Sheraton Cascais apresenta novo projecto gastronómico

O Sheraton Cascais Resort, localizado junto à Quinta da Marinha, apresenta um novo projeto dedicado à gastronomia e promovido pelo Chef Pedro Rebelo dos Santos. As ‘Receitas com História’ visam enaltecer a qualidade dos produtos utilizados na confeção dos pratos que integram o menu do restaurante Glass Terrace, bem como divulgar alguns dos melhores produtores nacionais e internacionais.

O principal objetivo deste projeto passa por contar a história dos ingredientes utilizados no restaurante do resort, através da divulgação de vídeos mensais, nas plataformas digitais do Sheraton Cascais Resort. Para contar estas ‘histórias’, o chef Pedro Rebelo dos Santos vai conhecer os produtores e fábricas das marcas parceiras do projeto para poder relatar, na primeira pessoa, o processo de produção dos ingredientes que viajam diretamente do produtor para o seu restaurante, garantindo assim a máxima frescura e a preservação das suas propriedades aos seus clientes.

Este projeto vai dar origem a uma receita mensal, sempre associada a uma efeméride ou temática, que ficará em destaque na carta do Glass Terrace. A primeira receita, desvendada já em fevereiro, realiza-se em parceria com a Arcádia, a fim de celebrar o S. Valentim, e trata-se de um Coulant de Chocolate a 70% com Gelado de Morango (9€).

Em março, para brindar à chegada da primavera, o fornecedor em destaque é a Microgreens, e, como tal, a receita vai recair numa opção mais saudável, uma combinação de Portobelo com batata doce e microlegumes (18€), que resulta um prato muito colorido e leve. Em abril será a vez da Compal, que com o seu sumo 100% fruta permitirá ao chef desenvolver uma receita especial de Páscoa, um delicioso Arroz de Pato com Laranja (24€).

No arranque do verão, o chef Pedro Rebelo dos Santos vai revelar as ‘Receitas com História’ que estarão em vigor no Glass Terrace, a partir do mês de maio.



Abertas as inscrições para concurso Chefe Cozinheiro do Ano 2020

A makro Portugal acompanha o concurso Chefe Cozinheiro do Ano (CCA) desde sempre, como patrocinador oficial. Nesta 31ª edição do maior concurso nacional de cozinha para profissionais, a empresa grossista, junta-se e apoia novamente este desafio que elegerá o Chefe Cozinheiro do Ano de 2020.

O desafio é lançado a todos os profissionais de cozinha residentes em Portugal, com mais de 25 anos, ou mais de 5 anos de experiência profissional comprovada, que se inscrevam até ao próximo dia 28 de fevereiro.

“É com muito orgulho que voltamos a apoiar mais uma edição do CCA. As inscrições já começaram e estamos seguros de que este será um ano surpreendenteTemos notado um crescendo de qualidade ao longo dos anos. Com esta iniciativa, da qual a makro é a principal patrocinadora, esperamos enaltecer o valor, a criatividade e a distinção da Cozinha Portuguesa, bem como dos seus profissionais. Portugal tem realmente muito talento na área da gastronomia, que será sempre um cartão-de-visita ao nosso país”,comenta Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da makro Portugal.

Nesta edição os concorrentes terão de apresentar um menu composto por uma Sopa, um Prato de Peixe, um Prato Tradicional de Carne em Tabuleiro e uma Sobremesa, sendo que o resultado terá de se diferenciar através da técnica, criatividade e dos sabores escolhidos. Na final nacional, o prato mais inovador da competição será galardoado com o Prémio Inovação Helmut Ziebell, em homenagem ao chefe Helmut Ziebell.

A competição, composta por três etapas regionais e uma final nacional, contará com um júri presidido pelo chefe António Bóia, atual chefe de cozinha do JNcQUOI e da Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal.

Cada etapa regional realiza-se numa Escola de Hotelaria, e conta com um Seminário dedicado à Gestão de Negócios de Restauração e com a exibição do documentário ‘30: O Chefe Cozinheiro do Ano e a Cozinha em Portugal’.

O concurso desafia os vencedores de anteriores edições a juntarem-se a esta edição e a realizarem um jantar no contexto de cada etapa regional.

