera animada do fado da cidade. Lisboa oferece uma mistura perfeita de património cultural, delícias culinárias e beleza paisagística que cativa qualquer viajante.

Explore as maravilhas do Cairo: cidade que respira história e mística, o Cairo é um tesouro para os viajantes. Desde as imponentes Pirâmides de Gizé e a enigmática Esfinge, até aos movimentados mercados de Khan El Khalili, passando pelo majestoso Rio Nilo, o Cairo é um destino que promete aventura e descoberta. Mergulhe na rica tapeçaria da história egípcia, no Museu Egípcio, e experimente a vibrante cultura local que faz do Cairo uma cidade como nenhuma outra.

Por ocasião da inauguração desta nova rota, a EGYPTAIR está a oferecer um desconto especial de 50% para reservas no primeiro voo. Os viajantes podem beneficiar destas tarifas competitivas visitando site da EGYPTAIR ou contactando um agente de viagens.

BEI e ANA anunciam contrato de financiamento de 50 milhões de EUR

O Banco Europeu de Investimento (BEI) e a ANA – Aeroportos de Portugal (ANA) assinaram um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de EUR para o desenvolvimento de infraestruturas de baixo carbono em nove aeroportos localizados no continente e nas ilhas, entre eles os aeroportos de Lisboa e do Porto. Este projeto, com um custo total de mais de 100 milhões de EUR, está incluído no quadro de Ação Climática e Sustentabilidade Ambiental do BEI e integra o programa de sustentabilidade da ANA, que visa alcançar a neutralidade carbónica, nas suas emissões âmbito 1 e 2, até 2030 e apoiar a transição dos seus parceiros.

No âmbito deste programa, serão implementados sistemas de fornecimento de energia e ar condicionado às aeronaves parqueadas, que ao desligar os seus motores reduzem o consumo de combustível e as emissões de gases poluentes. Este projecto, que prevê ainda a instalação de pontos de carregamento elétrico para veículos de assistência, revolucionará a paisagem operacional dos aeroportos portugueses. O projeto inclui cerca de 135 posições de estacionamento para aeronaves, e aproximadamente 600 pontos de carregamento.

Ainda de referir que, no âmbito deste programa, serão implementados sete projetos fotovoltaicos, com uma capacidade instalada de 12,8MWp, nos Aeroportos ANA para autoconsumo, e que terão um impacte significativo na redução da sua pegada de carbono.

“Esta iniciativa está perfeitamente alinhada com o compromisso do BEI de apoiar a ação climática e a sustentabilidade ambiental. O projeto contribuirá significativamente para a redução das emissões de carbono, além de melhorar a resiliência operacional e a segurança da infraestrutura da rede aeroportuária de Portugal, afirmou Gilles Badot, diretor de Operações do BEI para Portugal e Espanha.” Temos orgulho em apoiar a ANA nesta transformação rumo a um futuro sustentável.”

“Esta iniciativa vem reforçar o nosso compromisso NetZero até 2030, nos nossos aeroportos, nos âmbitos 1 e 2, promovendo a descarbonização do setor e a mobilidade positiva. Nos aeroportos ANA e VINCI Airports estamos a atuar de forma acelerada e com os nossos parceiros para obtermos os melhores resultados ambientais. Agradecemos o apoio do BEI e da Comissão Europeia para a concretização deste projeto que trará benefícios tão relevantes, quer ao nível ambiental como operacional”, afirmou Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA, que destacou também o apoio manifestado pelo governo português aquando da candidatura ao programa europeu.

O projeto será implementado ao longo dos próximos dois anos, e deverá beneficiar do Mecanismo de Infraestrutura para Combustíveis Alternativos para Transportes no âmbito do setor dos transportes do Mecanismo Interligar a Europa (CET-T-AFIF). Esta iniciativa faz parte da estratégia abrangente da ANA para eletrificar as operações de solo aéreo, substituindo veículos com motor de combustão interna e unidades auxiliares de energia de aeronaves por soluções mais sustentáveis.

Esta colaboração sublinha o papel do BEI no financiamento de projetos de transporte e infraestrutura sustentáveis que apoiam os objetivos da política da UE e contribuem para o Acordo Verde Europeu e para a estratégia de Mobilidade Sustentável e Inteligente. A eletrificação das operações de solo é vista como a via mais eficaz para reduzir significativamente as emissões de carbono no setor da aviação.

Lisbon Marriott Hotel tem novo diretor de revenue management

Christopher Potter assume o cargo de Diretor de Revenue Management do Lisbon Marriott Hotel a partir de 2 de agosto, ficando responsável por garantir as boas práticas e estratégias de gestão de receita em todas as fontes de negócios da unidade hoteleira.

Formou-se em Hotel & Restaurant Management pela universidade de Houston e concluiu o MBA na área financeira pela Universidade do Texas – Permian Basis.

