NH HOTEL GROUP consolida compromisso estratégico com segmento de luxo

NH Hotel Group chegou a um acordo com a Covivio, um dos principais players imobiliários europeus, para operar um portfólio exclusivo de oito hotéis de luxo, com uma localização privilegiada em Roma, Florença, Veneza, Nice, Praga e Budapeste

NH Hotel Group firmou um acordo com a Covivio, uma das principais operadoras imobiliárias europeias, que consolidará o seu compromisso com o segmento de hotéis de luxo, reforçando a sua liderança em Itália e aumentando a sua posição de destaque nos mercados competitivos de França e da Europa Oriental.

Após a aquisição pela Covivio de oito hotéis pertencentes ao prestigiado portfólio Boscolo, o investidor imobiliário e o NH Hotel Group chegaram a um acordo para entregar a operação desse portfólio de luxo a este último. O grupo hoteleiro concordou com a Covivio um contrato de arrendamento sustentável de longo prazo, segundo o qual pagará um aluguer variável com mínimo garantido, incluindo um mecanismo de proteção contra perdas. O contrato tem uma duração inicial de 15 anos, prorrogável por opção do NH Hotel Group, por um período não inferior a 15 anos. A transação deverá estar totalmente concluída até ao final do primeiro semestre de 2020. A entrega dos hotéis ocorrerá no momento de fecho da transação, exceto os hotéis em Florença e Nice – atualmente em processo de renovação total – prevista para junho de 2020 e janeiro de 2021, respetivamente.

Ramón Aragonés, CEO do NH Hotel Group comentou o acordo, “após a nossa integração na Minor Hotels, esta transação representa um marco extremamente importante na nossa ambição partilhada de continuar a expandir a marca de luxo Anantara Hotels, Resorts & Spas na Europa, proporcionando também um progresso significativo na nossa estratégia de criação de valor para os clientes da NH Collection através de novos hotéis e destinos. Este acordo reforça a colaboração entre a Covivio e o NH Hotel Group, que remonta a 2014 e desde então conseguiu acordos vantajosos para ambas as partes na Holanda e na Alemanha.”.

Adicionando 1.115 quartos ao crescente número de propriedades de luxo do grupo, o portfólio inclui os antigos hotéis Boscolo em Roma, Florença, Veneza, Nice, Praga e Budapeste. Com uma localização central em destinos apetecidos, a coleção de seis unidades de 5 estrelas e duas de 4 estrelas é notável pelos seus hotéis emblemáticos: Palazzo Naiadi em Roma, Plaza em Nice, Carlo IV em Praga e New York Palace em Budapeste. Estes hotéis icónicos serão gradualmente reposicionados com as marcas Anantara Hotels & Resorts e NH Collection. A Covivio está a planear um conjunto de obras para todo o portfólio que mostre um grande potencial de crescimento no médio prazo.

Hotéis emblemáticos em destinos privilegiados

Hilton inaugura dois hotéis Curio Collection em Portugal

The Emerald House Lisbon, em Lisboa, e Boeira Garden Hotel Porto Gaia, em Vila Nova de Gaia, são as novas duas unidades da cadeia hoteleira

A Hilton vai lançar dois hotéis em Portugal sob a sua marca Curio Collection by Hilton. A coleção de hotéis e resorts excecionais – selecionados pelo seu posicionamento diferenciador – passa a contar com The Emerald House Lisbon, que será inaugurado no verão de 2020 na capital portuguesa, e com o Boeira Garden Hotel Porto Gaia, localizado em Vila Nova de Gaia, que abrirá portas de forma faseada já a partir deste mês de dezembro, estando o hotel totalmente operacional a partir da primavera de 2020.

Estas duas aberturas vão ao encontro dos objetivos de crescimento e expansão da Hilton em destinos-chave. A Hilton, que integra 17 marcas de topo no setor hoteleiro, opera numa estratégia multimarca oferecendo escolhas diferenciadas para investidores, proprietários e hóspedes, através de um vasto leque de opções proporcionadas pelas marcas do seu vasto portefólio. Os hotéis e resorts que integram a Curio Collection by Hilton estão unidos pela sua singularidade, já que cada uma das propriedades é escolhida pela personalidade e carácter únicos. Com um portefólio global de mais de 80 hotéis e resorts, 17 propriedades a operar na Europa e mais 19 em desenvolvimento, a coleção integra unidades hoteleiras em cidades como Londres, Roma e Paris.

