Guarda Rios Rosé: o reflexo da dedicação feminina na arte de fazer vinho

Para celebrar o Dia da Mulher, não há nada mais especial do que brindar com um vinho idealizado e produzido por uma mulher. Com notas suaves e aromas elegantes, o Guarda Rios Rosé 2022 reflete a dedicação feminina na arte da vinificação da enóloga Ana Filipa Pereira. Seja para surpreender num jantar entre amigas, para oferecer a uma mulher especial ou simplesmente para desfrutar de um bom momento, este Rosé promete ser o melhor complemento.

De cor salmão suave e produzido através das castas Aragonez e Syrah, o Guarda Rios Rosé 2022 apresenta um nariz intenso com aromas silvestres e frutos do bosque. A enóloga sugere este rosé como aperitivo ou para acompanhar pratos mais leves devido à sua acidez crocante.

Proveniente de solos argilo-calcários, as uvas deste vinho foram vindimadas das zonas mais frescas e com maior acidez resultando num rosé equilibrado. O seu processo de vinificação caracteriza-se por uma fermentação em cubas de inox a temperaturas baixas e estágio em borras com battonage constante.

Vinhos da Península de Setúbal marcam presença na ProWein 2024

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) estará presente na ProWein 2024, a maior feira mundial de vinhos – com exposição direta de um grupo de produtores de vinho da Península de Setúbal. A feira irá decorrer entre 10 e 12 de março na Alemanha, em Düsseldorf, e contará com a presença de 7 produtores da região.

Os produtores presentes no stand da CVRPS (Hall 12 A01 stand 01) são: Adega de Palmela, Herdade Canal Caveira, Quinta do Piloto, Adega Camolas, Filipe Palhoça Vinhos, Quinta Brejinho da Costa e Herdade do Peru.

Os vinhos portugueses vão estar em evidência, com mais de 320 produtores nacionais presentes no stand da ViniPortugal e nos stands das várias regiões vitivinícolas nacionais, entre eles o stand da Comissão Vitivinícola da Península de Setúbal. Podem ser ainda visitadas nesta feira outras empresas da região: Bacalhôa Vinhos de Portugal, Casa Ermelinda Freitas, José Maria da Fonseca, Venâncio da Costa Lima e Adega de Pegões.

O Impacto dos Robôs de Serviço no Setor Hoteleiro

Na dinâmica constante da indústria hoteleira, a integração de tecnologias inovadoras assume um papel crucial para oferecer experiências ímpares aos hóspedes. Uma das principais tendências é a utilização de robôs de serviço, e a Beltrão Coelho destaca-se nessa revolução em Portugal, introduzindo inteligência artificial no ambiente corporativo e incorporando a tecnologia de robôs de serviço no setor hoteleiro.

Essa visão inovadora tem redefinido a interação dos hotéis com os seus hóspedes e otimizado as suas operações diárias. A implementação de robôs de serviço pela Beltrão Coelho representa uma mudança disruptiva, proporcionando eficiência operacional e experiências personalizadas.

Robôs de Serviço na Hotelaria:

Robô Cruzr:

O Cruzr, dotado de braços articulados e expressões faciais, desempenha funções multifacetadas. Na receção, efetua com destreza check-ins e check-outs, enquanto no átrio atua como concierge, fornecendo informações sobre o hotel, restaurantes e pontos de interesse locais. Adicionalmente, o Cruzr oferece entretenimento personalizado, incluindo música, dança e anedotas, tornando a estadia do hóspede memorável. A capacidade de interação em várias línguas amplia ainda mais a sua utilidade, proporcionando uma experiência acolhedora e inclusiva.

A personalização do Cruzr através de vinis, não só reforça a identidade da marca como transforma o robô num embaixador envolvente, promovendo o hotel de forma única.