Com 24 anos de experiência no setor hoteleiro, o profissional assumiu vários cargos com êxito, nomedamente na área financeira, revenue management, vendas, front-office, operações e de Diretor Geral.

Iniciou a sua carreira em 2002 como Front Office Supervisor no Houston Airport Marriott.

Em 2004 trabalhou como Diretor Geral no Fairfield Inn & Suites by Marriott em Woodlands no Texas , tendo depois ingressado no Marriott Rivercenter (com 1001 quartos) onde assumiu a função de  Front Desk Manager (2006) e posteriormente “Regional Sales Manager no Texas“ / San Antonio, Austin e Houston Market, entre 2007 a 2010 .

O currículo de Christopher soma 2 anos como Room Inventory Manager em unidades hoteleiras como Courtyard and Residence Inn by Marriott  Downtown e Courtyard by Marriott San Antonio Riverwalk, transitando para Revenue Manager no Renaissance Austin Hotel, Courtyard and Residence Inn by Marriott Downtown, Courtyard by Marriott San Antonio Riverwalk (2012-2013).

Em março de 2013 foi nomeado Senior Revenue Manager do JW Marriott San Antonio Hill Country Resort & Spa ( 1.002 quartos) e Renaissance Austin Hotel (492 quartos).

Devido às excelentes realizações, Christopher foi promovido a Corporate Task Force Revenue Manager na Marriott International ,em 2016.  Quatro anos mais tarde,em 2020,  viria assumir o cargo de Corporate Regional Revenue Manager BC LYNDO Hospitality e em 2021 Senior Assistant Diretor of Finance and Accounting no JW Marriott San Antonio Hill Country Resort & Spa.

Recentemente desempenhou o cargo de  Diretor of Revenue Analysis de um grupo de hotéis : Downtown Detroit Cluster (1.328 quartos ),  Westin (453 quartos) e Courtyard (260 quartos) entre 2022 – 2024.

Legacy Hotel Cascais é a terceira unidade Curio Collection by Hilton em Portugal

O recentemente inaugurado Legacy Hotel Cascais, de 4 estrelas surge na vila cosmopolita de Cascais no local que anteriormente pertenceu ao Hotel Cidadela, sendo a terceira unidade da Curio Collection by Hilton, em Portugal.

Composto por 59 quartos, distribuídos em 5 pisos, o Legacy Hotel Cascais apresenta um design sofisticado com mobiliário contemporâneo e quartos elegantemente decorados.

Nas comodidades do hotel, encontram-se um cuidado especial com as roupas de cama tendo os quartos sido cuidadosamente projetados, com todos os detalhes a serem pensados ao pormenor. Os hóspedes podem ainda desfrutar de Wi-Fi de alta velocidade, televisões led, um mini frigorífico e um cofre para objetos pessoais. Podem optar por quartos com vista para o mar ou para um pátio privado.

Juntamente com as piscinas interior e exterior, o hotel também oferece um tranquilo spa para os hóspedes rejuvenescerem a mente, o corpo e o espírito. O Legacy Spa by Wake está equipado com 3 salas de tratamento e
uma sauna, bem como um moderno centro de fitness.

A oferta gastronómica do Ristorante Don Alfonso 1890 conta a história das tradições transmitidas durante gerações nas casas de família do Sul de Itália. Estas receitas provêm de um lugar mágico, onde se respira a cultura e a beleza do Mediterrâneo.

Os hóspedes podem provar as delícias gastronómicas enquanto desfrutam do design eclético do restaurante e do bar, ou aproveitar os raios de sol no pátio privado.

O Ristorante Don Alfonso 1890 é reconhecido internacionalmente pelas suas tradições e agora oferece uma experiência única com ingredientes locais.

O hotel situa-se perto do centro histórico da vila e relativamente perto das atrações culturais e das praias, bem como de alguns locais emblemáticos do concelho como a Boca do Inferno, o Parque Marechal Carmona ou a Marina de Cascais.

DECORHOTEL volta à Exponor em outubro com 85% dos espaços já vendidos

A mais importante feira de hotelaria do país acontece entre 24 e 26 de outubro e vai reunir uma vasta gama de produtos e serviços inovadores, tecnologias de última geração e soluções sustentáveis.

A DECORHOTEL regressa à Exponor no próximo mês de outubro, prometendo um evento imperdível para os profissionais do setor. Com 85% dos espaços de exposição já vendidos, a feira confirma o seu sucesso e o forte interesse do mercado, demonstrando a sua relevância e a confiança que o setor deposita no evento.

Mais de 60% das empresas que participaram na última edição já confirmaram a sua presença na nova edição, mostrando a sua satisfação com os resultados obtidos e a importância da feira como plataforma de negócios e networking.
A DECORHOTEL 2024 promete maior abrangência, com uma área de exposição fortificada, e uma vasta gama de produtos e serviços inovadores, desde tecnologias de última geração a soluções sustentáveis para o setor hoteleiro e um programa de conferências e seminários.

