EXTENDAM adquire Sofitel Lisbon Liberdade

A empresa junta dois novos ativos europeus emblemáticos à sua carteira: o Sofitel Roma Villa Borghese e o Sofitel Lisbon Liberdade.

A EXTENDAM, líder francesa em investimentos de capital privado dedicados à hotelaria, continua a sua expansão na Europa com a aquisição de dois hotéis de referência. O Sofitel Lisbon Liberdade, em Lisboa, com 163 quartos, oferece vistas deslumbrantes graças à sua localização na avenida mais prestigiada da cidade. O Sofitel Roma Villa Borghese, com 78 quartos, situado num antigo palácio do século XIX, beneficia de uma uma localização excecional entre a Villa Medici, a Via Veneto e os jardins da Villa Borghese, em Roma.

“Estas duas aquisições marcam o início da nossa parceria com a Sofitel, uma marca pioneira da hotelaria de luxo francesa, que temos o gosto de apoiar, uma vez que a marca celebra 60º aniversário este ano”, diz Bertrand Pullès, diretor geral adjunto da EXTENDAM.

“Há 60 anos que a Sofitel representa a hotelaria de luxo francesa, com o desejo de unir harmoniosamente este “pequeno pedaço de França” às culturas locais em cada um dos nossos 120 hotéis no mundo. A nossa marca reivindica um luxo sincero com serviços e cultura reconhecidos e um impacto social positivo, graças a um ambicioso plano de sustentabilidade. 42% de todos os hotéis Sofitel são atualmente ecocertificados e 100% deles serão qualificados como tal até ao final de 2025. A Sofitel está assim a abrir caminho para um luxo comprometido, onde a beleza, a experiência e a emoção se juntam à responsabilidade e sustentabilidade, fundamentais em cada estadia. Hoje, celebramos a chegada da EXTENDAM como parceira para apoiar a influência da marca Sofitel na Europa. Para além da sua solidez e do seu profissionalismo, a EXTENDAM compreende perfeitamente o ADN da marca e a ambição que temos para a Sofitel”, acrescenta Maud Bailly, CEO da Sofitel, MGallery e Emblems.

Sofitel Lisbon Liberdade: um hotel de luxo de charme na cidade das sete colinas

O Sofitel Lisbon Liberdade beneficia de uma localização central e estratégica na famosa Avenida da Liberdade, uma avenida internacionalmente conhecida pela sua arquitetura neoclássica, lojas de luxo e cafés elegantes.

O hotel de 5 estrelas dispõe de um restaurante gourmet – Matiz Lisboa -, um bar, uma área para banquetes, uma sala de fitness e espaços para reuniões e eventos.

O hotel irá passar por uma renovação ambiciosa, com elevadas credenciais de sustentabilidade, e será atualizado de acordo com os mais recentes padrões da marca Sofitel.

A operação está a ser realizada em paralelo com a DG Invest, uma das parceiras históricas da EXTENDAM. A DG Invest encarregar-se-á da gestão dos ativos do hotel.

A aquisição e a renovação do hotel são financiadas com um Green Loan concedido pelo CaixaBank e pelo BPI.

“No centro de duas das capitais mais atrativas e dinâmicas da Europa, ambos os ativos beneficiam de localizações muito procuradas e prestigiadas. Estamos muito satisfeitos com estes dois hotéis de referência em Roma e Lisboa, que consideramos entre os mais belos ativos da coleção europeia Sofitel”, conclui Jean-Marc Palhon, Chairman da EXTENDAM.

LISBON MARRIOTT HOTEL com novo Diretor Geral

Steve Horvath é o novo Diretor Geral do Lisbon Marriott Hotel. Licenciou-se em Gestão na Universidade do Canadá, SFU – Simon Fraser University (1990-95) com MBA em Gestão Hoteleira e Turismo pela University of Guelph, concluído em 2005.

Com larga experiência profissional no setor hoteleiro, iniciou a sua carreira como Diretor Geral no Residence Inn by Marriott Vancouver desde 2005 a 2007, tendo depois ingressado no Renaissance Vancouver Harbourside Hotel, onde trabalhou como  Assistente do Diretor Geral (2007-09) e posteriormente  “Diretor of Market Strategy “no Vancouver Marriott & Renaissance Vancouver desde 2009 a 2011 .

Entre 2011 e 2013, desempenhou o cargo “Area Diretor Revenue Management” da Europa Oriental e de seguida “Area Diretor Revenue Management” do Reino Unido e Irlanda, entre 2014 e 2019.

Em 2019, assumiu a função de “Area Diretor Revenue Strategy”, do Sul da Europa e em 2022, ano em que viria a assumir o cargo de Cluster General Manager do Delta Hotels by Marriott – Country Clubs & North West.

Neste momento, desde 15 de maio de 2024, que é o Diretor Geral do Lisbon Marriott Hotel.

“Steve Horvath é um profissional experiente, reconhecido pelas suas excepcionais capacidades e conhecimentos técnicos na área de gestão, e forte capacidade de liderança. Com um historial impressionante, visão estratégica, estamos confiantes de que elevará o nosso sucesso a novos patamares” afirmou Elmar Derkitsch, ex – Diretor Geral do Lisbon Marriott Hotel.

Recheio organiza talk no Algarve sobre produção sustentável

Num contexto de crescente preocupação com as questões da sustentabilidade, que afeta diversos sectores como a agricultura, indústria, e o turismo e hotelaria, o Recheio vai promover no Algarve, em conjunto com a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) e com o apoio do Boa Cama Boa Mesa, uma talk com o tema “Produção Sustentável”, onde vai apresentar alguns dos seus projetos e a Best Farmer e a Seaculture, unidades do Grupo Jerónimo Martins que produzem carne e peixe em aquacultura de offshore de forma sustentável. A iniciativa terá lugar na loja Recheio de Faro, no dia 14 de maio, a partir das 11h30.

“O momento em que vivemos exige que todos os intervenientes façam uma reflexão sobre a sustentabilidade. O Recheio tem cinco lojas no Algarve, que cobrem toda a região do Barlavento ao Sotavento e, por termos uma relação muito próxima com os nossos clientes, sabemos bem o impacto das questões relacionados com a sustentabilidade têm para o seu negócio. Foi por isso que decidimos realizar esta talk no Algarve, para partilharmos alguns dos nossos projetos e para procurar que, trabalhando todos em conjunto, alguns destes impactos nos negócios dos nossos clientes sejam mitigados”, explica Vanessa Silva, Diretora da Marketing do Recheio.

A talk irá abordar a Produção Sustentável, com André Duarte, Diretor Comercial dos Frescos da Jerónimo Martins, a Best Farmer, com Luísa Silva, Gestora de Vendas, e a Seaculture, com Pedro Encarnação, Diretor Executivo de Aquicultura. A talk contará ainda com a participação dos chefs algarvios, Leonel Pereira e João Marreiros, recentemente distinguidos com o prémio de sustentabilidade do guia Boa Cama Boa Mesa. Após a conversa, realizar-se-á um showcooking com os produtos Recheio das marcas Best Farmer e Seaculture, que serão confecionados pelos Chefs Recheio, e uma prova de vinhos regionais.

De referir que a sustentabilidade é um dos pilares do Recheio, que tem trabalhado nos últimos anos para estabelecer cadeias de abastecimento promotoras de práticas de produção e consumo mais sustentáveis. Além disso, o Recheio tem vindo a investir na renovação das suas lojas, prevendo a otimização dos consumos de água e energia, e da gestão de resíduos.

Eurostars Hotel Company aposta no Norte de África

Eurostars Hotel Company, cadeia hoteleira do Grupo Hotusa, aposta no Norte de África com três novos hotéis em Marrocos, consolidando os seus planos de expansão internacional. O primeiro deles, o Eurostars Casa Anfa 4*, situado no novo centro nevrálgico de Casablanca, abrirá as suas portas já este outono. A empresa prevê a abertura do Eurostars Californie 4* na mesma cidade até ao final de 2024 e do Exe Zerktouni 4* até meados de 2025, elevando para 251 o número total de quartos oferecidos na região.