As etapas regionais terão lugar a 16 de abril, a 29 de abril e a 7 de maio, em três regiões diferentes. Os finalistas serão apurados com base nos resultados obtidos nas etapas regionais.

A final nacional terá lugar no Porto, a 11 de novembro, e contará com um palco de demonstrações sob o tema “O CCA do Futuro” e um Fórum Pensar Cozinha, dedicado a todos os profissionais de cozinha, bem como a todos os interessados na área da gastronomia. Este será um momento marcado por apresentações, debates, entrevistas, demonstrações, e um cocktail de entrega de prémios.

As inscrições poderão ser feitas no site oficial do concurso, onde se encontram mais informações relativamente à edição de 2020.



Secretária de Estado e presidente do Turismo do Porto e Norte inauguraram Xantar 2020

A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e o presidente da Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), Luís Pedro Martins, participaram ontem na cerimónia oficial de abertura do Xantar – 21º Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorre em Ourense (Galiza) até 9 de fevereiro.

Nas suas intervenções, os dois representantes portugueses destacaram a “crescente cooperação” que tem existido entre Portugal e Espanha no que respeita ao Turismo, designadamente entre a região do Porto e Norte e a Junta Autónoma da Galiza.

Com um total de quase 300 expositores, o Xantar é a única feira gastronómica acreditada da Península Ibérica. Desde a edição inaugural, há 21 anos, o Turismo do Porto e Norte foi sempre parceiro desta organização, facto que mereceu rasgados elogios por parte dos responsáveis galegos, designadamente de Jorge Pumar, presidente executivo da Expourense, e de Román Rodriguez, conselheiro de Cultural e Turismo da Junta da Galiza.

Perante um auditório completamente cheio de convidados, nomeadamente representantes da América Latina que participam nesta edição do Xantar, Luís Pedro Martins destacou a participação de cerca de 30 municípios do Porto e Norte, que até domingo vão mostrar o melhor da sua gastronomia e vinho. A convite da TPNP, estão, também, presentes as três escolas de hotelaria e turismo existentes na região – Viana do Castelo, Lamego e Porto – que vão promover, respetivamente, os vinhos verdes, os espumantes e o Vinho do Porto.

“A Espanha é o nosso primeiro mercado emissor, mas nós também queremos sê-lo para a Galiza”, referiu ainda o presidente da TPNP, acrescentando que a colaboração com esta Junta Autónoma “é um exemplo do que queremos desenvolver com outros parceiros”. Destacou, a propósito, entre outros, o trabalho que está a ser desenvolvido e os projetos existentes com vista à “promoção conjunta dos Caminhos de Santiago”.

Dirigindo-se aos responsáveis galegos presentes, Luís Pedro Martins terminou a sua intervenção afirmando que “juntos somos mais fortes”.

O discurso da secretária de Estado do Turismo prosseguiu no mesmo sentido, assegurando que “Portugal está muito apostado em desenvolver projetos e trabalho conjunto com Espanha” neste setor.

Destacou, a este propósito, a “grande importância da parceria transfronteiriça ao nível da formação dos jovens na área do Turismo”. Rita Marques explicava, assim, a grande necessidade de prosseguir o trabalho de “capacitação de recursos humanos”, designadamente através do desenvolvimento de projetos conjuntos entre escolas dos dois países.

Após as intervenções, Luís Pedro Martins e Rita Marques participaram na cerimónia de corte de fita que assinalou a abertura oficial do Xantar 2020, seguindo-se uma visita pelos expositores.

Ao longo dos cinco dias do evento, o Turismo do Porto e Norte tem em agenda um programa de atividades destinadas a promover a riqueza gastronómica e vitivinícola da região. Os Caminhos de Santiago serão, também, uma aposta, tendo em conta o conjunto de alianças luso-galaicas que são potenciadas e os projetos em curso no âmbito da preservação, revitalização e promoção deste produto turístico estratégico.

Destaque, também, para os 15 “showcookings” e quatro provas de vinhos que a TPNP vai promover, em colaboração com as entidades parceiras, no âmbito do XV Encontro Internacional de Gastronomia Saudável e Sustentável, que integra o programa do Xantar 2020.

