O restaurante das caves Taylor’s, no centro histórico de V. N. Gaia, sugere celebrar a efeméride com um menu exclusivamente acompanhado por Vinho do Porto, da entrada à sobremesa.

Corriam os anos 80 quando se cantava, em plena televisão nacional, “Vinho do Porto é vinho de Portugal”. Uma ode patriota a este símbolo português que é celebrado, em todo o mundo, no próximo dia 27 de janeiro. Com vista para o rio que em tempos embalava as pipas a bordo dos barcos Rabelo, o restaurante Barão Fladgate convida a provar o “Menu Taylor’s” – onde as propostas gastronómicas se fazem acompanhar de vinho do Porto.

Integrado nas caves Taylor’s, com mais de três séculos de história, o restaurante liderado pelo Chefe Ricardo Cardoso tem neste menu o apogeu da ligação entre gastronomia e vinho do Porto, evidenciando a sua versatilidade e conjugação com os vários momentos da refeição.

A experiência inicia-se com um refrescante Taylor’s Chip Dry White Port Tonic, que prepara o palato para a refeição. A acompanhar, serve-se a entrada de Vieiras sobre pera-rocha cremosa, abóbora assada, laranja, mini acelga, amêndoa do Douro tostada e molho de caril.

Segue-se o prato principal, que se apresenta com um dos ícones da casa, o Taylor’s Late Bottled Vintage 2014. O vinho acompanha um Vitelão com batata doce roxa, lapela de pimenta rosa, cebolinhas em vinho do Porto, cenouras baby sobre ervilha trufada e cogumelos trompetas da morte.

Perto do final, a sobremesa chega à mesa com Taylor’s 10 Year Old Tawny Port, servido com um Crème brûlée de caramelo sobre crumble de frutos secos, pipocas caramelizadas, groselhas e gelado de framboesa.

De forma opcional, o menu inclui ainda um suplemento que convida a provar uma seleção de queijos e a degustar o Quinta de Vargellas Vintage 2015, vinho de uma das quintas mais emblemáticas da Taylor’s, reconhecido pela sua inconfundível dimensão perfumada e exótica.

Este menu foi desenhado em parceria com a Diretora de Vinhos das unidades de turismo do grupo, Beatriz Machado. O objetivo foi dar a provar a versatilidade deste ícone do Douro, nas suas diferentes versões e combinações, de uma forma descomplicada.

A experiência do “Menu Taylor’s” está disponível ao almoço (12:30 – 15:00) e ao jantar (19:00 – 22:00), por 54,00€. O suplemento de queijos e Vintage acresce 18,00€.



0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *