Territórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apresentou em Viseu a Agenda para o Turismo no Interior

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, anunciou ontem, em Viseu, o objetivo de promover os territórios do Interior a nível do turismo, discriminando-os de forma positiva em relação ao litoral. As declarações foram feitas numa sessão pública sobre a Agenda para o Turismo no Interior, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

“A coesão territorial é uma prioridade deste Governo e, nesse sentido, os territórios do Interior devem ser uma prioridade na promoção turística”, afirmou o governante, acrescentando que “o Interior tem produtos turísticos únicos que devem ser valorizados”.

Para concretizar esta intenção, o Secretário de Estado exemplificou com medidas que discriminam positivamente os territórios do Interior. São os casos do programa Consolidar + Turismo, que prevê mais apoios para empresas do Interior; do Portugal Events, que vai diferenciar positivamente os eventos que decorram em destinos afastados do litoral; e da valoração adicional das produções internacionais que escolham filmar em territórios de baixa densidade, ao abrigo da Portugal Film Commission. Nuno Fazenda anunciou ainda que o Governo pretende apresentar a Agenda para o Turismo no Interior em abril.

A sessão em Viseu integrou o Roteiro da Agenda para o Turismo no Interior, que o governante está a realizar pelo interior do país entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, com o objetivo de ouvir e debater com os atores locais os desafios, as potencialidades e as prioridades do turismo no interior.

Além de Nuno Fazenda, os discursos de abertura da sessão estiveram a cargo de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Leonor Barata, Vereadora do Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Viseu, e José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

Na ocasião, Pedro Machado salientou a preocupação em combater a sazonalidade, a litoralização e a reduzida estadia média, assim como o despovoamento, problemas que afetam a atividade turística no Interior. Para fazer face a estas dificuldades, Pedro Machado defendeu que devem ser destacados os grandes trunfos do Interior do país. “O Interior de Portugal é o luxo do século XXI, uma vez que oferece tempo, silêncio e segurança. Se passarmos esta mensagem aos mercados internacionais, nomeadamente os mercados emergentes, seremos capazes de atrair mais turistas a estes territórios”, disse.

Seguiu-se um primeiro painel, intitulado “O Turismo no Interior e no Centro – Redes e Conhecimento”. Moderado por Filipe Silva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, o painel teve intervenções de Jorge Brandão, Vogal Executivo do Programa Centro 2020, Carlos Ascensão, Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, e Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Com moderação de Jorge Loureiro, Vice-Presidente da AHRESP, o segundo painel da sessão teve como tema “O Turismo no Interior e no Centro – As Empresas”. Os oradores foram João Cotta (Presidente da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu), Ana Berliner (Casa da Cisterna), Maria Manuel Silva (Casas da Lapa, Nature & SPA Hotel), Gualter Mirandez (Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu) e Fernando Daniel Nunes (Administrador da Visabeira).

Antes do Secretário de Estado encerrar a sessão, houve ainda um animado debate com empresários e forças vivas da região.

A Costa Verde apresenta Terra, com Alma!

A Costa Verde organizou um almoço de apresentação da sua mais recente coleção Terra, projeto desenhado pelo designer Pere Gifre, e apadrinhado pelos chefes Dieter Koschina e Henrique Sá Pessoa.

Contando com a presença de mais de 20 estrelas e potenciais estrelas Michelin, o almoço ocorreu no restaurante Alma, em Lisboa, num menu criado e elaborado pelos dois chefes de cozinha, detentores de 2 estrelas Michelin cada, marcando assim a rentrée na agenda dos eventos gastronómicos de topo a nível nacional. Como uma obra de arte esculpida na terra, a coleção Terra revela-se de uma forma bela e imperfeita. Foi através do resultado da parceria entre as mãos do artista Pere Gifre e a expertise da Costa Verde que se apresenta esta nova coleção. Com linhas marcantes e perfis orgânicos, Terra simboliza o início de uma nova era para a marca Costa Verde, uma coleção que pretende despertar os sentidos, sendo uma aliança entre diferentes experiências táteis, que nos conectam com a natureza. Do toque áspero ao acetinado, da superfície plana à escarpada, sendo cada peça única, singular e disruptiva. Apadrinhada por Dieter Koschina e Henrique Sá Pessoa, chefes com 2 estrelas Michelin, esta coleção pretende marcar uma forte posição no mercado de luxo e fine dining.

A Costa Verde é um dos principais fabricantes de porcelana na Europa, tendo iniciado a sua atividade em 1992, sendo uma das mais modernas empresas do setor em todo o mundo.

Ao longo de 30 anos de crescimento sustentado, surgiram parcerias em vários mercados espalhados por todo o mundo. A constante pesquisa, criação e desenvolvimento de novos produtos e conceitos permitiu à Costa Verde estar hoje presente em mais de 50 geografias e obter 70% das receitas no mercado internacional.

Com uma operação industrial fortemente sustentável, a fábrica está localizada no distrito de Aveiro, em Portugal, possuindo uma área coberta de 35.000 m² e uma área disponível de mais de 65.000 m², empregando mais de 370 colaboradores.

Para mais informações sobre a coleção Terra: https://pro.costa-verde.com/colecoes-costa-verde/terra/

Power Dot instala carregadores elétricos em hotéis Accor na Europa

A Power Dot – a maior empresa portuguesa na Europa a operar com carregadores para veículos elétricos – acaba de assinar uma parceria com a multinacional francesa Accor, podendo vir a equipar cerca de 1800 dos seus hotéis em Portugal, França, Itália e Espanha, tornando-se, assim, no seu braço-direito a nível de pontos de carregamento.