E o prémio “Personalidade do ano na Gatronomia” vai para…

O chef está entre “Os Melhores do Ano”, distinção atribuída ontem na Alfândega do Porto na cerimónia de entrega de prémios da Revista de Vinhos

Na semana em que Hollywood entrega as estatuetas douradas, o chef Rui Paula vê brilhar as suas estrelas, e conquista o título de “Personalidade do Ano na Gastronomia” nos prémios “Os Melhores do Ano” da Revista de Vinhos. Depois de ter visto a sua Casa de Chá da Boa Nova galardoada com duas estrelas Michelin, o chef destaca, no seu discurso de agradecimento, os pilares fundamentais da sua carreira, em que inclui o amor pelo que se faz, o respeito pela equipa que o acompanha e pelos seus fornecedores, o espírito de sacrifício e o saber agarrar oportunidades. Rui Paula afirma: “Temos de trabalhar um bom produto, sermos criativos, mas de facto também temos de trabalhar muito bem o vinho… O vinho precisa de uma boa comida, e vice-versa”.

O chef nortenho reforça ainda que “vivemos num período turístico importante e temos de saber aproveitar esta onda, é preciso agarrar esta oportunidade”, ao mesmo tempo que felicita a Revista de Vinhos pelo espaço que dá aos mais jovens profissionais da área.

A comemorar 30 anos, a publicação dedicada ao setor vínico e enogastronómico voltou a distinguir, em 24 categorias, os melhores do ano, os que mais se destacaram em 2019 no mundo do vinho e da gastronomia, numa cerimónia que aconteceu dia 4 de fevereiro, na Alfândega do Porto.



Bplan com soluções em metal na área da arquitetura, design e decoração

A Bplan, marca do grupo A.F Azevedos, assume-se com soluções em metal na área da arquitetura, design e decoração.

Referência no mercado do design, tem como principais produtos os painéis decorativos em metal, a iluminação decorativa em metal e o mobiliário também em metal, reunindo soluções que demonstram as capacidades plásticas deste material, constituindo uma excelente alternativa aos materiais mais comuns.

Com um design moderno, sofisticado e personalizado ao gosto do cliente, tem como principal objetivo, criar de forma sustentada valor acrescentado aos seus produtos, sendo possível intervenções, desde o revestimento de fachadas, paredes interiores e tetos, separação de espaços, bem como no desenvolvimento de peças personalizadas de iluminação e de mobiliário, pretendendo deste modo ser reconhecida como marca de excelência na inovação e no design.

Para a Bplan, a criatividade não tem limites, sendo que as suas soluções conferem identidade às intervenções arquitetónicas, desde o exterior até ao detalhe, uma vez que podem ser personalizados em função de cada conceito arquitetónico, envolvendo várias possibilidades e acabamentos, num mesmo material.

O projeto “Casa do Parque” foi o mote para o conceito do projeto, cuja fachada, desenvolvida pela BPLAN, constitui o reflexo do parque, tratando-se de uma reinterpretação da natureza envolvente, num gesto de contemporaneidade.

À identidade da fachada, alia-se a sua versatilidade, em função da utilização da habitação, permitindo diferentes níveis de privacidade e luz, conferindo um certo dinamismo, em função da utilização, tornando-se numa fachada “viva” e “orgânica”.

Para além dos referidos aspetos formais e funcionais, de realçar a pertinência térmica da solução em causa, subjacente ao sombreamento criado pelos painéis, bem como as valências anticorrosivas e facilidade de manutenção.

Trata-se de uma solução integralmente desenvolvida e produzida pela BPLAN, composta por painéis autoportantes em alumínio termolacado, obtidos através de todo o potencial tecnológico da A.F. Azevedos, antecedido de um desenvolvimento criativo dirigido, exclusivamente, para o cliente, o qual se estenderá para a conceção dos espaços interiores, com o mesmo material da fachada, num gesto de continuidade conceptual, cujo resultado será divulgado posteriormente.

MSC Cruzeiros toma medidas adicionais de precaução para a saúde pública em todos os navios

Devido ao surto do coronavírus na China, a MSC Cruzeiros está a tomar novas medidas de precaução para a saúde pública e o bem-estar dos seus viajantes e tripulantes, de forma imediata, em toda a sua frota global.

