Portaro Inverse da Vicaima em destaque no setor hoteleiro

A Vicaima foi a marca de portas eleita para integrar o BessaHotel Baixa, um novo empreendimento hoteleiro, situado em pleno coração do Porto, pautado na sua génese, pela modernidade e pelos detalhes decorativos vintage, nos quais as soluções corta-fogo e acústicas da marca foram aplicadas para responder às exigências do edifício.

O BessaHotel Baixa, com assinatura da designer Nini Andrade Silva, reflete no seu interior, a atualidade e o design de um edifício ímpar, no qual as propostas Vicaima, que incluem portas e painéis com acabamento exclusivo, aliam funcionalidade ao design de vanguarda e contribuem para assinalar a essência sofisticada e emblemática do espaço.

Para dar um look contemporâneo ao BessaHotel Baixa, foi eleita a solução Portaro Inverse para a entrada dos quartos, configuração que permite facear a porta com o aro, criando planos contínuos que se estendem pelos corredores do hotel.

De modo a garantir os elevados níveis de conforto e segurança pretendidos para o projeto, foram selecionadas diversas performances técnicas, entre as quais se evidenciaram o Portaro Inverse corta-fogo 30 minutos, com isolamento acústico até 45 decibéis, assim como as soluções de porta e aro com resistência ao fogo até 30 minutos, que integraram as zonas comuns do hotel.

Todos os produtos Vicaima desenvolvidos para responder à temática do projeto – portas, aros, painéis de revestimento, apainelados de janela e rodapés – apresentam um acabamento exclusivo, obtido através de um processo industrial customizado, que recria o aspeto e o design do cobre e que reforça a estética autêntica, cosmopolita e convidativa do empreendimento.

De destacar que as soluções Portaro Inverse têm registado uma significativa procura pelos profissionais do setor hoteleiro, que valorizam o seu potencial estético e a configuração versátil que lhe é caraterística – porta faceada pelo aro ou com painéis de revestimento – bem como a abrangência técnica, uma vez que disponibiliza uma oferta transversal de soluções corta-fogo, corta-fogo e acústica, e não fogo.

Modo Distinto apresenta novo site e lança campanha “Linha da Frente”

A Modo Distinto, empresa que presta serviços de consultoria nos setores de Hotelaria e de Turismo, acaba de lançar o seu novo site e que corresponde a um novo posicionamento, agora mais abrangente ao nível das suas valências.

A plataforma apresenta como grande novidade o dinamismo, a simplicidade e intuição na sua navegação. Cada cliente passa a ter um atendimento mais personalizado que vai ao encontro das necessidades do mesmo. Como aposta na melhoria da interatividade, foi também desenvolvido um assistente online, que está disponível instantaneamente para todos os visitantes do site.

“Este novo site surge no momento da evolução que estamos a levar a cabo e que coloca o consumidor no centro da nossa estratégia digital”, salienta José Pardal, diretor sócio da Modo Distinto.

O novo site foi criado no seguimento da nova imagem da Modo Distinto, desenvolvida pela agência Message in a Bottle, e apresentada recentemente.

Campanha “Linha da Frente”

Já no novo site está disponível a campanha “Linha da Frente”, uma iniciativa desenvolvida pela Modo Distinto em conjunto com os seus clientes na área da hotelaria, e que visa contribuir de forma solidária para a situação em que o país vive face ao COVID-19.

A “Linha da Frente” contempla ofertas exclusivas para os elementos dos diferentes sectores que, como o próprio nome indica, representam a linha da frente na luta contra esta pandemia, como Médicos, Enfermeiros, Auxiliares de Saúde, Forças de Segurança, Militares e Bombeiros, entre outros.

Cada unidade de alojamento irá disponibilizar tarifas especiais, assim como ofertas exclusivas para todos aqueles que são os nossos heróis nacionais do momento.