Patrick Fitzgibbon – Senior Vice President, Development, EMEA da Hilton – refere: “Estamos a apostar na nossa expansão europeia e muito satisfeitos por partilhar a experiência Collection by Hilton em Portugal, cujo número de turistas não residentes atingiu quase os 23 milhões em 2018, um crescimento de 7,5 por cento comparado com 2017. Estamos confiantes de que ter a opção de ficar num hotel Curio Collection traz valor acrescentado ao setor da hotelaria em Lisboa e no Porto, duas cidades excecionais que se têm vindo a consolidar como destinos atrativos”.

The Emerald House Lisbon, Curio Collection

Localizado no coração da capital portuguesa, The Emerald House Lisbon está a poucos passos das principais atrações turísticas de Lisboa e de zonas históricas, como a Baixa ou o Chiado, conhecidas pela sua vibrante restauração, lojas exclusivas e propostas culturais. O hotel conta com 67 quartos e inclui ginásio, restaurante e bar, abertos a hóspedes e residentes. A propriedade vai abrir após um investimento avultado de renovação de interiores que refletem a elegância da zona onde está localizada. The Emerald House Lisbon, Curio Collection by Hilton está localizado na Rua das Janelas Verdes / Travessa Dom Bras / Rua do Olival, em Lisboa.

Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton

Rodeado por três hectares de jardins históricos, e perto de uma das mais antigas adegas de vinho do Porto, o Boeira Garden Hotel Porto Gaia oferece uma experiência autêntica. O hotel, que está a ser alvo de uma renovação, como parte da sua conversão numa unidade Curio Collection, vai abrir em duas fases. A partir de dezembro de 2019, o hotel disponibiliza 44 quartos, assim como salas para eventos empresariais, bar, SPA e ginásio para os hóspedes do hotel. Na primavera de 2020, o hotel passa a contar com mais 80 quartos, assim como com um restaurante, um bar no rooftop, um business center e salas nos jardins dedicadas a eventos sociais, como casamentos. Nessa fase, o SPA, o ginásio e a piscina passam também a estar disponíveis para visitantes externos. O Boeira Garden Hotel Porto Gaia, Curio Collection by Hilton está localizado na Rua Teixeira Lopes 114, em Vila Nova de Gaia.

Em Portugal, estes dois novos hotéis juntam-se ao Conrad Algarve, Hilton Vilamoura As Cascatas Golf Resort & SPA e Double Tree by Hilton Lisbon Fontana Park.

Golfe Quinta do Lago anuncia renovação de Clubhouse

A reputação da Quinta do Lago em proporcionar uma excelente experiência de golfe num ambiente exclusivo foi ainda mais reconhecida depois de receber, pela primeira vez, a distinção dos 3 campos de golfe no “Top 100 Golf Courses in Continental Europe 2019”.

Para além deste, foi atribuído ao Campo de Golfe Sul o prémio de Melhor Campo de Golfe em Portugal pelos World Golf Awards. Como se estas distinções não fossem suficientes para colocar o resort no mapa, eis que surge mais uma nomeação de “Melhor resort de golf com 36 buracos em Portugal” pelos utilizadores do reconhecido website Leadingcourses.com. A Quinta do Lago venceu assim alguns dos maiores nomes do golfe português, ocupando a cobiçada posição número um do ranking. Votado por golfistas de toda a Europa, o resort obteve uma pontuação alta graças à sua variedade de comodidades dentro e fora dos fairways.

Além de três campos de golfe de 18 buracos e excelentes instalações para a prática, os hóspedes podem desfrutar variados tipos de desporto no centro desportivo de alto rendimento, o The Campus, projetado para profissionais e amadores treinarem e viverem bem.

Clubhouse renovado inaugura no início do segundo trimestre de 2020

Uma nova experiência de golfe aguardará os jogadores que visitarem a Quinta do Lago na próxima primavera, graças a uma renovação moderna e sofisticada do seu principal clube de golfe antes da temporada de 2020.

