Linhas de Torres Vedras pré-selecionadas para marca do Património Europeu 2021

A candidatura das Linhas de Torres Vedras, apresentada pela Rota Histórica das Linhas de Torres (RHLT), foi selecionada pelo júri nacional de pré-seleção dos sítios para atribuição da Marca do Património Europeu (MPE) 2021.

O júri responsável pela pré-seleção é constituído pela coordenadora nacional da MPE (GEPAC/Ministério da Cultura), e por representantes da Direção-Geral do Património Cultural, das Direções Regionais de Cultura do Norte, Centro, Alentejo, Algarve, da Direção Regional de Cultura dos Açores, da Secretaria Regional de Cultura e Turismo da Madeira e do ICOMOS Portugal.

A MPE é uma medida da União Europeia que tem por base uma iniciativa intergovernamental lançada em 2006. Os objetivos gerais da MPE consistem em reforçar o sentimento de pertença à União Europeia por parte dos cidadãos europeus, em especial dos jovens, com base nos valores e elementos comuns da história e do património cultural europeus, valorizar a diversidade nacional e regional e incrementar o diálogo intercultural. Para isso, esta designação procura realçar o valor simbólico e melhorar a visibilidade de sítios que tenham desempenhado um papel significativo na história e na cultura da Europa e/ou na construção da União Europeia.

Os procedimentos de seleção e de controlo da MPE são rigorosos e estabelecem várias fases de apreciação. Após uma pré-seleção efetuada por cada Estado Membro, um painel de peritos europeus elabora um relatório de apreciação sobre as pré-candidaturas, remetendo para a comissão Europeia a recomendação dos sítios a atribuir a MPE.

Recorde-se que a Rota Histórica das Linhas de Torres é uma Associação para o Desenvolvimento Turístico e Patrimonial das Linhas de Torres Vedras, sem fins lucrativos, constituída pelos municípios fundadores de Arruda dos Vinhos, Loures, Mafra, Sobral de Monte Agraço, Torres Vedras e Vila Franca de Xira.

Marriott International anunciou a inauguração do JW Marriott Hotel Shanghai Fengxian

Marriott International anunciou a inauguração antecipada do JW Marriott Hotel Shanghai Fengxian, sendo o 50º hotel Marriott International a ser inaugurado em Xangai.

Localizado na Baía de Hangzhou, no distrito litorâneo de Fengxian, a apenas 1 hora de carro ao sul da região metropolitana de Xangai, o novo hotel promete ser um santuário sofisticado e luxuoso, bem como uma porta de entrada para Xangai e cidades próximas, como Hangzhou e Suzhou.

Desenhado  pela empresa de design internacional PLD, o estilo da narrativa do hotel é inspirado no ambiente natural, com seu exterior imaginado como o lendário pássaro Roc, da fábula “Roc pulando no mar”. O interior está repleto de materiais naturais, como madeira e mármore em formas onduladas e curvílineas para refletir as ondas do mar do leste nas proximidades.

Com 266 quartos e suites em tons relaxantes de azul ecoam as praias e o mar, com linhas modernas e limpas e todas projetadas para o conforto e conveniência dos hóspedes.

A oferta de comidas e bebidas do hotel inclui 3 restaurantes distintos e um bar, com menús e produtos recém-colhidos do jardim do hotel, o JW Garden.

O JW Kitchen, restaurante aberto o dia todo, oferece um menú tentador de pratos locais e internacionais em estações de cozinha ao vivo, incluindo uma churrasqueira a carvão com as carnes e frutos do mar mais frescos. O restaurante requintado Yan Xuan, com 15 salas de jantar elegantes para eventos privados, serve iguarias cantonesas e de Xangai combinadas com chás chineses perfumados.

HotelShop com mais associados em 2020

O impacto da pandemia Covid-19 sobre a atividade da HotelShop foi evidente, dado o seu efeito para o turismo – setor que representa uma fatia importante da atividade da central de compras.

Esta entidade agregadora de compradores reagiu de pronto às novas circunstâncias, focalizando a sua atenção no apoio à aquisição de produtos, equipamentos e serviços de proteção contra a Covid-19, tendo lançado e atualizado semanalmente, desde o início da pandemia, um catálogo desses materiais, com preços especiais negociados junto de dezenas de produtores e distribuidores deses bens, e apoiando na seleção dos mais adequados e legalmente aprovados.

Por outro lado, foi dado um maior enfoque ao apoio à instituiçõe sociais, de tal forma que, desde meados de 2020, se verificou um crescimento tanto do número de sócios como do volume de compras dos associados da área social, a qual veio ajudar a compensar a redução da atividade do setor hoteleiro.

É de salientar que, em consequência, se inverteu a proporção de atividade dos hotéis e das instituições sociais (IPSS) na central de compras, tendo o volume de compras das IPSS representado dois terços do total, no ano findo.

No final de 2020 a central de compras integrava já com 567 unidades hoteleiras e instituições sociais – mais 20 do que em 2019. Este facto é de realçar, pois demonstra a maior relevância dada à gestão de custos em épocas de crise.

Mesmo com a quebra de compras de associados verificada em 2020, ainda assim a HotelShop conseguiu movimentar cerca de 10 milhões de euros em compras (menos 38% do que em 2019), e obteve para os seus associados reduções de custos de cerca de 1,5 milhões de euros no mesmo período, ajudando assim o desafio de resiliência – e por vezes de sobrevivência – que muitos enfrentam nesta época de crise pandémica tão brutal para as pessoas e para a economia.