Os três estabelecimentos, todos de construção recente, estão situados em zonas estratégicas da cidade. O Eurostars Casa Anfa, com 125 quartos, está situado na zona de Beasejour, um bairro novo onde coexistem edifícios residenciais de gama alta, escritórios e amplas zonas verdes, próximo da zona de negócios e muito próximo do nobre bairro de Anfa, na costa. A apenas 10 minutos a pé do passeio marítimo encontra-se o novo Exe Zerktouni 4*, com 68 quartos e com uma localização próxima da Mesquita Hassan II. Por fim, o Eurostars Californie 4* situa-se no coração do seu bairro homónimo, uma zona de moradias e riads exclusivos, perto do centro histórico e com uma vida urbana animada.

Marrocos passa assim a ser o vigésimo país em que a Eurostars Hotel Company está presente, ampliando assim a sua carteira internacional de estabelecimentos em zonas turísticas privilegiadas com produtos de alta qualidade.

Para Amáncio López, presidente do Grupo Hotusa, “as próximas aberturas em Casablanca são o primeiro passo do nosso plano de crescimento no Norte de África, uma das principais áreas de interesse internacional da empresa, juntamente com a Europa Ocidental, os EUA e a América Latina”, acrescentando que “os três hotéis respondem à nossa política de expansão, que aposta no crescimento em zonas urbanas com estabelecimentos de qualidade”.

Marrocos, um destino em expansão

Marrocos emergiu nos últimos anos como um dos destinos turísticos com maior crescimento e desenvolvimento. Com 13 milhões de turistas em 2023, o país espera um alcance recorde de visitantes estrangeiros em 2024.

Marrocos tem um potencial significativo para a indústria hoteleira no Norte de África devido à sua atratividade e estabilidade política e social. Para além dos principais destinos de férias, como Marraquexe e Agadir, há dezenas de cidades com um encanto cativante, que será ainda mais valorizado com a coorganização do Campeonato do Mundo de Futebol de 2030, juntamente com Espanha e Portugal, e o consequente aumento das infraestruturas.

Este é o vigésimo país em que a Eurostars Hotel Company está presente e o primeiro em África, continente no qual a empresa tem apostado na sua expansão.

Costa Verde recebe Menção Honrosa do Prémio Nacional de Sustentabilidade pelo seu projeto Endless

Decorreu no passado dia 7 de maio na Nova SBE a entrega dos prémios da quarta edição do Prémio Nacional de Sustentabilidade, enquadrada na realização da Grande Conferência Sustentabilidade 20|30.

O caminho da descarbonização, a recuperação da natureza, os novos investimentos e negócios ESG, a Inteligência Artificial, a Economia Circular e os compromissos de Abril de 1974 na perspetiva dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, foram os grandes assuntos debatidos nesta edição.

Com 10 categorias a concurso, Descarbonização, Economia Circular, Mobilidade Sustentável, Preservação do Capital Natural, Bem-estar e Cidades Sustentáveis, Igualdade, Diversidade e Equidade, Saúde e bem-estar nas Organizações, Comunicação de Sustentabilidade e Finanças Sustentáveis e Transformação Digital em Sustentabilidade, a Costa Verde recebeu a menção honrosa relativa a grandes organizações e na categoria Economia Circular, com o seu projeto Endless, uma coleção de eco design única que transforma lamas industriais em peças de porcelana sustentáveis.

A iniciativa, resultado de anos de pesquisa e desenvolvimento, tem como principal objetivo a recuperação de lamas industriais e a sua reintrodução no processo produtivo. As matérias-primas utilizadas para a produção de porcelana são recursos extraídos da natureza, como caulinos, areias, feldspatos e água, sendo posteriormente todo o efluente resultante dos processos canalizados para uma Estação de Tratamento de Águas Residuais Industriais própria, resultando resíduos e água, que voltam a ser introduzidos na cadeia de valor, visando reduzir o consumo de recursos naturais e minimizar os impactos ambientais da sua operação.

Endless é concebido com o recurso à mono cozedura, resultando em peças diferenciadas e singulares, o que incrementa a perceção de valor do produto, particularmente junto dos compradores ambientalmente conscientes. A cozedura única gera uma poupança em 35% de energia e de emissão de dióxido de carbono, contribuindo para a descarbonização da indústria.