Ao longo das últimas semanas, a organização tem vindo a revelar diariamente algumas das empresas já confirmadas no evento através das redes sociais, gerando grande expectativa e entusiasmo. A partir de setembro, a comunicação da feira intensifica-se com a divulgação diária de entrevistas com os expositores, proporcionando uma visão privilegiada das novidades que vão ser apresentadas, bem como as suas expectativas para o evento.

As INSCRIÇÕES PARA EXPOSITORES CONTINUAM ABERTAS. Contacte a organização para saber mais informações sobre as condições disponíveis para a sua empresa.

A EXPOALIMENTA, feira profissional da alimentação, maquinaria, equipamentos e produtos para a indústria alimentar, vai decorrer em paralelo, potenciado as oportunidades geradas pelo certame.

Saiba mais informações em: https://exposalao.pt/pt/feira/decor_hotel

Modelo da merytu valoriza a carreira dos profissionais, expondo-os a mais oportunidades

Numa entrevista, João Silva Santos – CEO & Partner da plataforma digital merytu, que recentemente fez uma parceria com a escola de bar Cocktail Team com vista a criar um conjunto de sinergias com impacto ao nível do recrutamento de profissionais e consultoria para serviços de bar, fala sobre o modelo da empresa e de como pretende contribuir para a evolução do sector, defendendo um profundo alinhamento de expectativas entre o profissional e a empresa como solução para reduzir a rotatividade.

  1. Quais são as expectativas que têm com a nova parceria?

A decisão de celebrar esta parceria teve como origem um profundo alinhamento de valores entre a merytu e a Cocktail Team. Ambas as organizações pretendem contribuir para a evolução do sector potenciando as carreiras do talento existente, conjugando formação de excelência com um modelo inovador de empregabilidade. Dessa forma, queremos aproximar milhares de profissionais da comunidade merytu da formação de excelência que a Cocktail Team possibilita e por outro lado, dotar os formandos desta academia da ferramenta de empregabilidade que está a revolucionar esta indústria.

  1. A mão de obra no sector hoteleiro tem diversos problemas. Por um lado, há falta de recursos humanos nos vários patamares, sendo o recurso à colocação de estrangeiros um dos critérios, mas que não resolve, por outro lado, os que são colocados, mudam rapidamente para outro, por meia dúzia de euros, o que leva a que muitos não acabem as formações, gerando um problema de falta de formação e qualificação. Como é que se sai deste círculo e que soluções propõe a merytu e a cocktail team?

Em apenas três anos de operação, já contamos com uma base de 63 mil profissionais espalhados por todo o país, de norte a sul. Este rápido crescimento evidencia que as novas gerações já apontavam soluções para os problemas existentes, sendo apenas necessário que ajustemos os modelos de gestão de talento nesta indústria, que estão claramente desatualizados. É crucial reconhecer que a permanência num emprego não garante, por si só, uma valorização salarial e que a suposta estabilidade frequentemente mascara a falta de progressão na carreira. A chave para a solução reside num profundo alinhamento de expectativas entre o profissional e a empresa, sendo este o principal fator para reduzir a rotatividade.

As novas gerações de profissionais procuram no trabalho coisas diferentes das que os seus antecessores pretendiam. Se a imigração é um fator que ajuda bastante a manter este setor à tona, tornar esta indústria atrativa é uma urgência estrutural sem a qual não irá subsistir. Esta realidade começa logo na formação, quando, ao chegar ao mercado de trabalho, os profissionais constatam que o retorno da formação na qual investiram, ou que ainda estão a investir, é pouco mais do que aqueles que não o fizeram. Através do nosso modelo, a merytu traz uma relevância inédita ao profissional no mercado, permitindo que construa a sua carreira na primeira pessoa, através de opções que dificilmente teria em tempo útil num modelo de trabalho tradicional. Este modelo conduz a uma valorização do profissional muito acima do que é comum neste setor, onde as suas qualificações permitem que se diferencie efetivamente nas consequências do seu trabalho. Neste âmbito, um exemplo concreto trazido pela parceria tem a ver com os formandos da Cocktail Team terem no seu perfil a insígnia da sua formação, começando o seu trajeto na aplicação por um nível de ganhos acima do normal patamar de entrada.

  1. Ainda dentro dos recursos humanos como é que se atrai e, sobretudo, retém o talento na hotelaria já que as escolas do sector dizem que formam alunos para os verem sair de Portugal ou nem sequer trabalharem no sector?

Desde 2019, o setor perdeu 25% dos seus profissionais, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Este êxodo de talento deve-se diretamente à falta de valorização dos trabalhadores já mencionada. Embora a remuneração seja um fator crucial, a valorização profissional vai muito além do salário. A falta de reconhecimento e a incapacidade da indústria em se reinventar para atender às expectativas da geração Z contribuem significativamente para este cenário. Os jovens profissionais de hoje procuram liberdade, flexibilidade, oportunidades de progressão na carreira e um alinhamento claro entre os valores das organizações e as causas que defendem.