Para obter mais informações, visite o novo site e consulte a campanha em: www.modo-distinto.pt

Costa Cruzeiros prolonga suspensão dos seus cruzeiros até 30 de junho

A Costa Cruzeiros anunciou a extensão da suspensão dos seus cruzeiros até 30 de junho de 2020. Devido à continuação da situação de emergência como consequência da pandemia mundial de Covid-19 e ao prolongamento das medidas de contenção, como o encerramento de portos e restrição ao movimento de pessoas, que não permitem as operações, a empresa estende a suspensão dos seus cruzeiros durante todo o mês de junho.

A Costa Cruzeiros está a informar as agências de viagens e clientes afetados por estas alterações, os quais irão receber uma reproteção e um crédito a bordo para utilizar num próximo cruzeiro, à sua escolha, até novembro de 2021.

Termas Centro lançam novo blogue promocional já a pensar na reabertura

A rede Termas Centro desenvolveu uma nova plataforma de promoção das estâncias termais da região Centro do país. Trata-se de um blogue, acessível em www.termascentroblog.pt, que mostra as experiências que se podem usufruir nas estâncias termais e nos territórios onde estas estão inseridas.

O blogue Termas Centro, em conjugação com o site oficial da rede (em www.termascentro.pt), conta histórias sobre as Termas, demonstra os múltiplos benefícios das águas termais, através de estudos científicos, e descreve os muitos tratamentos disponíveis. Sugestões de passeios em família nas zonas envolventes ou as melhores receitas regionais para experimentar em casa são outros dos conteúdos que se podem encontrar na nova plataforma, que será atualizada com regularidade.

Este novo blogue foi pensado para mostrar a todos as muitas experiências de que podem usufruir numa deslocação às Termas, assim que for possível voltarem a desfrutar em pleno do bem-estar proporcionado pelas nossas estâncias”, explica Adriano Barreto Ramos, coordenador da rede Termas Centro.

Há indicadores que nos fazem acreditar que, assim que for ultrapassada a fase mais crítica da atual pandemia, quem viaja vai ter uma preocupação mais acentuada em escolher destinos não massificados, que lhes ofereçam garantias de segurança, higiene e tranquilidade. As Termas Centro reúnem todas estas garantias. Há muito que os procedimentos de segurança estão implementados nas Termas e estas, além do mais, estão situadas em locais de grande beleza natural e tranquilidade”, sublinha o mesmo responsável.

As Termas são o destino ideal para o pós-covid-19, até por serem particularmente eficazes no reforço do sistema imunitário, como está comprovado, o que permite resistir melhor aos riscos que todos os anos surgem, especialmente no que respeita às vias respiratórias. O papel das Termas na prevenção da doença e na promoção da saúde é muito importante, além da vertente terapêutica”, diz ainda Adriano Barreto Ramos.

Por esta altura, as estâncias que integram o consórcio Termas Centro estão a preparar ativamente a reabertura da atividade termal, de forma a que esta aconteça com toda a segurança. A reabertura acontecerá em alinhamento com a Associação das Termas de Portugal, nomeadamente com a sua Comissão Técnico Científica, que está em contacto com as suas congéneres europeias, na definição de um conjunto de medidas a implementar para reforço da segurança de instalações e equipamentos.

Marriott International aposta na ajuda às comunidades

A Marriott International aposta na ajuda ás comunidades ao mesmo tempo que garante que “vamos viajar novamente”. O objetivo é assegurar aos hóspedes que a sua segurança é prioridade e agradecer a quem confia na Marriott e nos seus planos para futuras viagens.

Embora sejam tempos difíceis para todos, o grupo Marriott com mais de 7000 propriedades em 131 países e territórios, tem estado focado em apoiar as comunidades onde os seus associados vivem e trabalham.

A Marriott considera essencial ajudar e fortalecer os profissionais de saúde e prestadores de cuidados, que estão a trabalhar a primeira linha a combater o COVID-19, estabelecendo diferentes programas de ajuda. Com apoio dos parceiros American Express e JP Morgan Chase, comprometeu-se a oferecer estadias o valor de 10 milhões de dólares aos profissionais de saúde a lidar com o combate ao COVID-19 nos E.U.A,onde a empresa é sediada. A iniciativa Rooms for Responders providencia alojamento gratuito a estes profissionais de saúde em algumas das áreas mais impactadas pelo vírus naquele país.