A curto prazo está prevista a entrada em vigor de uma fase-piloto do projeto em todos estes países (exceto na Itália), a qual envolve a instalação de carregadores rápidos e ultrarrápidos em 114 parques de estacionamento dos hotéis Ibis, Mercure, Novotel, Pullman e Sofitel.

“Estamos orgulhosos por estabelecer esta parceria com o Grupo Accor, que, tal como nós, também quer contribuir para uma transição energética mais célere. Com mais carregadores e com carregadores mais potentes estamos a acelerar a mudança para a eletrificação do setor automóvel”, sublinha o general manager da Power Dot, José Maria Sacadura.

Uma opinião partilhada pela diretora do departamento de compras da Accor Europa do Sul, Coline Pont: “Estamos muito satisfeitos com esta parceria com a Power Dot, pois permite-nos antecipar as necessidades dos clientes, oferecendo-lhes cada vez mais serviços tendo em conta as nossas metas de responsabilidade social.”

Este anúncio confirma os ambiciosos objetivos de expansão da Power Dot estabelecidos após ter recebido o investimento de 150 milhões de euros do fundo francês Antin em maio de 2022: instalar mais de 14 000 pontos de carregamento em toda a Europa até 2025.

A Power Dot assegura de forma 100% gratuita a instalação, a gestão e a manutenção de carregadores para veículos elétricos em parques de estacionamento de acesso público de hotéis, shoppings, supermercados, retail parks, restaurantes, ginásios, hospitais e municípios.

ADHP e AEDH anunciam protocolo ibérico de cooperação

A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e a AEDH – Asociación Española de Directores de Hotel assinaram um acordo de cooperação com o objetivo de estreitar relações “entre as organizações do setor do turismo e da hotelaria” dos dois países.

São também objetivos do protocolo o progresso científico e a aplicação das melhores práticas da indústria, bem como a formação turística especializada – aspeto que está no centro da missão de ambas as associações.

O acordo foi assinado em Madrid no contexto das comemorações dos 50 anos da AEDH e antecipa o quinquagésimo aniversário da ADHP, que será celebrado em 2023.

A assinatura do protocolo contou com a presença de Fernando Garrido, Presidente da ADHP, e Manuel Vegas Lara, Presidente da AEDH. Os dois dirigentes assinalaram a importância do acordo para o desenvolvimento de uma cooperação intraibérica entre setores.

“A ADHP tem estabelecido acordos de cooperação com diversas organizações no sentido de oferecer aos associados a melhor representação possível. O protocolo com a AEDH vai criar uma ponte ainda maior para a partilha de recursos e competências entre os setores do turismo português e espanhol. A nossa relação com a AEDH tem sido marcada por uma proximidade contínua e planeamos cooperar de forma mais profunda no futuro próximo”, refere Fernando Garrido, Presidente da ADHP.

“Para a AEDH, colaborar com a nossa querida associação irmã, a ADHP, é uma motivação para continuar a fomentar uma relação muito próxima entre o setor turístico espanhol e português. Estamos unidos nas nossas necessidades profissionais e educativos, e juntos criaremos um horizonte melhor para os nossos jovens talentos. Juntos seremos uma força impulsionadora de novas tendências e do turismo 3.0”, afirma Manuel Vegas Lara, Presidente da AEDH.

Este protocolo assinala o fim de um ano marcado pelo reforço do dinamismo associativo da ADHP, com o início de um novo mandato, a organização do XVIII Congresso Nacional, a atribuição dos Prémios Xénios 2022 e a participação da associação em mesas-redondas e eventos do setor. Destaque ainda para a assinatura de um protocolo com a AHETA – Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve, duas novas edições do Curso de Especialização em Direção Hoteleira e o lançamento do projeto “Be Our Guest”.

Controle de custos em destaque na VII Convenção HotelShop

Teve lugar em Lisboa, no passado dia 30 de Novembro, a VII Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, este ano com o tema Gestão Estratégica de Compras.

O evento contou com perto de 400 participantes, que ao longo de um dia ouviram intervenções de um conjunto diversificado de oradores, cobrindo temas relacionados, direta ou indiretamente, com a gestão de custos.

O facto de estarmos a viver uma conjuntura de elevada inflação foi especialmente relevado por vários intervenientes como uma razão acrescida para que a área das compras seja considerada ainda mais estratégica, e menos acessória, na operação das empresas.

O evento incluiu intervenções de Neale French, António Bóia e Marta Sotto-Mayor, com um foco mais técnico sobre gestão de custos, e de Carlos Abade, do Turismo de Portugal, que apresentou perspetivas bastante positivas de procura turística para 2023. O painel “Logística e custos de abastecimento” com os CEOs da Sogenave e Parmalat/Lactalis, também perspetivou uma evolução positiva – com recuperação no próximo ano de uma situação algo caótica no abastecimento de matérias-primas e produtos.

No painel com Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o economista João César das Neves, foi referido o impacto elevado da inflação sobre as IPSS e a quase inexistência de apoios públicos para os compensar.

Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, chamou a atenção para a evolução do segmento de veículos elétricos, relevando o aumento da sua autonomia em kms e chamando a atenção para o atraso dos hoteleiros em dotar as suas unidades com postos de carregamento.

O político e comentador Luís Marques Mendes partilhou a sua perspetiva sobre o futuro do turismo e do setor social. Quanto ao turismo, manifestou otimismo quanto à sua evolução nos próximos anos, mas alertou para a importante limitação derivada do atraso, que rotulou de “inexplicável”, do novo aeroporto de Lisboa.

O evento terminou com a entrega dos Prémios Best Buyer e Best Supplier 2022, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.

Adyen Retail Report:79% dos portugueses espera por baixas de preços para fazer as suas compras

Os resultados anuais do Retail Report da Adyen plataforma global de tecnologia financeira mostra que os retalhistas continuam a investir em planos de digitalização, com 38% a dispor de uma estratégia de digitalização formal e ativa, em conjunto com 28% que refere estar em fase de planificação, enquanto 7% afirma ter unificado os canais físicos e digitais.

Estes dados locais, recolhidos e analisados pela Adyen obtidos através de inquéritos online, em setembro de 2022, a um total de 400 retalhistas com mais de 50 empregados em Portugal, e a 1001 consumidores residentes em território, revelam uma transformação nos hábitos de consumo do nosso país como consequência direta das recentes transformações do mercado. A pandemia e, mais recentemente, a guerra na Ucrânia, reformularam o perfil dos consumidores e provocaram novas mudanças na forma como estes fazem as suas compras. Como consequência, os dados mostram que quase 6 em cada 10 portugueses não fazem compras tão frequentemente como costumavam, e que o número que tem poupanças subiu quase 10% face ao ano anterior, com 4 em cada 10 a admiti-lo.

Embora o ano passado se tenha registado uma maior adesão à loja física como consequência do alívio das medidas de restrição à COVID-19, 2022 espelha um regresso ao online, com apenas 39% a optar por comprar numa loja física face aos 60% de 2021. Ainda assim, os portugueses procuram uma maior flexibilidade nas suas compras, com 7 em cada 10 consumidores a preferirem uma experiência de retalho unificada, permitindo-lhes, por exemplo, comprar online e devolver em loja (63%). De facto, este continua a ser o canal preferido pelas marcas, com quase 5 em cada 10 a nomear a loja física como o seu canal de venda mais utilizado.

Juan José Llorente, Country Manager da Adyen para Portugal e Espanha, afirma que “é importante observarmos as várias mudanças nos hábitos de compra dos consumidores, e comprovarmos que existe a procura por uma plataforma financeira com a flexibilidade necessária para apoiar e implementar uma verdadeira transformação. ”Acrescenta ainda que “num cenário de transformação digital, cada vez mais visível em Portugal, e no qual a Adyen se encontra empenhada a ajudar os seus clientes a oferecem uma experiência phygital, podemos concluir que a otimização da viagem do cliente através da disponibilização de múltiplos canais de pagamento é já o objetivo de 82% dos retalhistas, um dado revelador e otimista num momento de particular incerteza económica.”

É, por isso, essencial seguir a tendência do mercado e procurar integrar o melhor do mundo físico e digital. Apenas assim será possível oferecer uma experiência unificada de retalho, e ao mesmo tempo ter flexibilidade suficiente para adaptar um negócio à procura dos consumidores.

Da experiência física à online

Cerca de 5 em cada 10 consumidores em Portugal fez mais compras online em 2022 que no ano anterior. As tendências de compra passaram, na sua maioria, do físico para o digital, dos websites para as aplicações e, até mesmo, para as redes sociais, mas mantendo a loja física como ponto de referência.

Como resultado, tornou-se fundamental que os retalhistas portugueses combinassem, ainda mais, os seus ambientes físicos e digitais para oferecerem uma experiência sem falhas, sem depender de nenhum canal particular e, acima de tudo, colocando o cliente sempre em primeiro lugar. Dentre as principais preocupações das empresas encontra-se a oferta de uma experiência de pagamento otimizada (82%), bem como a utilização de aplicações para agilizar a experiência de compra do cliente (81%).

O Retail Report da Adyen 2022 analisou ainda a distribuição das vendas dos retalhistas portugueses por canal. Os dados mostram que as compras online voltaram a ganhar terreno, sendo este o ambiente de compras preferido dos portugueses (61%). De entre os vários dispositivos, os smartphones (60%) e computadores (69%) encabeçam a lista de preferências, seguidos por 15% que recorrem a tablets para realizar as suas compras. Através deles, 7 em cada 10 inquiridos preferem fazer as suas encomendas nos websites das marcas, e 5 em cada 10 utilizam as respetivas aplicações de compras. As redes sociais são o canal menos utilizado.

Tecnologia e inovação para um comércio mais unificado

As empresas de sucesso são aquelas que conseguem combinar o físico e o digital para criar uma experiência fluida. Nos últimos três anos passámos do físico ao digital, regressamos ao físico para depois voltarmos ao online, o que representa um verdadeiro desafio para os retalhistas no momento de definição da sua estratégia.

Olhando para as mudanças que decorreram dos últimos dois anos, bastante atípicos por sinal, os retalhistas, mas sobretudo os consumidores, tiveram de se adaptar a novas realidades que já não podem ser revertidas, nomeadamente, a utilização dos canais online e offline. O que antigamente se processava apenas online ou em loja física, tornou-se agora na recolha em loja, devoluções multicanal, os corredores infinitos, os pedidos de refeições através de aplicações, os serviços pay-at-table, entre muitas outras opções. A isto junta-se o facto de aparecerem constantemente novos canais de venda.

Os portugueses reconhecem o esforço feito pelos retailers, com 94% a considerar que as marcas têm feito um bom trabalho na adoção de novas tecnologias. 35% vai ainda mais longe e gostaria que as marcas utilizassem tecnologias avançadas como a realidade aumentada, a realidade virtual e os espelhos inteligentes para melhorar a experiência de compra. Já 8 em cada 10 retalhistas atribuem maior importância à disponibilização de novos canais digitais para o envolvimento do cliente e 6 em cada 10 considera que os assistentes de loja precisam de tablets ou dispositivos móveis para atender melhor os clientes e a possibilidade de implementar experiências digitais nas suas lojas.