  1. Como é que se moderniza um setor dito old school para um setor, que sem comprometer os seus ideais e objetivos, seja atual e vibrante?

O modelo da merytu foi concebido para ir ao encontro das expectativas das gerações mais novas, sendo também atrativo para as demais, através da flexibilidade que oferece, permitindo um equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Através da nossa App, os profissionais ganham, em média, 15-20% mais do que nos modelos tradicionais, devido à nossa estrutura de custos diferenciada. A merytu também se destaca pela sua lógica de ganhos por nível, onde os profissionais evoluem em valor/hora conforme a experiência e a satisfação das empresas. Este modelo valoriza a carreira dos profissionais, expondo-os a mais oportunidades, que dificilmente teriam num modelo de carreira tradicional. Esta abordagem tem recebido aceitação esmagadora, ajudando a reter talento na indústria e a torná-la muito mais atrativa.

Temos inúmeros exemplos de profissionais que já tinham abandonado o setor e que, com este modelo, decidiram dar uma nova oportunidade à sua área de formação. Por outro lado, também vemos diversos profissionais oriundos de outras áreas a experimentar o setor através da merytu, constatando que é possível trabalhar em hotelaria e restauração sem abdicar do equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, de salários competitivos, entre outros benefícios.

  1. De que forma se pode utilizar a IA como motor de pesquisa para um match mais perfeito entre entidades empregadoras e colaboradores?

Na merytu recorremos à vanguarda tecnológica para disponibilizar aos profissionais e empresas os resultados mais eficazes, consoante os seus objetivos. Através da IA, big data e machine learning, analisamos continuamente os padrões de consumo dos clientes e as tendências de aceitação dos profissionais, de acordo com as características de ambas as partes. Este processo é essencial para a evolução dos nossos algoritmos. Combinando vários fatores, conseguimos ajustar as respostas, aumentando a eficiência no processo de matching. Utilizamos o histórico de padrões de consumo como base para uma abordagem preditiva, antecipando as necessidades futuras e interpretando o comportamento da indústria.

Contudo, estes princípios tecnológicos estão hoje disponíveis no mercado em ferramentas simplificadas para o utilizador, proporcionando às equipas de Recursos Humanos uma enorme vantagem ao recorrer a modelos de análise de IA pela sua isenção e capacidade de assimilação das características da organização que gerem. A democratização destas tecnologias trouxe mais qualidade de análise e eficiência temporal nos processos de seleção atuais, não substituindo o expertise de quem as usa no que respeita à sensibilidade de uma validação final dos seus resultados.

Makro regressa ao Chefs on Fire para fusão de talentos e sabores

A makro Portugal volta a juntar-se ao Chefs on Fire, um dos mais prestigiados eventos gastronómicos em Portugal. O arranque é dado já a 5 de julho com o Pop-up Chefs on Fire – Santarém, que se prolonga até dia 7, e recebe no Jardim das Portas do Sol, contando com a presença já confirmada de chefs como Ana Moura, Alexandre Silva, Annakaren Fuentes e Rodrigo Castelo.

Ainda em julho, entre os dias 19 e 21, a viagem segue para Aveiro no Parque Infante D. Pedro, para mais uma edição de Pop-up do Chefs on Fire que junta nomes como os chefs Ana Leão, David Jesus e Diogo Formiga.

Em setembro, o Chefs on Fire está de regresso a Cascais e traz ao público a magia dos pratos de chefs como Vítor Matos, que conquistou duas estrelas Michelin para o Antiqvvm e uma para o 2Monkeys, João Sá (uma estrela no Sála), Luís Brito (A Ver Tavira), Arnaldo Azevedo (Vila Foz) e Pedro Pena Bastos (Cura).

Como fornecedora oficial dos produtos alimentares utilizados pelos chefs, a makro levará aos chefs todos os ingredientes de alta qualidade para que, exclusivamente com fogo, fumo e lenha, possam confecionar os seus pratos seja de carne, peixe, vegetarianos ou sobremesas.

“É muito importante para a makro estar presente nestas iniciativas, onde a aposta na gastronomia nacional é um fator de destaque. Além deste evento estar repleto de inovação, proporciona ao público toda a riqueza que o mundo da cozinha portuguesa tem para oferecer. O Chefs on Fire é mais do que um festival de boa comida e boa música, é um evento feito por pessoas e para pessoas.” comenta Filipa Herédia, Head of Communications da makro Portugal.

O Chefs on Fire conta com mais de sete edições, marcando uma tendência para o futuro dos eventos no país. O seu reconhecimento tem acontecido ao longo dos anos, com os prémios a Mesa Marcada, o Prémio Nacional de Turismo, e ainda o Evento do ano 2021, distinções que comprovam o sucesso do evento e a confiança do público, em viver um dos melhores momentos gastronómicos do país.