Já através do Commuinity Caregiver Program, disponível nos EUA, Canadá, Caraíbas e América Latina, os hotéis do grupo oferecem tarifas com grandes descontos para estes profissionais que escolham alojar-se em unidades perto dos locais de trabalho nesta fase de combate ao vírus. Embora grade parte das unidades hoteleiras do grupo a nível mundial se encontre de portas fechadas, devido às restrições de viagens associadas à pandemia, a Marriott assegura que os associados
em diferentes pontos do globo encontrem formas de ajudar as comunidades ode se inserem.

Diversas propriedades doaram os produtos alimentares não utilizados das suas cozinhas a instituições de solidariedade, enquanto outros contribuíram com refeições cozinhadas e materiais de limpeza e desinfeção ás autoridades de saúde locais. Em sinal de solidariedade e no que vai tornando uma tendência global, vários hotéis da Marriott International iluminam as suas fachadas com símbolos e mensagem de amor e esperança.

No seu tratamento ao cliente, desde o início que a Marriott International vem flexibilizando as suas políticas de cancelamento. A última atualização a estas políticas faz com que em todas as reservas existentes para qualquer data futura o cliente tenha a oportunidade de gratuitamente alterar ou cancelar a reserva até 24h antes da chegada, desde que estas alterações sejam realizadas até 30 de junho.

Para os membros do programa de fidelização Marriott Bonvoy também há boas novidades. Os estatutos ganhos em 2019 serão prolongados até fevereiro de 2022, enquanto todos os pontos ganhos expirarão apenas a partir de fevereiro 2021, caso a conta esteja inativa há 24 meses. Por outro lado, a Marriott pede aos seus clientes que apoiem diversas associações ativas na resposta ao COVID-19, doando os seus pontos Marriott Bonvoy através da Marriott Bonvoy’s e Giving Plattform.

O ano de 2020 teve um arranque positivo para a Marriott International com um crescimento de 3,2% no RevPAR na Europa e de 3,5% nos EUA nos primeiros dois meses do ano. Naquela altura, a Asia-Pacifico registava já uma quebra de 24,7% no RevPAR. Na China os níveis médios da ocupação eram, a meados de março de 15% o que mostra o início de uma contida melhoria. Enquanto esta região começava a mostrar uma linha ascendente ao ível do negócio, todas as outras regiões mantinham-se numa linha descendente, com a Europa e os EUA a apresentar taxas de ocupação nos 25%.

Assim, a empresa previa um continuar da queda da performance . “Embora não consigamos prever quanto tempo esta crise vai durar, sabemos que passará. E quando passar a procura do alojamento vai recuperar e estamos confiantes que a nossa empresa possui a experiência e recursos necessários para enfrentar esta crise” – acrescenta Arne Sorenson, o Presidente e CEO da Marriott. Embora tenha surgido um número esmagador de cancelamentos para o 1º semeste, a Marriott avança que tal não se verificou aida para o 2º semestre e que muitos dos clientes, principalmente em grupos, estão a tentar reagendar as suas férias.

Ainda assim a companhia está a apostar em planos de mitigação dos impactos operacionais do COVI-19. Tem sido implementados planos de contingência de negócio que têm vindo a ser reajustados, para dar a melhor resposta possível à situação. Foram fechados estabelecimentos de F&B das propriedades, houve redução de staff e pisos ou hotéis inteiros a fechar portas temporariamente.

As renovações de hotéis e equipamentos franchisados agendadas para 2020 foram adiadas por um ano e foram suspensas as auditorias de padrão da marca.

A nível corporativo , os planos de contingência incluem cortes significativos em salários de trabalhadores senior executive, a requisição de licenças temporárias, a redução da carga horária e cancelamento de todas as viagens e gastos não essenciais, incluindo com as estratégias de marketing.

