A importância do MARKETING I
Por Paulo Pinto, Marketing Manager Costa Verde
Este poderia ser o título de um qualquer artigo redigido nas décadas de 60 ou 70 no Brasil ou Estados Unidos, ou nos anos 90 em Portugal, uma forma de explicar a todos a importância de uma boa estratégia de marketing. Mas a realidade diz-nos que estamos no final de 2020 e de ainda hoje ser necessário reforçar este tema.
Comecemos então pelas chamadas perguntas desbloqueadoras:
- Quem é o seu cliente?
- O que é que o seu cliente procura?
- O que deve oferecer?
- Qual o valor percebido do seu produto ou serviço pelo seu cliente?
- O seu produto ou serviço é merecedor de confiança pelo seu cliente?
- O seu cliente interage consigo?
- O que é que o seu cliente mais reclama, e elogia?
- O que o diferencia?
- (…)
Sabia que as respostas a todas estas questões estão no Marketing? É verdade!
A maneira como comercializa o seu produto ou serviço irá determinar o seu sucesso. O Marketing reúne um conjunto de métodos, técnicas e ferramentas para criar e manter a procura, o valor, a imagem e reputação, e muito, muito mais.
Não arrisque ignorar o Marketing!
Eis algumas das razões pelas quais o Marketing é importante:
1. Assuma o Marketing como meio de envolvimento com os seus clientes
É muito importante que a sua empresa se envolva com os seus clientes, sejam atuais ou potenciais. O Marketing oferece um conjunto de metodologias para alimentar este envolvimento. Criar engagement é distinto de divulgar qualquer oferta. Envolver é estabelecer uma conversação na qual partilha informações relevantes sobre determinado produto ou serviço. A criação de conteúdos de valor é hoje prioridade. Todos sabemos que hoje o conteúdo é Rei!
As redes sociais são hoje uma das melhores plataformas através da quais poderá procura este envolvimento com os seus clientes. O cliente ao estar envolvido com a sua organização fica com um sentimento de pertença a essa mesma organização.
2. O Marketing constrói e mantem a reputação e o valor da organização
O desenvolvimento de determinada área de negócio e a sua permanência no mercado e respetiva longevidade da empresa, são pontos estruturantes correlacionados com o valor dessa mesma área de negócio ou empresa. A maioria das atividades de marketing é voltada para a construção do valor. O cliente percebe valor quando verifica que a empresa atende efetivamente às suas expectativas e necessidades, sentindo-se assim orgulhoso de estar associado.
3. O Marketing como catalisador de relacionamentos entre a sua empresa e os seus clientes
Já falei de valor e agora chega o momento de falar de confiança. Como o Marketing poderá proporcionar relações de confiança entre uma empresa e o seu cliente?
A segmentação ajuda as empresas a melhor atender às necessidades dos seus clientes, ganhando assim a sua confiança. Por exemplo uma equipa de gestão de produto garante que a empresa entregue de acordo com o acordado, tornando o cliente fiel à marca.
Clientes fiéis terão a confiança necessária para voltar. A coexistência da confiança e o bom entendimento entre as partes tornam as atividades comerciais mais frutíferas.
Estas são algumas de várias razões pelas quais não deve descurar o Marketing.
Para a próxima irei explorar as restantes razões pelas quais o Marketing deve ter um papel central na sua empresa.