Primeira conversa “Be Our Guest”, com Mário Candeias
Primeira conversa “Be Our Guest”, com Mário Candeias, debateu o papel dos diretores de hotéis para a criação de valor para os acionistas
Conversa inaugural teve lugar no dia 30 de maio, via Zoom, e contou com o General Manager do Espinas Hotel Group, no Irão. ADHP disponibiliza-a, agora, no YouTube
Decorreu, no dia 30 de maio, com início às 19h, a primeira conversa do novo projeto da ADHP, “Be Our Guest” – um ciclo de conversas informais com diretores de hotéis de referência sobre as suas experiências profissionais, a hotelaria e o setor do turismo.
Para a conversa inaugural, Patrícia Correia, dirigente da ADHP e responsável pelo projeto “Be Our Guest, recebeu Mário Candeias, General Manager do Espinas Hotel Group, no Irão. Em discussão esteve o tema “Gestores de hotéis como empreendedores e principais geradores de valor para os acionistas”.
A ADHP disponibilizou o “Be Our Guest” com Mário Candeias no seu canal de Youtube em: https://youtu.be/qCcdIA8agIU
Em diálogo constante com as pessoas que assistiam à conversa, Mário Candeias abordou temáticas como os recursos humanos, a obtenção de conhecimentos diferenciadores, a formação dos profissionais da direção hoteleira e a gestão de carreiras. O profissional partilhou, também, a sua experiência profissional na hospitalidade iraniana.
O diretor de hotéis, com cerca de 30 anos de experiência no setor do turismo, sublinhou a importância da “componente comportamental” na formação dos profissionais. Para Mário Candeias, é imperativo “criar uma cultura em que os membros de uma equipa leem e se expressam a partir das melhores fontes de informação”, que incluem, além dos jornais sobre hotelaria e turismo, informação económica e de negócios em geral.
A integração na cultura do hotel ou da cadeia, bem como o conhecimento detalhado de unidades flagship, de tendências, de tecnologia de viagens e de marcas, são, para o gestor, fatores catalisadores de sucesso no capítulo comportamental.
O profissional abordou, também, a formação hoteleira em Portugal, considerando que as escolas e os conteúdos pedagógicos carecem de “atualização”. Mário Candeias destacou a necessidade de as escolas hoteleiras portuguesas perceberem “o verdadeiro formato da indústria e quem são os benchmarks”, para que possam incorporar conhecimentos diferenciados nos percursos curriculares. Para o General Manager do Espinas Hotel Group, conhecimentos a nível de corporate finance, imobiliário, fusões e aquisições, e direito tornaram-se cada vez mais importantes para a valorização dos profissionais da direção hoteleira.
No entanto, o General Manager do Espinas Hotel Group assinalou a importância de a atualização de conhecimentos partir, também, do próprio profissional. Abordando esta questão, Mário Candeias destacou o estudo de conceitos da área corporativa, financeira e económica, e a absorção do jargão de corporate management como ativos fundamentais para o desenvolvimento pessoal dos diretores de hotéis e para a sua valorização como gestores de ativos.
“Os diretores de hotéis têm de ser vistos também como gestores de ativos. A grande parte dos diretores de hotéis são meramente diretores de operações e devem dar o salto do nível das operações para a gestão a nível corporativo”, explicou Mário Candeias.
As conversas “Be Our Guest” da ADHP têm lugar nas últimas segundas-feiras de cada mês, às 19h.