A Marriott International estima que estes cortes reduzam os custos em 140 milhões de dólares, um número que prevê que cresça ao passo que novas medidas vão sendo adoptadas.

Tourism Talks. O futuro da Meeting Industry em discussão

A Message in a Bottle, agência de comunicação especializada em Turismo e Lifestyle, irá organizar no próximo dia 1 de maio, às 15h00, a terceira edição das Tourism Talks, desta feita dedicada à Meeting Industry.

Com o nome “Meeting Industry. Fim ou um novo começo?” esta conferência online irá contar com oradores como Diogo Assis, CEO da VOQIN’, Maria João Rocha de Matos, diretora geral da Lisboa Feiras Congressos e Eventos; João Paulo Oliveira, diretor geral da Leading; Jorge Vinha da Silva, CEO do Altice Arena; Miguel Pinto, Travel Executive Officer da LX Travel; Nuno Carvalho, diretor geral da Click and Play; Susana Martins, diretora de vendas e marketing do Corinthia Hotel Lisbon; sendo moderado por Ruben Obadia, fundador da Message in a Bottle.

A Tourism Talk será transmitida em direto no canal de Youtube da Message in a Bottle e o seu acesso é gratuito: https://www.youtube.com/channel/UClNMjypH26ls2vF6gSsFpOg?view_as=subscriber

“Mais uma vez a Message in a Bottle quer estar próximo do setor do Turismo partilhando conteúdos relevantes e discutindo assuntos que sabemos são de extrema importância”, destaca Ruben Obadia, CEO da Message in a Bottle. De acordo com o mesmo responsável, “a importância que a área dos congressos, eventos e incentivos tem para o destino Portugal justificava uma Tourism Talk, até porque a Meeting Industry está mergulhada num mundo de indefinições”.

 

Makro Portugal ajuda a distribuir mais de 11.600 refeições em apenas um mês

A makro Portugal, no âmbito da pandemia global que estamos a viver devido à evolução do Covid-19, tem vindo a apoiar diversas iniciativas de responsabilidade social que procuram marcar a diferença. Entre as iniciativas apoiadas pela grossista encontra-se o projeto “Alimentar a Saúde”, organizado pelo chef Rui Silvestre, em conjunto com os Chefs Noélia Jerónimo, Vasco Coelho Santos, Rodrigo Castelo, Marco Gomes e a Rede de Emergência Alimentar, que visa distribuir refeições aos mais carenciados a sul, norte e centro do país. Neste projeto a makro Portugal é, maioritariamente, responsável pelo fornecimento de bens alimentares necessários para a confeção das refeições pelos vários chefs, a nível nacional. Esta ação foi estruturada a partir dos Bancos Alimentares, e encontra-se assente em Instituições de Solidariedade Social, Juntas de Freguesia e outras entidades que prestam apoio. A Rede de Emergência Alimentar mobiliza um corpo de voluntários, devidamente protegidos, que em horário e local definidos, realizam o transporte das refeições confecionadas ou dos produtos para os pontos de entrega ou até para casa dos mais frágeis, reduzindo o número de pessoas em circulação, mas garantindo o abastecimento. “Alimentar a Saúde” teve início a 21 de março e, em apenas um mês, já foram distribuídas mais de 11.600 refeiçõesà população mais necessitada, de que são exemplo famílias carenciadas, crianças institucionalizadas, lares e profissionais de saúde, entre outros. “Não é novidade que estamos todos a passar por uma situação altamente instável e imprevisível, algo sem precedentes. Neste sentido, cabe-nos prestar todo o apoio possível à sociedade portuguesa, com especial enfoque naqueles que mais precisam de ajuda. A participação da makro Portugal em iniciativas de responsabilidade social como esta, que marcam a diferença no quotidiano de famílias e profissionais, é também um dos nossos focos. É responsabilidade de todos fazermos mais e melhor. Desde sempre que nos envolvemos com a sociedade e nos encontramos ligados a projetos de cariz social. Neste contexto ainda mais sentido e diferença faz”, explica David Antunes, CEO da Makro Portugal. A makro Portugal apoia também o projeto “É Um Restaurante”, uma iniciativa da Associação Crescer que consiste em dar formação profissional e emprego a pessoas em situação de sem-abrigo, e que todos os dias distribui 200 refeições a pessoas nesta situação, em Lisboa. Outra iniciativa de responsabilidade social que a makro Portugal fez questão de se associar foi a comunidade “Ao seu Lado”, um projeto lançado a 26 de março com o objetivo de ajudar a promover pequenos e médios estabelecimentos alimentares que continuam ativamente a disponibilizar bens alimentares, através de entregas em casa ou de serviços de takeaway. Com mais de 700 estabelecimentos inscritos, a iniciativa “Ao seu Lado” tem como objetivo ajudar os comerciantes aderentes para que estes consigam reduzir os custos operacionais de aquisição de produtos, mas também ajudar as pessoas que utilizam a plataforma. “São milhares os estabelecimentos comerciais e restaurantes a precisar de apoio neste situação complexa que estamos todos a viver, nomeadamente em Portugal. Proativamente apoiamos esta iniciativa como uma solução para ir ao encontro das necessidades dos negócios próprios, tentando minimizar as consequências económicas para os pequenos e médios estabelecimentos alimentares”, explica David Antunes. Como forma de dinamizar a economia nacional, “Ao seu lado” pretende que as pessoas não deixem de recorrer aos restaurantes e ao comércio tradicional, para que estes consigam manter a sustentabilidade do seu negócio. Os estabelecimentos que prestem serviços de takeaway ou façam entregas ao domicílio poderão realizar a sua inscrição na comunidade de forma gratuita. Paralelamente, a empresa colabora ainda com a Refood, Banco Alimentar, Bombeiros, entre outras instituições de Norte a Sul do País.