Campo de Golfe de Belas Clube de Campo regista aumento de 7,4%

O campo de Golfe de Belas Clube de Campo regista um aumento de 7,4% de voltas no último trimestre de 2020, quando comparado com o período homólogo de 2019. Destaca-se também o número de voltas, face ao mesmo período, que registam um aumento de cerca de 1000 voltas atingidas.

Apesar do impacto sentido com a pandemia, a prática de golfe, por ser uma atividade praticada ao ar livre e em contacto com a natureza, registou uma procura crescente, não só em número de voltas, como também em novos jogadores e mais jovens, justificando os resultados positivos neste período.

O Belas Clube de Campo arranca, também, o ano de 2021 com a renovação do apoio ao profissional Miguel Gaspar, aluno desta academia. Esta parceria insere-se na estratégia do golfe que passa por investir na formação, através da academia de golfe, realização de torneios e nos apoios aos profissionais oriundos da academia do Belas Clube de Campo.

Miguel Gaspar, realça que “o apoio do Belas Clube de Campo, em especial num ano atípico como 2020, foi fundamental para o meu desempenho durante a época, um pouco por todo o mundo, e para o meu desenvolvimento enquanto jogador. Será sempre um privilégio representar o Belas Clube de Campo, clube com quem tenho uma grande relação emocional de há muitos anos. Continuarei a dar o meu contributo na formação de novos jogadores do Clube, incentivando a prática da modalidade ao longo deste ano”.

Para Paul Saunders, Diretor de Golfe do Belas Clube de Campo, “nunca tínhamos sentido um aumento como o que aconteceu no verão de 2020. Numa altura em que, devido à pandemia, as atividades desportivas ao ar livre ganham relevância e registam um aumento na procura, o Belas Clube de Campo investe também em diversas melhorias efetuadas no campo de golfe. Os dados de ocupação e o número de voltas atingidas, maioritariamente, nos últimos cinco meses do ano, que registam os melhores números de sempre, vêm comprovar a preferência dos praticantes na eleição do campo do clube, reforçando assim a qualidade do mesmo a nível nacional e em particular na região de Lisboa”.

No seguimento da sua política de sustentabilidade, a Planbelas anunciou em 2020 um investimento de um milhão de euros em tecnologias sustentáveis para manutenção do campo de golfe e espaços verdes. O objetivo deste investimento é aumentar a produtividade e reduzir a emissão de gases poluentes e, através de novas soluções tecnológicas, mais sustentáveis, eficientes e silenciosas, melhorar o consumo e o desempenho, ao mesmo tempo que assegura o silêncio, uma das características do Belas Clube de Campo.

Com mais de 20 anos, fundado em 1998, o campo de golfe do Belas Clube de Campo, considerado um dos melhores de Portugal, foi desenhado pelo arquiteto William “Rocky” Roquemore e surgiu numa altura em que havia poucos campos de Golfe na região de Lisboa. Marcou a diferença pelo seu traçado original, inserido entre colinas e vales, numa envolvente florestal deslumbrante e a uma curta distância da capital Lisboeta.

Building the Future reuniu 21 mil participantes online

Durante três dias, o Building the Future esteve a Ativar Portugal e a re-imaginar um melhor futuro para fazer face aos desafios globais que Portugal tem pela frente. A terceira edição, a mais global de sempre, focou-se nos temas da Sustentabilidade, Economia, Inovação, TrustData, Indústria, Saúde, Skilling, Impacto e Educação.

Foram 21 mil participantes online que assistiram à transmissão live dos três dias da terceira edição do Building the Future. que decorreu nos dias 26, 27 e 28 de janeiro. Com cerca de 150 mil unique viewers, o evento juntou mais de 300 oradores em 131 sessões, com 34 parceiros20 startups ao longo de mais de 100 horas de transmissão online, 11 mil conexões2 mil reuniões e um dia inteiramente dedicado à transformação digital na Educação.

Foi reunido um conjunto extraordinário de pessoas com um único objectivo: mostrar que, para cada desafio, existe uma solução à espera de ser encontrada. As soluções propostas e apresentadas aos 21 mil participantes que acompanharam estes três dias resultam de uma visão para Portugal que pretende contagiar decisores públicos, privados, empresários, empreendedores, estudantes, professores e toda a comunidade educativa.

Esta foi também a maior reunião do ecossistema empresarial nacional dedicada à transformação digital e resultou num momento de reflexão sobre os temas que estão a definir o nosso quotidiano e que impactam na recuperação económica do tecido empresarial português, bem como em novos modelos de educação e capacitação.

A Microsoft, os 34 parceiros deste evento e o seu conselho consultivo, farão agora um balanço destes três dias de Building the Future, para juntos continuarem a construir o futuro.

O último dia do Building the Future28 de janeiro, contou com o contributo de Ana Mendes GodinhoMinistra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social que nos recordou que “a pandemia mostrou à evidência que aquilo que nós dizíamos que iria acontecer num futuro e se transformou numa realidade muito presente, seja na transformação no mundo do trabalho, de uma forma completamente imediata, no recurso aos meios digitais, ao teletrabalho e como mostrou a vulnerabilidade de muitas relações atípicas que existem sem qualquer proteção social.”

