Começou a construção do Observatório do Mar em Sines

A empreitada de arquitetura, primeira fase da operação Observatório do Mar, a instalar nos antigos Armazéns da Ribeira, foi consignada no dia 8 de março, nos Paços do Concelho de Sines. A assinatura do auto de consignação marca o início formal dos trabalhos da empreitada, um investimento de 1.516.304 euros.

Esta operação tem por base a recuperação dos Armazéns da Ribeira, um dos conjuntos edificados mais marcantes da paisagem urbana da cidade.

Estes edifícios, que no passado deram apoio à pesca artesanal, serão adaptados a um moderno centro de exposições, o Observatório do Mar, onde o município pretende oferecer aos visitantes uma viagem pelo imaginário oceânico local, desde as aventuras de Vasco da Gama até à pesca tradicional.

A recuperação deste conjunto de edifícios vem devolver à comunidade um relevante património histórico-cultural, intimamente ligado à identidade siniense e ao seu universo atlântico. Integra-se também numa estratégia de reafirmação da vocação turística da cidade.

“O Observatório do Mar”, refere o presidente da Câmara, Nuno Mascarenhas, «será um dos pontos mais destacados da Rota do Património, que vai unir os principais pontos de interesse patrimonial da cidade num circuito de visita coerente”.»

«Por si só, a recuperação dos Armazéns da Ribeira seria uma das maiores obras que poderíamos realizar na requalificação da cidade. Com o programa que lhe vai dar vida, uma valorização da memória marítima de Sines nas suas mais variadas vertentes, ganhamos um novo polo de atração cultural e turística na zona ocidental da cidade

A operação tem um custo total elegível de 2.659.914,14 euros, cofinanciado à taxa de 85% no âmbito do programa operacional Alentejo 2020 / Portugal 2020, com fundos FEDER / União Europeia, o que se traduz numa contribuição comunitária de 2.260.927,02 euros.

Faltam mulheres na Tecnologia

As mulheres estão na linha da frente em áreas como a saúde, ação social, educação, mas não estão tão presentes em cargos de liderança, nem nas áreas tecnológicas. Como podemos mudar esta realidade?

A sessão “Portugal Digital mais Igual – Iniciativas onde as mulheres (já) tem um lugar ativo”, organizada pelo Programa INCoDe.2030, em parceria com a Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género e a Estrutura de Missão Portugal Digital e o .PT, no dia 8 de março, reuniu cerca de 500 participantes, e contou com a presença de S. Exas a Ministra de Estado e da Presidência e a Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade.

Da sessão, moderada por Luisa Ribeiro Lopes, Coordenadora do Eixo da Inclusão do Programa INCoDe.2030 e Presidente do .PT, resultaram algumas conclusões, nomeadamente: é necessário desconstruir o preconceito de que a área tecnológica é maioritariamente masculina, reforçar as medidas de apoio às empresas na contratação de mulheres para funções de maior responsabilidade, apostar em programas de capacitação tecnológica, exigir igualdade salarial entre pessoas que desempenham o mesmo trabalho e apostar também na forma como se comunica para alcançar melhores resultados durante esta mudança.

Rosa Monteiro, Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, presidiu a sessão de abertura e reforçou que estão a ser desenvolvidas ações muito concretas para um Portugal digital mais igual: “O Plano de Recuperação e Resiliência inclui mecanismos para garantir que as mulheres participam nos programas de educação e capacitação digital nas suas várias componentes, desde as qualificações e competências, às empresas 4.0, à reforma da educação digital, e à componente do investimento e inovação. Destaco ainda a criação de melhores condições de conciliação, com mais respostas sociais, de saúde e de mobilidade, promovendo uma divisão mais igual das tarefas de cuidado, que é condição para uma plena participação no mercado de trabalho e exercício de lideranças”. 

A sessão contou também com Mariana Vieira da Silva, Ministra de Estado e da Presidência, que destacou o papel da mulher em várias áreas, o aumento do número de diplomadas na área das TIC, a urgência de acabar com o estereótipo de ser uma área masculina, e realçou ainda que foi estipulado “que um dos indicadores prioritários no Plano de Ação para a Transição Digital seria a percentagem de mulheres empregadas no setor das TIC, e neste âmbito o programa INCoDe assume um papel crucial com a transversalização da igualdade de género em todos os eixos do programa e o quão importante é estarmos neste momento a trabalhar, tanto em iniciativas como o programa UPskill ou o programa Eu Sou Digital, e que tenham em conta esta desigualdade e possam procurar corrigi-la”. 

Representantes de vários projetos e iniciativas nacionais como o “Eu Sou Digital” do MUDA – Movimento pela Utilização Digital Ativa, “Emprego + Digital” e “Projeto Promova” da CIP – Confederação Empresarial de Portugal, “Apps for Good” do CDI Portugal, “Programa UPskill” da APDC – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações, e o projeto piloto sobre o ensino da computação da ENSICO – Associação para o Ensino da Computação, foram unanimes ao sublinhar o importante papel das mulheres na área tecnológica, quais as estratégias utilizadas para uma maior inclusão e literacia digital das mulheres e de que forma os seus projetos têm alcançado resultados tangíveis para uma maior igualdade de género no setor.

Vanda de Jesus, Diretora Executiva da Estrutura de Missão Portugal Digital, reforçou na sessão de encerramento o papel das mulheres no contexto da pandemia tendo-se focado igualmente na questão da evolução do papel das mulheres em cargos de liderança: “Segundo dados de um estudo realizado pela Informa D&B, de março de 2020, relativos à gestão e liderança feminina em Portugal, a presença de mulheres nos cargos de administração das empresas cotadas foi fortemente impulsionado pela aplicação da lei de 2017, onde atingimos agora 19,5% de mulheres na administração de empresas cotadas, o que comparando com 2013 é cerca do dobro”.

A prioridade e os principais objetivos dos projetos apresentados são transversais: formar, capacitar e inovar sem deixar ninguém para trás. O desequilíbrio ultrapassa as barreiras do género, sendo que 48% dos cidadãos não possui competências básicas (sendo a maior parte mulheres) e 18% nunca utilizaram a internet.

Portugal na 8ª posição como destino Pos-Covid para o Viajante de Luxo

Estadias de 14 noites em hotéis que efetuaram planos de desinfeção rigorosos e cumprem todas as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de Saúde.

 

Segundo o último estudo da Condé Nast Johansens sobre os hábitos de férias de luxo post-covid, realizado entre os mais de 95.000 assinantes da sua newsletter, Portugal é o oitavo destino preferido pelos viajantes de luxo, depois dos Estados Unidos (6º) e as Caraíbas (7º). O primeiro na lista dos escolhidos foi o Reino Unido, seguido da Itália (2º) e Espanha (3º). A França foi o quarto destino indicado, seguido da Grécia (5º). O inquérito da Condé Nast Johansens foi realizado entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro de 2021.

Duração da estadia

Na hora de planear as próximas férias, a grande maioria declara querer partir em setembro, sendo junho e maio a segunda e terceira opção. As longas estadias ou escapadelas de fim de semana foram preteridas pelos viajantes de luxo que escolheram, por ordem de preferência, períodos de férias de 14, 10 e de 7 noites.

A tomada de decisão final

Os viajantes de luxo têm definidas três grandes prioridades antes de concretizar uma reserva: o destino, ser totalmente reembolsável em caso de cancelamento até à última hora e a flexibilidade nas marcações e alterações das estadias. Tal como acontecia antes da pandemia, a excelência no serviço, a gastronomia e uma boa reserva de vinhos são também essenciais na hora de decidir proceder a uma reserva, apesar da ordem de prioridades ter sido alterada. 

Influência da COVID-19

Antes de reservar e durante a estadia no hotel escolhido, 71% dos viajantes de luxo exigem uma declaração formal da unidade hoteleira no seu website confirmando que cumpre a normativa local quanto à higiene e distanciamento social. Igualmente, 71% dos inquiridos também salientam que deve haver dispensadores de álcool-gel em todas as áreas públicas do hotel.

Para 68% dos participantes no inquérito é essencial que os interruptores, cartões de acesso aos quartos, controle remoto da televisão e maçanetas dos armários e das portas sejam limpos e desinfetados diariamente. No universo dos inquiridos, 47% dão valor ao hotel que tenha aplicações que restrinjam o contato físico na altura do check-in, numa reserva no restaurante ou numa sessão de spa, entre outros exemplos.