Foram mais de 100 os projetos selecionados a concurso, submetidos e analisados pela consultora Deloitte, Knowledge Partner do prémio. Todas estas iniciativas foram analisadas pelo júri de cada categoria, que no caso da Economia Circular foi composto por António Miguel Ferreira, CEO da Claranet Portugal, António Nogueira Leite, Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa, Emídio Pinheiro, Presidente do Conselho de Administração e CEO da EGF e Helena Pereira, Professora Catedrática Emérita da Universidade de Lisboa, e presidido por Paulo Lemos, ex Diretor Geral da ENV e ex Secretário de Estado do Ambiente.

O Prémio Nacional de Sustentabilidade é uma iniciativa lançada em 2020 pelo Jornal de Negócios e pensada para um horizonte temporal de 10 anos, tendo como objetivo reconhecer, divulgar e premiar as melhores políticas e práticas, na defesa dos três pilares da sustentabilidade, de forma a estimular e sensibilizar a sociedade para a crescente importância e impacto da aplicação dos princípios de Sustentabilidade no dia-a-dia dos diferentes tipos de Entidades Públicas, Privadas, Coletivas e Individuais e da sua relação com diversas áreas da sociedade e do conhecimento.

A Costa Verde vê nesta distinção o reconhecimento de todo o trabalho realizado ao longo da sua existência, fortemente alavancado por políticas de sustentabilidade, numa unidade de produção das mais avançadas em todo o mundo e com um altíssimo nível de certificação.

Vila Galé e Profitecla assinam protocolo de cooperação nas áreas de Turismo, Hotelaria e Restauração

O grupo Vila Galé, com 34 hotéis em Portugal, e a Escola Profissional Profitecla estabeleceram um protocolo de cooperação para formação nas áreas de Turismo, Hotelaria e Restauração.

Diversificar e enriquecer os conteúdos programáticos dos cursos, proporcionar oportunidades de formação prática e experiências em ambiente laboral, valorizando a aprendizagem dos alunos com mais competências científicas, técnicas, culturais e sociais e gerar sinergias entre as duas entidades são os principais objetivos desta parceria de âmbito nacional.

Entre as iniciativas previstas estão, por exemplo, realizar open days para divulgar oportunidades de emprego e estágios formativos nos hotéis Vila Galé, desenvolver ações para proporcionar uma visão real do sector hoteleiro, organizar concursos ou promover programas de qualificação para adequar as carreiras profissionais às necessidades do mercado de trabalho.

“Com este protocolo, pretendemos reforçar cada vez mais a nossa ligação ao meio académico e contribuir para formar profissionais crescentemente qualificados e preparados para entrar no mercado laboral. Com efeito, esta é também uma forma de cumprir a nossa missão de procurar e cativar talento, com a vantagem acrescida de lhes podermos proporcionar oportunidades de acesso a uma carreira na área da hotelaria”, sublinha o diretor regional de operações, Carlos Alves.

“É neste âmbito que temos vindo a ampliar a nossa associação a instituições escolares e formativas, permitindo proporcionar valências diferenciadoras e experiências enriquecedoras aos futuros técnicos de turismo, e das áreas de Restauração, Cozinha, Pastelaria e Padaria, entre outras. Com este protocolo com a Profitecla, uma das maiores instituições de ensino profissional do país, associamo-nos a uma entidade dinâmica e com um enorme know how, com métodos de ensino diferenciadores”, conclui.

Accor apresenta HERA – um novo programa de fidelização

Accor anuncia hoje o lançamento de HERA, Accor Travel Advisor Program – um novo programa mundial de fidelização e recompensas exclusivo para consultores de viagens. Já disponível em HERA.Accor.com, o novo programa inclui mais marcas, mais funcionalidades e mais capacidades, bem como uma experiência digital aprimorada com fáceis e eficientes ferramentas on-line para reservas, rastreamento e análise da atividade.

Outras funcionalidades importantes de HERA incluem recursos informativos e educacionais sobre as marcas e hotéis de ‘Luxury’ e ‘Luxury & Lifestyle’ da Accor que são participantes – incluindo as que fazem parte do coletivo global Lifestyle Ennismore. O novo programa recompensa de forma generosa os consultores de viagens pelas reservas, permitindo-lhes simultaneamente aumentar a produtividade, o desempenho e a satisfação do cliente. 

Estamos muito entusiasmados com a apresentação de HERA, um programa competitivo e diferenciado que oferece os recursos, a personalização e as recompensas que a comunidade de consultores de viagens necessita e deseja, declarou Pascal Visintainer, Senior Vice President Global Sales, Luxury & Lifestyle, Accor. O nosso objetivo é inspirar a fidelização entre os principais profissionais de viagens, dotando-os de todos os recursos necessários para criar experiências de viagens de luxo à medida para os seus clientes e concedendo-lhes pontos de recompensa valiosos para usar livremente no seu tempo. Com ferramentas fáceis de usar para o planeamento de viagens, um sistema de reservas eficiente e numerosas recompensas, estamos confiantes de que HERA e, consequentemente, os hotéis participantes pertencentes à divisão Luxury & Lifestyle da Accor serão a principal escolha dos consultores de viagens em todo o mundo”.

HERA eleva a capacidade da Accor de apoiar e reconhecer agentes de viagens e substitui o antigo Famous Agents Program do Grupo, com todos os dados anteriores de consultores de viagens, histórico e Pontos de Recompensa corretamente migrados para a nova plataforma. Usando o seu ID personalizado de membro HERA, os consultores de viagens irão ganhar pontos de recompensa em cada noite reservada. Os pontos de recompensa são fáceis de acumular numa ampla variedade de canais de reserva – todos os canais de reserva da Accor, GDS e direto no hotel – com a atividade e o histórico de cada consultor monitorizados na seção Os meus Pontos/As minhas Reservas no site HERA. Os consultores de viagens podem resgatar os seus pontos durante todo o ano, para as suas próprias reservas de viagens ou para compras através de um online mail especifico.

Algumas das funcionalidades exclusivas de HERA incluem:

  • Acesso a mais de 270 hotéis e resorts de luxo e estilo de vida de 11 marcas de prestígio, incluindo Orient Express, Raffles, Fairmont, SofitelSofitel LegendEmblems CollectionBanyan TreeFaena, and Ennismore’s SLSSO/ and Delano.
  • Histórico completo de reservas de um consultor HERA efetuadas para os seus clientes em hotéis e resorts elegíveis das marcas Accor e Ennismore.
  • Melhoria das páginas de funcionalidades do hotel e fichas informativas (ou seja, Suites plan).
  • Confirmações de reserva personalizadas para facilitar a entrega aos clientes.
  • Um e-mail dedicado members.ww@accor.com e uma equipa de helpdesk para suporte a consultores de viagens.
  • Dados de contacto direto no local para equipa do hotel, incluindo HERA Champions.

Para se inscrever em Hera, os consultores de viagens acreditados são convidados a visitar HERA.Accor.com

The Prestige Collection alarga portfólio para 130 hotéis

The Prestige Collection alcançou 130 hotéis no seu portefólio, mantendo a qualidade e a excelência como pilares fundamentais. É a seleção mais exclusiva de hotéis da Keytel, a primeira aliança de hotéis independentes do mundo.

Desde a sua criação em 2007, The Prestige Collection tem-se dedicado a satisfazer a crescente procura de hotéis de gama alta, tornando-se uma referência para os especialistas da indústria hoteleira. Apesar do seu foco em hotéis independentes, a coleção conseguiu atrair hotéis de prestígio pertencentes a cadeias internacionais de luxo, como o Hotel Cascais Miragem Health & Spa em Cascais, Rosewood Villa Magna e o Mandarin Oriental Ritz em Madrid ou o Fairmont Mayakoba na Riviera Maya. Os seus hotéis encontram no Prestige um complemento à sua estratégia comercial para atrair clientes de luxo.

Com uma presença nacional e internacional destacada em 36 países, The Prestige Collection brilha nas principais cidades portuguesas. Em Lisboa, com hotéis como o Aurea Museum, e no Porto, como o The Lodge Porto Hotel. A nível internacional, a coleção é enriquecida com propriedades icónicas em cidades espanholas como Barcelona, com hotéis emblemáticos como o Palace e a Casa Fuster, Madrid, com os hotéis acima mencionados, o Armani Hotel Dubai, no Dubai, o Hotel Café Royal em Londres, o The Pierre em Nova Iorque e o Kappa Senses em Ubud, Bali, entre outros.