Segurança e métodos de pagamento: as chaves para o sucesso

O controlo das fraudes nos pagamentos online é um processo complexo que requer revisões e atualizações constantes. Dispor de uma plataforma financeira inteligente que permita a cada comerciante adaptar o controlo do risco é essencial para evitar quebras de segurança ou comportamentos de risco.

64% dos retailers afirma estar preparado para lidar com a fraude, talvez porque quase metade detetou mais fraude durante o último ano, com os setores da hotelaria (70%) e eletrónica (60%) a liderar o gráfico. De igual forma, e em contraste com 2021, o número de empresas que afirmam ter identificado novos tipos de fraude é agora de 55% em comparação com os 27% que figuravam no nosso último relatório, tendo sido mais detetada nas empresas que operam nos sectores do luxo, mobiliário e decoração, e hotelaria.

Por sua vez, do lado dos consumidores, 9 em cada 10 nomeiam a autenticação dupla do cartão como uma boa forma de controlar a fraude, uma vez que é mais seguro e confortável quando estes verificam os seus pagamentos. Em contraste, apenas 4% admite ter abandonado uma compra devido a falhas nesta etapa do processo. Esta percentagem reduzida é a mesma que refere que o seu banco não requer um passo adicional de autenticação e que isso é mais, de facto, mais cómodo para eles.

A aposta no futuro do Retalho

Quando questionadas sobre quais as expectativas do setor para os próximos 3 anos, as empresas portuguesas mencionaram que os consumidores vão querer comprar cada vez mais em canais digitais (58%), que a instabilidade económica exigirá uma redução dos custos (67%) e que as lojas físicas serão demasiado caras para funcionar (54%).

Principais conclusões sobre o futuro do setor retalhista em Portugal:

Os telemóveis vão consolidar a sua posição como o dispositivo de compras preferido. De acordo com os dados do estudo, os retalhistas portugueses (67%) consideram que os seus clientes estão a utilizar cada vez mais os seus dispositivos móveis para fazer compras.
O preço dos bens continua a ser mais importante do que a conveniência da experiência de compra, contudo, 68% dos consumidores inquiridos afirma que deixará de fazer compras em lojas onde não foram bem tratados.

Apenas 2 em cada 10 portugueses opta por fazer pagamentos através de cartões/dinheiro vivo sem contacto/digitais.

Os retalhistas que vendem eletrónica (90%), moda (83%) ou hospitalidade (80%) são os que adotaram os métodos de pagamento digitais preferidos pela Geração Z e Millennials: os e-wallets.

5 em cada 10 consumidores valoriza o facto de os comerciantes estrangeiros permitirem utilizar o seu método de pagamento preferido nas suas viagens. Ter disponíveis métodos de pagamento locais, independentemente do país em que se pretende operar, é essencial para compreender a relevância do comércio unificado, de forma a tornar o pagamento o mais simples e personalizado possível.

Aumento da procura de experiências phygitais: 8 em cada 10 retalhistas têm como objetivos melhorar as opções de entrega e otimizar a viagem do cliente através dos múltiplos canais de venda, e 6 em cada 10 consumidores admitem ser mais leais a uma marca que lhes permita comprar online e devolver em loja.

Lealdade obtida através de uma maior personalização das promoções e ofertas: atualmente 81% dos consumidores portugueses afirma tirar maior partido dos descontos, ofertas e programas de fidelidade face à incerteza económica. Da mesma forma, 79% espera agora por períodos de saldos ou vendas especiais para fazer compras e 70% descarregaria a aplicação de um retalhista para receber melhores bónus ou recompensas de fidelidade.

Turismo Centro de Portugal promove discussão sobre Caminhos de Santiago no Centro de Portugal

A Turismo Centro de Portugal organiza, nos próximos dias 19 e 20 de dezembro, dois colóquios centrados na importância do produto turístico Caminhos de Santiago no Centro de Portugal.

Os colóquios terão lugar na Mealhada e na Covilhã e propõem uma reflexão sobre a Estruturação, o Conhecimento, a Experienciação e a Dinamização dos vários traçados do Caminho Português de Santiago, com ênfase na importância deste produto turístico para as economias locais.

A primeira ação, no dia 19, terá lugar no Cineteatro Messias, na Mealhada, município que se encontra no percurso do Caminho Português Central. No dia seguinte, o palco será o auditório da Assembleia Municipal da Covilhã, cidade onde passa o Caminho Português Nascente.

As inscrições são gratuitas e obrigatórias, nas seguintes ligações:
Colóquio na Mealhada, 19/12 – https://bit.ly/caminhosMealhada
Colóquio na Covilhã, 20/12 – https://bit.ly/caminhosCovilha

Os trabalhos decorrerão no período da manhã, entre as 10h00 e as 13h00. À tarde (15h00 – 16h30) haverá uma parte prática, com uma pequena caminhada num troço do Caminho Português de Santiago, pelo que se aconselha que os participantes vão equipados para o efeito.

A iniciativa é dirigida à comunidade e às entidades públicas e privadas locais e regionais. Contará com oradores e participantes das áreas da cultura, da espiritualidade, do turismo e do património, que vão dialogar sobre estas temáticas e as suas perspetivas de desenvolvimento futuro na região Centro de Portugal.

Os colóquios acontecem no âmbito do projeto transfronteiriço “Caminos – Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular” (POCTEP Interreg) e contam com o apoio dos municípios da Mealhada e da Covilhã.