Sustentabilidade

Cada vez são mais os viajantes de luxo que avaliam as práticas de sustentabilidade implementadas nos hotéis. Os viajantes são mais recetivos a realizarem uma reserva num hotel de luxo que tenha implementado práticas ambientais como a redução dos resíduos e incentivo à reciclagem, manutenção sustentável dos jardins, gestão dos recursos de água, incorporação de menus sustentáveis com base em produtos orgânicos e a disponibilidade de garrafas de água reutilizáveis que não sejam fabricadas em plástico.

Vote nos Xénios 2021 – Prémios de Excelência na Hotelaria

Os prémios vão homenagear os melhores diretores de hotéis, reconhecendo os profissionais de hotelaria e as empresas do setor, ou que nele operam, que se destacaram em 2020.

“Num momento em que vivemos tempos conturbados, é, para a ADHP, ainda mais prioritário, reconhecer o extremo profissionalismo e o constante empenho dos Diretores de Hotéis, reconhecimento esse que estendemos a todos os profissionais de hotelaria. Queremos enaltecer o mérito e o rigor na constante resposta e adaptação à nova realidade, através da atribuição dos Xénios, que todos os anos relembram o papel determinante da qualificação em hotelaria”, refere Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da associação.

Os prémios Xénios 2021 distinguem os diretores hoteleiros nas categorias de Melhor Diretor de Hotel, Melhor Diretor de Alojamentos, Melhor Diretor de F&B, Melhor Diretor Comercial/Marketing/Vendas, Melhor Jovem Diretor, Melhor Gestor de Potencial Humano e Melhor Empresa de Outsourcing/Parceiro de Negócios. A direção da ADHP homenageia, ainda, com o Prémio Carreira, uma personalidade que se destacou no setor hoteleiro.

As candidaturas aos Xénios 2021 decorreram até 9 de fevereiro. Os candidatos estão a ser submetidos a uma avaliação e votação online no site do Congresso da ADHP. Os três mais votados em cada categoria verão o seu percurso ser analisado por um júri constituído por personalidades do setor do turismo.

A cerimónia de entrega dos Xénios 2021 acontecerá durante o jantar do XVII Congresso da ADHP, em data a anunciar.

Endutex arranca com a construção do primeiro hotel Moov em Lisboa

Está lançada a primeira pedra daquele que será o primeiro Hotel Moov da cidade de Lisboa, localizado na zona nobre do Parque das Nações. O projeto representa um investimento de 10 milhões de euros e tem inauguração prevista para 2022. 

Este é uma das principais novidades do Grupo Endutex no segmento hoteleiro. O Moov Oriente vai instalar-se num dos principais centros de negócios e entretenimento de Lisboa, mantendo o espírito que caracteriza a marca – uma solução de alojamento prática, cómoda e económica para quem viaja a trabalho, mas também a lazer.   

A quinta unidade do grupo em Portugal vai ser também a maior, com um total de 180 quartos disponíveis. Uma aposta estratégica, “já que nesta zona, conhecida pelo grande movimento de passageiros que chegam do aeroporto, mas também da estação ferroviária e rodoviária, a procura ainda é maior que a oferta. Por outro lado, sentimos que há poucas soluções a preço justo, pelo que queremos preencher essa lacuna”, afirma André Ferreira, administrador da Endutex  

Moov Oriente não foi a primeira investida do Grupo Endutex a sul. No concelho vizinho de Oeiras já se encontra em funcionamento o Moov Oeiras, localizado nas imediações dos movimentados Lagoas Park e Taguspark. São 115 quartos, divididos por 8 pisos, com tarifas desde os 54€ por noite (ocupação dupla). O objetivo é afirmar-se como principal solução, nesta zona, para estadias curtas e flexíveis.   

Num momento em que o setor hoteleiro enfrenta grandes desafios, o Grupo Endutex reitera a confiança na sua ambiciosa estratégia de crescimento. De acordo com André Ferreira, “temos em carteira vários projetos para este segmento, não apenas com a abertura de novos hotéis, mas sobretudo na introdução de novos conceitos de alojamento, que serão anunciados em breve. Os nossos clientes estão diferentes, pelo que é muito importante repensar estratégias, melhorar conceitos e preparar o futuro da hospitalidade”.   