Esta renovação está a ser realizada pelos arquitetos portugueses locais Essencia Architects – a mesma empresa que projetou o premiado The Campus – e elevará o clube ao mesmo padrão de cinco estrelas das outras excelentes instalações de golfe e estilo de vida de luxo do resort.

Entre as melhorias que se concluirão até final de março, encontram-se novas e espaçosas áreas para refeições dentro e fora do clube, novos balneários masculinos e femininos, e salas sofisticadas e contemporâneas que oferecem o centro perfeito para grupos e torneios de golfe, bem como reuniões de negócios.
Além disso, o espaço exterior está a ser ampliado e mobiliado com um deck moderno, atraente e ecológico. Novas janelas do chão ao tecto serão introduzidas em todo o edifício para adicionar mais luz natural e proporcionar vistas aprimoradas dos arredores do resort.

Para complementar o golfe, existem 13 bares e restaurantes de primeira classe que oferecem uma variedade de deliciosas iguarias, locais e internacionais, com acomodações oferecidas no recém-adquirido hotel boutique do resort, The Magnolia Hotel.

Endutex deixa gestão do Tasty District e coloca espaço à exploração

Decisão estratégica prende-se com a necessidade do grupo em concentrar esforços nos projetos de hotelaria e gestão imobiliária.

O grupo Endutex deixa a gestão do Tasty District, espaço de restauração e lazer localizado junto à Praça da Batalha, a partir do próximo ano. Mantendo-se proprietária do edifício, a entidade gestora passa a colocar o espaço à exploração.

André Ferreira, administrador do grupo Endutex, justifica a decisão como “uma opção estratégica necessária para concentrar esforços nos projetos de hotelaria e gestão imobiliária do grupo, nos quais se prevê um importante investimento nos próximos anos”.

O grupo Endutex irá garantir o cumprimento de todos os compromissos estabelecidos com os inquilinos até final do contrato, bem como assegurar a melhor solução para a continuidade do espaço.

Recorde-se que o grupo Endutex é um dos nomes de referência no setor têxtil e proprietário da marca de Hotéis MOOV, atualmente, com quatro unidades – duas no Porto, uma em Évora e uma em Curitiba, no Brasil.

Inaugurado em junho de 2017, o projeto Tasty District surgiu com um conceito pioneiro de restauração e lazer em plena baixa do Porto, com uma dinâmica atividade cultural. O grupo Endutex agradece o envolvimento e contributo de todas as marcas que fizeram parte do projeto. 

Arrancou a construção do hotel no empreendimento Ombria Resort

Arrancou a construção das primeiras edificações que integram a fase inicial do Ombria Resort, um empreendimento imobiliário de luxo que está a nascer a norte de Loulé, na serra Algarvia com abertura ao público prevista para início de 2022. A gestão de projeto e de obra foi entregue à Engexpor, que acompanha o desenvolvimento do Ombria Resort desde 2016.

Os trabalhos iniciaram-se com a construção do hotel, que inclui 76 quartos e suites de luxo, tendo ainda integradas as primeiras branded residences da marca Viceroy na Europa, as “Viceroy Residences at Ombria Resort”, constituídas por 65 apartamentos de tipologias T1 e T2, com gestão assegurada pela cadeia norte-americana de hotéis de 5 estrelas, Viceroy Hotels & Resorts.

Este complexo hoteleiro abrange ainda spa, instalações de saúde e fitness, vários restaurantes e bares, centro de conferências, piscinas, kids club e observatório astronómico, cuja construção será acompanhada pela Engexpor, empresa especializada na gestão de projeto e de construção, prestando serviços a promotores e investidores imobiliários no desenvolvimento dos seus empreendimentos.

Miguel Alegria, CEO da Engexpor, comenta: “é para nós um grande orgulho termos sido selecionados para fazer a gestão de projeto e da construção do Ombria Resort, um empreendimento emblemático que está a ser desenvolvido por marcas de prestígio e será uma referência no setor turístico e residencial em Portugal e uma mais-valia para a região do Algarve. A nossa experiência e capacidade no setor do turismo e hotelaria ao longo dos 35 anos de atividade da Engexpor, com especial foco em projetos similares, deixa-nos confiantes para responder aos elevados padrões de qualidade, sustentabilidade e exigência que este empreendimento exige, aportando valor a um investimento de alto nível”.