Este dia ficou ainda marcado com um balanço muito positivo de Paula PanarraDiretora-Geral da Microsoft Portugal, que deixou um agradecimento a toda a comunidade envolvida nesta terceira edição do Building the Future: “Num ano em que é tão relevante abordar temas inerentes à recuperação económica impulsionada pelo digital, e aos novos modelos de educação e capacitação, assim como ajudar a re-imaginar um melhor futuro para o nosso país, o meu muito obrigada vai para todos aqueles que ajudaram a tornar estes dias inesquecíveis. Desde a comunidade de parceiros, aos oradores, aos que assistiram. Estamos a construir o futuro juntos.”

O encerramento do ficou a cargo de Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, que nos deixou um testemunho face aos novos desafios que o presente contexto nos trouxe: “Cada vez mais sabemos que lidar com a incerteza, com o risco, com o desconhecimento do futuro que o novo coronavírus tão prontamente nos veio alertar é, de facto, o desígnio de todas as sociedades modernas e o melhor que podemos passar às futuras gerações (…) Mas temos uma certeza: é que exige aprender mais, com mais solidariedade, com mais debates intergeracional, compreendendo o respeito pelo próximo independentemente das nossas origens.”

Porque o Building the Future também é solidariedade, o evento apoiou a Iniciativa Aconchegar numa campanha lançada pela International Association of Microsoft Channel Partners (IAMCP) com a Fundação São João de Deus, para combater as fragilidades causadas pela pandemia. A campanha de três dias resultou na doação de 40 camas destinadas a hospitais e a estruturas de retaguarda.

Grupo Natura IMB Hotels com energia verde a partir deste ano

O Grupo líder no destino Serra da Estrela, com seis unidades hoteleiras e de animação, anunciou recentemente que a partir deste ano só utilizará eletricidade 100% verde, após ter concretizado um contrato de fornecimento de energia 100% renovável com a Audax Renovables, a juntar à produção própria das centrais fotovoltaicas instaladas e a instalar este ano nos seus hotéis.

Luís Veiga, administrador executivo do Grupo salientou ainda: “O nosso Grupo assumiu perante os seus clientes, hóspedes, parceiros e sociedade em geral que será um exemplo de boas práticas e protagonista do processo de transformação energética na hotelaria nacional. O imperativo da sustentabilidade económica, social e sobretudo ambiental faz parte da cultura do Grupo e assim continuará!” concluiu.

Região dos Vinhos do Tejo tem o melhor branco e uma mão cheia de tintos de ouro

A prestação vínica do Tejo continua a dar que falar. Depois da boa prestação do último ano no que toca à certificação de Vinhos do Tejo é agora a vez da Comissão Vitivinícola Regional do Tejo (CVR Tejo) dar nota que é da região o melhor vinho branco do ‘Concurso de Vinhos CA 2020’. A este galardão de Grande Ouro soma-se uma mão cheia de tintos premiados com Medalha de Ouro.

Feitas as contas, foram seis os Vinhos do Tejo que integrarem a lista de vencedores da 7.ª edição desta competição, organizada pelo Crédito Agrícola em parceria com a Associação dos Escanções de Portugal. Assim, o ‘Quinta da Atela 2018’, produzido em Alpiarça na propriedade homónima, foi o grande vencedor no que toca à categoria de brancos, tendo sido um dos três néctares a receber Grande Medalha de Ouro – um branco, um tinto e um espumante.

No que toca às Medalhas de Ouro, a lista de Vinhos do Tejo é composta por cinco vinhos, todos eles tintos: ‘Casal das Freiras Reserva 2018’, do Casal das Freiras; ‘Côro Syrah & Touriga Nacional Reserva 2017’, da Quinta do Côro; ‘O Mordomo Touriga Nacional Reserva 2019’, do Solar dos Loendros; ‘Quinta da Badula Reserva 2015’, da quinta com o mesmo nome; e ‘Zé da Leonor Reserva 2019’, da Casa Agrícola Rebelo Lopes. Os enófilos que queiram comprar estes premiados vinhos, podem fazê-lo contactando directamente os produtores, através dos seus sites – e lojas on-line – ou dos contactos disponíveis nas suas redes sociais. Estes contactos podem também ser consultados em www.vinhosdotejo.pt. Alguns destes néctares estão também à venda nas lojas on-line de garrafeiras, em super e hipermercados e no Marketplace dos Vinhos do Tejo, em https://vivaovinho.shop/vinhosdotejo/.

Segundo dados revelados pela organização, a 7.ª edição do Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola reuniu 183 vinhos, entre espumantes, brancos e tintos, com origem em 109 produtores das várias regiões vitivinícolas do país. O júri distinguiu 58 vinhos: um espumante, um branco e um tinto com Grande Medalha de Ouro e 55 vinhos com Tambuladeira dos Escanções de Portugal em Bronze, Prata e Ouro. As provas cegas foram realizadas em Lisboa, nos passados dias 27 e 29 de Novembro, por um júri composto por reconhecidos escanções, enólogos, enófilos e jornalistas do sector. Vinhos do Tejo Premiados no 7.º Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola Grande Medalha de Ouro

  • Quinta da Atela branco 2018 (Quinta da Atela)

Medalha de Ouro – Tambuladeira dos Escanções de Portugal

  • Casal das Freiras Reserva tinto 2018 (Casal das Freiras)
  • Côro Syrah & Touriga Nacional Reserva tinto 2017 (Quinta do Côro)
  • O Mordomo Touriga Nacional Reserva tinto 2019 (Solar dos Loendros)
  • Quinta da Badula Reserva tinto 2015 (Quinta da Badula)
  • Zé da Leonor Reserva tinto 2019 (Casa Agrícola Rebelo Lopes)

MSC Cruzeiros realiza Cerimónia de Entrega do MSC Virtuosa

A MSC Cruzeiros recebeu hoje a entrega do MSC Virtuosa, o mais recente navio altamente inovador e com inteligência ambiental a juntar-se à frota.

