SiteMinder faz parceria com a IDeaS para tornar a gestão de receitas mais acessível e dinâmica aos hotéis

A SiteMinder, líder global em distribuição e gestão de receitas para hotéis, está a lançar o ‘Dynamic Revenue Plus’, uma solução que marca uma nova era na gestão de receitas, a única solução que permite aos hotéis aceder a inteligência de mercado em tempo real e tomar medidas imediatas sobre o seu inventário, preços e estratégia de distribuição. Ao contrário dos sistemas de gestão de receitas que tradicionalmente têm estado acessíveis a um número limitado de hotéis, a capacidade dupla do Dynamic Revenue Plus significa que qualquer hotel pode, pela primeira vez, usar um sistema móvel para otimizar as suas receitas com base na procura do mercado.

O Dynamic Revenue Plus O Dynamic Revenue Plus é alimentado exclusivamente pelos dados da plataforma da SiteMinder, que provêm dos impressionantes 120 milhões de reservas anuais de hotéis, oferecendo informações abrangentes, incluindo os principais mercados de origem. Em breve, a solução será aprimorada com recomendações de preços dinâmicos da IDeaS, uma empresa da SAS que é líder mundial em software e serviços de gestão de receitas. A combinação da expertise em preços dinâmicos da IDeaS com a plataforma de distribuição da SiteMinder e uma profunda inteligência de mercado proporcionará uma poderosa capacidade de gestão de receitas e agilidade para hotéis de qualquer tamanho, incluindo os mais desfavorecidos em termos de recursos. Anteriormente, essas capacidades estavam disponíveis apenas como soluções separadas e limitadas a hotéis com recursos dedicados à gestão de receitas.

Usando a solução unificada, qualquer hotel pode agora afastar-se das práticas tradicionais e estáticas de gestão de receitas, caracterizadas por mudanças lentas e irregulares, para uma abordagem mais dinâmica que envolve ajustes frequentes nas estratégias de receitas em resposta às flutuações do mercado. Exemplos de mudanças incluem atualizações em massa das tarifas de quartos, novas tarifas base mínimas e durações de estadias, restrições de venda, ajustes de inventário e novas promoções de marketing, que podem ser realizadas tanto em dispositivos móveis quanto em desktop.

Klaus Kohlmayr, diretor de difusão e desenvolvimento da IDeaS, disse: “Estamos comprometidos em democratizar a gestão de receitas e trazer os benefícios da precificação dinâmica e baseada na procura para hotéis em todo o mundo. Esta parceria afigura-se mais uma opção viável para que os hotéis de todos os recursos e modelos operacionais parem de perder dinheiro devido a práticas e ferramentas manuais de gestão de receitas desatualizadas.”

O Dynamic Revenue Plus foi criado no final de 2023 para refletir a convergência das estratégias de distribuição, otimização de receitas e inteligência de mercado que a SiteMinder observou nos hotéis, globalmente, por forma a promover uma mentalidade comercial em todos os departamentos dos equipamentos. Disponível inicialmente para hotéis na Austrália e Nova Zelândia, seguindo-se os outros mercados em 2025, o Dynamic Revenue Plus é um pilar fundamental da estratégia Smart Platform da SiteMinder – a manifestação da missão da SiteMinder de tornar a gestão de receitas sofisticada acessível a todos os hotéis do mundo.

O lançamento desta nova solução acontece numa altura em que se verifica o aumento das viagens internacionais e a expansão do setor de eventos, responsáveis por impulsionar as economias dos hotéis em todo o mundo. Os dados da SiteMinder mostram que este verão, em Portugal, como exemplo, houve um aumento de 6% nas chegadas internacionais em comparação com o ano anterior, e um aumento de 8%, ano a ano, na tarifa média diária dos hotéis. Em resposta, a solução oferece aos utilizadores as informações de eventos mais completas disponíveis no mercado, juntamente com insights sobre futuros picos de procura. Esta capacidade permitirá aos hotéis capitalizar sobre as flutuações de viagens, eventos e outras oportunidades críticas de receitas com uma velocidade até agora não disponível.

Leah Rankin, diretora de produtos da SiteMinder, afirmou: “Embora a inteligência de mercado não seja nova, o Dynamic Revenue Plus é único entre as soluções existentes pela capacidade que oferece aos hoteleiros para não só consumirem insights, mas também para tomarem múltiplas ações, além das mudanças de preços, em minutos. Além disso, a sua abordagem móvel e a capacidade única de fornecer insights sobre níveis e tempos futuros de procura permite que os hoteleiros se adaptem ao mercado. O Dynamic Revenue Plus é o primeiro do seu tipo e, juntamente com a equipa da IDeaS, na SiteMinder orgulhamo-nos em torná-lo disponível para todos os hotéis que procuram fazer a mudança crítica para a gestão dinâmica de receitas e impulsionar um crescimento significativo nas receitas.”

Fready Goenawan, gerente de receitas e distribuição AU na Ovolo Hotels, comentou: “As notificações que recebemos através do Dynamic Revenue Plus significam que já não precisamos de procurar essas informações na Internet; elas são-nos fornecidas. Substituirão o calendário de feriados que gerimos manualmente e pouparão muito tempo à nossa equipa. Além disso, os insights que estamos a usar para os nossos estudos sobre mercados geográficos são impressionantes. Não existem noutros sistemas. Com o recurso à plataforma da SiteMinder, podemos ver imediatamente quais são os países que estão a regressar aos nossos hotéis. Também podemos dividir os dados para ver métricas de desempenho, como a duração da estadia, para que possamos lançar promoções adequadas. Quando tentamos maximizar as receitas, é essencial conhecer os mercados de onde provém o nosso rendimento para não desperdiçar o orçamento de marketing. Ter informações por mercado de destino também é fantástico, pois é importante saber se estamos à frente ou atrás do ritmo do mercado. A solução da SiteMinder é muito poderosa nesse sentido.”