Robô Aspirador CC1:

O CC1 apresenta uma abordagem versátil à limpeza profissional, executando funções 4-em-1: esfrega, varre, aspira e age como mopa. A sua autonomia de 5 horas, capacidade de limpeza detalhada e criação de relatórios de limpeza contribuem significativamente para a manutenção do ambiente. A gestão inteligente de múltiplos robôs na limpeza, combinada com a ausência de intervenção manual em recargas e despejo de água, destaca o CC1 como uma solução eficaz e eficiente para a higienização dos espaços com máxima autonomia.

Robô Swiftbot:

O Swiftbot surge como uma solução que disponibiliza a equipa para tarefas mais complexas, garantindo, ao mesmo tempo, um serviço ininterrupto aos hóspedes 24/7/365. Além de realizar entregas rápidas e seguras de refeições, bebidas e outros itens essenciais, o Swiftbot opera autonomamente nos elevadores e apresenta abertura automática de portas, garantindo a privacidade dos hóspedes.

Robô Temi:

Equipado com a assistente pessoal Alexa, o Temi desempenha funções essenciais na receção e lobby, oferecendo check-ins e check-outs, boas-vindas, orientações e informações sobre o hotel e pontos de interesse locais. A sua capacidade de interação com os hóspedes, reprodução de música e verificação do tempo adiciona uma camada de conveniência e personalização à experiência do hóspede.

Os robôs de serviço não só automatizam tarefas rotineiras, mas também assumem funções essenciais na indústria hoteleira, como a entrega de refeições, informações aos hóspedes e limpeza detalhada. Essas funções não apenas otimizam as operações, mas também conferem uma vantagem competitiva ao hotel, destacando-o pela inovação e excelência no serviço.

A implementação de robôs de serviço pela Beltrão Coelho representa um marco significativo no setor hoteleiro em Portugal. Ao combinar inovação tecnológica com a busca incessante pela satisfação do cliente, os hotéis que adotam essa abordagem emergem como líderes na oferta de experiências únicas e eficientes. A revolução dos robôs de serviço promete transformar a hospitalidade e definir um novo padrão de serviço excecional.

Lisbon Marriott Hotel anuncia Brunch inspirado no universo encantado

Domingo é tradicionalmente dia de descanso, de estar com a família ou com os amigos, e nada melhor que um Brunch inspirado no universo encantado que oferece uma experiência mágica e divertida.

Aos domingos, durante os meses de Março e Abril, das 12h30 às 15h30, deixe-se envolver pela magia do CITRUS Restaurante do Lisbon Marriott Hotel , com uma vista privilegiada para um extenso jardim tropical . O cenário ideal para almoçar e recuperar as boas energias.

Uma experiência inesquecível em que as famílias com crianças podem usufruir de um delicioso brunch em ambiente mágico inspirado no bosque encantado acompanhado de animação infantil.

O menú exclusivo que foi cuidadosamente idealizado pelo Chef Dominic Smart começa por uma variada oferta: seleção de pães e iogurtes, compotas,tábuas de queijos e de enchidos para além de saladas , que abre o apetite para os pratos principais: carne de porco suculenta ao estilo clássico português; caril assado de coco, tofu e couve; filete de corvina com manteiga de pimenta verde; raviolis Nero com molho de marisco , legumes da época e batatas assadas com sal marinho.

A tudo isto junta-se ainda o show cooking ao vivo, que inclui os ovos mexidos ,ovos estrelados em tostas, ovos escalfados em pão torrado e panquecas encantadas com uma variedade de coberturas deliciosas.

A doçura deste dia é coroada com as sobremesas: salada de fruta, frutas diversificadas, bolo de café de sonho de amêndoa, pão de banana com cobertura de queijo creme, pudim de maçã com caramelo, rolinhos de canela com glacé, bolo de chocolate sem farinha, cheesecake de iogurte com coco e manga sem glúten, créme brulee e a fonte de chocolate mágica.

