Joel Saldanha é o novo Diretor de Operações do InterContinental Cascais-Estoril

Formado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e com uma Pós-Graduação na mesma área, pela ISCTE Business School, Joel Saldanha é o novo Diretor de Operações do InterContinental Cascais-Estoril.

Com mais de 10 anos de experiência em hotelaria, Joel Saldanha destaca-se por ser criativo e dedicado a alcançar os mais altos padrões de excelência e satisfação dos hóspedes.

“Acredito num serviço de excelência, com base num desempenho profissional eficaz capaz de alcançar os melhores resultados. Estou diariamente à procura de algo inovador que adicione vantagens competitivas ao Hotel”, explica Joel Saldanha, acrescentando: “Pretendo ser capaz de elevar ainda mais a qualidade de serviço pela qual já somos conhecidos e garantir a satisfação dos nossos stakeholders, clientes e equipa”.

Joel Saldanha passou pelo Palácio do Freixo, do Grupo Pestana, e fez parte da equipa de abertura do icónico InterContinental Palácio das Cardosas, no Porto, em 2011, onde conquistou diferentes prémios e distinções pelo serviço e qualidade. Parte do seu percurso inclui também uma aventura no Dubai, onde trabalhou na Emirates Airlines e que lhe permitiu expandir o seu know-how ao colaborar com diferentes culturas.

Apaixonado pela hotelaria, regressou a Portugal para reintegrar a equipa do IHG (InterContinental Hotels Group), mais recentemente no InterContinental Lisbon, onde exercia, desde 2018, funções de Diretor de Qualidade & Operações + Interim F&B Manager.

III Congresso ADHP Júnior – ISEC – 25-11-2021

Caros Associados,

No próximo dia 25 de novembro, a partir das 9.00H, terá lugar o III Congresso da ADHP Júnior, no Instituto Superior de Educação e Ciências de Lisboa (ISEC), cujo Programa pode ver abaixo.

O Estagiário” é o título do congresso e surgiu da necessidade de criar um momento formal para uma temática que já é discutida de forma informal há bastante tempo.

Agora, mais do que nunca, convivemos com a realidade da falta de pessoal na indústria, mas também a obrigatoriedade de cativar e motivar equipas. O estágio é um momento fulcral para muitos dos futuros profissionais da área, tal como foi para muitos dos que já exercem. Desta importância advém um impacto acrescido no Estagiário, sendo este impacto positivo ou negativo dependendo da experiência.

Apesar de, ao longo dos anos, continuarmos a ver uma evolução muito grande neste sentido, ainda existe um grande processo pela frente nesta que é uma área que requer extremo empenho e dedicação.

Neste sentido, vamos fazer um balanço entre o que os jovens recém-licenciados e o próprio corpo estudantil pensa do mercado e da visão do Estagiário e o que pensam os profissionais da área sobre estas mesmas temáticas e todos os seus desafios inerentes à mesma. Será também interessante ver a visão de algumas empresas de outsourcing.

No período da manhã irá haver dois painéis, sendo o primeiro “O Estágio”, este será um momento para esclarecer o que é o estágio realçando algumas dicas para todo o processo de seleção da entidade, elaboração do estágio e do relatório.

O segundo painel será “A Procura e a Oferta”, momento dedicado a perceber o que o mercado procura no Estagiário tendo em conta a panóplia de diferentes áreas pelas quais um profissional de hotelaria pode enveredar. Por outro lado, será também fulcral perceber o que o Estagiário procura nas empresas e as suas prioridades bem como o que já está a ser feito nesse sentido.

Durante o período da tarde, o congresso apresenta um debate com o tema “Será o Futuro uma Roleta Russa?”, um debate com um conjunto de oradores com diferentes backgrounds, onde pretendemos abordar questões como “Será que o estágio que irão ter é sempre uma questão de sorte?” ou “Há algo que as empresas podem fazer de diferente? Algo que os estudantes podem fazer de diferente?”, para desta forma poderem ser discutidos os vários pontos de vista.

Iremos ainda, durante a tarde, ter dois painéis nomeadamente “Coaching Pessoal e de Equipa” e “Apoios ao Estagiário e à Empresa”.

