Revista Dirhotel – Edição 36

Grupo AP Hotels & Resort cede unidade hoteleira Cabanas Park Resort às autoridades de saúde

O Grupo AP Hotels & Resorts disponibiliza uma das suas unidades hoteleiras, colocando-a à disposição das entidades de saúde competentes para que a mesma possa acolher doentes, quarentenas e profissionais de saúde.

Consciente da necessidade de contributo de todos nestes tempos difíceis, é com um sentido de elevada responsabilidade social que o Grupo AP Hotels & Resorts, detido por António Parente através da Madre SGPS, disponibiliza uma das suas unidades hoteleiras, Cabanas Park Resort, colocando-a à disposição das entidades de saúde competentes para que a mesma possa acolher doentes, quarentenas e profissionais de saúde. Esta unidade ficará totalmente à disposição da Direção Geral de Saúde e outras autoridades de saúde, como o Ministério da Saúde, para que possam usá-lo da forma que melhor entenderem, dando assim o seu apoio às entidades regionais para melhor dominarem esta pandemia.
O grupo toma esta decisão pretendendo contribuir ativamente na defesa dos interesses da região do Algarve e dos seus residentes.

Airbnb ativa ‘Política de Causa de Força Maior’ em todo o mundo

Em resposta às situações extraordinárias e às interrupções globais nas
viagens causadas ​​pelo COVID-19, a Airbnb atualizou a cobertura de
‘Política de Causa de Força Maior’, ampliando-a a todo o mundo. A nova
cobertura de ‘Política de Causa de Força Maior’ da Airbnb permitirá que os
anfitriões e os viajantes cancelem as reservas sem custos nem penalizações.
Esta atualização aplica-se desde já a todas as reservas, tanto de alojamento
como de Experiências, realizadas até 14 de março de 2020 (inclusive) e que
tenham uma data de entrada anterior (ou igual) a 14 de abril de 2020.

Esta política aplica-se desde já em todos os países e regiões do mundo, com
exceção das viagens domésticas na China continental. Para viagens domésticas
na China continental, a Política de Causa de Força Maior aplica-se a
qualquer reserva realizada antes de 28 de janeiro de 2020, com data de
entrada anterior (ou igual) a 1 de abril de 2020. Para obter mais informação
sobre a Política de Causa de Força Maior da Airbnb, pode dirigir-se
<https://www.airbnb.com/help/article/2701/extenuating-circumstances-policy-f
or-the-coronavirus-covid19> aqui.

A Airbnb entende que esta decisão terá um impacto nos anfitriões de todo o
mundo, muitos dos quais dependem dos rendimentos que geram na Airbnb. A
plataforma está a trabalhar para identificar, nos próximos dias ou semanas,
diferentes ferramentas e iniciativas que deem suporte aos anfitriões durante
estes tempos tão incertos. Muitos dos colaboradores da Airbnb são também
anfitriões e todos entendem que é um momento difícil. A Airbnb deseja
encontrar um equilíbrio entre apoiar os anfitriões e proteger o bem-estar da
comunidade na plataforma. Também é importante ter em conta que a Airbnb não
cobrará comissões nem beneficiará de nenhuma forma das reservas canceladas
em virtude desta nova política.

Para ajudar a comunidade a esclarecer as suas dúvidas e perguntas o mais
rápido possível, a Airbnb está a atualizar de forma contínua um
<https://www.airbnb.com/resources/hosting-homes/t/coronavirus-updates-34>
centro de apoio com a informação e orientações mais recentes da Organização
Mundial de Saúde e das autoridades governamentais e de saúde; esta página já
recebeu milhões de visitas

Se está a considerar realizar alterações numa próxima viagem, recomendamos
que visite a secção <https://www.airbnb.com/trips/v1>  Viagens na página web
ou na aplicação da Airbnb, e selecione a sua reserva para encontrar recursos
sobre como alterar ou cancelar a sua viagem.

Postos de Turismo e equipamentos turísticos encerrados a partir de hoje

Na sequência da atual situação do país provocada pela pandemia originada pelo coronavírus, bem como das medidas anunciadas hoje pela Direção Geral do Património Cultural, os postos de turismo e equipamentos turísticos geridos pela Associação Turismo de Lisboa serão encerrados hoje, a partir das 00h00.