A MSC Cruzeiros implementou uma série de acções desde o dia 24 de Janeiro e, devido aos últimos desenvolvimentos do coronavírus, tomou hoje medidas adicionais de saúde pública em toda a sua frota. Embora não haja casos de coronavírus a bordo de qualquer navio da MSC Cruzeiros, estas medidas são etapas adicionais para garantir a saúde e o bem-estar de todos os viajantes e tripulantes.

  • Viajantes de todas as nacionalidades devem preencher um questionário antes do embarque para garantir que ninguém que tenha viajado da China continental ou que tenha visitado a China continental nos últimos 30 dias embarca a bordo do navio. Qualquer pessoa que tenha viajado da China continental ou que tenha visitado a China continental nos últimos 30 dias terá o acesso negado ao navio;
  • Serão conduzidos exames térmicos obrigatórios, sem toque, a todos os viajantes e tripulantes antes do embarque em todos os cruzeiros operados pela companhia em qualquer lugar do mundo. Pessoas com sinais de doenças, tais como febre (≥38ºC) ou sintomas febris, calafrios, tosse ou dificuldade em respirar serão negados no momento do embarque;
  • Elevada e profunda higienização em todos os navios de toda a frota da companhia;
  • Os hóspedes que tiverem sintomas de febre serão isolados no seu camarote e a mesma medida será aplicada aos seus acompanhantes ou contactos próximos, incluindo viajantes no mesmo camarote e membros da família, bem como qualquer membro da tripulação que possa ter servido esses mesmos viajantes.

Estas medidas vêm no seguimento de acções já tomadas na semana passada. Os hóspedes e tripulantes que viajaram na semana passada da China continental já foram devidamente examinados relativamente a eventuais sintomas no momento do embarque e foi-lhes solicitado que relatassem ao centro médico a bordo qualquer sintoma de doença.

Desde o surto do coronavírus na China, a MSC Cruzeiros tem monitorizado de perto a situação de saúde e segurança pública em cada uma das regiões onde os seus navios estão a navegar. A companhia tem consultado as autoridades de saúde locais e internacionais para seguir os seus conselhos e recomendações.



Hotel 4.0 O futuro começa agora é o tema do XVI Congresso da ADHP

De 2 a 4 de Abril, o XVI Congresso dos Diretores de Hotéis de Portugal vai debater em Évora, no EvoraHotel, o futuro da hotelaria sob o lema Hotel 4.0 O futuro começa agora. Este ano o congresso conta como novidade a realização de sessões paralelas onde mestrandos e doutorados das Escolas Superiores de Gestão Hoteleira apresentam os seus papers.

A apresentação do evento aconteceu esta quinta-feira, no restaurante alentejano Degust’Ar e contou com a presença da direcção da ADHP presidida por Raul Ribeiro Ferreira, do presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo, António Ceia da Silva, do director executivo da agência de Promoção Turística do Alentejo, António Lacerda e de Miguel Breyner, director do hotel anfitrião.

Durante a apresentação foram introduzidos os temas que estarão em debate e que Raul Ribeira Ferreira salientou serem prementes e importantes para a classe hoteleira.

Entre os temas a debater está a sustentabilidade e inovação onde serão discutidas as inovações que necessárias à sustentabilidade ambiental e financeira na hotelaria, referiu o presidente da ADHP. Importa perceber que o crescimento tem por base um conhecimento prévio e um plano de rentabilidade.

A formação também é um dos temas “queridos” dos congressos da ADHP, mas este ano será dada uma nova perspectiva dada por directores que estão no mercado e que fizeram uma formação continuada, sublinhando a importância e a vantagem nesta opção. Outros dos temas por excelência da ADHP são os Recursos Humanos, porque vale a pena mostra a preocupação pela desregulamentação de várias profissões, pela falta de mão-de-obra, pelos vencimentos baixos sendo necessário perceber e estudar como se consegue resolver estas questões.

O valor da certificação ambiental será outro dos temas, centrando-se nas regiões e na hotelaria, como um garante da qualidade do destino.

A nível de tecnologia o congresso falará sobre a transformação digital e como se deve ajustar o modelo de negócio beneficiando dos avanços tecnológicos. Falar, nomeadamente do tratamento de dados e antecipar problemas.

