A importância do MARKETING II
Por Paulo Pinto, Marketing Manager Costa Verde
No meu último artigo mencionei algumas das razões pelas quais o Marketing deve ter um papel central, nuclear e transversal na sua empresa, e consequentemente na sua atividade.
Referi o que se pretende com o engagement, o envolvimento, o valor, sem nunca descurar as questões que deve elencar, como pontos de reflexão sobre, de onde vem, onde está e para onde quer ir!
Ao investir numa estratégia de Marketing vai ter a oportunidade de encontrar ferramentas de comunicação que vão permitir informar e comunicar com o cliente.
Com uma estratégia de comunicação bem estruturada, os clientes irão ter conhecimento dos seus produtos, assim como informações adicionais, que lhes serão úteis, alimentando a consciência de marca e valor.
O Marketing, com os seus suportes “pré” e as suas diversas estratégias de promoção “pós”, alavancam o crescimento das vendas. Quando o cliente está verdadeiramente satisfeito com o seu produto potencialmente se poderá tornar um embaixador da sua marca, sendo potenciador de comunicação.
Mas não se esqueça; certifique-se que está a propor produtos de qualidade, para complementar todo o seu investimento de Marketing, pois o reverso da medalha pode ser doloroso.
É clara a ideia de que toda a estratégia de Marketing assume como objetivo atingir o publico certo, pelo que devemos estar preparados com conteúdos focalizados nas suas características.
As várias estratégias permitem definir a mensagem a transmitir. Depois de vários testes e definidas as mensagens estruturais da estratégia de comunicação, irá ter a base para encetar os seus esforços e investimentos em Marketing, definindo métricas e fornecer os insights necessários de forma a eliminar o erro.
A maior parte das empresas entende de que tem o melhor produto ou serviço, ou a melhor solução do mercado, mas cuidado, não assuma essa posição como certa!
Nas empresas como na vida, o relacionamento precisa de ser alimentado e mantido. O Marketing permite que tenhamos um bom relacionamento com os nossos clientes, porque os conhecemos, sabemos o que procuram, as suas necessidades e de como querem receber a nossa mensagem.
Não é de todo um old saying, é a realidade: Não se concentre em conquistar novos clientes antes de abordar a necessidade de reter e nutrir os atuais.
E por último, o Marketing ajuda a equipa de gestão a tomar decisões informadas.
As empresas são confrontadas com as questões como o quê, quando, para quem e quanto produzir. Um processo complexo e moroso pode determinar a sobrevivência do seu negócio.
Assim e como resultado, as empresas dependem muito dos mecanismos de Marketing na hora da tomada de decisão.
E porquê acreditar?
Porque são os que estão mais perto do mercado, são eles que intermedeiam a empresa e o mercado, por que são estes os mecanismos que funcionam como elo confiável entre a empresa e a mercado.
A sua concorrência está a promover e a comercializar de forma ativa os seus produtos e serviços? Isso não lhe transmite o quão importante é o Marketing e a adoção de uma estratégia?
Não ignore o Marketing!