Nova carta com a assinatura do Chef António Nobre no Degust’AR Lisboa

Com uma nova carta com a assinatura do Chef António Nobre, o reconhecido Degust’AR Lisboa, restaurante do grupo M’AR De Ar, homónimo do restaurante de Évora, oferece uma maravilhosa viagem pelos sabores alentejanos sem ter de sair de Lisboa.
Através da carta e decoração, detalhadamente pensadas, o Degust’AR Lisboa alia a inovação à tradição, reforçando a “Alantejanidade” autêntica do espaço e única na capital. Responsável por esta experiência sensorial é o Chef António Nobre, que tem a curadoria de todos os espaços do grupo M’AR De AR, assegurando através da qualidade da sua cozinha, a merecida projeção da cozinha alentejana.
A nova carta promete deliciar todos os paladares através de pratos de carne, peixe e ainda, à base de legumes. Nos novos pratos do Degust’AR Lisboa, para entrada e para partilhar, são imperdíveis os queijos alentejanos, queijo Serpa, queijo Nisa, queijo Évora com compota de abóbora caseira; Pica na tábua composta por secretos de porco preto, maionese de alho desidratado e pão alentejano torrado; as cremosas Empadas de Galinha; os fragrantes Pleurotes do Alentejo na grelha com flor de sal e tomilho limão; crocantes Torresmos do Rissol e ainda as Vieiras com vinagrete três de pimentos e chips de paio do lombo de porco alentejano.
Para os amantes de carne, destaca-se o irreverente Tártaro do Lombo de Vitelão (PVP 26€) com vitelão picado à faca, cebola roxa, cornichons, salsa, mostarda, gema de ovo trufada, chicória, acompanhado de batatas fritas com orégãos; o suculento Bife da vazia à Degust’AR Lisboa (PVP 22€) de vitelão mertolengo DOP, com um molho composto por 25 ingredientes, batata frita caseira e salada; e ainda, o imperdível Jarrete de porco (PVP 26€) cozinhado durante 12 horas a baixa temperatura com um aromático arroz carolino de lima que contrasta com a maciez do porco, azeite de malagueta e compota de cebola roxa, uma combinação que promete surpreender.
Para sabores do mar, entre os novos pratos, sobressaem as tenras Vieiras coradas (PVP 26€) em azeite com flor de sal combinadas com puré de agrião, cogumelos shimeji e lúcia-lima; o Lombo de garoupa do mar (PVP 32€) com molho de lima, puré de cherovia, pão frito, couve pak choi e azeite de salsa; e o Lombo de Pargo legitimo (PVP 35€) assado no forno, que amanteigado, tem o toque da região através do toucinho de porco ibérico que quando se junta ao arroz carolino de gambas e gengibre é de comer e chorar por mais.
Nem carne, nem peixe, opções não faltam para invocar os sabores da região até em pratos vegetarianos, como a estaladiça Trouxa de Queijo Cabra (PVP 14€), com uma deliciosa compota de marmelo, mel, mix de folhas verdes, temperada com vinagrete de limão; ou o Hambúrguer de grão-de-bico (PVP 20€) grelhado com polenta frita e maionese de limão, uma opção que impressiona no sabor; também surpreendentes são as  Almôndegas de Seitan (PVP 18€) com molho de tomate e arroz tailandês ou o Tofu Marinado (PVP 22€) em massa de pimentão salteado em azeite virgem e couslow de legumes. Para rematar, a combinação perfeita entre cremosidade e crocância com a Mousse de chocolate 70% cacau com gelado de avelã torrada, caramelo salgado e telhas de amêndoa (PVP 8,5€).
Reconhecido pela sua hospitalidade, o Degust’AR Lisboa oferece a sensação de que se está a ser recebido em casa de alguém como um convidado especial e não num restaurante, onde o menu é o complemento perfeito de uma experiência diferenciadora, que convida a desfrutar da regionalidade.
Assinando as cartas dos três restaurantes do grupo, Degust’AR Évora, Sabores do Alentejo e Degust’AR Lisboa, o Chef António Nobre chefia diariamente a cozinha do último. Alentejano de raiz, nascido em Beja, assistiu sempre aos dotes culinários da sua mãe e avó onde se inspira todos os dias na descoberta e constante exploração de cheiros e sabores que originam a viagem de sabores que é a carta do Degust’AR Lisboa, resultando numa cozinha de memórias onde a gastronomia mediterrânica anda de mãos dadas com a alentejana.
Entre várias atividades, o Chef António Nobre é autor de dois livros, com um terceiro a caminho, confrade da Confraria Gastronómica do Alentejo e frequenta, desde 2002, o prestigiado Congresso de San Sebastian – “Lo Mejor de la Gastronomia”. Em 2002, foi pioneiro, na iniciativa de elaborar uma carta dos vários azeites nacionais e foi várias vezes galardoado com prémios como “Panela ao Lume” e “Gastronomia com Vinho do Porto”, colaborando ainda com vários sites e jornais como o Expresso.
Combinando tudo o que o Alentejo tem de melhor para dar, o Degust’AR Lisboa, situado na Rua Latino Coelho 63, apresenta-se como um pequeno refúgio da capital que remonta às memórias e sabores da região e reflete a hospitalidade alentejana numa nova carta que promete surpreender. O Degust’AR Lisboa tem capacidade para 100 pessoas e o seu horário de funcionamento é de segunda a sábado das12h30 às 15h00 e das 19h30 às 23h00.