Como dita a tradição, realizou-se uma pequena e privada cerimónia da bandeira nos Chantiers de l’Atlantique entre os estaleiros e a MSC Cruzeiros, em Saint Nazaire, França, onde o MSC Virtuosa recebeu a sua bandeira oficial e a bênção de boa sorte. A cerimónia contou com a presença de Pierfrancesco Vago, Executive Chairman da Companhia, da sua esposa, Alexa Aponte-Vago, e dos seus filhos, assim como, de representantes da equipa de novas construções da MSC Cruzeiros, juntamente com dirigentes e trabalhadores do estaleiro.

Pierfrancesco Vago, Executive Chairman, comentou: “A minha família e eu não podíamos perder a oportunidade de darmos pessoalmente as boas-vindas, ao mais novo membro da nossa frota. A entrega do MSC Virtuosa, num momento tão desafiante para o nosso sector, simboliza que, enquanto uma companhia familiar, continuamos a perspectivar a longo prazo e a construir o nosso futuro.” 

“Ao fazê-lo”, acrescentou Pierfrancesco Vago, “continuamos empenhados em construir alguns dos navios mais inovadores do mundo no que diz respeito ao seu desempenho ambiental, apresentando a mais avançada tecnologia disponível no mar. Igualmente importante, a cada novo navio continuamos a ultrapassar todas as barreiras e a inovar a nossa oferta de produtos com experiências novas e exclusivas para os nossos hóspedes. No MSC Virtuosa, isto incluirá o primeiro humanoide do mundo no mar, que será a estrela de uma experiência futurística e envolvente utilizando tecnologias de última geração. A nossa excepcional oferta gastronómica foi ainda mais aperfeiçoada com dois novos conceitos de restaurante que disponibilizam populares cozinhas internacionais para levar os hóspedes a uma viagem de descoberta gastronómica. Isto, é claro, para além da riqueza de toda a experiência que já nos diferencia como os espectáculos teatrais noturnos em grande escala, a oferta familiar premiada, a tecnologia para o hóspede líder no sector e, obviamente, a agora icónica promenade de 91.8 metros de comprimento com uma impressionante cúpula no tecto em LED que é o centro social do navio, e muito mais.” 

Laurent Castaing, General Manager, da Chantiers de l’Atlantique, afirmou: “Sinto-me muito orgulhoso pelo que as nossas equipas alcançaram em conjunto, apesar dum contexto pandémico adverso. Com a construção do MSC Virtuosa, obtivemos um nível de acabamento e desempenho que dará aos futuros hóspedes do MSC Virtuosa o melhor que um cruzeiro tem para oferecer. O décimo sexto navio que a Chantiers de l’Atlantique construiu para a MSC Cruzeiros é, neste sentido, um exemplo que será difícil de superar!” 

No que diz respeito ao meio ambiente, o MSC Virtuosa apresenta algumas das tecnologias mais avançadas disponíveis de momento, incluindo: sistemas híbridos de limpeza de gases de escape (EGCS) e sistemas de redução catalítica seletiva (SCR) de última geração, alcançando uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx) e reduzindo as emissões de óxido de nitrogênio (NOx) em 90%. Os seus sistemas de tratamento de águas residuais foram projectados de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional e atingem padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra, bem como um sistema de gestão de ruído irradiado subaquático, com espaços destinados ao casco e à casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha. Tal como todos os novos navios da MSC Cruzeiros, também estes serão equipados com ligação de energia shore-to-ship, permitindo que se liguem às redes de energia locais enquanto estão atracados em portos onde esta infraestrutura está disponível.

O navio foi também condecorado com as 11 Golden Pearls da Bureau Veritas pela sua variedade de aspectos inovadores, incluindo a protecção ambiental, e a saúde e segurança. O MSC Virtuosa é efectivamente o primeiro navio de cruzeiro do mundo a receber uma notação BIORISK da Bureau Veritas em reconhecimento pela sua capacidade de amenizar e gerir o risco de doenças infeciosas para os passageiros.

Pierfrancesco Vago concluiu, “O nosso objetivo a longo prazo é atingir uma operação de cruzeiros com impacto zero e este é o caminho em que nos encontramos neste momento. O MSC Virtuosa representa mais um passo importante nessa direção, juntamente com os nossos restantes investimentos, no desenvolvimento acelerado de tecnologia ambiental de próxima geração. Isto confirma, também, o nosso compromisso de longo prazo assente em atingir esta ambiciosa meta.”

MSC Virtuosa, o novo emblemático navio da Companhia, começará a navegar na temporada de Verão a partir de 16 de Abril, com quatro cruzeiros no Mediterrâneo de 3, 4 e 10 noites, antes do navio se dirigir para o seu novo porto de embarque em Kiel, de onde iniciará os itinerários pelo Norte da Europa a partir de 8 de Maio.