Caminho Português tem cada vez mais procura

O Caminho de Santiago tem vindo a ser alvo de um grande interesse por parte dos visitantes, com um número crescente de peregrinos a chegar a Santiago de Compostela. De acordo com os dados da Oficina do Peregrino, tem sido notório o aumento de peregrinos no Caminho Português, com repercussão na economia local, nomeadamente nos setores do alojamento e da restauração. A Turismo Centro de Portugal está apostada na valorização deste traçado de itinerário cultural e religioso.

O projeto transfronteiriço Caminos – Rede Transfronteiriça de Caminhos Jacobeus do Oeste Peninsular engloba 10 parceiros espanhóis e 3 parceiros portugueses e tem como principal missão a divulgação dos diversos traçados do Caminho de Santiago, bem como o fomento dos seus valores naturais e culturais e do seu potencial turístico.

Procura também proporcionar um maior contacto entre os agentes territoriais, de modo a criar sinergias com todos os agentes sociais e económicos ligados ao Caminho, melhorar os equipamentos, a sinalização e a aplicação das TIC aos traçados, para os dotar das infraestruturas necessárias, incrementando assim a oferta cultural de carácter transfronteiriço.

Pretende, ainda, criar condições para o aumento do número de viajantes e peregrinos nos diferentes caminhos jacobeus do oeste peninsular, propiciando o desenvolvimento económico de ambos os territórios através dos recursos associados ao turismo, aumentando a competitividade da zona, com o aumento do emprego no sector turístico e a melhoria da qualidade dos serviços e produtos turísticos transfronteiriços.

Natal com a família no Lisbon Marriott Hotel

Para celebrar um Natal memorável, o Lisbon Marriott Hotel preparou várias opções que vão desde o take-away aos buffets e pacote de alojamento.

Para quem pretende celebrar a melhor época festiva no conforto de sua casa, propõe o “Christmas to Go” que inclui:

– leitão e cabrito (120€ – 8 a 10 pessoas); peru (69€ – 8 a 10 pessoas) e pato (39€ – 3 a 4 pessoas) com acompanhamento à parte; arroz de forno; batata assada com alho e alecrim; legumes assados com tomilho e esparregado de espinafres (10€ para 4 pessoas).

– Sobremesas: bolo de laranja e toffee (1,2kg) e bolo de banana [800g) a 17€; bolo-rei (1,2kg) a 25€.

Para maior conforto, é recomendado encomendar com um mínimo de 48h de antecedência para depois recolher no Lisbon Marriott Hotel.

As condições de reserva: 100% de depósito com reserva (Iva incluído).

Já o CITRUS Restaurante, com uma vista privilegiada para um jardim tropical, promete uma experiência mágica, com um buffet especial do Chef inglês Dominic Smart para a consoada (das 19h às 22h30 na noite de 24 de dezembro) e Almoço de Natal (das 12h30 às 15h30 no dia 25 de dezembro) ao som das canções de Natal.

O protagonista da Consoada só poderia ser o peru assado recheado com espinafres.

No buffet de frios tem desde cocktail de camarão, mexilhões alimados, salada de polvo com pickles e meloa gália com presunto serrano. Nos quentes, caldo aveludado de aves com hortelã, bacalhau lascado com broa, grelos de nabo, batata e cebolinhas.

Para a sobremesa tem uma variedade de sobremesas natalícias, como rabanadas, sonhos, tronco de Natal, trouxas de ovos, arroz-doce, fonte de chocolate com frutas da época, entre outras.

Já para o almoço de Natal as entradas variam entre salada de ovas de bacalhau e polvo; crepes de arroz, camarão, legumes e molho Teriyaki; quiche de cogumelos e tomilho; sortido de saladas e tábua de carnes frias e charcutaria variada. Nos quentes, haverá creme aveludado de camarão, croutons e poejo; bacalhau gratinado com camarão e espinafres; perna de pato confitada com molho de citrinos; folhado de espinafres e ricotta; raviolis de presunto e espinafres com molho de ervas aromáticas e leitão de negrais com chips de batata-doce.

O almoço oferece também inúmeras sugestões de sobremesas como aletria, bolo-rei, chamuças de ameixas de Elvas e peras bêbadas.  As bebidas (welcome-drink, vinho branco e tinto, cerveja nacional, refrigerantes, água natural e gaseificada, chá e café) estão incluídas no valor. Crianças até aos 4 anos não pagam, dos 5 aos 10 anos com 50% de desconto.

Marques Mendes confirmado na Convenção HotelShop

Luís Marques Mendes já confirmou a sua presença na 7ª edição da convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, um evento que pretende ser um fórum aberto de formação em gestão de custos para a hotelaria e uma plataforma de networking entre responsáveis pelas compras e abastecimento de hotéis e IPSS.

Esta edição do evento, que terá lugar a 30 de Novembro em Lisboa, inclui, entre uma dúzia de oradores convidados, a perspetiva sobre a situação e perspetivas do turismo, do político e comentador Luís Marques Mendes.

No programa, incluem-se especialistas em matérias que condicionam e determinam a otimização das compras: a logística e aprovisionamento, a gestão de custos em F&B, a engenharia de menus e a gestão da cozinha.

Na feira de fornecedores que irá decorrer em paralelo, e durante o almoço, os participantes poderão contactar com diversas ofertas de produtos e serviços, e participar em degustações e fast meetings.

O evento termina com a entrega dos Prémios HotelShop+SocialShop, pelo apresentador Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.

Mantendo uma tradição de 12 anos, será ainda sorteado o prémio de viagem Gergran/Delifrance, no valor de 1.000 Euros e diversas estadias em hotéis associados à HotelShop.

