Primeiro “Caminho Marítimo de Santiago” é apresentado na BTL

Portugal terá, este ano, um novo Caminho de Santiago: o primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal. A apresentação oficial do projeto – uma iniciativa da Upstream Portugal – Valorização do Território e do Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar – está agendada para amanhã, 17 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). A divulgação deste inovador itinerário por mar, especialmente orientado para embarcações à vela, irá integrar a sessão nacional do Fórum Oceano, que decorre às 18h00, no stand “Centro de Portugal”, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

A sessão de apresentação do novo “Caminho Marítimo de Santiago” ficará a cargo de António José Correia, coordenador da Rede das Estações Náuticas de Portugal, e de Paulo Cavaleiro, diretor geral da Upstream Portugal, que irão explorar as principais motivações para a criação deste projeto e destacar, ainda, as características que foram tidas em conta na estruturação deste percurso. O momento ficará marcado, também, pela apresentação da rota deste novo itinerário marítimo. Acrescente-se que o novo e primeiro “Caminho Marítimo de Santiago”, em Portugal, tem, também, como objetivo obter a certificação de “Caminho Português de Santiago”.

Ministra da Coesão Territorial confirmada na sessão de apresentação

A sessão nacional do Fórum Oceano – durante a qual será, ainda, apresentada a “Rota Nautical Portugal” – irá contar com a participação de Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial. Também a secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, irá contribuir para esta conferência através de uma mensagem de vídeo. A BTL decorre entre 16 e 20 de março, na FIL, em Lisboa.