• Edições publicadas
  • Receber Revista Dirhotel
  • MEDIA KIT
  • Contactos
  • Plataforma de Fornecedores
  • Shopping Cart Shopping Cart
    0Shopping Cart
Revista Dirhotel
  • Noticias
    • Hotelaria
    • Turismo
      • Aviação
      • Feiras e Eventos
      • Quem é Quem
    • Formação e Recrutamento
    • Estudos e Investigação
    • Emprego
    • Produtos e Serviços
      • Amenities
      • Decoração
      • Food & Beverage
      • Higiene e Limpeza
      • Tecnologia
  • Artigos Tecnicos
    • Marketing
    • Emprego
    • Fiscalidade
    • Higiene e Segurança
  • Produtos, Equipamentos e Serviços
  • Edições Publicadas
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Search
  • Menu Menu
Notícias, Turismo

Territórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apresentou em Viseu a Agenda para o Turismo no Interior

Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, anunciou ontem, em Viseu, o objetivo de promover os territórios do Interior a nível do turismo, discriminando-os de forma positiva em relação ao litoral. As declarações foram feitas numa sessão pública sobre a Agenda para o Turismo no Interior, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

“A coesão territorial é uma prioridade deste Governo e, nesse sentido, os territórios do Interior devem ser uma prioridade na promoção turística”, afirmou o governante, acrescentando que “o Interior tem produtos turísticos únicos que devem ser valorizados”.

Para concretizar esta intenção, o Secretário de Estado exemplificou com medidas que discriminam positivamente os territórios do Interior. São os casos do programa Consolidar + Turismo, que prevê mais apoios para empresas do Interior; do Portugal Events, que vai diferenciar positivamente os eventos que decorram em destinos afastados do litoral; e da valoração adicional das produções internacionais que escolham filmar em territórios de baixa densidade, ao abrigo da Portugal Film Commission. Nuno Fazenda anunciou ainda que o Governo pretende apresentar a Agenda para o Turismo no Interior em abril.

A sessão em Viseu integrou o Roteiro da Agenda para o Turismo no Interior, que o governante está a realizar pelo interior do país entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, com o objetivo de ouvir e debater com os atores locais os desafios, as potencialidades e as prioridades do turismo no interior.

Além de Nuno Fazenda, os discursos de abertura da sessão estiveram a cargo de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Leonor Barata, Vereadora do Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Viseu, e José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

Na ocasião, Pedro Machado salientou a preocupação em combater a sazonalidade, a litoralização e a reduzida estadia média, assim como o despovoamento, problemas que afetam a atividade turística no Interior. Para fazer face a estas dificuldades, Pedro Machado defendeu que devem ser destacados os grandes trunfos do Interior do país. “O Interior de Portugal é o luxo do século XXI, uma vez que oferece tempo, silêncio e segurança. Se passarmos esta mensagem aos mercados internacionais, nomeadamente os mercados emergentes, seremos capazes de atrair mais turistas a estes territórios”, disse.

Seguiu-se um primeiro painel, intitulado “O Turismo no Interior e no Centro – Redes e Conhecimento”. Moderado por Filipe Silva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, o painel teve intervenções de Jorge Brandão, Vogal Executivo do Programa Centro 2020, Carlos Ascensão, Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, e Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Com moderação de Jorge Loureiro, Vice-Presidente da AHRESP, o segundo painel da sessão teve como tema “O Turismo no Interior e no Centro – As Empresas”. Os oradores foram João Cotta (Presidente da AIRV – Associação Empresarial da Região de Viseu), Ana Berliner (Casa da Cisterna), Maria Manuel Silva (Casas da Lapa, Nature & SPA Hotel), Gualter Mirandez (Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu) e Fernando Daniel Nunes (Administrador da Visabeira).

Antes do Secretário de Estado encerrar a sessão, houve ainda um animado debate com empresários e forças vivas da região.

03/02/2023/by Dirhotel
Share this entry
  • Facebook Facebook Share on Facebook
  • X-twitter X-twitter Share on X
  • Whatsapp Whatsapp Share on WhatsApp
  • Linkedin Linkedin Share on LinkedIn
https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2023/02/Territorios-do-Interior-vao-ser-a-prioridade-na-promocao-turistica-nacional.jpg 330 660 Dirhotel https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2020/01/dirhotel_red-news-1.png Dirhotel2023-02-03 16:12:102023-02-03 16:15:54Territórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional

Últimas notícias

  • Alentejo valoriza vinhas antigas e alarga certificação do Vinho de Talha a toda a região
  • Talenter assinala 27 anos e prepara nova fase de evolução
  • Nonius Mobile e CoolAutomation: A Nova Era do Controlo Inteligente do Quarto na Hotelaria
  • Lisbon Marriott Hotel “Transforma” Jardim Tropical em Refúgio Urbano de Verão
  • Costa Verde inaugura nova Loja Outlet em Vagos
  • KITRO acelera expansão com inteligência artificial contra o desperdício alimentar na hotelaria
  • SHIADU E GARANTIA MÚTUA – Hospitalidade com alma e visão de futuro
  • SHI Studio – A assinatura de Sheila Moura Azevedo no design de interiores contemporâneo
  • Ervideira acelera enquanto o setor abranda — inovação, prémios e crescimento acima do mercado
  • Soluções para marisco vivo, aquários e depuração de bivalves
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos

FORNECEDORES PARA A HOTELARIA

Produtos por Categoria
Lista de Produtos / Equipamentos e Serviços
Fornecedores
Participe

Propriedade

Link to: A Costa Verde apresenta Terra, com Alma! Link to: A Costa Verde apresenta Terra, com Alma! A Costa Verde apresenta Terra, com Alma! Link to: Algarve Trade Experience regressa a Faro Link to: Algarve Trade Experience regressa a Faro Algarve Trade Experience regressa a Faro
Scroll to top Scroll to top Scroll to top