Além da estreia a sul, o Grupo Endutex prepara-se para reforçar a sua presença internacional, com a construção do segundo hotel Moov no Brasil, em Porto Alegre, no emblemático Cinema ASTOR. A nova unidade, já em fase de conclusão, vai contar com 149 quartos, distribuídos por 10 andares. A abertura está prevista ainda para o primeiro semestre deste ano. 

4 Tendências de decoração de mesa para celebrar em 2021

O ano de 2021 promete trazer muitos reencontros felizes à volta da mesa. A pensar nisso, e para que comece já a inspirar-se, apresentamos algumas tendências de decoração de mesa que vão tornar as suas refeições ainda mais especiais.

Depois de um longo período de afastamento social, imposto pela pandemia, todos ansiamos poder voltar a estar com aqueles que mais amamos. Preparar e partilhar uma refeição, em família ou com os amigos mais próximos, vai ter certamente um sabor especial. Assim, quando chegar esse momento, a decoração da mesa deve merecer uma atenção redobrada.

1. Menos é mais

Na decoração de uma mesa, evite cair em exageros. A tendência para o minimalismo parece ter vindo para ficar e equilíbrio é a palavra de ordem. Usar demasiados elementos, com muitas cores e padrões diferentes, acaba por ser visualmente desagradável e confuso.

Uma das tendências para a decoração da mesa é obedecer a uma regra simples: “menos é mais”. Um serviço de porcelana, com peças de linhas clássicas e intemporais, ajuda a destacar o empratamento e dá mais elegância à sua mesa. 

2. Um toque de cor

Ao decorar uma mesa, a escolha de cores e texturas deve ser feita com cuidado. Optar por toalhas e guardanapos de cores neutras, com copos e talheres discretos, é a base perfeita para poder recorrer à porcelana colorida e dar um splash de alegria à sua mesa!

Em alternativa, pode usar peças de porcelana branca, com um design um pouco mais arrojado e aplicar depois alguns detalhes de cor noutros elementos. Pode, por exemplo, introduzir uma cor contrastante nos guardanapos, ou fazê-lo através de arranjos de flores ou velas decorativas.

3. Natureza à mesa

Trazer elementos da natureza para a decoração da sua mesa é uma das grandes tendências da atualidade. Esta é uma forma simples (e pouco dispendiosa) de ornamentar uma mesa de modo mais original e contemporâneo. Usando materiais como a cortiça ou a madeira, combinados com elementos vegetais, como ramagens verdes e flores frescas ou secas, pode conseguir uma decoração única.

Neste caso, as loiças escolhidas devem ser discretas e de linhas sóbrias, para se integrarem na composição decorativa sem competir com o destaque dado aos restantes elementos. 

4. O intemporal branco

Um serviço de porcelana de alta qualidade, de cor branca e com um design facilmente conjugável com diferentes estilos é uma aposta intemporal. Com esta base neutra, pode dar largas à imaginação nos pormenores decorativos envolventes, como toalhas, guardanapos, copos, talheres e restantes componentes.

Mais clássica, ou mais inovadora, a porcelana branca continua a ser tendência na decoração de qualquer mesa, tanto em convívios familiares como nos melhores hotéis e restaurantes.

A versatilidade das porcelanas Costa Verde permite libertar a imaginação na decoração da sua mesa. As diferentes coleções proporcionam várias combinações, adaptam-se a qualquer estilo e dão um toque extra de requinte às suas refeições.

Em 2021, dê asas à criatividade e torne as suas celebrações com amigos e família ainda mais especiais. Vista a sua mesa de festa com a Costa Verde!

A Costa Verde iniciou a atividade em 1992, sendo uma das mais modernas empresas do sector no espaço da União Europeia.

Webinar by Vicaima – “NINImalist”

Com o objetivo de promover o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais, a Vicaima promove no próximo dia 11 de março, pelas 16h00, o Webinar By Vicaima – ‘Ninimalist’, tendo como anfitriã Sandra Guimarães, da Vicaima, e oradora convidada Nini Andrade Silva, uma das mais prestigiadas designers de interiores do mundo. Esta talk virtual debruçar-se-á sobre o mundo inspiracional da decoração de interiores através de uma abordagem a projetos ímpares, nomeadamente do setor hoteleiro.

