Controle de custos em destaque na VII Convenção HotelShop
Teve lugar em Lisboa, no passado dia 30 de Novembro, a VII Convenção bianual organizada pela central de compras HotelShop+SocialShop, este ano com o tema Gestão Estratégica de Compras.
O evento contou com perto de 400 participantes, que ao longo de um dia ouviram intervenções de um conjunto diversificado de oradores, cobrindo temas relacionados, direta ou indiretamente, com a gestão de custos.
O facto de estarmos a viver uma conjuntura de elevada inflação foi especialmente relevado por vários intervenientes como uma razão acrescida para que a área das compras seja considerada ainda mais estratégica, e menos acessória, na operação das empresas.
O evento incluiu intervenções de Neale French, António Bóia e Marta Sotto-Mayor, com um foco mais técnico sobre gestão de custos, e de Carlos Abade, do Turismo de Portugal, que apresentou perspetivas bastante positivas de procura turística para 2023. O painel “Logística e custos de abastecimento” com os CEOs da Sogenave e Parmalat/Lactalis, também perspetivou uma evolução positiva – com recuperação no próximo ano de uma situação algo caótica no abastecimento de matérias-primas e produtos.
No painel com Isabel Jonet, Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome, e o economista João César das Neves, foi referido o impacto elevado da inflação sobre as IPSS e a quase inexistência de apoios públicos para os compensar.
Holger Marquardt, CEO da Mercedes-Benz Portugal, chamou a atenção para a evolução do segmento de veículos elétricos, relevando o aumento da sua autonomia em kms e chamando a atenção para o atraso dos hoteleiros em dotar as suas unidades com postos de carregamento.
O político e comentador Luís Marques Mendes partilhou a sua perspetiva sobre o futuro do turismo e do setor social. Quanto ao turismo, manifestou otimismo quanto à sua evolução nos próximos anos, mas alertou para a importante limitação derivada do atraso, que rotulou de “inexplicável”, do novo aeroporto de Lisboa.
O evento terminou com a entrega dos Prémios Best Buyer e Best Supplier 2022, a cargo do apresentador televisivo Jorge Gabriel, referentes à performance dos melhores compradores e fornecedores da hotelaria em 2022.