O programa completo e as inscrições gratuitas estão disponíveis através do site www.hotelshop.pt

Serve 360 – Gala 2022, a noite mais mágica do ano, regressa ao Lisbon Marriott Hotel

Depois de dois anos de interregno, a Serve 360 Gala está de regresso ao Lisbon Marriott Hotel no dia 12 de dezembro, das 18h30 às 22h30.

O Lisbon Marriott Hotel, no âmbito do programa de sustentabilidade e impacto social-Serve 360 da Marriott International, tem desenvolvido ao longo de 23 anos o evento solidário, onde se juntam músicos, parceiros, famílias amigas, mas também as crianças e jovens institucionalizados. Este ano o evento está a ser organizado em conjunto com a RXF, parceira de multimédia e audiovisuais.

Este ano, mais de 200 personalidades da vida pública, política e empresarial portuguesa estarão presentes neste evento que conta com um jantar e será marcado por momentos musicais com a atuação da violinista IAN e do Dangello DJ.

A apresentação fica a cargo dos atores Ana Rita Clara, Leonor Seixas, Rodrigo Paganelli e de Jorge Rodrigues (Teatro Nacional de S.Carlos). Pedro Crispim é o embaixador do evento.

No início da noite, as crianças e adolescentes estarão sob o foco das luzes, quando forem entregues os prémios de mérito com várias obras de artes de diferentes artistas plásticos (Alves Thomé, Filipe Amaral, Francisco Xicofran, Lena Gal, Lu Mourelle, Mariola Landowska, Pedro Charneca, Sofia Simões, Vicky Ketion); de designers de joias (Anjo, Carolina Curado, Dara Jewels, Filipa’s Concept, Rosarinho Cruz, Tatá) e de vestuário (Ana Sousa e Fátima Lopes Designers).

Os mais desportistas contam com a oferta de T-Shirts e Bolas autografadas pelos jogadores do Sport Lisboa e Benfica e do Sporting Clube de Portugal, que serão entregues em mãos pelos atletas.

Para este evento o hotel conta com o apoio de diferentes parceiros, desde empresas, marcas, instituições, artistas plásticos, atores e músicos, que em conjunto contribuíram para mais um ano de generosas doações de produtos alimentares e não alimentares, serviços e vouchers-presente no valor aproximado de 50.000€. Todas as doações revertem a favor das Aldeias de Crianças e do Centro de Alojamento de Tercena.

Algumas das marcas e empresas que colaboraram nesta Mega Ação Solidária: Avenida 7, Alfaparf Milano, AON, Aquassis, Arablau, Andreia Professional, Alfaprint, Blue Sigma, BTUCK, Be Happy, Boogie Bag, Clarins, Catrice, Charmers,Clinique, Comporta Perfumes, Casa 23, Cosmenatura, DC, D’Aveia, El Corte Ingles, Essence, Estée Lauder, EB Show Room, Fernando Oculista, Funfashion, Frame it, Follow the Sun, Guerlain, Grande Loja Legal e Regular de Portugal, Gant, Garvetur, Gustoko, Gergrain, Gourmet do Infantado, Izidoro, JAC, Jóia do Campo, Loja das Meias, Love in the Hair, Livros Horizonte, Lóreal, Mary Kay, Medalha Mestre D’Avis, MF Agenciamento Artístico, Nomination, Orianto, Origins, O Boticário, Online Lingerie, Oui Mais Non, Pepsi, Paul Mitchelli, Qual House, Rotary Club Lisboa Benfica, RXF, Sotéis SA, Safiti, SENSAI, Sumol+Compal, Sakka, SPAL, Topázio, 7 Up, Woo’s, Vitacress, Uriage, Tommy Hilfiger, Al Folie Concept, Casa do Marquês, Rostos de Sal e Sogenave.

“O mundo tem nos mostrado os atos de maior crueldade, mas, ao mesmo tempo, dá-nos a conhecer o poder da união e do altruísmo que reside em cada um de nós. A entrega, o amor e a motivação dos 103 parceiros manifestaram-se mais uma vez e sem eles não seria possível realizar esta mega ação de solidariedade. Mas o mais importante é ver o sorriso destas crianças, proporcionando-lhes conforto e contribuir para um futuro brilhante” – acrescenta Ana Caetano, Public Relations Manager do Lisbon Marriott Hotel.

Já abriram as inscrições para a 7ª Convenção HotelShop

É possível proceder já à inscrição online na Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, este ano com o tema Gestão Estratégica de Compras.

Já na sua 7ª edição, este evento conta habitualmente com mais de 400 participantes, e pretende ser um fórum aberto de formação em gestão de custos para a hotelaria e uma plataforma de networking entre responsáveis pelas compras e abastecimento de hotéis e IPSS.

A Convenção terá lugar a 30 de Novembro em Lisboa, e inclui, entre uma dúzia de temas e oradores, a perspetiva do político e comentador Luís Marques Mendes, sobre o futuro do turismo e do setor social.

O evento abre com intervenções de reputados profissionais de hotelaria, que irão abordar a gestão de custos em F&B, a engenharia de menus e a gestão de custos na cozinha.

Carlos Abade, do Turismo de Portugal, fará uma intervenção sobre as perspetivas turísticas para 2023 e, de seguida, o painel “Logística e custos de abastecimento” irá confrontar os CEOs da Makro, Sogenave e Parmalat/Lactalis com os graves problemas sentidos no abastecimento de matérias-primas e produtos.

No painel com Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o economista João César das Neves, será abordado o impacto da inflação sobre a estrutura social do nosso país e sobre as IPSS.

O CEO da Mercedes-Benz Portugal irá explicar as vantagens e custos de aquisição de veículos elétricos – uma escolha que teremos todos que ponderar nos próximos anos, mas sobre a qual falta informação.