A Vicaima, um dos maiores players europeus no design e produção de soluções de vanguarda para portas, aros, roupeiros e painéis, procura através da sua experiência fomentar a partilha, promovendo encontros entre profissionais de arquitetura, design de interiores, decoração, entre outros num fórum onde possam trocar ideias e debater a atualidade deste setor.

A participação de Nini Andrade Silva, neste webinar promovido pela Vicaima, merece especial destaque, sendo a profissional madeirense atualmente um dos nomes maiores do design de interiores em todo o mundo. A sua colaboração nesta iniciativa contribui para enaltecer a criatividade da decoração de interiores e a capacidade de resposta da Vicaima aos reptos que lhe são propostos nos mais distintos projetos, tanto ao nível do design e estética, como a nível de performance técnica.

A Vicaima e a Nini Andrade Silva têm trabalhado ao longo dos anos em projetos emblemáticos, como aconteceu recentemente com o Caju Le Petit Hotel ou o Bessa Hotel Baixa. Estas obras destacam a sofisticação, a customização e o vanguardismo do trabalho desenvolvido pela empresa e pela designer de interiores, reafirmando o sucesso desta sinergia, bem como a visão de vanguarda de ambas as partes, apta a responder a propostas desafiantes.

Esta é mais uma iniciativa ímpar da Vicaima que pretende consolidar a marca como trendsetter global, evidenciando a sua polivalência em projetos hoteleiros de mercados diversificados.

Para assistir ao Webinar By Vicaima – ‘Ninimalist’ por favor aceda aqui para efetuar a inscrição: https://cutt.ly/nle2nO3

Marriott Bonvoy oferece aos membros novas facilidades e experiências sem contato

O Marriott Bonvoy, programa de fidelidade da Marriott International, lança recentemente uma nova versão do seu aplicativo móvel para oferecer aos membros novas facilidades e experiências sem contato. A atualização inclui novas opções de reserva com a menor tarifa disponível, incluindo o aluguer da Homes & villes by Marriott International, passeios e atividades nos diferentes destinos; e experiências personalizadas. O aplicativo permite ainda que o hóspede tenha uma estada totalmente sem contato, oferecendo check-in e check-out online, acesso virtual à chave do quarto e a possibilidade de solicitar serviços e comodidades.

A Vice-Presidente Sénior Digital da Marriott International, Leigh Zarelli, acrescenta “O aplicativo Marriott Bonvoy Mobile é um companheiro de viagem obrigatório. Ele simplifica o processo de planeamento de viagens e permite uma experiência mais tranquila antes e durante a estada. Através das ofertas personalizadas, os membros podem aprender como ganhar milhares de pontos apenas reservando estadas ou fazendo compras diárias, como alimentos para viagem ou itens para sua casa”.

Turismo Centro de Portugal e autarquias assinam protocolo para a certificação dos Caminhos de Santiago

As autarquias de Coimbra, Anadia e Condeixa-a-Nova assinaram hoje um protocolo de cooperação com o Turismo Centro de Portugal, o qual tem o objetivo de acelerar a certificação e dinamização do Caminho Português de Santiago.

A assinatura de hoje teve lugar na Câmara Municipal de Coimbra e aconteceu na sequência de atos idênticos realizados no final do ano passado com outros municípios, situados nos territórios por onde passa o Caminho Português de Santiago, nos seus itinerários Caminho Central e Via Portugal Nascente. O protocolo de cooperação estipula que o Turismo Centro de Portugal é a entidade gestora do Caminho Português de Santiago, ao longo do território da Região Centro.

Carlos Canais (CM Condeixa-a-Nova), Nuno Moita da Costa (CM Condeixa-a-Nova), Manuel Machado (CM Coimbra), Pedro Machado (Turismo Centro de Portugal), Jorge Sampaio (CM Anadia) e Carina Gomes (CM Coimbra)

Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, destacou a importância de estruturar os Caminhos de Santiago enquanto produto turístico. “Portugal tem 500 mil peregrinos por ano só nos Caminhos de Santiago, que são um ativo fundamental. Além disso, os Caminhos permitem a interligação com outros produtos turísticos, como a gastronomia, a natureza, a cultura e o património. Grande parte dos peregrinos faz o caminho por motivos culturais”, recordou.

O anfitrião Manuel Machado, presidente da Câmara Municipal de Coimbra, enalteceu o “ato simbólico de grande importância” que representou a assinatura, uma vez que tem como objetivo “cuidar dos Caminhos de Santiago”. “Esta operação é muito especial, uma vez que pretende ativar as memórias de grande parte do território. Os Caminhos de Santiago, ao longo do tempo, sempre foram um fator de ligação no nosso país. Com isto, estamos a valorizar as nossas raízes, a espiritualidade e o acolhimento”, sublinhou o autarca.

Um total de 12 municípios da região Centro são atravessados pelo Caminho Central de Santiago. De sul para norte: Vila Nova da Barquinha, Tomar, Ferreira do Zêzere, Alvaiázere, Ansião, Penela, Condeixa-a-Nova, Coimbra, Mealhada, Anadia, Águeda e Albergaria-a-Velha. Este Caminho segue depois para norte, até terminar em Santiago de Compostela.

A Via Portugal Nascente, por sua vez, atravessa oito edilidades da região. De sul para norte: Vila Velha de Ródão, Castelo Branco, Fundão, Covilhã, Belmonte, Guarda, Celorico da Beira e Trancoso. Aqui, esta rota de peregrinação entronca no caminho de Torres, que procede de Salamanca e termina, naturalmente, na Galiza.
Estes dois percursos atravessam o território do Centro de Portugal, ao longo de 210 e 199 quilómetros, respetivamente.

Inscrição do Caminho Português como Património da Humanidade

Os Caminhos Portugueses de Peregrinação a Santiago de Compostela foram inscritos na lista Indicativa de Portugal a Património Mundial UNESCO em maio de 2016. Para que tal classificação seja concedida, é necessária a certificação dos caminhos. O Decreto-Lei n.º 51/2019, de 17 de abril, veio regular a valorização e promoção do Caminho de Santiago, através da certificação dos seus itinerários.

A associação de peregrinos Via Lusitana é parceira nesta certificação. Durante o processo de certificação em curso, foram identificadas as várias etapas dos itinerários, com indicação de início, fim e extensão de cada uma, assim como da sua altimetria, grau de dificuldade e tipo de uso. Outros critérios exigíveis para a certificação dos itinerários são a disponibilização de equipamentos de apoio aos peregrinos, incluindo locais para dormir, locais para preparar ou servir refeições e tomar banho, desejavelmente a cada 20 quilómetros, bem como pontos de descanso com sombra, dotados de água potável, desejavelmente a cada 10 quilómetros.

Quinta do Lago é o terceiro destino de golfe mais popular no Instagram

Viajar através de aplicações de redes sociais como o Instagram continua a ser uma tendência e rotina diária crescente, uma vez que o confinamento geral não permite fazê-lo de outra forma. Foi neste âmbito que o resort da Quinta do Lago foi destacado como o terceiro resort de golfe mais popular desta rede social em todo o mundo, num estudo publicado pela Forbes e elaborado por uma empresa de golfe para mulheres sediada no Reino Unido, que apurou uma lista com os 30 campos de golfe mais publicados no Instagram a nível global pelos seus visitantes independentes.

A Quinta do Lago tem estado na vanguarda do golfe internacional desde a sua criação. Hoje, os três campos de golfe do resort estão entre os melhores da Europa e são complementados com instalações e serviços de topo, incluindo a primeira Academia de Golfe Paul McGinley da Europa e o único TaylorMade Performance Center europeu.
O resort conta com 3 campos de golfe:

Campo Norte
O Campo Norte foi totalmente redesenhado em 2014 pelo conceituado arquiteto americano Beau Welling em estreita colaboração com o capitão da equipa vencedora da Ryder Cup de 2014, Paul McGinley. O campo conta com uma nova configuração construída de acordo com as mais rigorosas especificações, representando um investimento de 9,6 milhões de euros.
Todos os greens, tees, bunkers, sistemas de rega e drenagem foram reconstruídos utilizando tecnologias de ponta. Múltiplos tees de saída foram incluídos em cada buraco no sentido de garantir uma experiência otimizada para jogadores de todos os níveis. Foi colocado um relvado curto da espécie Bermuda à volta dos greens, criando várias opções de shots para os jogadores.

