Já são conhecidos os vencedores do Prémio Cinco Estrelas Regiões 2021. A beleza dos destinos portugueses e a qualidade e excelência das atrações turísticas e negócios locais, são pelo 4º ano consecutivo reconhecidos e premiados.

Esta é já a 4ª edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, que procura valorizar e dar a conhecer o que de melhor tem cada uma das regiões portuguesas ao nível da gastronomia, recursos naturais, monumentos e património, entre várias outras categorias. São igualmente reconhecidos os negócios locais que se diferenciam pela sua qualidade. O galardão baseia-se no conceito e metodologia de avaliação do Prémio Cinco Estrelas e envolveu este ano a participação de 346.000 portugueses.

A gastronomia volta a ser a área com mais vencedores. Na lista estão pratos bem conhecidos dos portugueses, como Migas de Espargos, Choco Frito, Cozido das Furnas, Ovos Moles, Viriato, Pudim Abade de Priscos, entre outros. Segue-se Aldeias e Vilas com 17 vencedores, de que são exemplo Arcos de Valdevez, Aldeia de Dornes ou Zambujeira do Mar. Destacam-se ainda as Praias e as Reservas Naturais, com 15 e 14 vencedores, respetivamente.

Este ano também se diferencia pelo aumento da presença de praias fluviais, o que poderá se justificado pela maior procura por destinos no interior do país, devido à pandemia. Foram distinguidas as praias fluviais do Malhadal, em Castelo Branco, de Monsaraz, no distrito de Évora, do Alamal, no distrito de Portalegre, do Lago Azul, em Ferreira do Zêzere (distrito de Santarém), e das Azenhas, em Caminha, no distrito de Viana do Castelo. A Praia do Azibo, em Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, foi também destaca, novamente, pelos portugueses.

O Prémio Cinco Estrelas Regiões identifica ainda as marcas de origem portuguesa de grande relevo a nível local. Para tal é utilizada a metodologia dos Prémios Cinco Estrelas que mede o grau de satisfação global dos consumidores, tendo em conta os 5 principais critérios que influenciam a sua decisão de compra ou adesão (Satisfação pela experimentação, Relação Preço-qualidade, Intenção de compra ou recomendação, Confiança na marca e Inovação), em 3 situações distintas e complementares: Comité de Avaliação; Testes de Experimentação e Questionários de Avaliação Massificada.

Para ver a lista completa de categorias e respetivos vencedores, consulte https://r.cinco-estrelas.pt/.