A coleção classifica os hotéis em quatro categorias distintas, destacando os locais ideais para descontrair, os estabelecimentos localizados em cenários urbanos vibrantes, as opções costeiras para quem procura serenidade e as experiências únicas para quem procura singularidade.

Para além disso, este marco coincide com o relançamento da sua nova plataforma web, mais experimental. Esta plataforma oferece aos utilizadores e profissionais do setor a possibilidade de explorar a coleção em maior detalhe e gera tráfego qualificado para os sites oficiais dos hotéis membros: www.theprestigecollectionhotels.com.

1º Fórum da Plataforma Nacional de Turismo: “Que futuro para o turismo em Portugal?”

A Plataforma Nacional de Turismo (PNT) anuncia a realização do seu primeiro fórum, que ocorrerá no dia 9 de maio de 2024, das 9:30 às 17:00, no Auditório Renato Araújo, na Reitoria da Universidade de Aveiro, subordinado ao tema “Que futuro para o turismo em Portugal?”

O tema central deste fórum reflete a importância crítica do turismo para a economia nacional, influenciando diretamente o PIB, o emprego, o investimento e o desenvolvimento territorial. O evento abordará como o turismo pode atuar como um catalisador para o desenvolvimento sustentável, trazendo benefícios também para setores como agricultura, saúde, bem-estar e tecnologia.

Este ano, o 1º Fórum da PNT ocorrerá em paralelo com a Conferência Internacional INVTUR, possibilitando aos participantes interações enriquecedoras com acadêmicos e especialistas do setor turístico de renome mundial. O evento apresentará uma variedade de sessões, incluindo discussões sobre novas direções para o turismo, sustentabilidade, e o impacto da pesquisa no setor.

Programa
9:30 – 10:00 – Sessão de Abertura
Carlos Costa – Presidente da Direção da PNT
Ribau Esteves – Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Raúl Almeida – Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal
Pedro Machado – Secretário Estado do Turismo (a confirmar)

10:00 – 11:30 – Novas direções para o turismo: conclusões apresentadas pelos coordenadores dos Think tanks da PNT:

  • Cultura e Património – Alexandra Rodrigues, Universidade do Algarve
  • Educação e formação – Manuel Salgado, Instituto Politécnico da Guarda
  • Turismo em ilhas – Carlos Santos, Universidade dos Açores
  • Investigação e inovação – Eduardo Brito Henriques, IGOT – Universidade de Lisboa
  • Sustentabilidade em turismo – Carlos Picanço, FuTurismo
  • Moderação: Patrícia Remelgado – Pportodosmuseus.pt e Vice-Presidente daPNT

11:30 – 12:00 – Coffee Break

12:00 – 12:30 – Apresentação Keynote: Prof. Dimitrios Buhalis / University of Bournemouth:
“The future of tourism through smart tourism metaverse and artificial intelligence”

12:30 – 14:30 Almoço

14:30 – 15:00 – Apresentação Keynote: Prof. Cathy Hsu / The Hong Kong Polytecnhic University: “ Research with impact: A tool to support social sustainability of tourism”

15:00 – 17:00 – Debate: Que futuro e agenda para o turismo em Portugal?

  • Bernardo Trindade – Presidente da AHP (Associação da Hotelaria de Portugal)
  • Carlos Moura – Presidente da AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal)
  • Raúl Almeida – Presidente da Entidade Regional Turismo Centro de Portugal
  • Moderação: Carlos Costa – Professor Catedrático da Universidade de Aveiro e Presidente da Direção da PNT

16:30 – 17:00 – Coffee Break

17:00 – Encerramento: Conclusões e Orientações para o futuro do Turismo em Portugal e da PNT

  • Patrícia Remelgado – Pportodosmuseus.pt e Vice-Presidente da PNT
  • Ana Jacinto – Secretária Geral da AHRESP e Vice-Presidente da PNT

INSCRIÇÕES: https://www.ua.pt/pt/invtur/page/17594

Portugal é o 7º país da Europa mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, desenvolvido pela CBRE, revela perspetivas encorajadoras para o setor de hotelaria, com cerca de 90% dos investidores a planearem manter ou aumentar o volume investido no setor turístico no próximo ano.