Será interessante perceber de que forma o coaching pessoal e de equipa são importantes nível do desenvolvimento pessoal, mas também como forma de motivação dentro das equipas e de que forma é que este tipo de técnicas podem ser implementadas tanto a nível pessoal como de equipa.

Dentro dos oradores já confirmados temos a Marta Sotto Mayor (Certified Trainer, Professor & Consultant – Hospitality & Restaurants), Pedro Martins (Sommet Education), Vera Pereira (Training Manager at Intercontinental Group), Nuno Abranja (Professor at ISCE), Alexandra Outeiro (Managing Partner at AORH+), Daniela Silvestre (Formadora no Turismo de Portugal), entre outros.

No decorrer do dia irão existir dois momentos de coffee break e um de almoço, momento nos quais incentivamos a partilha entre os profissionais presentes e aos alunos para que este também seja um evento de construção de network e onde não existem distinções entre alunos e profissionais, estamos lá todos para aprender e conhecer novos colegas.

INSCRIÇÃO:

A inscrição é gratuita mas obrigatória, devendo para o efeito enviar um  email para o geral@adhp.org para efetivar a mesma, com os seguintes dados: nome, e-mail, cargo e empresa.

Acompanhem as redes sociais da ADHP e dos parceiros para mais informações. Podem ainda seguir pelo https://www.linkedin.com/events/6864258886635933699 ou em   #IIICongressoADHPJ

PROGRAMA: 

Marriott Serve360 – “mega” ação solidária no Lisbon Marriott Hotel

O Lisbon Marriott Hotel, no âmbito do programa Serve360 da cadeia Marriott International, tem desenvolvido ao longo dos últimos 22 anos o evento solidário – Spirit to Serve – que consiste numa tradicional festa de Natal no hotel, onde se juntam músicos e parceiros mas também as crianças e jovens institucionalizados.

Neste ano de 2021, face aos constrangimentos relacionados com a COVID-19, a Gala não se irá realizar. No entanto isso não invalidou os esforços de angariar apoios por mais um ano consecutivo, entre os seus parceiros (artistas plásticos, empresas/marcas, instituições) e particulares que adquirem a designação de padrinhos). Todos em conjunto contribuiram para uma generosa doação que reverte a favor das crianças e adolescentes do Centro de Alojamento Temporário  de Tercena.

“Marriott Serve360 tem por objetivo apoiar as comunidades e concentra-se fundamentalmente em 5 questões sociais globais: redução da pobreza, preservação do meio ambiente, desenvolvimento da força de trabalho na comunidade, bem-estar das crianças e adolescentes e na diversidade global e de inclusão.

Neste período instável, torna-se mais do que nunca imprescindível apoiar quem mais necessita, e é por isso mesmo ao longo do ano foram desenvolvidas parcerias e ações para ajudar diversas entidades e instituições.

Mais importante que as iniciativas individuais é ver o espírito solidário de 70 instituições e empresas/ marcas voluntárias que se uniram ao Lisbon Marriott Hotel permitindo fazer a diferença. Este esforço conjunto resultou no – Lisbon Marriott Serve360 – 2021  – através de doações de produtos alimentares e não alimentares no valor aproximado de 40.000€, entregues ao Centro de Alojamento Temporário de Tercena.

Agradecemos a todos os parceiros por todo o apoio nesta “Mega” ação de solidariedade e aos quais estamos imensamente gratos. Um gesto nobre em prol de uma sociedade mais justa” – acrescenta Ana Caetano, Public Relations do Lisbon Marriott Hotel”