Na primeira fase do Ombria Resort, com abertura prevista para o início de 2022, será ainda edificado o clubhouse do campo de golfe, já concluído e que conta com 18 buracos. No total, o empreendimento de luxo estende-se por uma área de 153 hectares e integra outras 316 unidades, entre moradias, villas e apartamentos, envolvendo um investimento de 260 milhões de euros, aplicado pelo grupo finlandês PONTOS, proprietário e promotor do Ombria Resort.

Com o objetivo de ser pioneiro de uma nova geração de resorts de baixa densidade de construção, o Ombria Resort pretende distinguir-se pela sustentabilidade, apostando na preservação do meio ambiente, na proteção da natureza e do património local.

A arquitetura do conjunto que compreende as Viceroy Residences, o hotel Viceroy e o Clubhouse, tem a assinatura da Promontório – que usa predominantemente materiais de origem local e se inspira na arquitetura tradicional portuguesa – e da empresa internacional WATG.

Diretor de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon distinguido pelo estudo Best Team Leaders

Vitor Silva, diretor de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon, foi reconhecido com o primeiro lugar no ranking Best Team Leaders 2019, na competência de comunicação e nomeado o 4º melhor no ranking nacional daquele estudo. Os prémios foram entregues dia 12 de dezembro, numa cerimónia que decorreu no Casino Estoril.

As distinções atribuídas ao diretor de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon colocam-no no grupo de melhores líderes de Portugal. Para Vitor Silva, este é um “reconhecimento que me deixa bastante orgulhoso e feliz. As pessoas são, de facto, o coração de uma empresa e é com um gosto enorme que convivo todos os dias com a minha equipa, que está sempre motivada por fazer mais e melhor e alcançar os objetivos que lhes são propostos”, afirma.

O ranking Best Team Leaders avalia e reconhece publicamente, desde 2012, os melhores líderes nacionais, de forma independente. O estudo tem em conta, sobretudo, a opinião dos próprios elementos da equipa (“liderados”), que avaliam anonimamente o gestor quanto às suas características pessoais, desempenho da equipa, dos colaboradores e da própria empresa.

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho, Vitor Silva é Diretor de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon com responsabilidades alargadas ao Hotel Crowne Plaza Porto. Desde 2015, coordena também na figura de Cluster a Direção de Recursos Humanos do InterContinental Cascais-Estoril. É responsável pela direção, planeamento e coordenação das políticas de Recursos Humanos; Desenvolvimento do Capital Humano; Relações Laborais e pivot nas medidas de Responsabilidade Social, Diversidade e Inclusão.

Vitor Silva iniciou o seu percurso profissional como Técnico de Recursos Humanos no Hotel Le Meridien Porto, tendo posteriormente assumido a função de Responsável de Formação e a Direção de Recursos Humanos do Hotel Le Meridien Lisboa.

Sofitel Lisbon Liberdade tem nova Diretora Comercial

Patrícia Costa assume a direção comercial do hotel Sofitel Lisbon Liberdade, unidade de cinco estrelas situada em plena Avenida da Liberdade, pertencente ao Grupo Accor. Com quase 20 anos de experiência no setor hoteleiro, Patrícia Costa assumiu anteriormente a função de Diretora Comercial do Sofitel Rio de Janeiro Copacabana e posteriormente o cargo de diretora regional Sofitel para o Rio de Janeiro

Com formação na área da hotelaria e turismo, a Patrícia, natural do Recife, no Brasil, é licenciada em Gestão Hoteleira pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Possui também uma pós-graduação em Direção e Gestão Hoteleira pela Universidade Lusófona de Portugal.

Iniciou a sua carreira profissional no The Pergola House, em Cascais, tendo sido várias as marcas e grupos hoteleiros do segmento de luxo pelos quais Patrícia Costa já passou, desde que iniciou o seu percurso profissional no setor. Exerceu diversos cargos no Pestana Palace Hotel, entre os anos 2003 e 2010, tendo também passado pelo Hotel Intercontinental Estoril, como Business Development Manager. Ao longo dos anos, ocupou diferentes cargos operacionais, de gestão e venda, o que lhe trouxe um grande conhecimento do mercado, tanto nacional como estrangeiro.

“É com muito prazer que assumo a direção comercial do Sofitel Lisbon Liberdade, voltando assim a formar parte do universo Accor. Tive a oportunidade de conhecer a cultura e espírito da marca durante os anos que integrei a equipa de vendas de Sofitel no Brasil, e acredito que esta experiência prévia me permitirá desempenhar uma melhor função neste novo desafio que abraço agora, sempre com o foco na elaboração de estratégias que nos permita alcançar os nossos objetivos, através de experiências proporcionadas aos nossos clientes. comenta Patrícia Costa.

O Sofitel Lisbon Liberdade situado em uma das zonas mais cosmopolitas da capital portuguesa, dispõe de 163 quartos, incluindo 12 suites, o Bar Intra-Muros e o restaurante AdLib, reconhecidos pela excelente qualidade e inovação gastronómica.

Christeyns Portugal debate tema Listeria na Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica

A Christeyns Portugal, especialista em química aplicada, debate a “Listéria na Indústria Alimentar” num Seminário que acontece hoje no auditório de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, e que conta com a presença de responsáveis de diversas entidades entre as quais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Viana de Castelo, e responsáveis e especialistas da Christeyns-Betelgeux Espanha e Portugal.

Com alguns casos graves reportados no final de agosto, em Espanha, e que sublinharam a importância do debate desta temática, a listeriose, infelizmente, tem adquirido uma posição muito relevante como infeção de origem alimentar. Causada pelo consumo de alimentos contaminados por Listeria monocytogenes e que é particularmente grave em indivíduos imunodeprimidos, os casos registados por esta bactéria são baixos, embora seja o principal motivo nas causas de morte por doença transmitida por alimentos.

A Listeriose é uma doença que pode ser transmitida em diversos tipos de alimentos como lacticínios (leite não pasteurizado, queijo fresco, etc), peixe, frutos do mar, carne, e vegetais crus. Os sintomas incluem os tradicionais de intoxicação alimentar, como náuseas, vômitos, dores, febre e diarreia. Nos casos em que não é tratada, pode se espalhar pela corrente sanguínea e ir para o sistema nervoso, resultando em meningite, que pode ser fatal.

João Fial, Manager Director da Christeyns Portugal, afirma a este propósito, “Este é o segundo debate que promovemos este ano, em Portugal. O primeiro foi em maio, em Vila Franca de Xira, e a importância é tal, e o impacto da doença, que sentimos importante voltar a debater esta problemática e os temas que se prendem com a indústria alimentar e a higienização, sabermos os pontos críticos e as técnicas que estão disponíveis. A Christeyns é uma empresa especialista e líder no mercado europeu nos temas de higienização e prevenção. Com os nossos produtos de alta qualidade, os conceitos inovadores que usamos e uma equipa formada e especialista no tema, a Christeyns é a especialista líder em Higiene Alimentar.”

OLI investe meio milhão de euros para produzir energia limpa

A OLI concluiu um investimento de 500 mil euros, no âmbito da energia solar fotovoltaica, para produzir energia limpa e reforçar a sua competitividade.

A empresa, líder ibérica na produção de autoclismos, equipou a cobertura do seu complexo industrial, em Aveiro, com 2.700 painéis solares fotovoltaicos, numa área total de 5.400 metros quadrados, que representa uma potência global de mil Kwp (quilowattpico), visando o autoconsumo fotovoltaico.

Com uma atividade industrial intensa – a fábrica trabalha ininterruptamente 24 horas por dia, sete dias por semana -, estima-se que este investimento resulte na poupança anual de energia na ordem dos 16% e na redução da fatura em 150 mil euros.

Anualmente, o consumo de energia da OLI situa-se nos 8.5 milhões Kwh (quilowatt-hora). Destaque-se que em 2016, a empresa tinha já dado um passo importante, no domínio da sustentabilidade energética, com a conversão de toda a iluminação exterior e interior para lâmpadas LED.

Para António Oliveira, Presidente da OLI, esta aposta na eficiência, através da energia solar fotovoltaica, “é mais um investimento estratégico ao nível da sustentabilidade ambiental e da competitividade da empresa, que concorre cada vez mais com grandes ‘players’ mundiais. A inovação e a sustentabilidade orientam não só o desenvolvimento dos nossos produtos, mas também as práticas diárias, os processos e as infraestruturas, por isso estamos já a trabalhar em novos projetos para apresentar em 2020”.

MAKRO Portugal celebra Dia Mundial da Alimentação

A Makro Portugal e a Associação Quinta Essência (QE) assinalam o Dia Mundial da Alimentação e, em conjunto, realizam um showcooking, na próxima sexta-feira, dia 18 de outubro, na MAKROPÉDIA, em Alfragide.

Este vai ser um momento destinado a todos os clientes, colaboradores e respetivas famílias dos alunos da Quinta Essência, no sentido de aprenderem a confecionar, de forma rápida, saudável e nutritiva, os seus próprios biscoitos.

Esta data assinalada em mais de 150 países, tem como objetivo alertar e consciencializar a opinião pública para questões globais relacionadas com a alimentação e nutrição. Neste sentido a Makro Portugal junta-se à QE no sentido de ensinar e confecionar receitas que se enquadram nos hábitos alimentares promovidos pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

“É muito bom ver empresas como a Makro a colaborar e a mostrar interesse pela importância que a alimentação tem no nosso dia-a-dia. Ficámos muito contentes com o facto de a Makro nos apoiar neste dia e acolher estas pequenas, mas ao mesmo tempo grandes, iniciativas, que não só incentivam hábitos alimentares saudáveis como promovem a inclusão e reconhecimento das competências das pessoas com deficiência e/ou incapacidade” explica Vanessa Chang, Comunicação e Imagem da Associação Quinta Essência.

“O grande propósito da Makro é viver a paixão pela gastronomia portuguesa, levando ao mundo a sua diversidade. Dar visibilidade ao potencial das pessoas com deficiência e/ou incapacidade e partilhar o espaço com a comunidade de colaboradores, clientes e parceiros com a orientação de uma educadora da QE que habitualmente coordenam as atividades de culinária do Cozinh´Arte na QE será certamente um momento de inclusão importante para todos os envolvidos.”, acrescenta Isabel Caeiro, Communication & Engagement Manager.

Groupe GM volta a marcar presença na Decorhotel

Pelo 3º ano consecutivo o Groupe GM renova, em mais uma edição, a sua presença na feira DECORHOTEL, que este ano decorre de 24 a 26 Outubro, na FIL, em Lisboa.

Enquanto líder mundial no fornecimento de produtos de acolhimento de qualidade, o Groupe GM está presente em mais de 70 países e tem como áreas de foco a cosmética de marca e a cosmética personalizada.

Para além de um vasto portfólio de mais de 40 marcas exclusivas, disponível para grupos hoteleiros e unidades hoteleiras independentes, fornece também cadeias internacionais.

Complementa esta oferta com acessórios e equipamento, de forma a proporcionar um serviço completo à medida do hoteleiro.
Com esta participação o Groupe GM pretende apresentar as mais recentes novidades, das quais destaca as linhas Benamôr ou Perricone MD, dar resposta às preocupações ambientais do hoteleiro seja com a oferta de marcas certificadas Ecolabel ou Ecocert Cosmos, acessórios de origem orgânica ou através de embalagens responsáveis, como os doseadores ecopump de 300ml ou ecosource de 375ml. À semelhança de anos anteriores, existirá no stand de 36m2, uma zona de experimentação e uma zona dedicada a equipamento hoteleiro.

Visite o Groupe GM na DECORHOTEL, pavilhão 2 Stand A04.

Kludi homenageada como a “Marca mais inovadora do ano”

A marca de torneiras de Sauerland, Kludi, foi homenageada como a “marca mais inovadora do ano” na categoria “sanitária e ar condicionado” em Bona na última quarta-feira. A Kludi também recebeu o “prêmio de inovação alemã 2019” no final de maio.

“Na Kludi, medimos a qualidade de uma inovação pelo valor acrescentado que esta inovação traz aos utilizadores”, explica Sebastian Biener, Director de vendas da Alemanha na Kludi GmbH & Co. “Para nós só consideramos algo realmente inovador quando um novo produto verdadeiramente ajuda a tornar a vida um pouco mais fácil, mais confortável ou mais segura para as pessoas. Assim, quando se trata de desenvolver novas torneiras e chuveiros, sempre colocamos o foco na utilidade.”