Vilamoura lança dois novos projetos imobiliários: Terracota e Nobilus

  • Com 87 apartamentos, o Terracota conta já com vendas de 20% e conjuga a natureza com a tranquilidade, numa zona urbana com pinheiros, estando o projeto próximo da praia e dos 5 campos de golfe.
  • Construído com os melhores materiais sustentáveis, o Nobilus, com 47 apartamentos, fica a apenas a 5 minutos do centro de Vilamoura e é um verdadeiro refúgio para quem procura conforto e prestígio num só lugar.

Vilamoura apresenta os seus mais recentes projetos imobiliários: o Terracota e o Nobilus, dois condomínios privados desenvolvidos para tornar Vilamoura num destino ainda mais extraordinário.

Localizado numa zona urbana, a 10 minutos do centro de Vilamoura, o Terracota é a opção ideal para quem procura a tranquilidade da natureza, pois está situado numa zona verde e rodeado de pinheiros. Próximo da praia e dos cinco campos de golfe de Vilamoura, o Terracota foi desenhado para que os seus residentes possam usufruir do estilo de vida único e especial que *Vilamoura tem para oferecer, enquanto destino.

Este condomínio privado de 87 apartamentos, com tipologias T2, T3 e T4, oferece áreas entre os 78 m2 e os 157 m2, sendo que todos os apartamentos apresentam acabamentos de alta qualidade e espaços modernos. No exterior, é possível encontrar um amplo jardim e uma área comum com uma piscina única, rodeada de areia branca, que transmite a sensação de uma praia exclusiva, mesmo à porta de casa.

Inspirado numa arquitetura moderna, o projeto começou a ser construído no início de maio de 2024 e prevê-se que esteja concluído em maio de 2026. O preço dos apartamentos começa nos €420 mil e cerca de 20% das unidades do condomínio já foram vendidas.

O projeto Nobilus, com 47 apartamentos de tipologias T2, T3 e T4, prima pela elegância e caráter sustentável, no coração de Vilamoura. O projeto apresenta áreas entre os 107 m2 e os 202m2, e está situado numa zona de grande prestígio, a cinco minutos do centro, da praia e da marina, em perfeita sintonia com a beleza natural circundante. Neste condomínio, podemos ainda encontrar piscinas privadas e comuns, beneficiando também de estacionamento privado.

O fator diferencial deste projeto e a sua essência assentam na construção inovadora e sustentável do edifício, por exemplo com a aplicação de madeira laminada cruzada (CLT). Este material não só oferece uma robustez comparável à do betão, mas apresenta-se também como uma alternativa mais amiga do ambiente, contribuindo para a redução da pegada de carbono.

O nome deste projeto imobiliário é uma derivação da palavra “nobre” e transmite a singularidade deste condomínio privado.

O Nobilus viu a sua construção começar no final de abril de 2024 e estima-se que a data de conclusão do projeto aconteça no final do ano de 2025. O valor dos apartamentos começa nos €680 mil, estando o início da comercialização previsto para o início do verão.

Henrique Rodrigues da Silva, COO da Norfin SGOIC, Sociedade Gestora da Vilamoura Lusotur, SIC, Imobiliária Fechada explica que “Juntamente com o plano da nova Marina, assim como a integração e as melhorias em todos os campos de Golfe de Vilamoura, queremos, com estes dois novos projetos, melhorar a experiência de quem nos visita e proporcionar um estilo de vida ainda mais completo para quem fica. A nossa ambição inclui também a criação de um novo centro desportivo, de forma a podermos promover uma vida mais ativa e saudável, e ainda a expansão da nossa oferta hoteleira, assegurando que nada é deixado ao acaso e que Vilamoura se torna ainda mais extraordinária”.

Já Nuno Banha, Diretor da Vilamoura Properties, acrescenta que “O Terracota e o Nobilus são dois projetos essenciais para o contínuo crescimento de Vilamoura. Juntando-se ao Vilamoura Parque, ao Natura Village e ao The Nine, estes dois novos projetos vêm completar o nosso extenso e diverso portefólio, que responde às diferentes necessidades de quem vê Vilamoura enquanto destino ideal para viver, passar férias e investir”.

