Estadias de 14 noites em hotéis que efetuaram planos de desinfeção rigorosos e cumprem todas as normas sanitárias recomendadas pelas autoridades de Saúde.

 

Segundo o último estudo da Condé Nast Johansens sobre os hábitos de férias de luxo post-covid, realizado entre os mais de 95.000 assinantes da sua newsletter, Portugal é o oitavo destino preferido pelos viajantes de luxo, depois dos Estados Unidos (6º) e as Caraíbas (7º). O primeiro na lista dos escolhidos foi o Reino Unido, seguido da Itália (2º) e Espanha (3º). A França foi o quarto destino indicado, seguido da Grécia (5º). O inquérito da Condé Nast Johansens foi realizado entre 19 de janeiro e 1 de fevereiro de 2021.

Duração da estadia

Na hora de planear as próximas férias, a grande maioria declara querer partir em setembro, sendo junho e maio a segunda e terceira opção. As longas estadias ou escapadelas de fim de semana foram preteridas pelos viajantes de luxo que escolheram, por ordem de preferência, períodos de férias de 14, 10 e de 7 noites.

A tomada de decisão final

Os viajantes de luxo têm definidas três grandes prioridades antes de concretizar uma reserva: o destino, ser totalmente reembolsável em caso de cancelamento até à última hora e a flexibilidade nas marcações e alterações das estadias. Tal como acontecia antes da pandemia, a excelência no serviço, a gastronomia e uma boa reserva de vinhos são também essenciais na hora de decidir proceder a uma reserva, apesar da ordem de prioridades ter sido alterada. 

Influência da COVID-19

Antes de reservar e durante a estadia no hotel escolhido, 71% dos viajantes de luxo exigem uma declaração formal da unidade hoteleira no seu website confirmando que cumpre a normativa local quanto à higiene e distanciamento social. Igualmente, 71% dos inquiridos também salientam que deve haver dispensadores de álcool-gel em todas as áreas públicas do hotel.

Para 68% dos participantes no inquérito é essencial que os interruptores, cartões de acesso aos quartos, controle remoto da televisão e maçanetas dos armários e das portas sejam limpos e desinfetados diariamente. No universo dos inquiridos, 47% dão valor ao hotel que tenha aplicações que restrinjam o contato físico na altura do check-in, numa reserva no restaurante ou numa sessão de spa, entre outros exemplos.

Sustentabilidade

Cada vez são mais os viajantes de luxo que avaliam as práticas de sustentabilidade implementadas nos hotéis. Os viajantes são mais recetivos a realizarem uma reserva num hotel de luxo que tenha implementado práticas ambientais como a redução dos resíduos e incentivo à reciclagem, manutenção sustentável dos jardins, gestão dos recursos de água, incorporação de menus sustentáveis com base em produtos orgânicos e a disponibilidade de garrafas de água reutilizáveis que não sejam fabricadas em plástico.