O enoturismo e gastronomia e a captação de eventos serão os restantes temas em debate. A este propósito António Lacerda salientou o crescimento do Alentejo como destino para a realização de eventos internacionais. Em 2019 o Alentejo recebeu mais de 160 eventos internacionais, incluindo a realização de casamentos vindos de mercados como o Brasil e Estados Unidos em particular.

Por sua vez, o presidente do Turismo do Alentejo e Ribatejo salientou o papel fundamental do director de hotel no sucesso de uma região, sublinhando ainda a necessidade de todos os empreendimentos terem um director designado nas fases de projecto e construção.

O presidente falou ainda dos planos para a região em termos de criação de produto e de ativos e destacou o crescimento turístico da região alentejana, não só em turistas mas também em receitas, afirmando que o turista gasta 30% mais do que há três anos.

Blue Box by Makro: Roadshow inicia em Braga

No âmbito do seu 30º aniversário em Portugal, a makro inicia um roadshow a nível nacional, utilizando para este fim a Blue Box. Tendo em conta o aniversário de cada uma das suas 10 lojas em Portugal, estas datas especiais serão assinaladas com uma experiência cinematográfica, exibindo-se os documentários ‘A Moda da Cozinha’ e ’30: Chefe Cozinheiro do Ano e a cozinha em Portugal’, a parceiros, fornecedores, clientes e colaboradores das respetivas lojas da insígnia.

A Blue Box iniciou a sua viagem na loja makro de Braga, que celebra este ano o seu 24º aniversário, no próximo dia 8 de fevereiro.  A exibição permanecerá até ao dia 10 de fevereiro.

“Com a Blue Box presente nas várias lojas da makro em Portugal, pretendemos mostrar um trabalho de levantamento da cozinha em dois documentários que contaram com o apoio fundamental da makro. Este roadshow de âmbito nacional permite-nos destacar e apresentar as novas realidades e tendências experienciadas no setor da gastronomia portuguesa vivendo o nosso propósito junto das nossas equipas, clientes e parceiros. Este ano celebramos 30 anos e queremos começar já a desenvolver ações que enaltecem a história da empresa. Durante o ano serão esperadas muitas mais ações que prometem assinalar esta data tão importante para a operação”, explica Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager da makro Portugal.

A Blue Box tem uma capacidade de 18 lugares e disponibiliza uma dinâmica de exibição semanal dos documentários “A Moda da Cozinha”, um resultado do conjunto de entrevistas a personagens da gastronomia em Portugal, realizadas por Tiago Pereira e Paulo Amado; e “30: O Chefe Cozinheiro do Ano e a cozinha em Portugal”, uma obra que revisita as últimas 3 décadas da cozinha profissional em Portugal através do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, com entrevistas a vencedores e outros elementos intervenientes na comunidade gastronómica portuguesa.

Programa Talents na Feira Ambiente com 4 designers portugueses

A feira Ambiente, que acolhe cerca de 80 empresas portuguesas da fileira casa, abre portas para uma nova edição de 7 a 11 de Fevereiro de 2020, em Frankfurt. Com ela realiza-se também mais uma edição do prestigiado programa Talents, que premeia jovens designers e os seus projectos nas áreas de Dining e Living com um stand na mais importante Feira do sector.

A presente edição conta com quatro projectos de design portugueses: Ars Fabricandi, Bisarro, Terra de Tiago Canário e Patrícia Lobo.

Ars Fabricandi apresenta-se com um projecto na área Interior Design, mostrando um par de luminárias, Curiosa e Oscar, imprimidas em 3D e criadas em PLA, material de origem vegetal e sustentável. A luminária Curiosa foi projectada como luminária de mesa ou de parede tanto para um conceito residencial como hoteleiro. A luminária Oscar foi desenhada para ser uma luminária de mesa e foi inspirada na arquitectura de Óscar Niemeyer.

Bisarro participa com um projecto na área de Arts & Crafts, tendo submetido a concurso produtos criados em cerâmica negra, cuja utilização varia do decorativo ao funcional e utilitário. Este material tipicamente português combina na perfeição com outros materiais de origem nacional como a cortiça e os curtumes.

