A Christeyns Portugal, especialista em química aplicada, debate a “Listéria na Indústria Alimentar” num Seminário que acontece hoje no auditório de Biotecnologia da Universidade Católica, no Porto, e que conta com a presença de responsáveis de diversas entidades entre as quais da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa, Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa, Instituto Politécnico de Viana de Castelo, e responsáveis e especialistas da Christeyns-Betelgeux Espanha e Portugal.

Com alguns casos graves reportados no final de agosto, em Espanha, e que sublinharam a importância do debate desta temática, a listeriose, infelizmente, tem adquirido uma posição muito relevante como infeção de origem alimentar. Causada pelo consumo de alimentos contaminados por Listeria monocytogenes e que é particularmente grave em indivíduos imunodeprimidos, os casos registados por esta bactéria são baixos, embora seja o principal motivo nas causas de morte por doença transmitida por alimentos.

A Listeriose é uma doença que pode ser transmitida em diversos tipos de alimentos como lacticínios (leite não pasteurizado, queijo fresco, etc), peixe, frutos do mar, carne, e vegetais crus. Os sintomas incluem os tradicionais de intoxicação alimentar, como náuseas, vômitos, dores, febre e diarreia. Nos casos em que não é tratada, pode se espalhar pela corrente sanguínea e ir para o sistema nervoso, resultando em meningite, que pode ser fatal.

João Fial, Manager Director da Christeyns Portugal, afirma a este propósito, “Este é o segundo debate que promovemos este ano, em Portugal. O primeiro foi em maio, em Vila Franca de Xira, e a importância é tal, e o impacto da doença, que sentimos importante voltar a debater esta problemática e os temas que se prendem com a indústria alimentar e a higienização, sabermos os pontos críticos e as técnicas que estão disponíveis. A Christeyns é uma empresa especialista e líder no mercado europeu nos temas de higienização e prevenção. Com os nossos produtos de alta qualidade, os conceitos inovadores que usamos e uma equipa formada e especialista no tema, a Christeyns é a especialista líder em Higiene Alimentar.”

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *