• Edições publicadas
  • Receber Revista Dirhotel
  • MEDIA KIT
  • Contactos
  • Plataforma de Fornecedores
  • Shopping Cart Shopping Cart
    0Shopping Cart
Revista Dirhotel
  • Noticias
    • Hotelaria
    • Turismo
      • Aviação
      • Feiras e Eventos
      • Quem é Quem
    • Formação e Recrutamento
    • Estudos e Investigação
    • Emprego
    • Produtos e Serviços
      • Amenities
      • Decoração
      • Food & Beverage
      • Higiene e Limpeza
      • Tecnologia
  • Artigos Tecnicos
    • Marketing
    • Emprego
    • Fiscalidade
    • Higiene e Segurança
  • Produtos, Equipamentos e Serviços
  • Edições Publicadas
  • Click to open the search input field Click to open the search input field Search
  • Menu Menu
Hotelaria, Notícias

Conheça os sabores da Região de Lisboa

Na Região de Lisboa existem muitos sabores tradicionais e locais, que não só fazem as delícias de quem os prova, como também contam histórias de locais, pessoas, curiosidades e tradições. A Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa, apresenta alguns desses sabores.

Originalmente apelidados de charniqueiros, os Manjoeireiros são uma doçaria semelhante às queijadas de limão, feitas com ingredientes tradicionais, que agradam a todos os paladares. Foi pelas mãos da Dona Áurea, no restaurante Solar dos Pintor, que este doce foi recuperado e recebeu um novo nome, alusivo à povoação da Manjoeira, no município de Loures, onde se encontra o restaurante.

Em Mafra, Mafarricos. Uma variação do tradicional bolo-rei, o mafarrico é uma especialidade da pastelaria Doce Camélia, que lhe deu o nome em referência aos mafrenses. Disponível durante todo o ano, o bolo é feito a partir da massa do bolo-rei onde são depois adicionados frutos secos, doce de ovos, chila e frutas cristalizadas.

Os Fofos de Belas são uma importante referência gastronómica de Sintra. Confecionados desde 1850 na Fábrica dos Fofos de Belas, a receita tem sido passada de geração em geração, mantendo até aos dias de hoje o seu caráter artesanal. Estes bolos são pequenos pães de ló, recheados com creme e polvilhados com açúcar, uma verdadeira tentação.

Associados ao 1.º Conde de Oeiras e Marquês de Pombal, os Palitos do Marquês são um bolo confecionado à base de ovos, farinha, açúcar, raspa de limão e canela, cuja técnica consiste em depois de cozidos serem fatiados e voltarem ao forno para secar. A origem dos palitos remonta a 1871, altura em que eram conhecidos como Palitos d’Oeiras. Atualmente, podem ser encontrados na Pastelaria Paris Village.

Em Setúbal, toda a gente conhece as Bolachas Piedade, vendidas na pastelaria com o mesmo nome. Criadas em 1855 pela família Piedade, estas bolachas duras, estaladiças e com sabor a erva doce são um símbolo da pastelaria setubalense. Um facto curioso acerca das mesmas é que apenas as mulheres da família conhecem a sua receita, os homens apenas as vendem.

Um roteiro pela Região de Lisboa só fica completo com a prova dos sabores tradicionais dos diversos municípios, um testemunho da riqueza cultural e gastronómica que os caracteriza.

15/10/2024/by Dirhotel
Share this entry
  • Facebook Facebook Share on Facebook
  • X-twitter X-twitter Share on X
  • Whatsapp Whatsapp Share on WhatsApp
  • Linkedin Linkedin Share on LinkedIn
https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2024/10/gastronomia-lisboa.jpg 330 660 Dirhotel https://dirhotel.pt/wp-content/uploads/2020/01/dirhotel_red-news-1.png Dirhotel2024-10-15 14:50:472024-10-15 14:50:47Conheça os sabores da Região de Lisboa

Últimas notícias

  • Halloween à Mesa: Costa Verde Outlet celebra tradição, gastronomia e diversão em família
  • Europastry reforça aposta industrial em Portugal com investimento de 48 milhões de euros no Carregado
  • Groupe GM Revoluciona Hotelaria de Luxo com Parceria com Compoz Paris
  • CIN Destaca a Cor Paprika para o Outono
  • Quinta do Lago Promove Open Day de Recrutamento Anual
  • ADHP leva o bem-estar dos profissionais da hotelaria a debate no Well-Being Lisboa 2026
  • Blastness e Adyen Lançam Plataforma Fintech BlastnessPay Para Hotelaria
  • Nómadas Digitais Cruzam-se no Lisbon Marriott Hotel em Evento Nomads & Tapas
  • Hitachi Expande Gama VRF com air365 Max em R32
  • Já Disponível: Revista Dirhotel 62 Mergulha no Universo da “Data-Driven Hospitality”
  • Política de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Contactos

FORNECEDORES PARA A HOTELARIA

Produtos por Categoria
Lista de Produtos / Equipamentos e Serviços
Fornecedores
Participe

Propriedade

Link to: Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” recebe o Prémio Especial Link to: Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” recebe o Prémio Especial Filme “Not Strangers by Lisbon Marriott Hotel” recebe o Prémio Especia... Link to: Ricardo Costa confirma presença na Convenção HotelShop Link to: Ricardo Costa confirma presença na Convenção HotelShop Ricardo Costa confirma presença na Convenção HotelShop
Scroll to top Scroll to top Scroll to top