Costa Verde apresenta Opera: Porcelana profissional para refeições com requinte

Desenhada pelo premiado atelier Studio Levien e desenvolvida pela Costa Verde, a linha Opera apresenta distintas formas que se coordenam entre si.

De um branco imaculado, esta porcelana conta com duas variantes – Boheme e Aria – e um criativo conjunto de soluções para servir e degustar. Deixe-se inspirar e surpreenda com empratamentos impressionantes!

Veja o catálogo completo da linha Opera, da Costa Verde, pensada para os mais elegantes espaços de restauração e hotelaria.

Conheça a Porcelanas Costa Verde

Turismo de Portugal reconhece estabelecimentos com selo “Clean & Safe”

Numa altura em que se prepara a retoma do setor, os empreendimentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagem (empresas que possuem registo junto da Autoridade Turística Nacional) podem solicitar a declaração como Estabelecimento “Clean & Safe”. O Turismo de Portugal criou um selo para distinguir as atividades turísticas que asseguram o cumprimento de requisitos de higiene e limpeza para prevenção e controlo da Covid-19 e de outras eventuais infeções, reforçando, assim, a confiança do turista no destino.

Este reconhecimento tem a validade de um ano, é gratuito e opcional, e exige a implementação nas empresas de um protocolo interno que, de acordo com as recomendações da Direção-Geral da Saúde, assegura a higienização necessária para evitar riscos de contágio e garante os procedimentos seguros para o funcionamento das atividades turísticas.

O selo “Clean & Safe” pode ser obtido online, a partir de dia 24 de abril, nas plataformas digitais do Turismo de Portugal: RNET (Registo Nacional dos Empreendimentos Turísticos), RNAAT (Registo Nacional dos Agentes de Animação Turística) e RNAVT (Registo Nacional dos Agentes de Viagens e Turismo) e estará sempre associado ao número de registo da entidade.

Depois de submetida a Declaração de Compromisso por parte das empresas, estas podem utilizar o selo “Clean & Safe”, quer fisicamente nas suas instalações, quer na sua presença nas plataformas digitais.