Esta “MEGA” ação solidária teve o grande apoio : AON, Alfaparf Milano,  Arablau + Falgi, Alves Thomé Artista Plástico, Andreia Professional, Avenida 7 – Tecidos,Benefit, Carla Jóias; Carlos Saramago Artista Plástico, Catrice, Century 21 Avenue, Charmers, CLARINS, Claus Porto, Casa 23, Comporta Perfumes, Dara Jewellery, El Corte Ingles, Essence, Elegance Button, Estée Lauder, Estée Lauder Paris, Espaço Arte Livre, Entrajuda, Fernando Oculista, Filipa’s Ourivesaria, Filipe Amaral Artista Plástico, Francisco Xicofran Artista Plástico, Fundação Benfica, Garnier, Garvetur, Guerlain, Gourmet do Infantado, Just For Her, Funfashion, Grande Loja Legal de Portugal/Grande Loja Regular de Portugal, Gustoko by Paula Figueras, Habita Mais, Lea Interiores, Jardim Zoológico de Lisboa, Loja das Meias, L’Oreal, L’Oreal Paris, Lena Gal Artista Plástica, Lu Mourelle Artista Plástica, Livros Horizonte, Mafalda d’ Eça Artista Plástica, Mariola Landowska, Mary Kay, Maybelline, O Boticário, Nomination, Makro, O Cantinho da Avó –Malveira, PUIG, Pedro Charneca Artista Plástico, Rotary Clube Lisboa Benfica, Rui Paiva Artista Plástico, Rituals, Qual House, Rosarinho Cruz Designer de Jóias, Santiago Belacqua artista plástico, Sofia Simões Benfica, SPAL, Sporting Clube de Portugal; SENSAI, SOTÉIS S.A.,TATÁ Jewellery, Tommy Hilfiger,Topázio, WOO’S.

Ao longo deste ano difícil, o Lisbon Marriott Hotel esteve ainda envolvido em outras ações solidárias tais como:

  • Liga Portuguesa contra o Cancro – Outubro Rosa
  • Doação de Sangue em colaboração com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação
  • Plataforma de doação do Marriott Bonvoy: através desta plataforma os membros do programa de fidelização da Marriott podem doar os seus pontos do Marriott Bonvoy para ajudar organizações que estão ativamente envolvidadas no combate à COVID-19 em todo o mundo, como por exemplo a Cruz Vermelha, UNICEF e a World Central Kitchen. Desta forma poderão ser doados entre 2.500 e 125.000 pontos Marriott Bonvoy que serão convertidos em donativos.

4 Hotéis portugueses nos Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens 2022

A Condé Nast Johansens acabou de anunciar os vencedores dos Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens 2022 que reconhecem os melhores hotéis e destinos de luxo de todas as suas recomendações no mundo inteiro. Quatro hotéis portugueses receberam os Prémios de Excelência da Europa e Zona do Mediterrâneo nas seguintes categorias:

Best Value Experience
HERITAGE AVENIDA LIBERDADE, A LISBON HERITAGE COLLECTION
Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/lisbon-tagus-valley/heritage-avenida-liberdade-hotel/

Best Dining Experience
VILA FOZ HOTEL & SPA
Porto e Norte de Portugal, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/oporto-northern-portugal/vila-foz-hotel-spa/

Best Destination Spa
PALÁCIO ESTORIL HOTEL GOLF & WELLNESS
Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/lisbon-tagus-valley/palacio-estoril-hotel-golf-spa/

Readers’ Award
TORRE DE GOMARIZ WINE & SPA HOTEL
Porto e Norte de Portugal, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/oporto-northern-portugal/torre-de-gomariz-wine-spa-hotel/

Os vencedores dos Prémios de Excelência da Condé Nast Johansens 2022 podem ser vistos nestes links:

Reino Unido e Irlanda e Mediterrâneo
 https://www.johansens.com/award-winners-hub/uk-ireland-europe-mediterranean/

América
 https://www.johansens.com/award-winners-hub/americas/

Ásia, África, Médio Oriente e Oceania
https://www.johansens.com/award-winners-hub/asia-africa-middle-east-oceania/

HOTÉIS PREMIADOS DA EUROPA E ZONA DO MEDITERRÂNEO

Best New or Recently Renovated Hotel
GRAND HOTEL CASTROCARO
Emilia-Romagna, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/emilia-romagna/grand-hotel-castrocaro/

Best for Romance
CAN BORDOY GRAND HOUSE & GARDEN
Maiorca, Espanha
https://www.johansens.com/europe/spain/mallorca/can-bordoy/