Os navios da geração Meraviglia, classe à qual o MSC Virtuosa pertence, são caracterizados pela icónica promenade de 91.8 metros com uma impressionante cúpula em LED que representa o centro social do navio. A área ocupada pelos dois decks está repleta de lojas, restaurantes e bares – é o lugar ideal para desfrutar da estadia enquanto se faz compras, aproveita uma refeição, ou se descontrai. E à noite, ganha vida com música, entretenimento e muito mais. 

MSC Virtuosa é o navio irmão do MSC Grandiosa, o primeiro navio de qualquer grande companhia de cruzeiros a regressar ao mar no Verão de 2020, tendo recebido até ao momento já cerca de 40.000 hóspedes sob a protecção do protocolo de Saúde e Segurança da MSC Cruzeiros líder na indústria, encontrando-se neste momento a realizar itinerários de 7 noites pelo Mediterrâneo Ocidental.

Em 2021 serão inaugurados dois novos navios da última geração da MSC Cruzeiros – o MSC Seashore será o segundo – elevando o número total da frota para 19 navios, com mais quatro a serem inaugurados até 2025. O MSC Virtuosa e o MSC Seashore, que começará a navegar em Agosto de 2021, oferecerão o que há de mais moderno em tecnologia ambiental, tecnologia de última geração para os hóspedes e toda uma variedade de novas experiências e características. Cada navio que a MSC Cruzeiros constrói é diferente do anterior, e estes navios não serão excepção, pois representam um desenvolvimento progressivo do seu protótipo original, permitindo mais áreas públicas, mais camarotes, novos bares e restaurantes, e muito mais. 

SOBRE O MSC VIRTUOSA 

Experiência 

Tecnologia Inovadora para Hóspedes

Desde 2017 que todos os navios da MSC Cruzeiros contam com o MSC for Me – a experiência de cruzeiro conectada desenvolvida para simultaneamente enriquecer a experiência a bordo e ajudar os hóspedes a desfrutarem ao máximo das suas férias. Esta oferta digital multicanal oferece aos hóspedes todas as informações que necessitam onde e quando a desejam, ajuda-os a organizar e a reservar os serviços que pretendem e coloca o hóspede na gestão da sua experiência pessoal de cruzeiro. Esta experiência multicanal está disponível através da aplicação MSC for Me, na TV no camarote e nos ecrãs interactivos por todo o navio. A pulseira MSC for Me significa que os hóspedes podem desfrutar do navio sem a necessidade do seu cartão de cruzeiro, proporcionando uma experiência livre de contacto e simplificada, seja no pagamento de compras, reserva de serviços, abertura da porta do camarote, assim como, permite o rastreio de contacto como parte das medidas de saúde e segurança em vigor.

MSC Yacht Club

O MSC Virtuosa disponibiliza um MSC Yacht Club melhorado, o conceito de um navio dentro de um navio, que oferece o luxo e a exclusividade de um clube privado, ao mesmo tempo que proporciona as possibilidades de lazer e entretenimento que o restante navio tem para oferecer. Os hóspedes beneficiam de um serviço pessoal de mordomo 24 horas e de uma equipa dedicada de concierge, tal como, de luxuosas comodidades privadas, incluindo um restaurante gourmet, um elegante lounge, uma espaçosa área de piscina e um deck privativo para banhos de sol.

Oferta Familiar Premiada

Como uma companhia familiar, a MSC Cruzeiros colocou sempre as necessidades das famílias no centro da experiência de cruzeiro e a oferta familiar premiada tem muito para manter toda a família entretida. Com extensas instalações dedicadas criadas em colaboração com a LEGO e a Chicco, uma variedade de clubes para crianças de todas as idades, um programa de actividades repleto de acção todos os dias e muito mais.

Itinerários Inspiradores

A temporada inaugural do novo emblemático navio da companhia será passada no Norte da Europa, tendo Kiel, na Alemanha, como porto de embarque, com dois itinerários deslumbrantes. Para aqueles que desejam conhecer os Fiordes da Noruega, o navio faz escala em Copenhaga, na Dinamarca e, de seguida, em Hellesylt/Geiranger, Alesund e Flaam, na Noruega. Para os hóspedes que desejam explorar as Capitais Bálticas, o navio faz escala em Copenhaga, na Dinamarca, depois Helsínquia, na Finlândia, São Petersburgo, na Rússia e em Tallinn, na Estónia.

Entre Setembro e Novembro de 2021, os viajantes que quiserem marcar umas férias inesquecíveis com saída e chegada a Lisboa têm disponíveis 5 cruzeiros a bordo do MSC Virtuosa, proporcionando pela primeira vez aos portugueses a possibilidade de embarcar em Lisboa a bordo de um navio da classe Meraviglia. Os itinerários de 9 noites com embarque nos dias 18 e 27 de Setembro, 6 e 15 de Outubro na capital portuguesa vão explorar o Mediterrâneo Ocidental com escala em Barcelona, Marselha, Génova, Málaga, Casablanca, antes do regressar a Lisboa. O cruzeiro de 10 noites com partida a 24 de Outubro vai proporcionar aos portugueses também a possibilidade de conhecer a cidade de Alicante, para além das escalas acima referidas.

Será também possível realizar um minicruzeiro de 5 noites a bordo do MSC Virtuosa com partida de Génova no dia 22 de Setembro, com passagem por Málaga e Casablanca antes de chegar a Lisboa. No dia 3 de Novembro, com partida de Lisboa, a MSC Cruzeiros disponibiliza um itinerário de 4 noites em direcção a Génova, com escala em Barcelona e Marselha.

A partir do final de Novembro, o MSC Virtuosa passará a temporada de Inverno no Golfo, oferecendo cruzeiros de 7 noites com escalas no Dubai, Abu Dhabi, Bahrein e Doha. 

Meio Ambiente 

Emissões Atmosféricas: O MSC Virtuosa e o MSC Seashore vão apresentar sistemas híbridos de limpeza de gases de exaustão em todos os seus motores. Esta tecnologia atinge uma redução de 98% das emissões de óxido de enxofre (SOx). Tal como sucede com o MSC Grandiosa, os navios também estarão equipados com sistemas de redução catalítica selectiva (SCR) de última geração que reduzem as emissões de óxido de nitrogénio (NOx) em 90% ; 

Ambos os navios estarão equipados com ligação de energia shore-to-ship, permitindo que estes se liguem às redes de energia locais enquanto estiverem nos portos onde essa infraestrutura estiver disponível. Isto possibilita minimizar o uso do motor no cais, levando a uma redução substancial das emissões quando os navios estão próximos de áreas urbanas;

Águas residuais: Os navios apresentarão sistemas avançados de tratamento de águas residuais projectados de acordo com a Resolução MEPC 227 (64) da Organização Marítima Internacional, com padrões de purificação que são mais elevados do que a maioria das instalações de tratamento de águas residuais em terra. Os Sistemas de tratamento de água de lastro evitarão a introdução de espécies invasoras no ambiente marinho por intermédio de descargas de água de lastro;

Protecção da Vida Marinha: Ambos os navios estarão equipados com um sistema de gestão de ruído irradiado subaquático, com espaços destinados ao casco e à casa de máquinas que minimizam o impacto sonoro acústico, reduzindo os seus potenciais efeitos na fauna marinha, principalmente em mamíferos marinhos nas águas circundantes;

Eficiência Energética: todas os novos navios da MSC Cruzeiros incorporam uma ampla gama de equipamentos com eficiência energética que ajudam a reduzir e a optimizar o uso do motor. Estes incluem uma ventilação inteligente e sistemas avançados de ar condicionado com circuitos automatizados de recuperação de energia que redistribuem o calor e o frio para redução da procura. Os navios usam iluminação LED controlada por sistemas de gestão inteligentes para melhorar ainda mais a poupança energética. Em parceria com os estaleiros, todas os novos navios estão equipados com monitorização remota de energia e sistemas de análise, possibilitando apoio efectivo em tempo real em terra para potenciar a eficiência operacional a bordo. 

Ficha Técnica – MSC Virtuosa 

  • 19 decks com o nome de compositores famosos;
  • Com 331 metros de comprimento, o navio tem mais 16 metros em relação ao MSC Meraviglia e ao MSC Bellissima com mais espaços públicos e mais camarotes;
  • 21 bares, 4 restaurantes principais e 5 restaurantes de especialidade com dois novos restaurantes e um novo bar de especialidade;
  • Um teatro com 945 lugares que oferece diversas produções, em grande escala, todas as noites;
  • 12 categorias de camarotes distintas, incluindo 190 camarotes familiares que podem ser comunicantes de modo a criar camarotes Super Família, com capacidade para até seis pessoas, ou Super Familia Plus, com capacidade para até 12 pessoas;
  • 5 piscinas, incluindo uma piscina com magrodome no deck 15;
  • Uma Ponte dos Himalaias no deck 19, que proporciona um divertido percurso de corda 80 metros acima da linha de água;
  • 1.168 m² de área comercial com 11 lojas distintas.

Bridgestone irá lançar a cidade virtual do futuro numa demonstração de soluções de mobilidade no CES 2021

A Bridgestone Corporation, uma empresa global focada em fornecer mobilidade sustentável e soluções avançadas para clientes em todo o mundo, anunciou que irá regressar ao CES 2021, realizado virtualmente este ano de 11 a 14 de janeiro de 2021. Como parte da exibição digital, a empresa irá apresentar a Bridgestone World, uma cidade interativa que mostra como as inovações da Bridgestone irão impulsionar um futuro de mobilidade mais sustentável. Demonstrações online ao vivo e vídeos em destaque on-demand também irão promover oportunidades de colaboração com parceiros em todo o espectro de tecnologia.

“Tecnologias ativas, inteligentes e digitalmente integradas são essenciais para o nosso objetivo de criar um novo valor para os clientes e para a sociedade através de uma mobilidade sustentável e soluções avançadas”, afirmou Paolo Ferrari, presidente e CEO da Bridgestone Americas e vice-presidente executivo e diretor executivo da Bridgestone Corporation. “À medida que avançamos nesta jornada, estamos ansiosos para nos envolvermos com outras personalidades inovadoras e líderes para imaginar um futuro melhor para a mobilidade”.