O Turismo de Portugal, em coordenação com as entidades competentes, irá realizar auditorias aleatórias aos estabelecimentos aderentes.

Com esta medida a Autoridade Turística Nacional pretende, não apenas transmitir às empresas informação sobre as medidas mínimas necessárias de higiene e limpeza dos estabelecimentos, como promover Portugal como destino seguro do ponto de vista de cuidados com a propagação do Vírus, com uma atuação coordenada por parte de todas as empresas do setor e que se alargará brevemente a outras áreas de atividade conforme inúmeras manifestações de interesse.

Guias de Procedimentos para o alojamento e restauração durante a Covid-19

A Organização Mundial da Saúde criou dois guias de operação para o sector do alojamento e restauração nomeadamente “Operational Considerations for Covid-19 management in the accomodaton sector” e “Covid-19 and food safety: gudance for food business”, que pretendem dar indicações sobre os procedimentos operacionais a ter em conta para o Covid-19 em conjunto com as atualizações que vão sendo indicadas no site da Organização Mundial de Saúde.

O guia indica os procedimentos que os hotéis e todas as unidades de alojamento devem fazer para proteger os seus funcionários e clientes, bem como a ação específica da direção.

No caso do guia para a restauração, este esclarece a falta de evidência da transmissão do vírus através da comida ou das respetivas embalagens, mas alerta para o facto do vírus se manter vivo nas superfícies onde caem as gotículas que o transportam e para a necessidade de observar as mais estritas normas de higiene como a lavagem frequente das mãos.

Os dois documentos, que a ADHP está atualmente a traduzir para incluir nos Manuais de Procedimentos da Hotelaria e Restauração, estão disponíveis nas versões originais aqui.

COVID 19 Accommodation sector

COVID 19 and Food Safety Guidance for Food Business interim guidance

Tourism Talks by MIB discute o futuro da distribuição turística

A Message in a Bottle, agência de comunicação especializada em Turismo e Lifestyle, irá organizar no próximo dia 24 de abril, às 15h00, a segunda edição das Tourism Talks, desta feita dedicada à distribuição turística.

Com o nome “Tourism Distribution: Healing Solutions”, esta conversa irá juntar um conjunto de empresários e personalidades do setor, como é o caso de Pedro Costa Ferreira, presidente da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo; Frédéric Frère, Ceo da TravelStore; Carlos Baptista, administrador da Bestravel; Francisco Teixeira, diretor geral da Melair; João Moita, diretor geral da CITUR; Markus Zahn, CEO da Olimar; sendo moderado por Ruben Obadia, fundador da Message in a Bottle.

A Tourism Talk será transmitida em direto no canal de Youtube da Message in a Bottle e o seu acesso é gratuito:

https://www.youtube.com/channel/UClNMjypH26ls2vF6gSsFpOg?view_as=subscriber

Um novo paradigma da alimentação

Artigo de Opinião
Por Madalena Rugeroni
Country Manager Too Good To Go Portugal

Hoje celebramos 50 anos do Dia da Terra. Em 1970 este dia foi celebrado pela primeira vez, com o propósito de criar uma consciência comum dos recursos naturais do planeta, da educação ambiental e da nossa participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

E hoje, mais do que nunca, neste tempo sem precedentes em que muito se fala sobre a “recuperação” do planeta, não podemos deixar que se caminhe para o paradoxo da sustentabilidade ambiental. Que este seja um tópico ofuscado por outras questões emergentes desta pandemia, igualmente importantes e urgentes, como a segurança e a saúde pública. Até porque existe uma correlação imediata e óbvia entre ambas as prioridades – um planeta saudável é também o reflexo de uma sociedade sã e segura – e essa foi uma das maiores aprendizagens da circunstância da nossa actual realidade.