Campo Sul
A “jóia da coroa” da Quinta do Lago, o Sul recebeu o Open de Portugal em nada menos do que oito ocasiões. Desenhado por William Mitchell em 1974, este par 72 trouxe para Portugal uma qualidade de Golfe até então desconhecida. Os greens, bunkers e tees ao estilo americano rapidamente ganharam reputação e o percurso passou a ser destacado como um dos mais importantes campos de Golfe na Europa, sendo ainda hoje o campo de eleição de muitos jogadores do Tour Europeu. Com vista sobre o Parque Natural da Ria Formosa, o Quinta do Lago Sul estende-se sobre 6.500 metros entre lagos, pinheiros e flores selvagens. Anfitrião do Open de Portugal em 1976, 1984, 1985, 1986, 1988, 1989, 1990 e 2001, o Sul faz parte da história do Golfe nacional e internacional.
O estatuto de campo de competição não é, no entanto, um impedimento para o jogador amador. Embora represente um desafio interessante para os handicaps mais baixos, o Sul é procurado por jogadores de todos os níveis. A sua mais recente remodelação iniciou-se durante o período de contingência devido à pandemia Covid-19, em 2020, tendo o resort decidido aproveitar o fecho do campo para o investimento. Como parte desta reforma, todos os fairways, bunkers, tees, espaços verdes e buracos foram melhorados de forma a aprimorar a experiência de jogo. Esta mudança foi idealizada para que o resort caminhasse – a passos largos – em direção à sustentabilidade, tendo a equipa do resort trabalhado com a Golf Environment Organization (GEO) Foundation para elevar a sua gestão ambiental. Após um investimento de aproximadamente 7 milhões de euros, o Campo Sul reabrirá em setembro.

Laranjal
O Laranjal foi inaugurado em 2009 e foi eleito o Melhor Campo de Golfe pela Portuguese Travel Awards de 2011. Originalmente um laranjal, o percurso do campeonato par 72 fica a 2 km a leste do resort. Com fairways espetaculares e greens bem definidos, o Laranjal é conhecido pelos seus cinco belos lagos, pinheiros, guarda-sóis e laranjeiras.
Com um total de 6,480 metros, o percurso exige concentração e perícia, recompensando o jogador com uma experiência de Golfe difícil de encontrar. O seu terreno ondulado distinto foi habilmente projetado e bem cuidado para proporcionar uma experiência de golfe de classe mundial. Cinco par 5, oito par 4 e cinco par 3, semeados com Bermuda nos fairways e Penn A4 nos greens, garantem as melhores superfícies de putting no país e uma das melhores experiências de Golfe da Europa.

Devido às novas medidas do Governo português para enfrentar a COVID-19, todos os campos de Golfe da Quinta do Lago do estão temporariamente encerrados, porém são perfeitos para adicionar à sua lista de locais a visitar pós-Covid, quando for seguro viajar novamente.

Município de Ourém oferece 10 001 noites para atrair turistas

A “Campanha 10 001 Noites” é a mais recente aposta do Município de Ourém para a dinamização do setor da hotelaria e da restauração.

A campanha, que começa no dia 1 de abril e termina a 31 de março de 2022, prevê a atribuição de 10 001 noites nos hotéis do Concelho de Ourém e outros tantos vouchers restauração.

Exclusiva a turistas nacionais, a “Campanha 10 001 Noites” oferece uma noite extra e um voucher de 10€ para refeição ao efetuar-se a reserva de uma ou mais noites em hotel do concelho.

Inserida no esforço que o Município, de acordo com as suas competências, tem vindo a efetuar com o objetivo de mitigar os efeitos que a Pandemia desencadeou nas famílias, a “Campanha 10 001 Noites” foi apresentada em sessão online a partir do Auditório dos Paços do Concelho.

Conheça Rob, o primeiro Bartender Robótico Humanoide no mar

A MSC Cruzeiros apresentou pormenores do imersivo e futurista MSC Starship Club apresentando Rob, o primeiro bartender robótico humanoide de todos os tempos no mar. O MSC Starship Club estará disponível exclusivamente a bordo do mais emblemático navio da Companhia, o MSC Virtuosa, quando este começar a navegar, a partir de 16 de Abril deste ano.