Este otimismo é alimentado pela performance sólida e resiliência dos ativos hoteleiros, que devem sofrer menos descontos em comparação com outras tipologias de ativos. Porém, o possível ajuste de preços é também um fator importante para alguns investidores, sendo que 28% citaram-no como a principal razão para aumentar o investimento em ativos hoteleiros.

Apesar da confiança, o estudo destaca que o custo do capital é o principal desafio para os investidores em hotelaria em 2024, impulsionado pelo aumento das taxas de juro como forma de combater a inflação. Além disso, a escassez de mão de obra qualificada também é apontada como um fator que impacta a indústria. Em particular, na Europa, a instabilidade geopolítica é outro tema que os investidores estão a acompanhar de perto.

Outro ponto relevante destacado pelo estudo é que, em 2024, Espanha lidera a lista de países mais atrativos para investir em hotelaria. Portugal aparece pela primeira vez em 7º lugar neste ranking, demonstrando um grande potencial, tanto pela diversidade de destinos oferecidos (short city break em Lisboa e Porto; praia no Algarve e Comporta; natureza na Madeira, Açores e Alentejo), quanto pela qualidade do serviço.

Duarte Morais Santos, Hotels Director na CBRE comenta: “Os resultados deste estudo indicam que o setor hoteleiro europeu está posicionado para um ano de boas oportunidades. A crescente confiança dos investidores e a forte procura por hotéis em destinos chave são sinais claros de que o setor está resiliente e pronto para enfrentar os desafios futuros. Com estratégias inovadoras e foco no valor agregado e na oferta de experiências, esperamos ver uma contínua evolução positiva no mercado hoteleiro em 2024″.

Enquanto os resorts continuam a ter procura, os hotéis localizados nos Central Business Districts (CBDs) são os mais populares entre os investidores. As escapadelas em cidades (“city breaks”) continuam a ser destinos de eleição, com Londres a manter a liderança no ranking dos destinos mais atrativos, enquanto Madrid ganhou popularidade.
As estratégias de valor agregado (“value-add”) continuam a dominar, com oportunidades para reposicionar e valorizar ativos a registar maior procura. Entre os investidores europeus, há uma preferência por soft brands em relação a hard brands, com o full-service ainda a desempenhar um papel significativo nas decisões de investimento.

O ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’ mostra assim que o setor hoteleiro continua a ser um investimento atrativo, com fortes perspetivas para 2024. A estabilidade e o crescimento, combinados com a popularidade dos destinos europeus, fazem do setor hoteleiro uma escolha sólida para investidores.

Manutenção e Engenharia do Lisbon Marriott Hotel tem um novo diretor

A manutenção e engenharia do Lisbon Marriott Hotel tem um novo diretor, Rui Francisco. É licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico em 1998 e tem um Master of Business Administration das Universidades Católica e Nova de Lisboa  concluído em 2010.

Iniciou a sua carreira profissional como projetista durante alguns meses, tendo depois ingressado na Teixeira Duarte, onde trabalhou como Diretor de Obra desde 1999 a 2007, tendo participado em vários projetos de referência da área hospitalar e de infraestruturas de obras públicas.

Entre 2007 e 2015, passou pelo ramo de pós-venda automóvel, no cargo de Diretor Geral da Auto Bayern BMW Service.

Regressou à gestão de projetos imobiliários em 2015 enquanto Diretor de Obra na Vectormais, onde coordenou as obras de remodelação integral de edifícios sede de diversas multinacionais.

Em 2022 ingressou na Cushman & Wakefield, S.A com a função de Gestor de Ativos Imobiliários, assumiu a gestão do maior e um dos mais icónicos edifícios de escritórios de Lisboa.

Groupon anuncia parceria com a SiteMinder

A Groupon, mercado onde os clientes descobrem novas experiências e serviços, uniu forças com a SiteMinder, o nome por trás da plataforma de software que se afirma ser a única a desbloquear o potencial de receita total dos hotéis. A colaboração integra a solução da plataforma da SiteMinder à Groupon, simplificando processos de atribuição de preços e distribuição enquanto apresenta novas ofertas para hoteleiros e clientes.

