Com as restrições a diminuírem e os casos de COVID-19 a estabilizarem, o setor do turismo local está a revelar uma recuperação positiva rumo aos níveis pré-pandemia, com as reservas de hotéis por todo o país a subir em flecha (84,02%) em relação ao mesmo período dois anos antes.

De acordo com o World Hotel Index do SiteMinder, Portugal teve um aumento drástico das reservas de hotéis só no mês passado. Os volumes de reservas saltaram dos 34% a 10 de abril para mais de 80% a 10 de maio, em comparação com as mesmas datas dois anos antes.

Recuperação de reservas de hotéis em Portugal entre a mais rápida da Europa

Portugal foi um dos 10 países mais visitados da Europa em 2019. Com base nos dados do World Hotel Index do SiteMinder, este país, juntamente com Espanha e Islândia, formam os três países que recuperaram a maior percentagem de reservas de hotéis em comparação com os dados pré-pandemia. Portugal está atualmente 24,97% acima da média mundial e cerca de 11,98% acima de Espanha.

Em comparação, França, Alemanha, Itália, Países Baixos, Suécia e Marrocos registaram um aumento mais lento nas reservas de hotéis, abaixo da média global.

Em relação aos níveis de 2019, as reservas locais para o Porto já ultrapassam as reservas para Madrid e Barcelona juntas, seguidas das reservas para Málaga, Valência e Sevilha em Espanha.

Mostrando-se popular para viagens de última hora devido às alterações das condições de viagem, mais de 55% das reservas feitas em hotéis portugueses nas últimas duas semanas foram feitas para os meses de maio ou junho.

«As viagens estão de volta à agenda de Portugal», afirmou André Gois, Gerente Nacional da SiteMinder, a plataforma de aquisição de hóspedes líder no setor hoteleiro e a maior plataforma de comércio aberto de hotéis do mundo.

«De acordo com os dados, as reservas em hotéis portugueses subiram a pique no último mês, revelando a emoção e a confiança que as pessoas agora têm para viajar dentro do país.»

Acrescentou ainda: «Se comparado com o resto da Europa, Portugal está a ter um forte desempenho na vertente de reservas de hotéis e, com base nos dados do mês anterior, a tendência parece ser de subida. É muito bom ver a nossa indústria hoteleira a florescer novamente, tanto para os nossos cidadãos, como para os hóspedes internacionais».

Para mais informações, consulte siteminder.com/world-hotel-index