Esta experiência integrada de bar e entretenimento, inspirada pela visão da MSC Cruzeiros da nave espacial do futuro – MSC Starliner One – é capacitada por tecnologias de última geração desenvolvidas para criar uma atmosfera futurística. Isto inclui hologramas 3D, uma parede de arte digital imersiva e uma mesa interactiva digital ‘infinita’ de 12 lugares, proporcionando aos hóspedes a possibilidade de explorar o espaço no seu próprio passeio galáctico personalizado. Rob irá misturar e servir os seus cocktails exclusivos, alcoólicos e não alcoólicos, e inúmeras bebidas personalizadas, assim como, um bartender humano o faria, enquanto interage com os convidados com voz, e com expressões humanas para uma experiência de bar totalmente envolvente. As aptidões e a capacidade de resposta emocional de Rob juntamente com bartenders vestidos como se tivessem acabado de sair de um filme de ficção científica com o suporte do ambiente e da tecnologia envolvente, vão garantir que o MSC Starship Club seja uma atracção de visita obrigatória para todas as idades.

Os hóspedes irão usar cockpits digitais verticais especificamente desenvolvidos dentro da área para fazerem os seus pedidos. Rob irá, então, por mãos à obra e utilizar todas as suas aptidões robóticas personalizadas para preparar os cocktails – servindo bebidas alcoólicas, sumos e batidos; agitando, criando ou mexendo, enfeitando as misturas. Rob não só prepara um impressionante vasto leque de cocktails, como também, fala 8 línguas (inglês, italiano, espanhol, francês, alemão, brasileiro, chinês e japonês), de acordo, com o idioma escolhido no momento do pedido do hóspede e terá também uma personalidade evidente que evolui de acordo com o ambiente e com a atmosfera envolventes. Rob utiliza o seu rosto LED para expressar emoções para que os convidados possam desfrutar da sua apresentação enquanto desfrutam do seu cocktail.

A preparação do cocktail será exibido por intermédio de monitores digitais dentro do local e uma faixa LED ao género de fita adesiva por cima da ilha robótica, enquanto está envolvido na experiência temática do espaço. Os cocktails cósmicos são servidos em copos futuristas personalizados, que os hóspedes podem levar consigo como uma lembrança duradoura da experiência do MSC Starship Club. Os hóspedes poderão regressar ao clube inúmeras vezes durante o cruzeiro, desfrutando de uma nova interacção com Rob a cada regresso.

A MSC Cruzeiros está continuamente olhos postos no futuro à procura de inspiração para a experiência do hóspede, procurando novas formas de utilização da tecnologia mais recente para criação de algo único, para desenvolvimento de inovações a bordo e para elevar a oferta do hóspedes a um próximo nível. Esta última inovação utiliza robótica de última geração e tecnologias digitais para oferecer um lounge de entretenimento futurístico e envolvente, reinventando completamente a experiência do bar tradicional para transportar literalmente os hóspedes para um outro mundo.

O MSC Starship Club levou quase seis anos a ser construído, desde o primeiro conceito original, e a companhia realmente desafiou os limites com a engenharia necessária para torná-lo numa realidade. Durante este tempo, a MSC Cruzeiros colaborou com os principais especialistas de empresas especializadas em robótica e automação, design de interiores, assim como, com soluções de entretenimento e de experiência digital para criar um local de entretenimento sendo a principal estrela com um robôt humanoide personalizado.

O MSC Virtuosa é o mais recente emblemático navio da companhia e entrará ao serviço em Abril deste ano. Cada navio da MSC Cruzeiros é único e o MSC Virtuosa oferecerá novas experiências aos hóspedes, sendo a introdução de Rob apenas uma delas. O navio estará altamente equipado com tecnologias de última geração e com recursos que respeitam o meio ambiente.

Depois de realizar alguns cruzeiros de três, quatro e cinco noites no Mediterrâneo, o MSC Virtuosa irá ser destacado para o Norte da Europa no Verão de 2021 com uma variedade de itinerários para os fiordes noruegueses e para as capitais do Báltico, antes de chegar a Lisboa para os cruzeiros com embarque e desembarque na capital Portuguesa entre Setembro e Novembro deste ano.

Para obter mais informações sobre o MSC Virtuosa consulte o nosso website: MSC Virtuosa.