Best Service
BAHÍA DEL DUQUE
Tenerife, Espanha
https://www.johansens.com/europe/bahia-del-duque-2/

Best House, Villa or Serviced Apartment
DAR EL SADAKA
Marraquexe, Marrocos
https://www.johansens.com/africa/morocco/marrakech/dar-el-sadaka/

Best Small & Exclusive Property
CASAFANTINI/LAKE TIME
Piemonte, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/piemonte/casafantini-lake-time/

Best Value Experience
HERITAGE AVENIDA LIBERDADE, A LISBON HERITAGE COLLECTION
Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/lisbon-tagus-valley/heritage-avenida-liberdade-hotel/

Best Dining Experience
VILA FOZ HOTEL & SPA
Porto e Norte de Portugal, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/oporto-northern-portugal/vila-foz-hotel-spa/

Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside)
GABBIANO AZZURRO HOTEL & SUITES
Sardenha, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/sardinia/hotel-gabbiano-azzurro/

Best Urban Hotel (Town, City)
ES PRINCEP
Maiorca, Espanha
https://www.johansens.com/europe/spain/mallorca/hotel-es-princep/

Best Countryside Hotel
DOMAINE DE BIAR
Occitânia, França
https://www.johansens.com/europe/france/occitanie/domaine-de-biar/

Best Breakfast
MADAMA GARDEN RETREAT
Veneza e Véneto, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/venice-and-veneto/madama-garden-retreat/

Best for Families
MONSIGNOR DELLA CASA COUNTRY RESORT & SPA
Florença e Toscana, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/florence-tuscany/monsignor-della-casa-country-resort-spa/

Best for Weddings, Parties & Celebrations
CA’ SAGREDO HOTEL
Veneza e Véneto, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/venice-and-veneto/ca-sagredo-hotel/

Best Immersive Experience
PALAZZO DI VARIGNANA RESORT & SPA
Emilia-Romagna, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/emilia-romagna/palazzo-di-varignana-resort-spa/

Best for Green Practices & Sustainability
VENISSA WINE RESORT HOTEL
Veneza e Véneto, Itália
https://www.johansens.com/europe/italy/venice-and-veneto/venissa-wine-resort-hotel/

Best Hotel Spa
ANANTARA VILLA PADIERNA PALACE BENAHAVIS MARBELLA RESORT
Marbella, Espanha
https://www.johansens.com/europe/spain/marbella/anantara-villa-padierna-palace-benahavis-marbella-resort/

Best Destination Spa
PALÁCIO ESTORIL HOTEL GOLF & WELLNESS
Lisboa e Vale do Tejo, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/lisbon-tagus-valley/palacio-estoril-hotel-golf-spa/

Best Spa Nutrition & Dining
SANTA PONSA FONTENILLE MENORCA
Menorca, Espanha
https://www.johansens.com/europe/spain/menorca/santa-ponsa-fontenille-menorca/

Best Spa Experience
Hôtel Chais Monnet & Spa
Cognac, França
https://www.johansens.com/europe/france/south-west/hotel-chais-monnet-spa/

Best Wellness Programme
Villa Stephanie Spa & Wellbeing at Brenners Park-Hotel & Spa
Baden Baden, Alemanha
https://www.johansens.com/europe/germany/baden-baden/villa-stephanie/

Readers’ Award
TORRE DE GOMARIZ WINE & SPA HOTEL
Porto e Norte de Portugal, Portugal
https://www.johansens.com/europe/portugal/oporto-northern-portugal/torre-de-gomariz-wine-spa-hotel/

HOTÉIS VENCEDORES DO REINO UNIDO E IRLANDA

Best New or Recently Renovated Hotel
KIMPTON FITZROY LONDON
Londres, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/london/kimpton-fitzroy-london/

Best for Romance
OCKENDEN MANOR HOTEL & SPA
West Sussex, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/west-sussex/ockenden-manor-hotel-spa/

Best for Service
THE ATHENAEUM HOTEL & RESIDENCES
Londres, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/london/the-athenaeum-hotel-residences/