O Bridgestone World, desenvolvido especificamente em resposta ao formato CES virtual deste ano, permite que os utilizadores vejam os ambientes urbanos, suburbanos, industriais e de transporte numa cidade do futuro e explorem como os produtos conectados da empresa e os serviços baseados em dados vão resolver os pontos problemáticos, melhorar a experiência de mobilidade dos consumidores e criar um maior valor para o cliente e para a sociedade. O ambiente urbano central da ferramenta permite que os utilizadores explorem a evolução da Bridgestone numa empresa de alta tecnologia que aprimora a sua oferta principal de pneus e borracha através de pneus inteligentes e tecnologias avançadas de mobilidade. O objetivo da Bridgestone World é mostrar como a empresa está a reinventar-se para ajudar pessoas e empresas a gerir os seus veículos de maneira mais segura, inteligente, eficiente e sustentável.

A Bridgestone também irá envolver-se diretamente com os participantes do CES através de apresentações ao vivo e on-demand que exploram como a empresa está a usar a tecnologia de pneus inteligentes, análise avançada de dados e novos modelos de negócios para colocar os pneus no centro de um sistema de mobilidade sustentável, agora e no futuro. Inclui:

  • Vídeo on-demand, “Visão de Mobilidade da Bridgestone”, com Paolo Ferrari, presidente e CEO, Bridgestone Americas, e vice-presidente executivo e diretor executivo, Bridgestone Corporation.
  • Tour vídeo on-demand do Bridgestone World com Maria Dunn, diretora de planeamento estratégico e estratégia corporativa da Bridgestone Americas, a 12 de janeiro de 2021 às 15:15 (hora Portugal continental).
  • Discussão ao vivo: “Oportunidade através da Crise – Como a telemática evolui para Otimizar a Mobilidade”, com Raj Bajaj, vice-presidente, International Bridgestone Mobility Solutions, a 13 de janeiro de 2021 às 13:15 (hora Portugal continental).

Inovação, Corrida e Dados

A Bridgestone também irá participar num painel ao vivo focado na Indy Autonomous Challenge (IAC) a 12 de janeiro de 2021 às 18h15 (hora Portugal continental), ao lado de Mark Miles, presidente e CEO da Penske Entertainment Corp. A Bridgestone é a fornecedora oficial de pneus da Indy Autonomous Challenge, e o painel, focado no tema Inovação, Corrida e Dados, irá abordar o futuro das corridas e dos IACs na convergência de tecnologias autónomas e desportos motorizados.

Para saber mais sobre a Bridgestone e experimentar a sua demonstração virtual do CES, visite FutureofMobility.Bridgestone a partir de 11 de Janeiro.

Pedro Cruz e Andreia Costa são os vencedores do Minho Young Chef Awards – 2020

Um galo marinado em vinho verde, esparregado, crocante de batata e um pickle de cebolinha deram o primeiro lugar a Pedro Cruz no Minho Young Chef Awards 2020 (MYCA) . O jovem de 18 anos foi o grande vencedor do evento que juntou o talento dos estudantes de gastronomia da região minhota.

A terceira edição do MYCA – Minho Young Chef Awards aconteceu dia 17 de dezembro na renovada praça de alimentação do Mercado Municipal de Braga.  “Foi um desafio conseguir encaixar as provas de sala e bar com as de cozinha, mas penso que no final  o resultado foi fantástico. Proporcionamos um trabalho de equipa mesmo entre diferentes escolas.”, afirmou Rafael Oliveira.

Pedro Cruz, da ETAP, foi o vencedor da categoria de Chef de Cozinha, com o prato inovador “Galo Contradição”. Pedro inspirou-se na cidade de Barcelos e na primeira refeição que confecionou com o avô. “Escolhi o usar o galo para representar a minha cidade e para honrar o meu avô e o primeiro prato que cozinhei com ele”, explica.

O domínio técnico e do storytelling foi fundamental para a atribuição do prémio ao Pedro. “O Pedro foi um concorrente que se destacou pela originalidade, técnica e preservação dos sabores e aromas tradicionais”, explica António Loureiro, presidente de júri.

A Andreia Costa, da Escola Profissional Amar a Terra Verde, foi a vencedora da categoria de Chef de Sala e Bar. O “Cocktail Jardim de Amores” foi o elemento preferido da jovem de Vila Verde, confecionado com vinho verde, Gin Valley e um xarope de laranja.

Esta edição contou ainda com a atribuição do Prémio Território ao André Carvalho que confecionou uma sopa seca à moda do minho porque, explica o jovem, “é um prato pouco conhecido mas que representa muito bem a região minhota”.

O chef estrela Michelin, António Loureiro, foi um dos membros dos júris que avaliou os seis pratos que os três participantes executaram. O restante júri de cozinha foi composto pelo chef Renato Cunha, chef Francisco Pavão, chef José Vinagre, Carlos Fernandes, Rui Miguel e pelo vencedor MYCA 2019, Rui Meira.

Este ano, o MYCA contou com novos prémios: o Melhor Serviço de Mesa para Mário Gonçalves, a Melhor Harmonização de Vinho e Cerveja para a Andreia Costa e o Melhor Serviço de Cafetaria para a Cátia Gonçalves. Os prémios foram oferecidos pela Letra, Soalheiro, Cafés Christina e Novumdux.

O evento decorreu dia 17 de dezembro no Mercado Municipal de Braga e Rafael Oliveira afirma que “a aproximação dos jovens chefs aos produtores locais foi muito bem conseguida e é uma experiência a repetir nos próximos anos”.