Os mais pequenos podem desfrutar de uma estação própria (ex. mini hambúrgueres, esparguete à bolonhesa, douradinhos de peixe e seleção de croquetes; ovos estrelados ou escalfados com tostas; iogurtes; panquecas) e brincar no imaginário da Terra do Nunca acompanhados por um monitor “Peter Pan” que se dedica inteiramente a entretê-los com pinturas, modelagem de balões, glitter e outras atividades de lazer .

O brunch tem um custo de 44€ p.p. (com bebidas incluidas: sumos de laranja, maçã e frutos vermelhos, smoothies: abacate, pêra e espinafres; abacaxi e gengibre; café e chá).

Gratuito para crianças até aos 4 anos. Entre os 5 e os 12 anos têm desconto de 50%.

É aconselhável reserva prévia através dos contactos: 21 723 54 00 ou lisbon@marriotthotels.com

Para celebrar o dia do pai, o Lisbon Marriott Hotel preparou duas datas especiais: 17 e 24 de março onde o brunch encantado contará, além da animação infantil, com uma cantora ao vivo e sorteio especial da Watx (relógios), El Corte Ingles (perfumes) e Trema Arte Contemporânea(serigrafia)

BTL com aposta redobrada em conferências e talks

Para a sua 34ª edição, que arranca no dia 28 de Fevereiro, a BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa reforçou a aposta em conteúdos para profissionais e consumidores, com a organização e acolhimento de várias iniciativas.

Espalhados por sete áreas distintas ao longo dos cinco dias de feira, estes conteúdos procuram afirmar a BTL como um espaço de discussão, troca de ideias e promoção de conhecimento, tanto para os profissionais do turismo como para o público final.

Exemplo disso são as diversas iniciativas que terão lugar no Auditório AVK. No dia 28 de Fevereiro, primeiro dia da BTL, o destaque vai para a CNN Portugal Summit “Portugal Tour”, organizada pela CNN Portugal, que irá debater os principais desafios do turismo nacional. A sessão contará com um painel de convidados privilegiado, composto por Marcelo Rebelo de Sousa (Presidente da República), José Manuel Bolieiro (Presidente do Governo Regional dos Açores), Carlos Moedas (Presidente da Câmara Municipal de Lisboa), Cristina Siza Vieira (Vice-Presidente Executiva da AHP), João Oliveira e Costa (CEO do BPI), Mário Ferreira (CEO da Douro Azul), Pedro Santos Guerreiro (Director-Executivo da CNN Portugal) e Anselmo Crespo (Director de Novos Conteúdos da TVI/CNN Portugal).

O Auditório AVK vai acolher, também, uma talk sobre turismo regenerativo, organizada pela Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality, uma sessão sobre o novo modelo de negócio do turismo 4.0, dinamizada pela Universidade Católica de Lisboa, e uma conferência sobre enoturismo promovida pelo jornal Publituris. O espaço receberá a terceira edição da conferência “Smart and Green Tourism”, dinamizada pela revista Ambitur, que contará com um painel destacado de que farão parte Carlos Abade (Presidente do Turismo de Portugal), José Lopes (Country Manager da easyJet), Eduardo Cabrita (Director-Geral da MSC Cruzeiros em Portugal), Maria João Calha (Sustainability Manager da TAP), Gonçalo Rebelo de Almeida (consultor e ex-administrador do grupo Vila Galé), entre outros oradores de referência. Ainda no Palco AVK, durante o horário de público, haverá actuações de “The Sweet Girls” by Finalmente Club; “Drags Show” by Posh Lisbon, Show de Leandro Buenno, entre outros.

Por sua vez, no Palco BPI os profissionais do turismo poderão descobrir mais sobre a forma como a inteligência artificial está a ser trabalhada no sector em sessões promovida pelo NEST e pela Microsoft. Boas práticas de governance, a humanização, o valor das experiências, a inovação tecnológica e a sustentabilidade serão também alvo de reflexão em conferências organizadas, ao longo dos três dias profissionais da feira, pela AMROP, Universidade Europeia, BTL, NEST, BPI e RIPTUR.

O BTL Lab by Pousadas da Juventude voltará a acolher sessões dedicadas à inovação e a soluções tecnológicas para o turismo. Revenue management, tecnologia de dados, boas práticas de planeamento financeiro, gamified self-guided tours e fotografia serão alguns dos temas em destaque nesta área da BTL, que receberá empresas como a XLR8 RMS, Cloudbeds, Bedsrevenue, Fairmas GmbH, Explorial e Fujifilm.

A 34ª edição da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa irá decorrer de 28 de Fevereiro a 3 de Março de 2024, na FIL – Parque das Nações.

Informações actualizadas ao minuto para expositores e visitantes podem ser encontradas no website da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa.

Rita Freitas nomeada a Events Manager do Lisbon Marriott Hotel

Desta forma, o profissional fica responsável pela área de planeamento e estratégia das conferências, palestras, feiras, eventos, convenções, casamentos e outros eventos sociais do Lisbon Marriott Hotel, em colaboração direta com a Direção de Vendas & Marketing.

Licenciada em Comunicação Empresarial e Relações Públicas da Escola Superior Comunicação Social do Instituto Politécnico de Lisboa (1997-2001) iniciou a sua carreira profissional como Senior Group Sales Executive em 2005 .

Posteriormente desempenhou funções como Group Sales Manager no Sana Malhoa Hotel (2008-2009), Group Sales Executive do Marriott Praia d’el Rey (2009-2015) transitando para Sales Manager do mesmo hotel (2015-2017) ,Senior Group Sales Executive do Lisbon Marriott Hotel (2017-2021) e de seguida Group & Events Coordinator (2021-2023).

Actualmente, Events Manager do Lisbon Marriott Hotel desde 1 de Janeiro 2024, responsável por uma equipa composta por 7 elementos.

“Quero juntar os meus conhecimentos adquiridos em diversas áreas de hotelaria, ao dinamismo e flexibilidade da minha equipa, para de forma criativa surpreender o nosso cliente” – acrescenta Rita Freitas, Events Manager do Lisbon Marriott Hotel.

Votações para os Xénios 2024 estão abertas

Os 49 nomeados para os prémios da ADHP já são conhecidos. A entrega dos galardões terá lugar na cerimónia anual organizada à margem do XX Congresso ADHP A ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal abriu as votações para os Prémios Xénios 2024 – Excelência na Hotelaria. A votação decorre até dia 10 de março no site da associação, aqui. Os nomeados para cada categoria (ver abaixo) foram selecionados a partir do total de candidaturas apresentadas no período designado para o efeito. Com base na votação online, os três candidatos mais votados em cada categoria serão analisados – juntamente com um resumo que apresenta a coerência da nomeação de cada um dos finalistas – por um júri constituído por personalidades relevantes no setor do turismo:
  1. ADHP – Fernando Garrido
  2. DIRHOTEL – Manuel Ai Quintas
  3. AHRESP – Carlos Moura
  4. APAVT – Pedro Costa Ferreira
  5. AHETA – Hélder Martins
  6. TURISMO DE PORTUGAL – Ana Paula Pais
  7. ESHTE – Carlos Brandão
  8. U LUSÓFONA – Mafalda Patuleia
  9. ESHT PORTO – Flávio Ferreira
  10. REGIÃO TURISMO DO CENTRO – Raul Almeida
  11. PUBLITURIS – Vitor Jorge
  12. AMBITUR – Pedro Chenrim
  13. TURISVER – José Luís Elias
  14. TNEWS – Carina Monteiro
Este júri determinará o vencedor de cada categoria, que será conhecido na habitual cerimónia de entrega dos Prémios Xénios, a ter lugar no dia 21 de março, primeiro dia do XX Congresso Nacional da ADHP. Os Xénios 2024 vão distinguir os profissionais portugueses da direção hoteleira e um parceiro de negócio que se tenham destacado no ano de 2023. Os prémios serão entregues nas seguintes categorias:
  1. Melhor Diretor de Hotel
  2. Melhor Diretor de Alojamentos
  3. Melhor Diretor de F&B
  4. Melhor Diretor Comercial/Marketing e Vendas
  5. Melhor Jovem Diretor de Hotel
  6. Melhor Gestor de Potencial Humano
  7. Melhor Parceiro de Negócios
Como nas edições anteriores, a direção da ADHP reconhecerá também uma individualidade de destaque no setor com o Prémio Carreira. “É um prazer contribuir, todos os anos, para o reconhecimento dos profissionais que fazem a excelência da nossa hotelaria e do nosso turismo. Utilizamos a figura de Zeus Xénio, deus da hospitalidade na mitologia grega, para recordar a importância de bem receber e trabalhar para a felicidade de quem nos visita. O turismo é uma bandeira da economia nacional e os Xénios são uma forma de premiar e reconhecer o trabalho incansável dos nossos melhores profissionais”, refere Fernando Garrido, Presidente da ADHP. O XX Congresso Nacional da ADHP terá lugar no Aveiro nos dias 21 e 22 de março.

Costa Verde marcou uma vez mais presença na feira Ambiente

A Costa Verde marcou e uma vez mais presença na feira Ambiente, que decorreu entre os dias 26 e 30 de janeiro, na cidade de Frankfurt, na Alemanha.

Durante estes dias a Costa Verde teve a oportunidade de apresentar as suas novas coleções, desenvolvimentos e conceitos, com destaque para as linhas Bubbly e Tense, que misturam as técnicas de impressão digital com recurso a tintas reativas e vidragem por spray.

Foram dias intensos de reencontro com parceiros e de prospeção de novos clientes, a quem foram apresentados ainda as coleções Charmous, Serious e Eager, assim como soluções de impressão digital. Sendo a principal e maior montra internacional de bens de consumo, Ambiente apresenta uma grande diversidade de produtos para diferentes espaços e estilos, com foco nos principais temas de futuro: Sustentabilidade, Estilo de Vida e Design, Novos Projetos, Retalho e Expansão Digital.

Ambiente está de volta em 2025 entre os dias 7 e 11 de fevereiro.

Pine Cliffs Resort recruta para 270 vagas de emprego

O Pine Cliffs, a Luxury Collection Resort vai promover um Open Day com o objetivo de preencher 270 vagas que estão disponíveis. 

A ação de recrutamento acontece no dia 30 de janeiro, no Pine Cliffs Resort, em Albufeira, a partir das 10h00. Estão disponíveis vagas para áreas distintas como receção, cozinha, bar e restauração, housekeeping, spa, manutenção, piscinas, economato, entre outros. 

“Continuamos a apostar em perfis dinâmicos, pró-ativos e com paixão pela hotelaria.  Os futuros colaboradores podem contar com uma equipa motivada e especializada no serviço de excelência, com uma cultura orientada para o colaborador e para o seu desenvolvimento.”, refere Nicole Guerreiro, diretora de recursos humanos da unidade. 

Não é obrigatória pré-inscrição, mas os candidatos podem inscrever-se através de um formulário disponível no website do Pine Cliffs Resort, e selecionar a vaga a que se candidatam e enviar o CV. 

É possível consultar toda a informação relacionada com o open day no site do Pine Cliffs Resort. 

LFA FOOD LAB em destaque na próxima edição da LISBON FOOD AFFAIR

O LFA FOOD LAB, em destaque na próxima edição da LISBON FOOD AFFAIR, integra diferentes entidades, como Universidades, Academias, Empresas com projectos de I&D e Start’ups, ligadas ao sector, e cujo objectivo será o de potenciar o network com empresas e potenciais parceiros, nacionais e estrangeiros.

Marcam presença a Universidade de Coimbra e a Universidade do Algarve, assim como empresas e start’ups de categorias diferenciadas como a Colé – Picolés Artesanais, na categoria dos gelados, a Wine Ventures, na categoria de Vinhos e na categoria dos Serviços, Software e Ferramentas de Digitalização, empresas como a Keepit, a Brain, a ZMT Europe, entre outas.

O LFA FOOD LAB, para além do espaço de exposição, vai ser palco de palestras e workshops técnicos, onde é possível partilhar conhecimento, novos desenvolvimentos de produto e inovação, com um público profissional, qualificado e potencialmente predisposto à ampla oferta de oportunidades de negócio que pode gerar, seja na área de alimentação e bebidas, mas também máquinas, equipamentos e novas soluções de tecnologia para este sector.

A agenda de eventos programados para os 3 dias do evento já está disponível e poderá ser consultado aqui

Lisbon Food Affair, evento promovido pela Fundação AIP, decorrerá de 04 a 06 de Fevereiro, na FIL.

Local: FIL – Feira Internacional de Lisboa
Horário: 04 e 05 de Fevereiro: Das 10H00 às 19H00
06 de Fevereiro: Das 10H00 às 18H00

Evento exclusivo a profissionais do sector.

Sheraton Lisboa Hotel & Spa entra confiante em 2024 após um ano de premiado sucesso

O Hotel de cinco estrelas situado no centro de Lisboa volta a ser reconhecido pela excelência que tem vindo a promover ao longo dos anos. São vários os certificados que recebeu em 2023, representando as diferentes áreas onde promove ações de promoção, com o intuito geral de tornar o Sheraton Lisboa Hotel & Spa um local mais sustentável, inclusivo e melhor para o mundo tanto para os que o visitam como para quem nele trabalha.

São vários os certificados atribuídos, de acordo com diferentes áreas de promoção e atuação:

Certificação Green Key – Um Compromisso com a Excelência Ambiental 

Pelo 12º ano consecutivo, o Hotel recebeu a prestigiada Certificação Green Key, que reconhece o compromisso com a sustentabilidade ambiental e os esforços para minimizar a pegada ecológica, sendo por isso um testemunho do compromisso do Sheraton Lisboa com práticas e gestão de recursos eco-friendly responsáveis.

Certificação Biosphere – Comprometidos com a Sustentabilidade

A Certificação Biosphere por sua vez reconhece os esforços da equipa do Hotel na promoção de práticas sustentáveis em todas as áreas da sua operação. Esta certificação, concedida por um dos principais organismos de certificação de sustentabilidade, destaca o compromisso do Hotel com a redução da pegada de carbono, a gestão eficiente dos recursos e a promoção do turismo responsável.

Certificação GEEIS – Promovendo a Igualdade de Género, Diversidade e Inclusão 

A dedicação do Sheraton Lisboa à igualdade de género, diversidade e inclusão foi mais uma vez reconhecida com a Certificação GEEIS (Gender Equality European & International Standard). Este prémio reflete o seu compromisso com a promoção da igualdade de género, diversidade e inclusão em todas as vertentes da nossa organização, desde a liderança até às oportunidades de desenvolvimento de carreira.

Great Place to Work – Um Ambiente Excecional para os Nossos Colaboradores 

Este ano o Hotel foi novamente galardoado com o Prémio “Great Place to Work”, a distinção que reflete o compromisso em criar um ambiente de trabalho para que todos os colaboradores se sintam valorizados, respeitados e inspirados a contribuir para o sucesso do Hotel.

Prémio Hospitality European Hotel – Um compromisso com os Hóspedes 

Numa celebração do seu compromisso com experiências excecionais para os hóspedes, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa foi distinguido com o prestigiado prémio Art of Hospitality European Hotel, que destaca a paixão e entusiasmo da equipa por oferecer um serviço de topo e criar momentos inesquecíveis para os hóspedes.

