A Accor acelera o crescimento das suas marcas Premium, Midscale e Economy na Europa

A Accor, o principal grupo hoteleiro do mundo, continua a expandir o seu portefólio de marcas Premium, Midscale e Economy (PME) em toda a Europa, com novas adições de hotéis e uma forte reserva de aberturas previstas para a primeira parte de 2024. O plano de crescimento para estas marcas baseia-se na forte posição da Accor no continente, que inclui aproximadamente 3000 hotéis PME em mais de 40 países.

Nos primeiros meses de 2024, a Accor já deu as boas-vindas a uma série de novas propriedades, incluindo o TRIBE Milano Malpensa, a primeira entrada da marca de design em Itália, e o Mercure Tirana, a primeira propriedade da marca na Albânia, enquanto continua a expandir a família de marcas ibis com novos hotéis Economy em França, no Reino Unido e na Roménia. Na rede premium do Grupo, o Swissôtel abriu recentemente no Montenegro e na Geórgia.

Mercado do lazer em Espanha e Portugal

A trajetória de crescimento das divisões PME da Accor continuará com aberturas adicionais planeadas para a primeira parte de 2024 em diferentes marcas e destinos na região. Este plano centra-se no reforço da sua posição de liderança e na expansão em destinos de lazer e mediterrânicos, como Espanha e Portugal. Nesta área de mercado virada para o lazer, o grupo Accor destaca, nos dois países, dois estabelecimentos em Benidorm, o Mercure, inaugurado em 2022, e um ibis Styles em preparação. De referir ainda a próxima abertura do seu primeiro hotel nas ilhas portuguesas dos Açores, o Mercure Azores Ponta Delgada. A Accor também planeia aumentar a sua presença Premium nesta área.

Durante o ano passado, o grupo assinou nove projetos na Península Ibérica: ibis Styles Benidorm, ibis Styles Girona, ibis Styles Zumaia, Novotel Valencia (abertura em 2024), ibis Madrid Norte Las Tablas, ibis budget Barcelona 22@, ibis Madrid Centro, ibis Valencia e ibis Styles Zaragoza.

Após um número recorde de contratos assinados no ano passado, até dezembro de 2023, a divisão PME tinha em carteira mais de 350 hotéis e mais de 45 000 quartos na região da Europa e do Norte de África.

Patrick Mendes, Diretor-Geral de PremiumMidscale e Economy da Accor na Europa e Norte de África, afirmou: “A Europa é a casa histórica da Accor e continua a proporcionar oportunidades interessantes para o setor hoteleiro. A nossa estratégia de crescimento está totalmente alinhada para responder à evolução dos mercados e às expectativas dos viajantes. 2023 foi um ano de crescimento recorde, demonstrando a atratividade da nossa carteira diversificada de marcas. 2024 marca o primeiro ano completo para a organização PremiumMidscale e Economy da Accor, e esperamos concretizar todo o potencial desta região incrivelmente diversificada este ano e no futuro.

Na bacia do Mediterrâneo, uma das principais áreas de crescimento da Accor, o Grupo planeia expandir a sua presença com novas aberturas em Itália (Roma e Sondrio) e Chipre (Larnaca) sob as marcas Mercure e Handwritten Collection, bem como um forte crescimento em França, com mais de 30 novas aberturas previstas para a primeira parte de 2024. Outros destaques do crescimento europeu incluem a próxima abertura de um hotel Novotel em Hamburgo (Alemanha) e em Bruges (Bélgica), a estreia do ibis Styles na Islândia (Reykjavik) e do greet em Bruxelas (Bélgica), bem como a abertura do primeiro hotel TRIBE na Letónia (Riga). No Reino Unido, a Accor irá expandir a marca TRIBE com um novo hotel em Manchester e um novo ibis Styles no aeroporto de Gatwick.

O Grupo também tem planos de desenvolvimento ambiciosos para a sua carteira de hotéis premium, com a abertura prevista do Mövenpick Resort & Spa Karpacz e do Mövenpick Wrocław, que marcará o lançamento da marca na Polónia, bem como a estreia da marca Pullman no Montenegro e na Hungria, bem como uma nova propriedade Swissôtel na Roménia.

A Accor continua a sua expansão nos destinos mais procurados da Geórgia, com a próxima abertura do Novotel Tbilisi Center e do ibis Styles Batumi, bem como a adição do Mövenpick Winter Park Baku no Azerbaijão.

Philippe Bijaoui, diretor de desenvolvimento da Accor para as marcas premiummidscale e economy na Europa e no Norte de África, acrescenta: “O crescimento da nossa carteira de produtos Premium, Midscale e Economy é o testemunho do reconhecimento e da confiança consistentemente demonstrados pelos nossos clientes e parceiros hoteleiros na região. Isto é apenas o começo, e continuamos empenhados na nossa estratégia de expansão com um roteiro claro, não só para consolidar a nossa presença, mas também para explorar mais destinos de elevado potencial onde sabemos que os viajantes querem estar”.

Nos primeiros meses de 2024, a Accor concluiu várias contratações de novos empreendimentos, incluindo o lançamento do seu primeiro hotel Pullman na Hungria, com uma propriedade emblemática em Budapeste, bem como o lançamento da marca Handwritten Collection em Bucareste. Algumas das próximas aberturas de hotéis Premium, Midscale e Economy planeadas para a primeira metade de 2024 incluem

-Maison Hamelin Hotel – Handwritten Collection (França)

-Mercure Roma Cinecittà (Itália)

-Mövenpick Wroclaw (Polónia)

-Swissôtel Poiana Brasov (Roménia)

-TRIBE Manchester Airport (Reino Unido)

-greet Brussels Airport Zaventem (Bélgica)

Para além dos segmentos PME, a divisão Luxury & Lifestyle&L) da Accor está também a preparar-se para um período de crescimento emocionante em 2024. Com uma carteira global de mais de 370 hotéis de luxo e mais de 150 hotéis de lifestyle – estes últimos representados pela Ennismore – e uma extensa carteira de projetos em desenvolvimento, a Accor está fortemente posicionada para satisfazer a procura de experiências de viagem de luxo e culturalmente relevantes. Em 2024, preveem-se algumas aberturas importantes na Europa nestas categorias. Para além do Ennismore, o Hyde London City (Reino Unido), o SLS Barcelona (Espanha), o The Hoxton Vienna (Áustria) e o 25hours Hotel Paper Island, Copenhaga (Dinamarca) abrirão as suas portas este ano. Além disso, chegarão outros hotéis de luxo topo de gama, como o Fairmont Golden Prague, na República Checa, e o Fairmont La Hacienda, na Costa del Sol (Espanha) no final do ano.