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Teletrabalho: 70% das empresas pretendem adotar um sistema misto depois da pandemia

68% dos responsáveis de recursos humanos inquiridos para o Barómetro RH 2020/21, realizado pelo Kaizen Institute, afirmaram que as suas empresas pretendem adotar o trabalho remoto de forma estrutural, numa lógica de complementaridade em relação ao trabalho presencial. 86% dos inquiridos ponderam manter 2 ou mais dias de trabalho remoto por semana.

  • Ainda que a maioria das empresas pretenda adotar regime de trabalho misto, 85% não paga ajudas de custo aos colaboradores em teletrabalho e somente 8% pensa vir a fazê-lo.
  • 70% dos inquiridos consideram que a eficiência dos colaboradores em regime de teletrabalho será equivalente ou superior à registada num cenário pré-Covid. 30% acreditam que a eficiência será menor.
  • O Barómetro RH 2020/21 inquiriu cerca de 150 diretores de Recursos Humanos de grandes e médias empresas nacionais.

68% dos diretores de Recursos Humanos inquiridos para o Barómetro RH 2020/21, realizado pelo Kaizen Institute, afirmaram que a sua empresa adotou ou vai adotar um modelo misto de trabalho, numa lógica de complementaridade entre teletrabalho e trabalho presencial. Destas, 86% planeiam manter 2 ou mais dias de trabalho remoto por semana. Ainda que a maioria das empresas pretenda adotar um regime misto, 85% não paga ajudas de custo aos colaboradores em teletrabalho e somente 8% está a pensar fazê-lo. Apenas 30% dos inquiridos afirmam que o teletrabalho deixará de ser opção assim que as condições sanitárias o permitam.

“Esta edição do Barómetro RH 2020/21 fica marcada por um contexto disruptivo, que forçou as organizações a ajustarem-se rapidamente. Houve uma mudança notória nas relações do trabalho, desde logo através da larga adoção do teletrabalho, que deverá integrar de forma estrutural o funcionamento das organizações. Este panorama implica que se repense grande parte dos processos. Externamente, prestando o melhor serviço através da rapidez na capacidade de resposta e garantindo a qualidade para assegurar a satisfação do cliente. Internamente, com a simplificação e otimização dos processos para um grande e eficaz aumento de produtividade. Com o aumento da digitalização e do teletrabalho, a importância dos recursos humanos na transformação do tecido empresarial é fundamental. As pessoas são o verdadeiro motor das organizações, o que está intimamente ligado ao sucesso de cada negócio. O desafio do Kaizen é a concretização dos objetivos disruptivos, mobilizando a transformação diária e sustentada, com todas as pessoas, em todas as áreas, para chegar a níveis de desempenho económico e financeiro de excelência, garantindo a sustentabilidade futura das organizações”, afirma Tiago Mota Costa, Senior Partner do Kaizen Institute Western Europe.

O Barómetro RH 2020/21 revela ainda que as prioridades das empresas no que toca aos recursos humanos se alteraram. Entre os dois aspetos a que as companhias dão agora primazia estão a preparação do colaborador para diferentes cenários no médio e longo prazo (44%), e a melhoria das condições de segurança, higiene e saúde no trabalho (39%). Antes da pandemia, as duas prioridades de topo no que respeita os recursos humanos eram a retenção de talento (53%) e a contratação de novos profissionais (45%).

Apesar do contexto, 55% dos diretores afirmam que a motivação dos trabalhadores se manteve estável nos últimos 6 meses, e 24% revelam um aumento do nível de motivação dos seus colaboradores. Relativamente à produtividade, 68% comunicam que, no mesmo período, este indicador se manteve estável, e 22% referem que esta até aumentou.

Quanto à expectativa da eficiência das equipas em teletrabalho no primeiro semestre de 2021, 31% acreditam que se verificará uma maior eficiência; 39% consideram que os valores serão equivalentes aos do trabalho presencial; e 30% dos inquiridos acreditam que a eficiência será menor.

Relativamente ao processo de recrutamento, uma das principais mudanças está ligada à digitalização. A maior parte das empresas (53%) já tinha uma componente digital nos seus processos, sendo que nestas empresas a grande maioria do processo de recrutamento é agora feito online. Somente 19% mantiveram os seus processos de recrutamento inalterados.

O Barómetro Kaizen RH 2020/2021 concluiu ainda que, apesar da atual crise e do impacto negativo que se sente de forma transversal nos mercados, 69% das empresas esperam aumentar a sua massa salarial no primeiro trimestre de 2021. Destas, 34% antecipam aumentos de até 2%; 29% estimam um aumento entre 2% e 5%, e 6% preveem um aumento superior a 5%.

O Barómetro RH 2020/21 inquiriu cerca de 150 diretores de Recursos Humanos de grandes e médias empresas nacionais, com o objetivo de avaliar a resposta das organizações à situação pandémica, as principais tendências e desafios atualmente verificados na Gestão das Pessoas, bem como o grau de motivação e produtividade dos colaboradores.

 

SOBRE O KAIZEN INSTITUTE
O Kaizen Institute Consulting Group é uma empresa multinacional que fornece serviços de consultoria e formação ao tecido empresarial e instituições públicas em mais de 35 países. A empresa atua em diferentes setores de atividade, suportando as organizações e desafiando os líderes a melhorarem a sua rentabilidade e a fazerem crescer o seu volume de negócios. Fundado em 1985, na Suíça, está em Portugal, com escritórios no Porto e em Lisboa, desde 1999.