Guestcentric antecipa previsões hoteleiras para o Inverno de 2023-2024 em Portugal

– 2023 muito positivo e um começo promissor para 2024;
– Reservas de novembro apontam para uma melhoria significativa do negócio;
– Performance de Dezembro já se apresenta melhor do que em 2022;
– Preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação.
Após a época alta extraordinária do Verão 2023 – com resultados recorde – a hotelaria em Portugal tem agora os olhos postos no futuro. A GuestCentric, traça alguns cenários para a hotelaria, que permitem aos profissionais do setor definir e elaborar estratégias eficazes para o próximo inverno.
Com a preocupação permanente da inflação, que se tem provado ser duradoura, coloca-se a grande questão: qual será a tendência de preços na hotelaria, em 2024? Com base nos dados verificados nos Estados Unidos onde, em 2023, o Preço Médio Diário dos hotéis inferior ao de 2022, os holofotes viram-se agora a Europa. Será que os hoteleiros europeus enfrentam uma situação semelhante em 2024?

Os bons resultados do Verão 2023 para os hotéis portugueses

O Verão de 2023 foi um período de enorme movimento para a hotelaria nacional. Segundo a Reuters, só no mês de Maio, Portugal recebeu um número recorde de 1,7 milhões de visitantes estrangeiros. Os dados revelaram ainda que nos primeiros cinco meses de 2023 registaram-se 6,4 milhões de visitantes internacionais – um aumento de 12% comparativamente ao mesmo período de 2019.
De acordo com os dados provenientes do portfólio da Small Portuguese Hotels (SPH) – uma marca da Guestcentric que representa mais de 140 unidades de alojamento – este verão verificou-se um forte aumento na procura por turistas nacionais, em relação a 2019. Por outro lado, os preços na hotelaria dispararam, crescendo 10% nas estadias de turistas internacionais, enquanto os portugueses viram o preço das suas estadias em hotéis da SPH aumentar 8% face a 2022. As reservas diretas com os hotéis consolidaram-se enquanto canal preferencial – representando 67% da receita no caso dos hóspedes portugueses e 45% no caso de estadias de turistas estrangeiros. Este aumento na preferência por reservas diretas com as unidades hoteleiras foi alcançado às custas da Booking.com.
Apesar das preocupações iniciais dos consumidores em relação à Economia, a procura crescente verificada no Verão de 2023 faz-nos prever um padrão semelhante para 2024. A título de exemplo, os dados da GuestCentric revelam que o volume de dormidas vendidas em Agosto  de 2023 estava 12% acima dos níveis de 2022 e que, neste momento, as dormidas de setembro de 2023 estão 10% acima de setembro 2022.
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Expetativas para a hotelaria no Inverno 2023-2024

Os dados preliminares de mercado indicam uma procura crescente para os restantes meses de 2023, face a 2022. As reservas para Outubro 2023 estão a acelerar e atingiram já  75% dos níveis de 2022.
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Mais, as reservas para novembro de 2023 apontam para uma melhoria significativa do negócio, uma vez que estão a ser feitas cerca de um mês antes daquilo que se verificou no mesmo período de 2022.
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Sendo ainda cedo para prever com muito detalhe, a performance de Dezembro já se apresenta melhor do que em 2022 – estando 2 a 3 semanas à frente dos resultados de 2022.
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Os preços dos hotéis em 2024 poderão acompanhar a taxa de inflação, prevendo-se um aumento de cerca de 5%. Enquanto os preços dos hotéis europeus mantêm-se cerca de 13% dos de 2022, nos Estados Unidos verificou-se este ano, um decréscimo de 6% nos preços até à data, indicando um ajuste mais rápido à evolução da taxa de inflação.
A questão permanece: irá a Europa sofrer um decréscimo nos seus preços em 2024? De acordo com a edição de Setembro 2023 do The Hotelier PULSE, da GuestCentric, a maioria dos hoteleiros inquiridos, tanto na Europa como nos EUA, prevê que os preços médios diários continuem a aumentar no próximo ano. No entanto, mantém-se a dúvida se os hotéis conseguirão compensar o aumento dos seus custos operacionais, mesmo praticando preços mais elevados.
Com base nos dados do mercado disponíveis para os meses que restam até 2024, recomenda-se que os hotéis preparem três cenários possíveis:
  1. 2024: Continuação do Sucesso de 2023
  2. 2024: Crescimento Moderado cerca de 5% (com preços ajustados à inflação)
  3. 2024: Crescimento Forte (10%)
Embora os sinais atuais do mercado apontem para um ano de 2023 muito positivo, e um começo promissor para 2024, fatores como o aumento nos custos operacionais e a inflação podem perturbar mesmo os planos mais bem elaborados. Os três potenciais cenários acima referidos, podem apoiar os hoteleiros a direcionar as suas estratégias de negócio para 2024.

Como navegar o Inverno 2023-2024

Após um ano 2023 de receitas elevadas e de procura constantemente elevada, para 2024 os hotéis devem focar-se sobretudo na rentabilidade do seu negócio. Para isso, devem monitorizar e tornar absolutamente prioritária a sua receita líquida – isto é, a receita sem comissões e outros custos de distribuição.
No panorama económico atual, com os custos operacionais em constante aumento, a otimização do canal de vendas diretas deve ser uma das principais estratégias dos hotéis para 2024, permitindo, em paralelo, reduzir os custos de distribuição de terceiros.
Como podem os hotéis priorizar a receita líquida e melhorar a sua rentabilidade ?
Neste panorama em permanente mutação – muito pressionado pelo aumento de custos – o foco na receita líquida, otimizando o canal de vendas diretas, é fundamental para um negócio hoteleiro rentável e sustentável do ponto de vista financeiro. Também permitirá aos hotéis em Portugal enfrentar os desafios de 2024, enquanto continuam a proporcionar um serviço de excelência aos seus hóspedes, diferenciando-se assim da sua concorrência. A GuestCentric apresenta um conjunto de boas práticas que melhoram a competitividade dos hotéis, neste ambiente desafiante e dinâmico:
  1. Melhorar a performance do Canal de Venda Direta: o hotel deve encorajar os seus hóspedes a reservarem diretamente no seu website ou junto da equipa de reservas. Isto não só reduz o custo das comissões que paga a terceiros, mas permite-lhes captar uma maior fatia da receita total da reserva.
  2. Minimizar os Custos de Distribuição: através de uma análise minuciosa dos seus custos de distribuição, o hotel deve re-equacionar os vários canais de distribuição – tanto de Online Travel Agencies (OTAs), como centrais de reservas, ou operadores turísticos. Também deve procurar melhorar as condições que contratou com cada um, numa estratégia concertada para uma distribuição a custos mais vantajosos.
  3. Gerir o aumento dos custos operacionais: o aumento contínuo dos custos operacionais, exacerbado pela inflação e escassez de talento, requer uma abordagem proativa e holística, com medidas de redução de custos em várias áreas operacionais – desde as compras, à eficiência energética, passando pelo investimento em automação e tecnologia que melhore a experiência do hóspede.
  4. Estratégias e tomada de decisões com base em dados: A análise de dados permite uma redução significativa dos custos de distribuição do hotel: o estudo dos padrões de reserva, das preferências dos hóspedes, e das tendências de mercado, permite afinar as estratégias de pricing e distribuição.