Tenerife é um destino cada vez mais procurado pelos Portugueses

Tenerife tem-se comprovado um destino com grande procura por parte dos portugueses. A rota Lisboa-Tenerife, operada pela TAP Air Portugal, celebra o seu 5º aniversário e já transportou mais de 213 mil passageiros ao longo destes cinco anos.
Em 2023, a rota apresentou uma taxa de ocupação média (Load Factor) de cerca de 79%, com aproximadamente ¼ da receita a resultar do mercado português, seguido dos mercados de Espanha, Alemanha e Estados Unidos. Desde o início de 2024, verificou-se ainda um aumento de 7,5% no número de passageiros portugueses, reforçando a tendência de crescimento e a popularidade de Tenerife como destino de férias predileto dos portugueses.
De forma a celebrar este marco na parceria e em resposta à crescente popularidade do destino, será lançada uma campanha especial de reforço durante o verão com quatro frequências semanais de voos (às terças, quintas, sábados e domingos).
A rota Lisboa-Tenerife estará disponível por apenas 109€ ida e volta, para bilhetes adquiridos entre 24 de junho e 7 de julho de 2024. As viagens podem ser realizadas entre 15 de setembro de 2024 e 31 de março de 2025, exceto durante o período de blackout entre 15 de dezembro de 2024 e 13 de janeiro de 2025.
Esta ilha das Canárias é conhecida por providenciar o local perfeito para aventuras, como explorar as ilhas pelo mar ou observar as estrelas nas longas paisagens a céu aberto.
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Desde o clima ameno, que se prolonga todo o ano, à beleza natural e à vasta oferta histórica e cultural, Tenerife tem conquistado os portugueses pela sua variedade de aventuras e experiências, gastronomia e cultura.
Sobre o Turismo de Tenerife:
Tenerife é um destino turístico moderno e diversificado. Após a apresentação da nova imagem, o seu objetivo é reforçar a ilha como uma referência turística internacional que privilegia a comunicação, para além do sol e da praia, através de uma mensagem mais emocional e pessoal, com enfoque em novos segmentos de viajantes e micro-segmentação das mensagens.
A ilha é o destino para viver experiências graças a um vasto património, com dois locais classificados como Património Mundial pela UNESCO, o Parque Nacional do Teide e a cidade de San Cristóbal de La Laguna, vinhos e gastronomia originais, incluindo restaurantes com estrelas Michelin e uma natureza excecional para desfrutar de atividades ao ar livre durante todo o ano.
Tenerife é também uma referência em matéria de sustentabilidade, possuindo a certificação Biosphere, que garante o seu compromisso ambiental, social, cultural e económico, e dispõe ainda de um Plano Diretivo de Turismo de Inteligência Artificial, o primeiro deste tipo a ser aprovado em Espanha, que visa melhorar ainda mais a competitividade do setor e o desenvolvimento de Tenerife como Destino Turístico Inteligente.

Vale do Lobo inaugura dois novos restaurantes numa celebração à culinária portuguesa

  • Novos restaurantes são uma homenagem ao património agrícola, pesqueiro e de panificação português
  • O restaurante Tinto Vale do Lobo proporciona uma experiência culinária imersiva que agrega especialidades regionais harmonizadas com uma cuidada seleção de vinhos
  • O restaurante Doce Vale do Lobo é uma celebração do café e da pastelaria, com pães e doçaria tradicional portuguesa, mas também saladas frescas e sumos naturais
  • Os novos restaurantes abriram ao público no dia 1 de junho de 2024

Vale do Lobo sempre esteve na vanguarda da inovação, desde a visão do seu fundador em 1962. Este é o momento de dar o próximo passo na evolução do resort, proporcionando experiências gastronómicas inovadoras de excelência e que revelam a verdadeira essência de Portugal com a inauguração de dois novos restaurantes: Tinto Vale do Lobo e Doce Vale do Lobo.

O primeiro destes restaurantes, geridos por Vale do Lobo, chamado Tinto, presta uma homenagem às tradicionais tabernas portuguesas. É uma referência aos locais sociais onde os agricultores e os pescadores se reuniam após o trabalho para partilhar histórias sobre pratos simples e autênticos, acompanhados de vinhos da região.

O restaurante Tinto foi idealizado para agradar a todos os sentidos. O restaurante é caraterizado pelo ambiente envolvente que proporciona, resultante de uma eclética decoração, desde mesas altas que evocam o ambiente de uma taberna portuguesa, a mesas de refeição mais intimistas. O restaurante tem capacidade para 120 pessoas, com opção de escolha entre as mesas interiores ou o terraço exterior, com vistas sobre o complexo balnear Praça de Vale do Lobo e o Oceano Atlântico.

O menu de 40 petiscos, promete despertar os sentidos numa viagem de aromas e sabores. Estas iguarias de degustação trazem sabores das tascas tradicionais do Norte de Portugal, das ricas terras agrícolas da zona Centro e da região Sul do Algarve. Os clientes podem
pedir quantos pratos desejarem para provar, cada um com a sua própria história e herança. A equipa de profissionais do restaurante partilha de uma forma especial as suas próprias origens regionais nos pratos disponíveis neste espaço, proporcionando uma experiência verdadeiramente imersiva.