Na feira de fornecedores que irá decorrer em paralelo, e durante o almoço, os participantes poderão contactar com diversas ofertas de produtos e serviços, e participar em degustações, fast meetings e provas de bebidas.

O evento termina com a entrega dos Prémios HotelShop+SocialShop, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.

Mantendo uma tradição de 14 anos, será ainda sorteado o prémio de viagem Gergran/Delifrance, no valor de 1.000 Euros e diversos brindes, incluindo estadias em hotéis associados à HotelShop.

O programa completo e as inscrições gratuitas estão disponíveis através do site www.hotelshop.pt

Dez hotéis portugueses nomeados nos prémios de Excelência Condé Nast Johansens 2023

A Condé Nast Johansens anuncia os Prémios de Excelência Condé Nast Johansens 2023, e a celebração do 40º aniversário da marca. Este ano a cerimónia e jantar de gala da entrega dos prémios, terá lugar no hotel Kimpton Fitzroy London.

Portugal conta com 10 hotéis nomeados nos Prémios de Excelência da Europa e Zona do Mediterrâneo nas seguintes categorias: Best for Romance, Best Small & Exclusive Property, Best Dining Experience, Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside), Best Countryside Hotel, Best Breakfast, Best for Weddings, Parties & Celebrations, Best for Meetings and Conferences

HOTÉIS NOMEADOS DA EUROPA E ZONA DO MEDITERRÂNEO

 

Best New or Recently Renovated Hotel

  • SO/ SOTOGRANDE – Formentera, Espanha
  • ATHINA LUXURY SUITES – Santorini, Grécia
  • FEUDI DI SAN GREGORIO – WINE ESTATE – Campânia, Itália

Best for Romance

  • CHÂTEAU EZA – Côte d’Azur, França
  • SACRED HOUSE – Capadócia, Turquia
  • SOLAR DO CASTELO, A LISBON HERITAGE COLLECTION – Lisboa e Vale do Tejo, Portugal

Best Service

  • ES PRINCEP – Mallorca, Espanha
  • ROYAL HIDEAWAY CORALES RESORT – Tenerife, Espanha
  • EPOQUE HOTEL – Bucareste, Romênia

Best House, Villa or Serviced Apartment

  • DAR EL SADAKA – Marrakech, Marrocos
  • BUONANOTTE GARIBALDI – Roma e Lácio, Itália
  • CASTELLO DEL MONSIGNORE – Florença e Toscana, Itália

Best Small & Exclusive Property

  • SPERONARI SUITES – Milão e Lombardia, Itália
  • VILLA SPALLETTI TRIVELLI – Roma e Lácio, Itália
  • VERRIDE PALÁCIO DE SANTA CATARINA – Lisboa e Vale do Tejo, Portugal

Best Value Experience

  • HOTEL DEI BORGOGNONI – Roma e Lácio, Itália
  • CASTELLO DI PETROIA – Umbria, Itália
  • TI AL LANNEC – Bretanha, França

Best Dining Experience

  • EL LLORENÇ PARC DE LA MAR – Maiorca, Espanha
  • SUMMER SENSES LUXURY RESORT – Paros, Grécia
  • THE ALBATROZ HOTEL – Lisboa e Vale do Tejo, Portugal

Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside)

  • DOMES LAKE ALGARVE – Algarve, Portugal
  • GABBIANO AZZURRO HOTEL & SUITES – Sardenha, Itália
  • GRAND HOTEL FASANO & VILLA PRINCIPE – Milão e Lombardia, Itália

Best Urban Hotel (Town, City)

  • PALACIO DE ATOCHA BY COOLROOMS HOTELS – Madrid, Espanha
  • THE EMBLEM PRAGUE HOTEL – Praga, República Checa
  • ELIZABETH UNIQUE HOTEL – Roma e Lácio, Itália

Best Hotel Spa

  • HOTEL BOTÁNICO & THE ORIENTAL SPA GARDEN – Tenerife, Espanha
  • PARCO DEI PRINCIPI GRAND HOTEL & SPA – Roma e Lácio, Itália
  • ESPLANADE TERGESTEO – LUXURY RETREAT – Veneza e Vêneto, Itália

Best Destination Spa 

  • CASTILLA TERMAL MONASTERIO DE VALBUENA – Castela e Leão, Espanha
  • BAHÍA DEL DUQUE – Tenerife, Espanha
  • COQUILLADE PROVENCE RESORT & SPA – Provença, França

Best Countryside Hotel

  • PALACIO DE LUCES BY COOLROOMS MANOR HOTELS – Astúrias, Espanha
  • TERRA NOSTRA GARDEN HOTEL – Açores, Portugal
  • PALAZZO DI VARIGNANA RESORT & SPA – Emília-Romanha, Itália

Best Breakfast

  • MADAMA GARDEN RETREAT – Veneza e Vêneto, Itália
  • SANTIAGO DE ALFAMA – BOUTIQUE HOTEL – Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
  • QUINTA JARDINS DO LAGO – Madeira, Portugal

Best for Families

  • PUNTA MOLINO BEACH RESORT AND THERMAL SPA – Campânia, Itália
  • COLOR HOTEL STYLE & DESIGN – Veneza e Vêneto, Itália
  • CORNELIA DIAMOND GOLF RESORT & SPA – Antalya, Turquia

Best for Weddings, Parties & Celebrations

  • TORRE DE GOMARIZ WINE & SPA HOTEL – Porto e Norte de Portugal, Portugal
  • TORRE A CONA WINE ESTATE – Florença e Toscânia, Itália
  • CA’ SAGREDO HOTEL – Veneza e Véneto, Itália