Torre de Palma Wine Hotel eleva o seu nível de conforto

Torre de Palma Wine Hotel, situado em Monforte, no coração do Alto Alentejo, apostou na renovação de alguns dos seus quartos, transformando-os em agradáveis e elegantes Junior Suites.

Os 8 quartos familiares já existentes foram renovados, re-decorados e aprimorados para criar um ambiente de maior conforto, incluindo a instalação de lareiras nos quartos, criando um ambiente aconchegante, como se estivesse em casa.

O projeto de remodelação, que pretende dar nova vida ao hotel de charme, ficou a cargo do Atelier Coisas da Terras e da decoradora Rosarinho Gabriel, que fez o projecto original do hotel. “Trabalhamos com a Rosarinho e a sua equipa desde o início do Torre de Palma Wine Hotel. Ela criou uma decoração que reflete a nossa essência e tem vindo a acompanhar a nossa evolução, pelo que fez todo o sentido recorrer novamente à sua criatividade para esta remodelação,” explica Isabel Rebelo, proprietária do hotel de luxo.

Com este novo conceito, vai poder optar por uma cama de casal ou camas separadas, e terá ainda ao seu dispor uma área de estar, uma lareira e uma casa de banho privativa. As suites são climatizadas e oferecem uma decoração rústica e sofisticada, que se encontra em todo o hotel, em diferentes tons e estilos.

Uma vez que cada quarto tem uma decoração única, no Torre de Palma Wine Hotel pode viver 19 ambientes diferentes, o que permite uma experiência distinta e marcante a cada visita.

Roca One Day Design Challenge reafirma uma participação de sucesso

A quarta edição do Roca One Day Design Challenge em Portugal superou o sucesso dos anos anteriores, reunindo mais de 300 jovens talentos de todo o país. O concurso, que teve lugar no LX Factory, no sábado, dia 7 de março, em Lisboa, desafia jovens designers e arquitetos a projetarem uma proposta inovadora para o espaço de banho que esteja em conformidade com o briefing revelado na manhã desse mesmo dia. O projeto Raiz Quadrada, da autoria, de Bárbara Gomes e Luís Melo, da Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa ganhou o primeiro prémio.

Promovido pela Roca, uma referência mundial em produtos para espaços de banho, o Roca One Day Design Challenge desafia os estudantes e os jovens profissionais com menos de 30 anos, do setor do design e da arquitetura, a criarem soluções originais e produtos inovadores para os espaço de banho.

O conceito estabelecido como premissa para os participantes em Portugal foi o de integrar novas características em alguns dos produtos que existem nos espaços de banho convencionais no sentido de aumentar ou melhorar a sua capacidade de arrumação destes. As propostas de design entregues pelos participantes deveriam, portanto, aumentar ou melhorar a capacidade de arrumação dos elementos que se usam no dia a dia ou que se guardam habitualmente num espaço de banho: produtos de higiene, limpeza, cosméticos, roupa de banho etc.

Os participantes tiveram de apresentar o projeto cumprindo todos estes requisitos em contrarrelógio, em apenas nove horas.

O seu hotel pode ter bem mais que 5 estrelas

Sempre que um profissional de hotelaria atende um cliente é suposto representar o nível de serviço do hotel, normalmente definido pelo número de estrelas que a unidade tem. Mas se esse profissional puder ser, ele próprio, a estrela no palco do atendimento, os resultados serão, com certeza, muito melhores. É este o objetivo do projeto inovador lançado pela Cassefaz, empresa de produção cultural com mais de 20 anos, responsável em 2017 pela implementação do projeto piloto de desenvolvimento de competências pessoais e sociais na rede de escolas do Turismo de Portugal.

Sempre que um profissional de hotelaria atende um cliente é suposto representar o nível de serviço do hotel, normalmente associado ao número de estrelas que a unidade tem. Mas se esse profissional puder ser, ele próprio, a estrela no palco do atendimento, os resultados serão, com certeza, muito melhores.

É este o objetivo da Cassefaz* ao lançar o workshop “A ARTE DE BEM RECEBER”, contando com uma equipa de formadores composta por atores conceituados e especialistas em hospitality que treinam com os colaboradores dos hotéis, técnicas como a criatividade no pensamento, a espontaneidade na voz, a naturalidade no corpo e a agilidade no improviso, permitindo o desenvolvimento das soft skills, para alcançar a excelência no serviço hoteleiro.