Algumas das iguarias regionais do Tinto incluem tiras de choco com maionese de limão e alho, cabrito assado em vinho, uma leve e fresca salada de polvo e um excecional arroz de forno com enchidos tradicionais.
Por sua vez, as harmonizações com os vinhos locais elevam a experiência de degustação. Ao entrar no restaurante, os clientes são recebidos por uma impressionante garrafeira que revela a fantástica seleção de vinhos deste novo espaço, todos portugueses. Os clientes do Tinto são brindados com um copo de espumante de boas-vindas enquanto se acomodam para fazer os seus pedidos.

Podem, então, escolher a maioria dos vinhos também disponíveis a copo, apreciando as combinações perfeitas para os diversos petiscos.

As crianças são muito bem-vindas no restaurante Tinto, com um menu especialmente desenvolvido para que também os mais novos possam descobrir algumas das delícias gastronómicas nacionais. O restaurante Tinto está aberto diariamente das 12:00h às 23:00h.

Por sua vez, o restaurante Doce, segundo espaço gastronómico, trata-se de uma verdadeira ode à exuberante herança da pastelaria portuguesa. O Doce apresenta uma pastelaria requintada, uma ampla seleção de sumos e smoothies, saladas elaboradas com os ingredientes locais mais frescos e uma versão portuguesa especial do chá da tarde. O folhado de salmão, rúcula e queijo é uma leve delícia, enquanto a salada de pera e bulgur com grão-de-bico é simplesmente imperdível. Para um revigorante impulso vitamínico, os smoothies deste espaço incluem o Morning Energy, o Mighty Green e o vibrante Beet & Blend.

O Doce disponibiliza também uma grande variedade de pães pautados pela tradição e sabores nacionais, todos confecionados no local. O ambiente acolhedor e familiar adapta-se a visitantes de todas as idades, enquanto um serviço de entrega de pão está ainda disponível para proprietários, residentes e hóspedes de Vale do Lobo.

Numa harmonização perfeita, os pratos do Doce são combinados com os sabores e aromas dos grãos de café mais exclusivos oriundos de locais de referência em todo o mundo bem como de uma ampla seleção de infusões e misturas de chá. De igual modo, e para os verdadeiros apreciadores de café que valorizam os grãos mais refinados, têm à sua disposição o Jamaican Blue, enquanto aqueles que têm um espírito mais aventureiro podem aqui experimentar o kopi luwak, também conhecido como café civeta. Entre as opções regionais de chá estão a Infusão Mística, com hortelã-pimenta, oliveira e videira, e a Infusão de Meio de Verão, com aromas de orégãos, camomila, louro e nogueira.

Aberto das 8h até ao pôr-do-sol, o Doce dá as boas-vindas a clientes de todas as idades para desfrutarem da sua excecional variedade de pastelaria portuguesa, saladas saudáveis, sumos naturais, pães e muito mais, acompanhados por alguns dos melhores cafés de todo o mundo e blends de chá excecionais.

“Colocámos o ADN português no cerne da nossa oferta culinária com estas novas experiências gastronómicas em Vale do Lobo, totalmente geridas por nós, que oferecem a essência de Portugal num prato. Não se trata apenas dos sabores – são os aromas e os sentimentos que ecoam séculos de agricultura, pesca e panificação.”
“No Tinto, os clientes podem deliciar-se com uma experiência diferente a cada visita. É uma verdadeira celebração dos incríveis sabores autênticos e das tradições de Portugal. Seja depois de um dia de trabalho, de lazer ativo ou simplesmente de um momento mais descontraído e relaxado ao sol, este é o momento de visitar o Tinto. Este espaço constitui uma verdadeira ode ao património português em Vale do Lobo.”
“No Doce, revelamos outro lado do património português – petiscos leves e delícias doces repletas de sabores frescos locais. Há sempre algo para todos os gostos e preferências. Estamos a inovar e a oferecer algo fenomenal – o Doce pretende redefinir a experiência do café no Algarve.” refere Eduardo Johnston da Silva, Diretor Geral de Vale do Lobo.

VALE DO LOBO GOLF & BEACH RESORT | Fundado em 1962, Vale do Lobo tornou-se num dos mais aclamados destinos turísticos e de golfe da Europa com uma área aproximada de 450 hectares. Com um clima de exceção, inesquecíveis falésias e praias douradas, inúmeras atividades desportivas e de lazer, restaurantes de gastronomia internacional, dois excecionais campos de golfe de 18 buracos, magníficas propriedades e uma variedade de serviços e eventos todo o ano, Vale do Lobo reúne tudo num só destino. Verdadeira referência imobiliária, Vale do Lobo constitui um local de eleição para segunda case, investimento ou residência permanente.