Prémio Hospitality ON – Uma liderança e gestão sem igual 

Thierry Henrot, General Manager do Sheraton Lisboa, foi pessoalmente reconhecido na categoria “General Manager of an Upscale and Midscale Hotel” pela Hospitality ON, o que reflete o apreço da indústria pelas suas habilidades de liderança e gestão.

Outras Iniciativas de Sustentabilidade 

Além destas certificações e prémios mencionados, o Sheraton Lisboa Hotel & Spa tem vindo a implementar diversas iniciativas de sustentabilidade, incluindo a transição para uma caldeira elétrica, a eliminação do consumo de plástico e a promoção de práticas comerciais responsáveis e a contratação de uma Sustainability Manager, Paula Lopes, que conta com aproximadamente 20 anos de experiência enquanto Técnica Química e, posteriormente, Responsável de Controlo de Qualidade e Sustentabilidade, pelo que em 2024 irá desempenhar um papel fundamental no Hotel.

Estas ações demonstram o compromisso do Hotel em fazer a diferença no mundo.

O Sheraton Lisboa Hotel & Spa reitera a sua dedicação em continuar a jornada de sustentabilidade e responsabilidade corporativa e agradece a todos os seus colaboradores, parceiros e clientes que têm desempenhado um papel fundamental neste percurso.

À medida que 2023 se aproxima do fim, estas distinções não só destacam a força e a resiliência do Hotel, mas também servem de motivação para a excelência contínua. O Sheraton Lisboa Hotel & Spa conta receber portugueses e hóspedes de todo o mundo para experienciar a hospitalidade premiada e juntar-se à celebração destas conquistas significativas. O hotel continua a ser um símbolo de um futuro sustentável, inclusivo e brilhante no mundo da hospitalidade.

Eurowings, JET2 e Iberia foram as companhias aéreas mais pontuais em Portugal em 2023

O ano de 2023 chegou ao fim e, no setor do turismo e do tráfego aéreo, foi mais um ano de transição para nos aproximar dos níveis pré-pandémicos, embora ainda longe de recuperar esses dados. A AirHelp, organização mundial de referência na defesa dos direitos dos passageiros aéreos, analisa o ano de 2023 nos aeroportos portugueses e a pontualidade das companhias aéreas que operam voos a partir de qualquer ponto do território nacional.

De acordo com a análise realizada pela AirHelp, dos países europeus com maior tráfego aéreo em 2023, Portugal foi dos que apresentou uma maior taxa de voos atrasados – mais de 80 mil voos sofreu algum tipo de perturbação (cancelamento ou atraso), afetando mais de 11 milhões de passageiros, ou seja, 36% dos mais de 32 milhões que viajaram a partir de Portugal. Mais de 770 mil passageiros tornaram-se elegíveis na obtenção de compensações. Já em 2022, Portugal foi um dos países que apresentou uma maior taxa de voos atrasados e de passageiros afetados. Nesse ano, a análise dava conta de algum tipo de perturbação em mais de 63 mil voos (cancelamento ou atrasos), tendo afetado mais de nove milhões de passageiros, dos mais de 26 milhões que viajaram a partir de Portugal (34%). Tendo em conta estes números, mais de 650 mil passageiros foram elegíveis na obtenção de compensações.

  Voos atrasados Passageiros afetados % de passageiros afetados Passageiros elegíveis para compensação
2023 80 mil 11 milhões 36% 770 mil
2022 63 mil 9 milhões 34% 650 mil

As melhores e piores companhias aéreas a operar em Portugal

A AirHelp publicou recentemente o seu ranking anual das melhores companhias aéreas internacionais do mundo: o AirHelp Score 2023. Esta análise, que culmina com uma lista extensiva das 83 companhias aéreas, contemplou duas companhias aéreas portuguesas: a TAP e a Azores Airlines. Este ranking, que, para além da pontualidade, tem em conta outros fatores como as avaliações dos utilizadores e a gestão de reclamações, revelou que as melhores companhias aéreas a operar em Portugal foram a TAP (7,16/10); Transavia (7,16/10) e easyJet (6,79/10).