A designer Patrícia Lobo submeteu um projecto na área de Interior Design, apresentando a sua mais recente colecção de candeeiros de cerâmica. Desenhados e elaborados de forma natural e através de princípios sustentáveis, as suas formas e linhas enquadram-se perfeitamente em qualquer tipo de decoração. Têm a particularidade de serem totalmente personalizáveis e alguns modelos são de tal forma versáteis que podem ser usados em modo de suspensão, de parede ou de mesa e pé.

Tiago Canário traz a Frankfurt o projecto Terra, onde explora objectos tradicionais do Alentejo. Utiliza a terra como matéria que define o carácter de uma região e o solo como agente de criação e deformação.  Integrado no Interior Design, o projecto Tiago Canário apresenta várias peças em argila e uma cadeira tradicional submetida a um soterramento.

A participar no Talents 2020 estão 36 designers oriundos de todas as partes do mundo, do Brasil à Índia. Os designers seleccionados são convidados a participar gratuitamente na Ambiente, beneficiando ainda de uma forte exposição mediática capaz de catapultar o seu talento a nível internacional.Mais informações sobre o Programa Talents: https://ambiente.messefrankfurt.com/frankfurt/en/programme-events/talents.htmlMais informações sobre a Feira Ambiente: https://ambiente.messefrankfurt.com/frankfurt/en.html

Nuno Godinho é o Hotel Manager do primeiro YOTEL da Península Ibérica, o YOTEL Porto

O profissional transita do Grupo Pestana Pousadas de Portugal, onde iniciou a carreira há 15 anos. Antes de se juntar à equipa do YOTEL Porto, Nuno Godinho desempenhou o cargo de Unit Manager na Pousada Castelo de Óbidos, onde esteve desde abril de 2017. Entre 2011 e 2017, o profissional foi Unit Manager na Pousada Mosteiro do Crato, tendo anteriormente passado pelo Pestana Kruger Lodge, na África do Sul, Pousada de Viseu, Pousada Convento de Arraiolos e Pousada Palácio de Queluz.

Formado em Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, Nuno Godinho especializou-se, ao longo da sua carreira, em Coaching, Liderança e Gestão Comportamental. O profissional conta ainda com um Master in Leadership and Management pela AESE – Business School e Management Insights in Hospitality pela Católica Lisbon School of Business and Economics. 

No YOTEL Porto, Nuno Godinho será responsável pelo desenvolvimento e implementação da estratégia de negócio, gestão da equipa e recursos da unidade hoteleira, bem como a coordenação operacional.

“É com imenso orgulho e entusiasmo que me junto à equipa YOTEL, acrescido pelo facto desta estreia, em Portugal, ter lugar a norte. Este já está a ser um projeto verdadeiramente desafiante, a todos os níveis. A marca YOTEL traz à indústria da hotelaria um conceito totalmente distinto, assumidamente tecnológico, e muito diferente do já existente no nosso país. Além disso, temos a certeza de que será uma mais valia para a região do Porto que, ano após ano, tem alcançado recordes e prémios incríveis. É fulcral aumentar, melhorar e atualizar a oferta turística da região e estamos ansiosos por contribuir para tal”, afirma Nuno Godinho.

Concebido em função das necessidades dos hóspedes, o YOTEL integra os elementos essenciais dos hotéis de luxo em espaços menores, com quartos inspirados na primeira classe das companhias aéreas.

O YOTEL Porto, que será inaugurado no segundo trimestre de 2020, está localizado na Rua de Gonçalo Cristóvão, terá 153 quartos, ginásio, espaços comuns para trabalhar, restaurante e um sky bar no rooftop, com vista sobre a cidade, acessível a hóspedes e visitantes. Este é um projeto detido pela United Investments Portugal, representando um investimento de 30 milhões de euros na cidade do Porto.

Irlandeses elegem o Algarve como “Melhor Destino de Verão 2020”

O primeiro mês do ano ainda não chegou ao fim e o Algarve continua a conquistar prémios internacionais.O mais recente galardão foi anunciado ontem, na edição de 2020 dos Irish Travel Industry Awards e distingue a região como “Melhor Destino de Verão 2020“. Este prémio, atribuído pela indústria de viagens da Irlanda, reconhece a qualidade na prestação de serviços de viagens internacionais para clientes que viajam a partir desse mercado e constitui um selo de garantia concedido pela Associação dos Agentes de Viagens Irlandeses. O Algarve foi eleito favorito numa lista de nomeados que incluía outros destinos como Espanha e as ilhas Canárias, Grécia, Itália e Orlando.

Esta é mais uma importante distinção para a nossa região e terá um papel estratégico na consolidação do prestígio e da notoriedade que a marca Algarve tem construído junto do mercado irlandês“, avança João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “O conjunto de atrativos que a região consegue oferecer a quem a visita, desde as praias, as paisagens de enorme beleza natural, as delícias da gastronomia local, as visitas culturais ou a prática de atividades diversas como o golfe, os desportos náuticos, as caminhadas ou os passeios de bicicleta, há muito que são valorizados pelos turistas irlandeses e este interesse felizmente continua a crescer. Inclusivamente, o Algarve tem-se afirmado neste mercado não apenas como um destino ideal de férias mas também como um local de eleição para casar”, revela.”De recordar que este título de “Melhor Destino de Verão” tem sido entregue a Portugal de forma consecutiva, desde 2017, e, por isso, estamos obviamente orgulhosos por poder contribuir, agora em nome próprio, para dar continuidade a todo este reconhecimento que a Irlanda tem dado ao valor da oferta turística nacional“, conclui o presidente.

 Assumindo-se como um dos principais mercados emissores de turistas para a região do Algarve, a Irlanda foi responsável pela estadia de cerca de 245 mil hóspedes e mais de 1.320.000 dormidas no destino, em 2018. No ano passado e até o mês de setembro, estes indicadores registaram um crescimento de 10% no número de hóspedes e de 5,4% no número de dormidas, face ao período homólogo do ano anterior. Este é o segundo prémio que o Algarve conquista em 2020, num curto espaço de dias. Na semana passada, a região foi também distinguida com o título de “Melhor Destino de Golfe na Europa Continental“, atribuído pelos leitores da conceituada revista britânica Today`s Golfer, pelo quarto ano consecutivo.

ADHP abre candidaturas para Xénios 2020 – Prémios de Excelência na Hotelaria

A ADHP – Associação de Diretores de Hotéis de Portugal vai abrir as candidaturas aos Xénios 2020, Prémios de Excelência na Hotelaria a partir de dia 27 de janeiro. Estes prémios visam distinguir os diretores hoteleiros, reconhecendo os profissionais de hotelaria e as empresas do sector ou que nele operam, que se destacaram em 2019, nas suas diferentes áreas ou departamentos de atuação.

“A atribuição destes prémios têm um significado muito especial para a ADHP, dado que esta associação tem tido como uma das principais metas a qualificação e o crescente reconhecimento do papel de Diretor de Hotel, uma função basilar neste tipo de organizações, do ponto de vista estratégico, de negócio e humano”, destaca Raúl Ribeiro Ferreira, presidente da ADHP.

Os prémios distinguem os diretores hoteleiros em diferentes categorias – Melhor Diretor de Hotel, Melhor Diretor de Alojamentos, Melhor Diretor de F&B, Melhor Diretor Comercial/Marketing/Vendas, Melhor Jovem Diretor, Melhor Gestor de Potencial Humano assim como Melhor Empresa de Outsourcing/Parceiro de Negócios. A direção da ADHP atribuirá também o Prémio Carreira a uma individualidade do sector hoteleiro.

As candidaturas aos Prémios Xénios decorrerão de 27 de janeiro a 7 de fevereiro bastando para isso enviar um mail para geral@adhp.org justificando a sua intenção juntamente com o CV atualizado. Os associados da ADHP poderão também propor candidatos a qualquer das categorias.

Os candidatos serão posteriormente submetidos a votação online no site do Congresso e os três mais votados em cada categoria serão analisados por um júri constituído por personalidades do setor do Turismo.

A cerimónia de entrega da 8ª edição dos Prémios Xénios – Excelência na Hotelaria 2020 decorrerá, como habitualmente, durante o jantar do 16º Congresso da ADHP, no dia 2 de Abril.