Best Small & Exclusive Property
THE BELL AT SKENFRITH
Monmouthshire, Gales
https://www.johansens.com/europe/wales/monmouthshire/the-bell-at-skenfrith/

Best Value Experience
THE EASTBURY & SPA
Dorset, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/dorset/the-eastbury/

Best Dining Experience
ROTHAY MANOR BOUTIQUE HOTEL
Cumbria e Lake District, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/cumbria-the-lake-district/rothay-manor-hotel-fine-dining/

Best Waterside Hotel (Riverside, Lakeside, Seaside)
ISLE OF ERISKA HOTEL, SPA AND ISLAND
Highlands, Escócia
https://www.johansens.com/europe/scotland/highlands/isle-of-eriska-hotel-spa-and-island/

Best Urban Hotel (Town, City)
NESS WALK
Highlands, Escócia
https://www.johansens.com/europe/scotland/highlands/ness-walk/

Best Hotel Spa
COWORTH PARK
Berkshire, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/berkshire/coworth-park/

Best Countryside Hotel
GROVE OF NARBERTH
Pembrokeshire, Gales
https://www.johansens.com/europe/wales/pembrokeshire/grove-of-narberth/

Best for Families
LUCKNAM PARK HOTEL & SPA
The Cotswolds, Wiltshire, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/wiltshire/lucknam-park-hotel-spa/

Best for Weddings, Parties & Celebrations
CLIVEDEN HOUSE
Berkshire, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/berkshire/cliveden-house/

Best Dog Friendly
THE NARE
Cornualha e Ilhas Sorlingas, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/cornwall-isles-of-scilly/the-nare/

Best Immersive Experience
FOXHILLS CLUB & RESORT
Surrey, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/surrey/foxhills-club-resort/

Best for Green Practices & Sustainability
Whatley Manor Hotel and Spa
https://www.johansens.com/europe/england/wiltshire/whatley-manor-hotel-spa/

Best Afternoon Tea
THE GRAND, YORK
North Yorkshire, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/north-yorkshire/the-grand-york/

Best Destination Spa
BORINGDON HALL HOTEL AND GAIA SPA
Devon, Inglaterra
https://www.johansens.com/europe/england/devon/boringdon-hall-hotel-and-gaia-spa/

Readers’ Award
Cary Arms & Spa
https://www.johansens.com/europe/england/devon/cary-arms-spa/

Makro sugere produtos para o brunch perfeito

A pensar na primeira refeição do dia, feita com os produtos ideais, a Makro Portugal sugere os melhores produtos para confecionar um brunch cheio de vitaminas.

Para começar, nada como uma fatia de pão integral torrada, com um pouco de abacate e um ovo cozinhado da sua forma preferida. Para os que gostam de coisas mais clássicas, a Makro conta também com queijo fresco e peito de peru.

Para beber, há sempre a opção clássica portuguesa, o famoso galão. Sugerimos fazê-lo com café de grão biológico, 100% Arabica, à venda na makro, e Leite UHT Magro dos Açores. Para os fãs de chá, podem encontrar na Makro Portugal o tranquilizante chá de camomila ou o energizante chá preto.

De relembrar que a primeira refeição é sempre a refeição mais importante do dia, pelo que deve incluir proteínas e vitaminas de forma a iniciar o dia com energia e de forma revitalizada.

Secador Industrial PDR 922

Secador Industrial PDR 944

Máquina de Lavar Roupa Industrial PWM 912

Máquina de Lavar Roupa Industrial PWM 916

Máquina de Lavar Roupa Industrial PWM 920

Vídeo Oficial de Coimbra 2027 é o “melhor do ano” pela IPRN

Convenção Anual da International Public Relations Network reuniu em Lisboa com agências de todo o mundo e distinguiu filme da candidatura

Coimbra 2027 | Candidata a Capital Europeia da Cultura | Vídeo oficial from centraldeinformacao on Vimeo.