Colaboração Groupon-SiteMinder: Melhorar o panorama de Viagens

A integração da plataforma da SiteMinder ao ecossistema de viagens da Groupon marca um passo significativo, estabelecendo o mercado como um canal de distribuição incremental contínuo e de baixo atrito para os hoteleiros.

Brian Heyel, Chefe Global de Viagens da Groupon, explica: “A sinergia entre a Groupon e a SiteMinder sublinha o nosso compromisso em apoiar os hoteleiros. Além de simplificar a atribuição de preços e distribuição, amplia o seu alcance, proporcionando a flexibilidade necessária num mercado dinâmico. Esta colaboração reflete a nossa dedicação em desenvolver e criar a melhor oferta possível para os nossos clientes enquanto apoiamos os nossos valiosos parceiros no setor da hotelaria.”

James Bishop, Vice-Presidente para Ecossistemas e Parcerias Estratégicas na SiteMinder, destaca como a integração da plataforma da SiteMinder com a Groupon pode impulsionar o crescimento da receita para hotéis. “Esta colaboração tem como objetivo abrir mais portas para os hotéis, dando-lhes um acesso mais alargado a um leque mais vasto de hóspedes à medida que a viagem internacional acelera,” diz Bishop. “Esta parceria com a Groupon oferece aos nossos clientes a oportunidade de aparecer numa plataforma em crescimento onde mais hóspedes agora estão à procura de estadias. Isso está alinhado com a visão da SiteMinder de criar oportunidades para os hotéis maximizarem as receitas e obterem maior sucesso num cenário de viagens sempre dinâmico”.

Capacitar Hoteleiros, Enriquecendo Experiências de Clientes

A parceria estratégica destaca benefícios tanto para hoteleiros quanto para os hóspedes. A integração da Groupon com a SiteMinder reduz atritos nas interações com hoteleiros, facilitando melhores negócios. Isso, por sua vez, concede aos hóspedes do hotel acesso a uma gama diversificada de propriedades e destinos, tudo dentro de um processo de reserva simplificado.

Bishop acrescenta, “É importante salientar que, para além da integração perfeita que esta parceria proporciona, a nossa colaboração com a Groupon vai ao encontro das preferências em evolução do viajante atual. Vimos no Relatório de Viajantes em Mudança da SiteMinder que, embora quase 60% dos viajantes a nível global pretendam viajar “mais” nos próximos 12 meses, estão agora a procurar quartos de forma diferente, com 1 em cada 5 a procurar ofertas em pacotes. Além disso, os viajantes estão a dar prioridade a estadias que lhes permitam criar momentos memoráveis. Ao integrarmo-nos com a Groupon, estamos a permitir que os nossos hotéis liguem os seus hóspedes a ofertas exclusivas e orientadas para a experiência, concebidas para lhes proporcionar a estadia elevada que agora desejam.”

“A integração da poderosa solução da SiteMinder representa um momento crucial na jornada transformadora da Groupon, oferecendo aos clientes mais opções de hotéis. Isto reforça o nosso compromisso com serviços personalizados e eficientes, permitindo uma gestão eficaz da capacidade e uma otimização dinâmica dos preços durante os picos de vendas”, partilhou Brian Heyel, Chefe Global de Viagens na Groupon.

Integração Global*: Avanços na Tecnologia

A SiteMinder é a primeira solução de distribuição de hotéis a ser implementada globalmente pela Groupon, a colaboração marca uma iniciativa estratégica para elevar os padrões da indústria e promover a inovação para experiências de viagem melhoradas. A Groupon, guiada por um plano de transformação abrangente, tem como objetivo tornar-se um mercado dinâmico onde os clientes descobrem novas experiências diárias, fortalecendo as empresas locais. Com cerca de 17 milhões de clientes activos, a Groupon dedica-se a melhorar o mercado de experiências e serviços locais não merecidos, contribuindo para um ecossistema dinâmico e próspero.

A SiteMinder estará disponível para hoteleiros em todos os 13 mercados da Groupon, com exceção dos Emirados Árabes Unidos (EAU).