No entanto, e se analisarmos apenas o parâmetro da pontualidade, verificamos que as companhias aéreas sofrem alguma alteração com a Eurowings, a JET2 e a Iberia a ficarem no TOP 3. A Eurowings, que ficou em segundo lugar no ranking internacional, operou em Portugal mais de dois mil voos transportando mais de 320 mil passageiros. A pontualidade foi de 93%; a JET2 transportou mais de três mil passageiros em mais de 550 mil voos e a regista 81% dos voos pontuais; por fim, a Iberia, que transportou mais de 500 mil passageiros em 3,5 mil voos, registou uma pontualidade de 79%.

É de destacar ainda o quatro classificado, a Ryanair. Para além de registar 72% de pontualidade nos seus voos, e a segunda companhia aérea mais popular entre os portugueses, tendo transportado mais de 5,5 milhões de passageiros e operado 34 mil voos.

Companhia Aérea Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
Eurowings Mais de 320 mil Mais de dois mil 93%
JET2 Mais de 550 mil Mais de três mil 81%
Iberia Mais de 500 mil Mais de 3,5 mil 79%
Ryanair Mais de 5,5 milhões Mais de 34 mil 72%
KLM 300 mil Dois mil 72%

A pior companhia aérea, no que à pontualidade diz respeito, é a TAP, que, apesar dos dados de desempenho não serem os melhores, é a companhia aérea que os portugueses privilegiam com mais voos operados e mais passageiros transportados em 2023. A TAP transportou 10 milhões de pessoas e operou 70 mil voos, no entanto, apenas 59% dos voos foi pontual.

Em segundo lugar, nos menos pontuais, surge a easyJet. Esta companhia aérea de baixo custo britânica foi a escolha de mais de cinco milhões de passageiros, operou 32 mil voos e apenas 56% dos mesmos cumpriu o seu horário de saída.

Companhia Aérea Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
TAP 10 milhões 70 mil 59%
easyJet Cinco milhões 32 mil 56%

Balanço dos aeroportos portugueses em 2023

Para além da análise às companhias aéreas, o AirHelp Score apresenta também os melhores aeroportos internacionais, onde são tidos em conta a pontualidade, as avaliações dos utilizadores e a oferta de lojas e restaurantes do aeroporto. Neste ranking – que este ano apresentou 194 aeroportos – estão incluídos os aeroportos nacionais de Porto, Lisboa, Faro, Açores a Madeira.

Para esta análise, a AirHelp analisou os melhores aeroportos nacionais tendo em conta apenas o fator pontualidade. Ainda assim, a única alteração verificada é no terceiro lugar, continuando a liderar o pódio o Aeroporto do Porto e, em segundo lugar, o Aeroporto de Faro. O Aeroporto de Lisboa, por sua vez, é considerado o aeroporto nacional menos pontual.

Aeroporto Passageiros Voos operados Pontualidade dos voos
Porto Sete milhões 46 mil 73%
Faro Mais de quatro milhões 27 mil 72%
Lajes Mais de 500 mil Mais de seis mil 72%
Lisboa Mais de 16 milhões Mais de 100 mil 55%

O aeroporto das Lajes, apesar de ter menos tráfego, é um dos aeroportos que mais controla a hora de partida dos seus voos. Com mais de 500 mil voos este ano e seis mil passageiros, tem uma taxa de pontualidade de 72%, o que faz dele o terceiro aeroporto mais pontual de Portugal em 2023.

O Aeroporto do Porto, sem grandes surpresas, dado que tem vindo a manter a sua posição, é o aeroporto que se mantem no topo da lista com 73% dos voos a partir a horas. Por outro lado, o Aeroporto de Lisboa também se mantem como o aeroporto menos pontual. Este aeroporto situado na capital portuguesa recebeu mais de 16 milhões de passageiros e é o aeroporto com maior tráfego no país.