 

O filme oficial da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027 foi distinguido como “Vídeo do Ano” pela International Public Relations Network (IPRN), num encontro de quatro dias que terminou ontem em Lisboa e que, pela primeira vez, se reuniu em Portugal, juntando mais de 40 agências de todo o mundo. O prémio foi entregue por Pedro Valente da Silva, diretor da Representação do Parlamento Europeu em Portugal, à Central de Informação, agência portuguesa que gere a comunicação de Coimbra 2027 e que produziu o vídeo, bem como ao Grupo de Trabalho de Coimbra 2027, que é responsável por todo o processo de preparação da candidatura. A Central foi, ainda, eleita “Agência do Ano 2021”.

A IPRN é, atualmente, a maior organização mundial de agências de RP independentes. Com mais de 40 membros e presença em quatro continentes, foi fundada em 1995 e está presente em 105 cidades e 40 países do mundo, cobrindo mais de 80 mercados, incluindo América do Norte e do Sul, Europa Ocidental e Oriental, Médio Oriente, África, Extremo Oriente e Austrália. Representa, ainda, todos os setores da indústria. A organização representa um volume de faturação acumulado que ronda os 500 milhões de dólares, tendo de mais de 7 mil colaboradores distribuídos pelas várias agências e um total de 4 mil clientes ativos.

“Your Safe Port” é a nova assinatura dos Portos da Madeira

“Your Safe Port ” é a nova assinatura da marca Portos da Madeira, que reflete o mais recente posicionamento da APRAM – Administração dos Portos da Região Autónoma da Madeira, SA. no mercado turístico de cruzeiros.

O novo claim pretende reforçar o compromisso da APRAM em oferecer um “Porto Seguro”, uma mensagem curta e direta, que transporta uma forte componente emocional, e que expressa a ambição da APRAM em reconstruir a confiança dos turistas a voltarem a viajar para a Madeira e Porto Santo através dos Portos da Madeira.

Na apresentação da nova assinatura, que decorreu esta manhã na Gare Marítima da Madeira e que contou com a presença do Secretário Regional da Economia do Governo Regional da Madeira, Rui Barreto, foi ainda dado a conhecer o novo filme promocional e a nova brochura institucionais, fruto de uma mudança profunda, não só a nível de operação portuária, mas também ao nível relacional e comunicacional da APRAM.

Estes dois novos suportes de comunicação, a par de apresentarem os encantos da região, retratam a forma como os Portos da Madeira se reinventaram, adaptando-se às novas exigências do mercado, implementando normas de segurança e comodidade impostas por estes novos tempos, de forma a receber com segurança e bem-estar todos os que visitam a região por via marítima.

“Esta nova assinatura é um importante sinal de confiança a todos os que visitam a Madeira e Porto Santo através dos Portos da Madeira”, afirma Paula Cabaço, Presidente do Conselho de Administração da APRAM. “É com grande satisfação que damos a conhecer todo o trabalho que tem sido desenvolvido durante este longo período de pandemia, em que não estivemos parados, bem pelo contrário, sem navios de cruzeiros, canalizámos as nossas energias para a manutenção e requalificação das nossas infraestruturas e equipamentos, investimento patente quer no filme, como na brochura institucional. Tudo isto porque a segurança de quem nos visita é a nossa segurança”, conclui.

A nova identidade visual partiu do trabalho da agência Cunha Vaz & Associados e estará presente em todos os materiais de comunicação da APRAM, dentro e fora de fronteiras.

De salientar ainda que, em março de 2021, foi atribuído à APRAM pela SGS Portugal a certificação “Boas Práticas na Gestão de Riscos Biológicos Associados ao SARS-COV-2”, quer das instalações e serviços do Porto do Funchal para apoio à operação de navios de cruzeiro, mega-iates e veleiros, quer das instalações do porto do Porto Santo, no apoio à operação com navios de cruzeiros e iates, nomeadamente na sua Marina.

Já em setembro de 2021, o Turismo de Portugal, em parceria com o European Tourism, atribuiu o selo “Clean & Safe 2021” ao terminal de passageiros do porto do Funchal, designadamente à Gare Marítima da Madeira. Esta certificação é também uma garantia de confiança, já que assegura a quem visita a Madeira através deste terminal que são cumpridos uma série de procedimentos e princípios de higiene e segurança, de acordo com as normas do “European Tourism Covid-19 Safety Seal”.