O workshop tem a duração de 16h e decorrerá no espaço do próprio Hotel.  A equipa de formadores é composta por atores conceituados – alguns até bem conhecidos do público em geral (Pedro Lamares, Sandra Barata Belo, Sofia de Portugal) – e por formadora especialista em hospitality (Angela Martins).

Uma formação ativa e muito dinâmica constituída pelos seguintes módulos (com a duração de 4h/cada):

CRIATIVIDADE NO PENSAMENTO_ reconhecer o Design Thinking como abordagem para solucionar problemas, potenciando a inovação e o pensamento criativo, para melhorar resultados.

ESPONTANEIDADE NA VOZ _ trabalhar a respiração, utilizando todo o corpo como um instrumento para desenvolver a consciência da voz espontânea e melhorar a comunicação com o outro.

NATURALIDADE NO CORPO_ o corpo é um cartão de visita. Escutar o corpo e corrigir posturas para ganhar confiança no seu potencial para transmitir intenções e emoções.

AGILIDADE NO IMPROVISO_ desenvolver capacidades para lidar positiva e criativamente com o imprevisto, através de fundamentos e técnicas de improviso e desinibição.

Mais informações: sofia.duarte@cassefaz.com | telm: 92 629 99 12

 *A Cassefaz foi responsável pela implementação, em 2017, do projeto piloto de desenvolvimento de competências pessoais e sociais, junto dos alunos finalistas das escolas de Hotelaria e Turismo do Turismo de Portugal.

Filme do Turismo do Centro premiado em Berlim

O filme “Are You Ready” conquistou o segundo lugar na categoria “Região Internacional”, ficando apenas atrás de filmes promocionais das regiões de Córdova (Espanha) e Tanintharyi (Myanmar), que conquistar o primeiro lugar ex-aequo.

De notar que o filme “Living it Together”, de promoção da cidade de Torres Vedras, foi também premiado em Berlim, conquistando o 3.º lugar na categoria “Cidade Internacional”. Este filme foi produzido no âmbito do festival ART&TUR, que todos os anos se realiza no Centro de Portugal.

Apesar de o ITB Berlim – uma das principais feiras de turismo mundiais – ter sido cancelado, devido ao risco de contágio do Covid-19, o mesmo não aconteceu com o festival de cinema. A organização decidiu atribuir os prémios, tendo apenas optado por não realizar a tradicional gala de entrega dos galardões.

O filme promocional que a Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal produziu em 2019 continua a conquistar jurados em todo o mundo. Desta vez, nem a ameaça do Covid-19 retirou brilhantismo à participação da região Centro num dos mais importantes festivais internacionais de cinema de turismo. Nunca é de mais salientar o muito que estes prémios fazem pela notoriedade da região, tornando-a mais visível a nível internacional e revelando o grande potencial cénico e cinematográfico do Centro de Portugal”, sublinha Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal.

Este é já o décimo prémio conquistado pelo filme “Are You Ready?”em festivais internacionais de turismo. A saber: 2.º lugar na categoria “Região Internacional”, no The Golden City Gate, Berlim; 3.º lugar na categoria “Destinos Turísticos – Região”, no Festival de Cinema de Turismo de Amorgos, Grécia; Vencedor dos “People’s Choice Awards” e Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Regiões”, no ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, Torres Vedras; Prémio Especial do Presidente do Júri, no FilmAT Festival, Polónia; finalista na categoria “Filmes de Turismo”, no Cannes Corporate Media & TV Awards, França; “Silver Wave”, referente ao 2.º lugar, na categoria “Melhor Filme de Turismo”, no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia, Sérvia; 3.º classificado na categoria “Filmes de Turismo”, no Festival Internacional de Filme e Vídeo dos Estados Unidos, Los Angeles; Melhor Filme na categoria “Destinos Turísticos – Região”, TourFilm Riga, Letónia; e “Best Production Design” no Terres Festival, Espanha.

Produzido pela Slideshow para o TCP, e realizado por Pedro Vieira, “Turismo Centro de Portugal – Are You Ready?” é um filme promocional com um conceito inovador: o visitante transforma-se na personagem de um jogo passado no magnífico território do Centro de Portugal e tem como objetivo chegar à onda gigante da Nazaré, onde é esperado pelo surfista Garrett McNamara. A mensagem é a de que, alterando-se o personagem principal, poderemos criar novos percursos e redescobrir, de acordo com motivações próprias, novos Centros de Portugal.

Pode ver o filme, com a duração de 2 minutos e 52 segundos aqui:

Emirates volta a recrutar em Portugal

Pacote inclui salário isento de impostos, acomodação partilhada gratuita no Dubai e outros benefícios

A Emirates, a maior companhia aérea internacional, está à procura de candidatos para integrar sua equipa multinacional de tripulação de cabine. A companhia aérea com sede no Dubai realiza o Open Day de Recrutamento de Tripulantes de Cabine no dia 15 de março no Lisbon Marriott Hotel; no dia 18 de março no Porto Palácio Hotel & Spa; e a 20 de março no Tivoli Coimbra Hotel – às 9h00.

A companhia aérea procura homens e mulheres open-minded, com uma atitude prestável, amigável e orientada para o trabalho, oferecendo aos passageiros a melhor experiência a bordo. Os candidatos devem comparecer com um curriculum vitae (CV) em inglês atualizado e uma fotografia recente. Embora não seja obrigatório, os candidatos são aconselhados a preencher um formulário on-line no site de carreiras do Emirates Group, antes de participar no Open Day.

Existem diversos critérios  a ter em consideração, tais  como: os candidatos terem, pelo menos, 21 anos no momento de inscrição e um alcance de braço de 212 cm quando estão  em ponta dos pés  e  terem  capacidade de adaptação  a  novas pessoas, lugares e situações. Mais informações sobre os locais e requisitos do processo de seleção, incluindo  dress  code e tutoriais em: http://www.emiratesgroupcareers.com/cabin-crew/ 

Os candidatos deverão ir preparados para passar o dia no local, se necessário. Os candidatos pré-selecionados serão informados dos horários para novas avaliações e entrevistas. 

Atualmente, a Emirates voa para 158 destinos em seis continentes, operando uma frota de 271 aviões.  É  o maior operador global de aviões Boeing 777 e Airbus A380. A Emirates oferece aos candidatos uma excelente oportunidade de carreira, formação  e uma  incomparável  exposição cultural,  integrando  uma  equipa  verdadeiramente internacional, com  mais de 130 nacionalidades, incluindo  cerca de 500  de  Portugal. 

A tripulação de cabine beneficia de uma série de vantagens que compõem o pacote salarial, desde um rendimento livre de impostos, uma casa moderna gratuita no Dubai para partilhar, transporte gratuito de ida e volta para o trabalho, cuidados de saúde assegurados, além de descontos especiais em compras e atividades de lazer na cidade. A companhia aérea também oferece benefícios de viagem interessantes para a tripulação de cabine, bem como para os seus amigos e familiares, uma vez que a crescente rede global da Emirates oferece muitas oportunidades de viagem nos seis continentes.  A Emirates voa para Portugal desde 2012 e atualmente oferece dois voos diários entre o Dubai e Lisboa e 4 voos semanais entre Dubai e Porto.

Alentejo reforça-se no Enoturismo

A Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) apresentou ontem, em Évora, o novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo, com um conceito multimédia e interativo, com o objectivo de aumentar o enoturismo na região.

Neste espaço os turistas são convidados a viajar pela história do vinho na região, a tradição ancestral do vinho de Talha, os solos e as castas, a sustentabilidade da região e os diversos enoturismos que integram a Rota dos Vinhos do Alentejo.

Para Francisco Mateus, presidente da CVRA, “o lançamento deste novo espaço transmite a visão e a ambição da CVRA para os próximos anos, com o objetivo de tornar o Alentejo uma referência mundial na área do enoturismo.” 

A CVRA já utilizava um espaço em Évora, a funcionar desde 1997, mais direccionado para a prova de vinhos e onde recebia 7.000 turistas por ano, ambicionando com este novo espaço um crescimento que leve a atingir em 2022 o número de 50.000 turistas por ano, e a captar maior reconhecimento pela indústria do turismo.

Francisco Mateus adianta que “desde 2014 o Alentejo já recebeu 9 distinções sucessivas enquanto destino de enoturismo, onde a mais recente, em Novembro de 2019, foi da Condé Nast Traveler, revista norte-americana de viagens de luxo e “life style” publicada pela Condé Nast, sediada em Nova Iorque, que considerou o Alentejo como uma das seis “Best Wine Regions to Visit in 2020”, pelo que a CVRA vê o investimento realizado como o passo certo para crescer no enoturismo dando a conhecer o carácter único desta região de vinhos.”  

O projecto iniciou-se em 2017, tendo implicado um investimento de 750 mil euros, que teve o apoio do Turismo de Portugal no âmbito da Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, no valor de 320 mil euros, tendo a CVRA realizado um concurso para apresentação de propostas para a criação de experiência e vinhos no Alentejo, onde selecionou a LLYC e a agência NOSSA, ambas sediadas em Lisboa, para desenvolver, acompanhar e implementar a parte criativa e de conteúdos. Para o projecto de arquitectura e obras de requalificação do edifício a CVRA optou por empresas alentejanas, o que Francisco Mateus, presidente da CVRA explica “dever-se à orientação que a Comissão assumiu de, quando possível e desde que evidenciadas as capacidades técnicas adequadas, privilegiar fornecedores locais, por razões que se prendem ao nosso compromisso face à sustentabilidade e à qualidade ambiental”, tendo sido escolhidas as empresas Arquitecturar e Yábura, ambas sediadas em Évora.

O novo espaço da Rota dos Vinhos do Alentejo situa-se na Rua 5 de Outubro, n.º 88, no trajecto da Praça do Giraldo para a Sé de Évora e o Templo Romano.

Europcar Mobility Group Portugal traz novidades à próxima edição da BTL

O Europcar Mobility Group Portugal, líder no setor de aluguer de viaturas, vai marcar presença em mais uma edição da BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), que terá lugar na FIL, em Lisboa, de 11 a 15 de março. Este ano a aposta será a apresentação da frota de motas do Europcar Mobility Group Portugal, a mais recente aquisição de mobilidade da empresa e uma das suas principais apostas para 2020.

Assim como em edições anteriores, o Europcar Mobility Group Portugal volta a juntar-se aos seus parceiros de negócios de longa data, a Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT) e a Travelport, no stand localizado no Pavilhão 4 da FIL com o número 4D100, onde parceiros e clientes vão poder conhecer as novidades respeitantes às três empresas.

Sobre as surpresas preparadas pelo Europcar Mobility Group Portugal, Nuno Barjona, Head of Marketing & Urban Mobility, refere que a grande novidade deste ano serão as motas: “Vamos reforçar a nossa oferta de mobilidade em 2 rodas com a aquisição de novas motas, uma medida que não só acompanha as tendências do mercado português, como segue a nossa estratégia em ter um portefólio 360° pensado para as necessidades dos nossos clientes.”

E acrescenta: “Temos ainda preparadas outras ações, nomeadamente uma Happy Hour no dia 12 de março, às 16 horas, em que iremos convidar os nossos parceiros e clientes de turismo a conhecer o nosso stand, e a assinatura da renovação do protocolo de parceria entre o Europcar Mobility Group Portugal e APAVT.”

Programa do XVI Congresso ADHP com novidades

Já é conhecido o programa do XVI Congresso da ADHP que irá decorrer de 2 a 4 de abril em Évora, no Evorahotel e que, além de algumas novidades, conta com a presença da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, na sessão de encerramento.

O programa, ainda sujeito a alterações, introduz pela primeira vez duas sessões paralelas em que serão apresentados papers pelos mestrandos de Gestão Hoteleira de todas as Escolas Superiores de Hotelaria e Turismo e alunos das Escolas do Turismo de Portugal, dando a conhecer o trabalho de investigação que já se desenvolve em Portugal.

Pela primeira vez também será entregue o prémio Personalidade Regional no final da manhã do dia 3 de abril.

Por sua vez, no final do primeiro dia o Convento Do Espinheiro Hotel & Spa recebe o jantar com a cerimónia de entrega dos Xénios 2020 – Prémios de Excelência na Hotelaria, cujas votações estão a decorrer. Conheça o programa completo.