E é sobre esse facto que a Too Good To Go se propõe a reflectir, nesta realidade que era aparentemente impossível, mas que provou já ter dado origem a alterações na sociedade e no planeta que só seriam previstas (em cenários muito optimistas) num período de tempo muito mais longo. A actual pandemia abalou o mundo e estamos a testemunhar mudanças sísmicas, e a indústria alimentar e a forma como nós, consumidores, vemos os alimentos, é uma das alterações mais marcantes. Apesar de sermos uma nação valente e apaixonada por comida, o respeito por essa mesma comida perdeu-se de forma generalizada, um pouco por todos os cantos do mundo, não sendo Portugal uma excepção. E isto deve-se, muito possivelmente, ao simples facto de termos vivido numa época, e principalmente numa fatia dos afortunados, em que a comida sempre esteve disponível.

Acostumamo-nos a prateleiras cheias e a ter acesso abundante a alimentos quando e onde quisermos. Somos os sortudos deste mundo civilizado, compradores de conveniência, sempre capazes de abastecer os nossos frigoríficos sem realmente pensar no que já temos em casa.

De certa forma, e para a grande generalidade dos consumidores o laço emocional à comida, que nos permite, a todos, reconhecer-lhe o seu valor individual e colectivo, perdeu-se. Não sabemos que recursos são necessários para produzir alimentos, de onde vêm ou quem na realidade os produziu para nosso proveito. Compramos abacates do México e mirtilos da Nova Zelândia e achamos necessário ter acesso a morangos a meio de Dezembro. Em suma, e em parte por causa da sua abundância, os alimentos tornam-se numa mercadoria à qual não lhe é dado o devido valor nem respeito. E vivemos agora num cenário em que muito provavelmente, o volume de desperdício de alimentos em casa poderá ter aumentado. Seja por falta de consciência, ou pura e simplesmente, por falta de conhecimento necessário, para se distinguir inclusive se um alimento está ou não, ainda próprio para consumo, ou até porque não sabemos como o aproveitar no seu todo.

Mas porque o impossível aconteceu, e por conseguirmos reconhecer todas estas limitações, a nossa relação e respeito pela comida mudou. A partilha e a entreajuda crescem e dicas de como aproveitar os alimentos, de receitas ricas em nutrientes e munidas de uma criatividade de reaproveitamento inteligente e astuta – das mais complexas e elaboradas às mais simples e de fácil aplicação a qualquer lar, estão um pouco por todo lado. É agora crucial que nos lembremos que estas mudanças não podem ser apenas o reflexo de um condicionamento, mas sim uma aprendizagem que dele adveio, uma nova forma de estar, de comprar, de preservar, de cuidar, de trabalhar, de retribuir, de aprender – de nos alimentarmos e de respeitarmos a terra, e todos aqueles que a trabalham e todos os outros que dela dependem – todos nós.

Nas últimas semanas, e movidos por esta oportunidade de mudança e pelo aumento generalizado de solidariedade, nós na Too Good To Go, e na qualidade de empresa de impacto social e player de relevo no combate ao desperdício alimentar e redução de emissões de CO2 que dele advêm, participámos em discussões ao lado de ONGs e empresas que compõem a Green Recovery Alliance, uma aliança lançada no Parlamento Europeu com o apoio de 12 ministros do meio ambiente da UE, que assinaram um apelo por uma recuperação verde desta pandemia. Um projecto que visa apoiar planos de recuperação, que coloca a luta contra as mudanças climáticas e a perda de biodiversidade no centro da política económica europeia. Cabe-nos a todos nós percebermos o nosso impacto e trabalharmos na construção deste novo mundo.

Esta pandemia antecipa mudanças, que estavam inclusive em agenda, como a educação à distância, o trabalho remoto, a procura pela sustentabilidade, e a consciência individual e colectiva, de que todos temos de ser e agir com uma maior responsabilidade no impacto ambiental e social. É importante mantermos viva a memória de um tempo em que aprendemos a importância de conceitos e valores como
solidariedade e empatia, para com o próximo e para com o planeta e os seus recursos. Princípios básicos que nos podem levar a um novo e mais consciente modelo de consumo alimentar.