Decorreu esta quinta feira, 2 de abril, a conferência online da ADHP – Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal para debater os efeitos do Covi-19 no Turismo e na Hotelaria. A iniciativa, transmitida em direto no canal de Youtube da ADHP contou com a participação de Rita Marques, secretária de Estado do Turismo, João Duque, professor do Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG), António Ceia da Silva, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, Ana Jacinto Secretária-Geral da AHRESP António Marques Vidal, Presidente da APECATE, Álvaro Covões, Vice-Presidente da APEFE, Raúl Ribeiro Ferreira, Presidente da ADHP e ainda Ruben Obadia, ex-jornalista e diretor da Message in as Bottle como moderador.

De acordo com a Secretária de Estado do Turismo, “a linha de microcrédito lançada pelo Turismo de Portugal para ajudar a financiar salários de pequenas empresas recebeu já 2.500 candidaturas”. Segundo a mesma responsável, esta pandemia vai provocar uma mudança nos hábitos de consumo dos viajantes, que irão procurar destinos onde a segurança – inclusivamente a sanitária – será um novo paradigma”, concluindo que “temos de acreditar que o Turismo vai regressar em força e que será o setor que mais rapidamente vai registar uma retoma”.

“Temos de aprender a viver em ambiente de contágio e mudar o nosso comportamento”, salienta João Duque, que prevê uma quebra do PIB entre os -4,7 a -7,3%: “Tenho expectativa que através de controlo sanitário ou de aprendizagem consigamos começar a recuperar alguma confiança para estimular a atividade económica.”

“Não morremos da doença, morremos da cura.” A afirmação de Ana Jacinto, secretária geral da AHRESP, ilustra bem o quadro negro traçado para a área da restauração e hotelaria. A responsável foi bastante crítica face às medidas de apoio divulgadas pelo Governo que, na sua opinião, apenas servem para aumentar o endividamento dos empresários. “Realizámos um inquérito que já obteve mais de duas mil respostas dos nossos associados e que revela que 75% das empresas estão encerradas e que 58% não só não têm previsão de abertura como planeiam fechar atividade”, declarou.

Já para António Ceia da Silva, presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, o Turismo vai ter de se reinventar e “as pessoas vão procurar, cada vez mais, destinos sustentáveis”.

De acordo com o Presidente da ADHP, esta foi a primeira grande web conferência feita em direto realizada no setor do Turismo em Portugal, sendo uma realidade que mostra a necessidade de rápida adaptação para procurar dar respostas aos empresários e profissionais do setor do Turismo e, especificamente, os da Hotelaria”. Raúl Ribeiro Ferreira salientou ainda que “esta é uma altura em que todos andamos à procura de respostas na mesma medida e que a realidade vai mudando diariamente”, concluindo que “se houve uma altura em que precisámos de todos esse momento é agora. Só juntos vamos vencer esta pandemia que não é só do vírus, mas também é uma pandemia económica”.

Toda a conferência pode ser vista aqui:

https://www.youtube.com/channel/UC91SnYZI_zAwDOlvTmdYFAg?

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *