Factorial desmistifica a semana de trabalho de 4 dias

  • Equilíbrio entre a vida pessoal e profissional – Os colaboradores ficam com mais tempo para aproveitar a vida fora da empresa, a fazer o que gostam com os amigos e família.
  • Aumento da produtividade – Um maior equilíbrio entre a vida pessoal e profissional aumenta a produtividade e a motivação para trabalhar.
  • Gestão eficiente do tempo – Os colaboradores têm de ter maior foco e atenção na concretização das suas tarefas por terem menos horas semanais disponíveis.
  • Diminuição do impacto ambiental – A pegada ecológica de cada colaborador é reduzida, por exemplo, ao não existirem deslocações para o trabalho.
  • Redução de custos – Pois há sempre um dia por semana em que nenhum colaborador está a usufruir dos equipamentos para concretizar as suas tarefas, nem a utilizar eletricidade e água.
  • Regime não aplicável a todas as empresas – Há várias indústrias que trabalham 24/7, pelo que este regime não é concretizável para eleas.
  • Difícil adaptação – Adaptar as tarefas diárias apenas a quatro dias de trabalho pode ser um desafio para algumas empresas e profissionais.
  • Desenvolvimento de novas skills – A gestão eficiente do tempo, o foco e a atenção são algumas skills que os colaboradores vão ter que desenvolver para manterem os níveis de produtividade, e tal pode não ser fácil (pelo menos inicialmente).
  • Risco da diminuição da satisfação do cliente – Há menos um dia disponível para atender os clientes, o que pode levar a mais uma barreira entre eles e a empresa.
  • Má aplicação deste regime de trabalho – O objetivo não é concretizar em quatro dias o que necessita de ser realizado em cinco, por isso, ou a legislação é bastante clara, ou há o risco de haver uma abordagem errada a este modelo e stress adicional sobre os colaboradores.
  1. Colocar o foco nos resultados do trabalho (em vez de nas horas trabalhadas)
  2. Fazer um planeamento semanal cuidado, definindo objetivos claros e realistas e priorizando tarefas
  3. Reduzir as reuniões semanais, para que os colaboradores possam dedicar a maior parte do seu tempo a perseguir os resultados e a gerir eficazmente o seu tempo
  4. Considerar soluções tecnológicas e digitais – como por exemplo soluções que permitem automatizar os processos, ou soluções de atendimento automatizado (para empresas que precisam de estar disponíveis para os clientes durante os cinco dias úteis da semana)
  5. Avaliar a experiência para compreender verdadeiramente se teve sucesso e deve ser continuada.