Best Immersive Experience

  • ES SAADI MARRAKECH RESORT – Marrakech, Marrocos
  • THE BLACK TRUFFLE LODGE – Umbria, Itália
  • TOSCANA RESORT CASTELFALFI – Florença e Toscânia, Itália

Best for Meetings and Conferences

  • MANOWCE PALACE – Pomerânia Ocidental, Polônia
  • PALÁCIO ESTORIL HOTEL GOLF & WELLNESS – Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
  • THE LODGE – Porto e Norte de Portugal, Portugal

Best for Green Practices & Sustainability

  • BORGO PIGNANO – Florença e Toscânia, Itália
  • SUSAFA – Sicília e Ilhas Eólias, Itália
  • VENISSA WINE RESORT HOTEL – Veneza e Véneto, Itália

HOTÉIS NOMEADOS NO REINO UNIDO

 

Best New or Recently Renovated Hotel

  • ISLE OF MULL HOTEL & SPA – Argyll e Bute, Escócia
  • THE SWAN AT STREATLEY – Berkshire, Inglaterra
  • TOWN HALL HOTEL – Londres, Inglaterra

Best for Romance

  • DITTISHAM HIDEAWAY – Devon, Inglaterra
  • CHEWTON GLEN – Hampshire, Inglaterra
  • GILPIN HOTEL & LAKE HOUSE – Cúmbria e Lake District, Inglaterra

Best Service

  • THE NARE – Cornualha e Ilhas Sorlingas, Inglaterra
  • NESS WALK – Highlands, Escócia
  • THE ATHENAEUM HOTEL & RESIDENCES – Londres, Inglaterra

Best House, Villa or Serviced Apartment

  • GREYFRIARS HIDEAWAY – The Costwolds, Oxforshire, Inglaterra
  • COWORTH PARK – Berkshire, Inglaterra
  • CLIVEDEN HOUSE – Berkshire, Inglaterra

Best Small & Exclusive Property

  • WALWICK HALL – Northumberland, Inglaterra
  • HAZEL BANK COUNTRY HOUSE – Cúmbria e Lake District, Inglaterra
  • HURLEY HOUSE HOTEL – Berkshire, Inglaterra

Best Value Experience

  • THE EASTBURY & SPA – Dorset, Inglaterra
  • THE COTTAGE IN THE WOOD MALVERN – The Cotswolds, Worcestershire, Inglaterra
  • HINTLESHAM HALL – Suffolk, Inglaterra

Best Dining Experience

  • LYMPSTONE MANOR – Devon, Inglaterra
  • ROTHAY MANOR BOUTIQUE HOTEL – Cúmbria e Lake District, Inglaterra
  • WHATLEY MANOR HOTEL AND SPA – The Cotswolds, Wiltshire, Inglaterra

Best Afternoon Tea

  • 100 QUEEN’S GATE HOTEL, LONDON – Londres, Inglaterra
  • THE GUARDSMAN – Londres, Inglaterra
  • ASHDOWN PARK HOTEL AND COUNTRY CLUB – East Sussex, Inglaterra

Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside)

  • CARY ARMS & SPA – Devon, Inglaterra
  • STORRS HALL & LAKESIDE SUITES – Cúmbria e Lake District, Inglaterra
  • GOLF VIEW HOTEL & SPA – Highlands, Escócia

Best Urban Hotel (Town, City)

  • HOTEL GOTHAM – Manchester, Inglaterra
  • 11 CADOGAN GARDENS – Londres, Inglaterra
  • KIMPTON FITZROY LONDON – Londres, Inglaterra

Best Hotel Spa

  • LUCKNAM PARK HOTEL & SPA – The Cotswolds, Wiltshire, Inglaterra
  • OCKENDEN MANOR HOTEL & SPA – West Sussex, Inglaterra
  • BORINGDON HALL HOTEL AND GAIA SPA – Devon, Inglaterra

Best Destination Spa

  • GALGORM – Co Antrim, Irlanda do Norte
  • SOPWELL HOUSE – Hertfordshire, Inglaterra
  • COWORTH PARK – Berkshire, Inglaterra

Best Countryside Hotel

  • GROVE OF NARBERTH – Pembrokeshire, Gales
  • PALÉ HALL – Gwynedd, Gales
  • GRANTLEY HALL – North Yorkshire, Inglaterra

Best for Families

  • TREMAINE MANOR & COUNTRY COTTAGES – Cornualha e Ilhas Sorlingas, Inglaterra
  • SAUNTON SANDS HOTEL AND SOURCE SPA & WELLNESS – Devon, Inglaterra
  • FOXHILLS CLUB & RESORT – Surrey, Inglaterra

Best for Weddings, Parties & Celebrations

  • MATFEN HALL – Northumberland, Inglaterra
  • DEER PARK COUNTRY HOUSE – Devon, Inglaterra
  • CROSSBASKET CASTLE – Glasgow, Escócia

Best Dog Friendly

  • OBAN BAY HOTEL – Argyll e Bute, Escócia
  • BAILIFFSCOURT HOTEL & SPA – West Sussex, Inglaterra
  • THE LYGON ARMS – The Cotswolds, Worcestershire, Inglaterra

Best Immersive Experience

  • CHEWTON GLEN – Hampshire, Inglaterra
  • THE GROVE – Hertfordshire, Inglaterra
  • ISLE OF ERISKA HOTEL, SPA AND ISLAND – Highlands, Escócia

Best for Meetings and Conferences

  • KIMPTON CLOCKTOWER HOTEL – Manchester, Inglaterra
  • THE MANDOLAY HOTEL – Surrey, Inglaterra
  • TEWKESBURY PARK – The Cotswolds, Gloucestershire, Inglaterra